ADVFN Logo ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Hot Features

Registration Strip Icon for alerts Cadastre-se para alertas em tempo real, use o simulador personalizado e observe os movimentos do mercado.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Coteminas (Ctnm4), Um Gigante Adormecido? (CTNM4)

marcosom
  • Dono
  • 4919
  • 26/02/2008

A Coteminas (CTNM4) é uma empresa sólida, porém tenho percebido uma baixa liquidez e um número reduzido de negócios dos seus papéis em bolsa. Essa empresa já foi uma das "queridinhas" da BOVESPA sendo elogiada inclusive por revistas como The Economist e Business Week. Nos últimos tempos devido aos prejuízos causados durante a fusão com a Springs ela sofreu grandes desvalorizações e passou a ser um "patinho feio" do mercado. Observando os  movimentos do papel em 2009, o numero de negócios é reduzido porém envolve o aumento da posição em carteira de dois fundos de investimentos:

- Hedging Griffo já possui 16,7% das ações PN (Posição atualizada com o FR do dia 10/08/2009)

- Poland FIA  já possui 16,06% das ações PN

Trecho extraído de comunicado do fundo Guepardo aos seus cotistas:

“Acreditamos que Coteminas/Springs contempla um caso típico de reestruturação. Após a fusão entre a Springs Industries e a Coteminas, a empresa começou um processo profundo de reestruturação que teve etapas como o IPO da Springs Global em 2007 e a mudança de boa parte do parque fabril dos Estados Unidos para o Brasil, onde os custos de produção são mais baixos. Foram mantidas somente algumas fábricas nos Estados Unidos por questões fiscais e logísticas. Durante essa transição, a Springs Global teve de parar a produção para trazer o maquinário dos Estados Unidos para o Brasil, fazendo com que a companhia perdesse vendas e apresentasse prejuízos constantes. Esses fatores, aliado a um preço EXTREMAMENTE atraente, fazem com que a Coteminas/Springs Global, seja um de nossos maiores investimentos.“

http://guepardoinvest.com.br/pt/arquivos/Carta%20Equities%20-%20Fev%2009.pdf

O que mais chamou a minha atenção na Coteminas foi este gráfico histórico das cotações:

 Cotação 2001

Ela esta sendo negociada na mesma cotação de 2001, época em que A RECEITA LIQUÍDA era 5x menor:

Receita

 

É claro que isso teve razão: Os enormes prejuízos registrados durante o processo de fusão com a Springs. Porém se observarmos os últimos resultados notamos que essa era de prejuízos parece ter acabado:

 Lucro

 

Será que agora no 2T2009 (divulgação em 14/08/2009) teremos o retorno dos bons lucros?

Alguns indicadores do papel:

www.fundamentus.com.br/detalhes.php?papel=CTNM4

VPA: R$ 12,47

Cotação atual: R$ 5,39

Receita liquida dos últimos 12 meses: R$ 3.051.730.000,00

Valor de mercado: R$ 628.878.000,00

**** ESTE TÓPICO NÃO É UMA RECOMENDAÇÃO DE COMPRA. NÃO SEI SE A COTEMINAS VAI “BOMBAR” NO CURTO PRAZO.  É DIFÍCIL SABER O COMPORTAMENTO DOS PAPÉIS NO CURTO PRAZO DEVIDO A RELATIVA BAIXA LIQUIDEZ E O NÚMERO DE NEGÓCIOS. NO LONGO PRAZO PARECE QUE ESTAMOS DIANTE DE UM GIGANTE QUE QUANDO ACORDAR PODE DAR BONS RETORNOS. ****

SERÁ QUE ESSE GIGANTE ACORDA?  O OBJETIVO AQUI É DISCUTIR AS PERSPECTIVAS PARA O PAPEL QUE JÁ FOI UM QUERIDINHOS DA BOVESPA E ANDOU MEIO ABANDONADO PELO MERCADO.

     Capa

Fabrica

Se gostarem do tópico recomendem clicando na "mãozinha"  do canto superior direito.



 

 




  • 10 Ago 2009, 10:47
  • 15 Ago 2009, 14:34
  • Tweet
Ativos Discutidos
BOV:CTNM4 1.09 -2.7%
BOV:SGPS3 0.79 -3.7%