ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Investidores Braskem Vamos Postar S/Aqui (BRKM5)

faivel
  • Dono
  • 281
  • 28/11/2006

Olá colegas investidores Braskem,boa noite !

Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..

Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.

sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!

Comentários

faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono
olá colegas

Primeiro gostaria de dizer que compreendo o seu descontentamento e que a Administração da Companhia vem empenhando todos os seus esforços no sentido de valorizar as ações da Braskem, seja no curto ou seja no longo prazo.

Gostaria de começar qualificando os momentos que estão sendo comparados. Em 2004, o barril de petróleo custava, em média, US$ 38, a taxa média do dólar daquele ano foi bem próxima de R$ 3 e as resinas termoplásticas, nosso principal produto, passavam por um bom momento de precificação no mercado internacional. Em 2007, o barril de petróleo chegou próximo a US$ 100 e o dólar médio foi de R$ 1,95. Somente com esses dados já é possível perceber que, apesar de todo o esforço da indústria em repassar os aumentos do petróleo, a rentabilidade da indústria petroquímica se reduziu nesse período.

Este é o cenário que temos, mas a Administração não ficou parada. Desde 2004 a Braskem: (i) investiu na competitividade de suas plantas com o programa Braskem +, que capturou R$ 420 milhões em ganhos ao final de 2006, e também na agilização e simplificação de seus processos com a implantação de um sistema integrado de gestão, que capturou cerca de R$ 130 milhões em ganhos; (ii) participou ativamente da consolidação da petroquímica nacional com a aquisição do controle da Politeno em 2006, a aquisição, juntamente com a Petrobras, dos ativos petroquímicos do Grupo Ipiranga, e finalmente a incorporação de ativos petroquímicos da Petrobras com respectivo aumento de capital da Braskem e de participação da Petrobras na Companhia; (iii) avançou em 2 projetos na Venezuela, em parceria com a Pequiven, que visam o acesso a matéria-prima em bases competitivas e diversificação de sua base de matérias-primas através do uso do gás natural; (iv) investiu na expansão de capacidade de suas plantas já existentes; (v) desenvolveu, na área de inovação e tecnologia, novos produtos e processos, devidamente patenteados e que hoje são responsáveis por 20% da receita com resinas da Companhia; (vi) desenvolveu, também nesta área, o primeiro polímero verde, certificado por um laboratório internacional como 100% oriundo de matéria-prima renovável (etanol de cana-de-açúcar); (vii) realizou um programa de recompra de ações em 2006, com 13 milhões de ações recompradas; (viii) está revendo com a Petrobras as bases de seu contrato de nafta (responsável por 60% de toda a nafta adquirida) de modo a conseguir uma redução sobre o preço internacional com base nos grandes volumes adquiridos. Enfim, a Companhia tem feito todas as ações – de efeito imediato ou de longo prazo – ao seu alcance para valorizar as ações.

Esses esforços são percebidos pelos analistas ao fazerem suas recomendações de investimento. A Braskem tem hoje 8 analistas com recomendações de compra e preço-alvo médio de R$ 21,58, o que perfaz um potencial de valorização (sobre o valor de sexta feira) de 60%.

O mercado valoriza os movimentos recentes realizados pela Companhia no sentido de agregar valor aos acionistas, tanto que a ação chegou a subir 28% em 2007. Infelizmente as condições externas do setor, preço de petróleo e câmbio, se impuseram de forma mais forte.

Esse cenário não tem afetado apenas a Braskem. A Dow, gigante americana da petroquímica, teve valorização, em dólares de 2,5% em 2007, o valor de mercado da Braskem, em dólares, no mesmo período, subiu 34%.

Aproveito para comentar também que os minoritários na Braskem estão em igualdade de condições com os controladores, primeiro porque são acionistas de uma empresa reconhecida por suas boas práticas de Governança Corporativa – estamos pelo 3º ano consecutivo no ISE e recebemos o prêmio de Governança Corporativa do Latibex (bolsa de Madri) – e também porque a Companhia oferece 100% de tag along para todos os seus acionistas.

