ADVFN Logo ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Hot Features

Registration Strip Icon for alerts Cadastre-se para alertas em tempo real, use o simulador personalizado e observe os movimentos do mercado.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

A.R.B.I.T.R.A.G.E.M___p.O.M.O.3__v.E.R.S.U.S__p.O.M.O.4. (POMO4)

ruymg
  • Dono
  • 3729
  • 05/09/2006

ARBITRAGEM EM AÇÕES : Arbitragem é uma operação que consiste na compra e venda ao mesmo tempo de um mesmo ativo em diferentes mercados, para lucrar através de um “erro de precificação”. No mercado de ações tambem podemos aplicar essa operação quando a cotação de uma classe de ação estiver historicamente distanciada da média de outra classe de ação de uma mesma empresa, por exemplo ON versus PN ou Units, etc...

 

Assim como alertei desde antes de Outubro de 2016 sobre Via Varejo, em que a ação PN VVAR4 estava demasiadamente desvalorizada em relação a Units VVAR11 (referencia por ter a maior liquidez) e especialmente, como estava sobrevalorizada a ação ON VVAR3 , quero agora chamar atenção para o "atraso" que ação ON POMO3 esta de sua "irma" PN POMO4. Ainda exemplificando sobre Via Varejo, enquanto eu mostrava ao mercado essa distorção, muitos ainda acreditavam que VVAR3 iria subir mais apenas por ser ação ON. Dificil explicar ou convencer alguns "cegos" do mercado. Todas minhas redações e alertas sobre Via Varejo podem ser encontradas nos foruns do guiainvest e aqui no advfn.  Resumindo o que aconteceu com Via Varejo desde 03/10/2016, temos:

VVAR4 cotação em 03/10/16 R$ 1,80 ----> cotação hoje R$ 3,08 = Alta de 71% !!!!

VVAR11 cotação em 03/10/16 R$ 6,74 ----> cotação hoje R$ 9,36 = Alta de 39%

VVAR3 cotação em 03/10/16 R$ 3,11 ----> cotação hoje R$ 3,28 = Alta de 5%

Este acima é apenas um exemplo de arbitragem em uma ação que poderia ter sido feita pelos detentores de VVAR11 ou VVAR3, promovendo venda dessas ações para comprar VVAR4, lembrando que no exemplo acima todas classes de ações tem o mesmo tag along de 100%, e PN tendo maior dividendos, nada explicava a distorção nos preços. Ganharam os poucos, que assim como eu, viram essa distorção e compraram VVAR4.

 

Bom, voltando para Marcopolo, venho mostrar que é irracional, especialmente à aqueles que investem para médio e longo prazo estar comprado POMO4 ao invés da descontada ação POMO3, por varios motivos conforme segue:

 

1 - Tanto POMO3 como POMO4 são a mesma empresa, obvio!

2 - POMO3 é ação ON então dá direito a voto (desde que você tenha alguns milhões de Reais investidos), senão você não vota nada, mas tudo bem, é um diferencial positivo, obvio2!

3 - POMO3 e POMO4 pagam EXATAMENTE OS MESMOS DIVIDENDOS! E mais. Como historicamente POMO3 sempre teve cotação menor que POMO4, os dividendos de POMO3 sempre foram maiores que POMO4, proporcionalmente à cotação. Lógico!

4 - POMO3 tem tag along de 100% e POMO4 tem tag along de 80%!!!!! Numa possível venda você sabe o que acontece, senão, vai estudar. Vide abaixo (*1)

5 - 36% das ações da Marcopolo são ON e 64% são PN. Na economia o mais escasso sempre vale mais.

6 - Mesmo após todos os motivos acima POMO3 sempre teve cotação inferior à POMO4 e porque??? Só um motivo: Fundos e grandes investidores não conseguem entrar em ação de baixa liquidez. Por isso você só escuta falar de POMO4. Mas nada muda o valor de POMO3, evidenciado pelos motivos anteriores. Muita gente fala, "eu não vou entrar porque não tem liquidez", mas saiba que esses mesmos "investidores" fazem parte daquela massa de investidores em bolsa que tem até R$ 30.000,00 investidos (essa é a media brasileira). Então, esse negocio de dizer que POMO3 não tem liquidez, não convence ninguem. Eu, no caso, tenho 80.800 ações POMO3 nesse momento, sem problema nenhum de liquidez.