Por fim, gostaria de convidá-la para acompanhar as divulgações e informações da Companhia através de nosso website de relações com investidores www.braskem.com.br/ri onde a senhora terá oportunidade de ficar sempre atualizada sobre a empresa e o mercado.

Atenciosamente,

Carlos Fadigas

VP de Finanças e Relações com Investidores

um grande abraço a todos e um feliz,muito feliz 2008!

resposta que recebi do RI - aliás,extremamente educado e atencioso!
Bratusse

Bratusse

644 08/11/2006
Tá todo mundo na moita,como falam os mineiros....Balanço sai no inicio de Fevereiro,as expectativas são muito boas.........vamos torcer .Inté.SDS
magaiverziul

magaiverziul

14 17/05/2007
para curto prazo.. me parece que está formando, pela analise tecnica, um ombro-cabeca-ombro de reversao(invertido).. vamos esperar...
TakaTab

TakaTab

204 06/11/2007
Braskem aprova investimentos em petroquímicas na Venezuela
16/01/2008 10:25
InfoMoney

SÃO PAULO - A Braskem aprovou na última terça-feira (15) o investimento inicial na Venezuela para a instalação de unidades de produção de produtos petroquímicos através da constituição de joint ventures entre a Braskem Europe e a Pequiven (Petroquímica de Venezuela).

No acordo, está previsto que ambas as empresas desembolsem cerca de 30% do capital, com os 70% restantes sendo financiados através de agências multilaterais, agências de crédito às exportações, bancos de fomento e bancos privados.

Valores envolvidos
O complexo Polimérica tem investimentos totais estimados em US$ 2,6 bilhões e aportes iniciais de US$ 160 milhões. Além dele também será construída a Propilsur, uma unidade de polipropileno com capacidade de 450 mil toneladas por ano e com investimento total estimado em US$ 843 milhões.

As empresas serão controladas em conjunto, garantindo direitos igualitários aos sócios na gestão. A decisão final sobre os investimentos tem previsão para o segundo semestre de 2008 para o Propilsur, e segundo semestre de 2009, para o complexo Polimérica.
TakaTab

TakaTab

204 06/11/2007
Preco do Petroleo baixando com acao na faixa dos 13.80 ta na hora de entrar!!!
Marcos_MC

Marcos_MC

1252 16/01/2007
Mesmo tudo desabando a brkm está segurando bem!!A pouco até ensaiou uma reação, parecia que iria voltar ao patamar positivo mas cedeu, se continuar assim pode terminar o dia acima do fechamento de sexta!!!
aklino

aklino

1421 15/10/2007
fala marcos ta por aqui!!!??

to na brkm5 tb...mais tarde vou colocar uma analise aqui

abraço

aklino

aklino

1421 15/10/2007
BRKM5 está num fundo duplo e suporte do canal de baixa aproximadamente 12,80.

Se romper a linha verde (resistência no curto prazo), deve ir buscar a casa dos 15,50.

Caso confirme e continui alta o proximo ponto seria o topo anterior, provavelmente formando um OCO em R$ 16,70.

p.php?pid=chartscreenshot&u=rX2xqy5vZ%2F4bJLcj4CHNrhEZKHPlbuIu
Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
Carvajal

Carvajal

274 25/01/2008
SO FICAVA VENDO AS BESTEIRAS QUE DIZIAM NESSE POST .
KD OS DEFENSORES DESSE LIXO ?
VCS SAO TODOS INGENUOS E NAO PERCEBEM QUE O OBJETIVO É FAZER O PAPEL VIRAR PO E FECHAR O CAPITAL.
SE LIGUEM...
Bratusse

Bratusse

644 08/11/2006
Em qual site a comunidade braskeniana esta postando?Porque aqui tá todo mundo mudo.Só espiando.Inté.SDS
Carvajal

Carvajal

274 25/01/2008
POIS SO DIZIA-SE BOBAGENS AQUI NESTE POST .
METIDOS A CONHECEDORES DO ATIVO QUEBRARAM A CARA E SUMIRAM.
BRKM5 SO A PARTIR DE 2010 TERA ALTERADO SEU MOVIMENTO.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Carvajal,
... É uma grande verdade que neste post prevalecem/ceram os metidos a conhecedores, as bobagens, os chutes, os delírios gráficos e outras pestes, porém, me permita agregar que: 1) 99% dos post aqui na ADVFN são assim (um lixo). Não há razão para achar este post pior do que os outros. 2) O presente post foi vaziado pelo péssimo nível do fórum ADVFN e não pq "os conhecedores do ativo quebraram a cara" 3) Seu argumento de um suposto "vaziamento do papel"... é possível, tanto quanto é tb possível achar vacas voando. Falo isso com o maior respeito, apenas tentando dizer que fico curioso por você apresentar os fundamentos dos seus argumentos... ao final, vc parece ser um grande conhecedor da BRKM5.
Ativos na Bovespa acumulam quedas de -50% nos últimos 30 dias, e olha, falamos até de ativos de 1° linha. A atual queda da BRKM5 nada mais acompanha a queda DE TODA A BOVESPA e a alta na nafta... sem mistérios. Porém, Carvajal, o ativo BRKM5 sempre tem mantido seu padrão de oscilar. Portanto, se vc tivesse lido "algumas" das dicas neste post, quem sabe, tal vez tivesse aprendido que BRKM5 é para ser operado (compra/venda) nas oscilações. Eu particularmente não me acho um conhecedor da BRKM5, porém, tenho participado deste post porque há 2 anos consigo lucrar em média +50% ao ano com BRKM5, e simplesmente deixei de participar deste post, não "por ter quebrado a cara", e sim, porque acho o fórum da ADVFN um lixo. Fica aqui o esclarecimento.
Carvajal

Carvajal

274 25/01/2008
ACOMPANHAVA AS HERESIAS POSTADAS AQUI ATE QUE RESOLVI REGISTRAR-ME NESSE FORUM E TE DIGO QUE :

A- NAO SAO TODOS OS POSTS QUE ESVAZIAM-SE(PENSO QUE E ESSE TERMO QUE O COLEGA DESEJAVA DIZER) , MUITOS , PELO CONTRARIO , CRESCEM COM BASTANTE QUALIDADE;

B- APENAS ESVAZIAM-SE QUANDO O DEBATE NAO LEVA A LUGAR ALGUM E AS COLOCAÇOES FICAM MUITO DISTANTE DE UMA LOGICA E/OU REALIDADE;

C- A QUEDA DESSE ATIVO NÃO ACOMPANHA A QUEDA DO TODA A BOVESPA . CAI COM FUNDAMENTOS HA TRES ANOS ENQUANTO O IBOC BATEU SEGUIDOS RECORDES.AGORA APENAS CAI MAIS AINDA. ALIAS NAO E BEM UMA QUEDA , MAS SIM A BUSCA DA PROXIMIDADE DE SEU PREÇO JUSTO , HOJE PERTO DE R$ 11,00. VEJA O BMEF3 OUTRO ENGODO , NAO VALE MAIS DO QUE R$ 12,00 NO MAXIMO.

D- QUEM DESEJA GANHAR NA OSCILAÇAO ,E NAO E O CASO DA GDE MAIORIA DOS INVESTIDORES , DIGO A VOCE POIS ESTOU NO MEIO,NAO OPERA BRKM5 , TE INDICO PELO MENOS UMA DEZENA DE ATIVOS MUITO MELHORES;

E- E PELO QUE VI MUITOS FORISTAS DEFENDIAM BRKM5 A LONGO PRAZO , ONDE ELES ESTAO AGORA? NAO TEM QQ FUNDAMENTO.