AGORA QUE VEM O GRANDE DIFERENCIAL, TEMA DESSE FORUM que é ARBITRAGEM entre POMO3 e POMO4. Postarei abaixo as médias dos ultimos 5 anos e você perceberá que nunca nestes ultimos anos POMO3 esteve tão distante e desvalorizada em relação à POMO4.

Quero dizer que independente do Target Price para POMO4, POMO3 provavelmente subirá mais apenas para buscar sua média em relação à diferença com POMO4.

 

Vamos lá:

 

Preços médios:

ANO___!____POMO3___!____POMO4___!___DIFERENÇA

2012___!__R$ 4,5816__!__R$ 5,2061___!___ 13,63%

2013___!__R$ 6,0552__!__R$ 6,3406___!____ 4,71%

2014___!__R$ 4,0626__!__R$ 4,2761___!____ 5,25%

2015___!__R$ 2,1074__!__R$ 2,3527___!___ 11,64%

2016___!__R$ 2,2863__!__R$ 2,6562___!___ 16,18%

HOJE.__!__R$ 2,2000__!__R$ 2,8700___!___ 30,45% <<<---!!! Atenção !!!

 

Qual deveria ser a cotação de POMO3 apenas levando em consideração as diferenças médias de anos passados ainda desconsiderando os fatores fundamentais citados acima (item 1 a 6), ou seja, somente o atraso em relação a POMO4, desconsiderando os indiscutíveis melhores fundamentos que possui as ações ON POMO3 :

2012 : POMO3 deveria estar em R$ 2,47 para POMO4 em R$ 2,87. Atraso de 12%.  

2013 : POMO3 deveria estar em R$ 2,73 para POMO4 em R$ 2,87. Atraso de 23%.

2014 : POMO3 deveria estar em R$ 2,72 para POMO4 em R$ 2,87. Atraso de 24%.

2015 : POMO3 deveria estar em R$ 2,54 para POMO4 em R$ 2,87. Atraso de 15%.

2016 : POMO3 deveria estar em R$ 2,41 para POMO4 em R$ 2,87. Atraso de 10%.

 

Se fosse resumir o que tudo isso explica eu diria:

POMO3 vale mais que POMO4 de toda forma fundamentalista que se possa analisar e que mesmo com essa distorção de valores ainda temos uma outra distorção maior que é um atraso de uns 15% em relação á média histórica de diferenças das duas ações.

 

 

*1 = Artigo numero 40 do Estatudo Social de Marcopolo diz :

"Artigo 40

A alienação de controle da Companhia, tanto por meio de uma única operação, como por meio de operações sucessivas, deverá ser contratada sob a condição suspensiva ou resolutiva de que o adquirente se obrigue a efetivar oferta pública de aquisição das ações de todos os demais acionistas da Companhia, observando as condições e os prazos previstos na legislação e no “Regulamento do Nível 2”, de forma a assegurar que: os acionistas detentores de ações ordinárias recebam tratamento igualitário àquele dado ao acionista controlador alienante; e que os acionistas detentores de ações preferenciais sem direito a voto ou com voto restrito, recebam um valor por ação correspondente a no mínimo 80% (oitenta por cento) do valor oferecido aos detentores de ações ordinárias."

 

 

Certamente POMO4 subirá nos proximos meses e anos seguintes mas certamente POMO3 subira mais.

 

Atualizarei semanalmente essa incoerente diferença entre POMO3 e POMO4.

 

Meus cordiais cumprimentos;

 

 

 

 

 








  • 14 Jan 2017, 21:58
  • 14 Jan 2017, 21:59
  • Tweet
Ativos Discutidos
BOV:POMO4 7.09 -1.8%
BOV:POMO3 5.60 0.5%