F- ENQUANTO ESSA EMPRESA ESTIVER COM ESSA DIVIDA ,PENSO IMPAGAVEL, O ATIVO NAO SAI DISSO.
Bratusse

Bratusse

644 08/11/2006
Me meti em Braskem por um unico motivo,são os maiores empreendores do Brasil.Tá tambem no ranking mundial.To atolado,mas não largo.Não sou um expert na empresa,mas minha opinião, que suas ultimas quedas foi exatamente o medo da nafta disparar no mercado internacional e ainda o cambio abaixo de 1,80,o que fez varios clientes da Braskem buscar resina lá fora.
Nafta já teve a 900/tonelada,hoje esta em 800.Cambio já teve abaixo de 1,70 e hoje esta a 1,80,somando a sinergia das aquisições,levo a acreditar que o melhor investimento é na BRKM5.Inté o balanço.dia 20/02 e ai porei outra mensagem.SDS
Carvajal

Carvajal

274 25/01/2008
NEGATIVO BRATUSSE , AS BARREIRAS ALFANDEGARIAS FAZEM COM QUE INVIABILIZE IMPORTAÇAO DE RESINA . UMA DIVIDA DE 5 BILHOES IMPEDIRA LUCRO POR MUITOS ANOS.
VA POR MIM, CAIA FORA.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Carvajal, discordo, porém, respeito sua opinião, e espero que vc tb respeite a opinião dos outros:
1) BRKM5 é para ser operado nas oscilações (compra/venda) podendo render mín +50% aa. Isso é um fato irrefutável e independe de se outros ativos podem render mais ou menos do que BRKM5 (essa é uma outra discussão para um outro post).
2) O post BRKM5 esvaziou-se (obrigado pela correção) porque 99% dos post da ADVFN esvaziam-se, porque gente inteligente e preparada não perde seu tempo aqui. O fato de que algum que outro post aqui tenha evoluído, isso é exceção, jamais regra.
Não é minha intenção polemizar com você, apenas acontece que conheço alguns dos participantes deste post, alguns daqueles “grandes conhecedores BRKM5”, e são gente de primeira, grandes profissionais, excelentes pessoas, gente muito inteligente e preparada, que “não quebrou a cara”, simplesmente abandonou o post por culpa do lixão ADVFN (sem relação com a BRKM5). Desde novembro a maioria dos bons participantes deste post MUDOU DE FÓRUM, e eu particularmente mantenho contato semanal com a maioria deles, onde continuamos a debater sobre BRKM5 e sobre muitos outros ativos.
Carvajal

Carvajal

274 25/01/2008
AMIGO , NAO EXISTE ATIVO ESTATICO OK?
ENTAO , SE EXISTEM PELO MENOS 50 OUTROS ATIVOS MUITO MAIS SEGUROS E SERIOS, PQ OPERAR-SE LOGO ESSE?
QUIS DIZER ISSO.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Carvajal,
Sim, eu entendi vc e pessoalmente sei o que está querendo dizer. Apenas entenda que uma coisa não quita a outra. Me refiro a que não todos os participantes aqui eram/são pilantras. Alguns dos que participamos aqui o fizemos com a intenção de "aprender", e jamais para "induzir" ninguém a operar BRKM5 (pode confirmar isso nos posts anteriores). Acontece que no nosso caso, o objetivo era aprender a lidar com ativos que não disparavam como outros. Isso pq entendiamos que era fácil falar de "ativos bons" quando Bovespa estava há anos em alta. Nossa intenção era descobrir se podiamos lucrar com ativos mais "normais", como BRKM5. Provamos que isso é verdadeiro e possível, e de fato há outros posts na ADVFN com outros ativos "normais" (tipo BRKM5), onde os participantes estão seguindo a mesma lógica aqui exposta: Aprender a operar esses ativos nas oscilações.
Eu jamais recomendei comprar BRKM5, e sim, sempre fiz questão de deixar claro que opero o papel porque estou há muitos anos nele, e acabei aprendendo a lucrar. No meu caso particular, já peguei o jeito da BRKM5, compro/vendo nas oscilações, e não posso reclamar... tenho boa rentabilidade. Tentei compartilhar minha experiência neste post, porém, acabei saindo como a maioria dos bons colegas, face às baixarias, insultos, racismo, heresias (como vc bem fala) e tantas e tantas outras pestes. Bom domingo e bns trades Carvajal!
Carvajal

Carvajal

274 25/01/2008
NAO ESQUENTE A CABEÇA, VAI POR MIM. CAIA FORA DO PAPEL. VALEU.
joaquimcesario

joaquimcesario

4899 30/04/2007
Faço aqui um tanto as palavras do Belacintra. Embora atualmente não tenha em minha carteira BRKM5 (ao mesmo tempo não deixei de acompanhá-la, assim como alguns outros ativos no intuito, inclusive, de aprender mais com a dinâmica do mesmo e seu mercado e suas variáveis e valores intrínsicos que influenciam pra cima ou pra baixo um papel determinado qualquer), no tempo em que a detive deu pra ganhar uma média (até baixa, reconheço, principalmente se olharmos dentro da prórpria BRKM5) livre de ceerca 4,5% a.m., isto durante um semestre aproximadamente. Aprender a se movimentar em um ativo financeiro minimiza os riscos e potencializa as possibilidades de ganhos. BRKM5 é um papel (não estou falando em empresa, esta com bons fundamentos e líder em sua área de atuação e mercado) meio que sereno, e nesta serenidade existe suas oscilações que nos proporciona bons pontos de entradas e saídas - isto que Belacintra sempre defendeu por aqui e que muito aprendi com o mesmo. Ativos assim, mormente quando ingresso em um canal de alta (que não é o caso no momento, assim como muitos outros) dá prá manejar muito bem. Estou atualmente é tentando aprender a "surfar" em canal de baixa - que, ao contrário de alta, é claro, é muito mais difícil e complexo de manejar, mas que tem tb sua dinâmica que estou tentando aprender o melhor possível. Quanto a criticar um ativo ou empresa é um direito de qualquer um, até meu tb obviamente. Só não entendo porque se gastar tempo e energia (que poderia se estar utilizando de maneira prófícua em outras áreas) "metendo o pau" em algo que alguém não acredita. Se alguém não acredita em, por exemplo, TIBR5 tchau. Quer dar o recado (altruísmo?) dê. Agora ficar demandando tempo em fórum só metendo o pau e pouco ou nada agregando, é de não se compreender, exceto que haja uma enorme frustração com o papel que, às vezes, muitas vezes, tem mais a ver com a estratégia em si do que com a empresa ou com a ação. Como vc mesmo diz, Carvajal, não esquente a cabeça mem gaste sua "saliva virtual": caia a fora do papel, visto que vc já deu seu recado, afinal pra que ficar entrando em posts vários "gratuitamente" só pra criticar no sentido de se dizer que o papel ou empresa não vale nada se vc não tem nenhum interesse com o mesmo. Contudo, fóruns são, em tese, democráticos, e assim então digamos viva as diferenças. O importante, acho, não é "meter o pau" por meter, mas tentar desenvolver percepções e estratégias.
BRKM5, hoje não é minha praia, mas isto não significa que seja péssimo ativo e a empresa "mico" e sem fundamentos. Concordo contigo, Carnajal, existem muitos outros, dezenas, de ativos muito mais interessantes hj do que BRKM5, mas ela ainda merece atenção de quem assim o desejar.
Abraços.

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRKM5 9.21 3.5%
Braskem Sa
Braskem Sa
Braskem Sa
Índices Mundiais
Alemanha -0.9%
Austrália 0.2%
Brasil 0.7%
Canadá -0.3%
EUA (Dow Jones) 0.2%
EUA (NASDAQ) -1.4%