Spanta
- Dono
- 9
- 04/07/2016
| Gráfico Intraday: Totvs Sa | Gráfico Longo-Prazo: Totvs Sa |
| Gráfico Intraday: Ultrapar Participacoes Sa | Gráfico Longo-Prazo: Ultrapar Participacoes Sa |
Olá pessoal,
Depois de vários estudos, compus uma estratégia, estou a ponto de botá-la em prática.
Por favor, deixem suas críticas e observações, quero submeter para análise. Não pretendo defender a estratégia, mas enriquecer com informação de outros investidores e refiná-la.
Ela se baseia no seguinte:
1) Comportamento das empresas em relação ao Ibovespa
O Ibovespa é formado pelo desempenho de várias ações, e o Ibovespa costuma ter sessões de queda e outras sessões de alta.
Quando por exemplo ocorre uma notícia boa na Economia, a maioria das ações vai subir devido ao otimismo dos investidores, portanto o Ibovespa sobe.
Ou seja, nos dias de queda muitas empresas terminam em queda também, algumas mais afetadas e outras menos.
A mesma coisa nos dias de alta.
2) Empresas que correm em movimento contrário
Existem aquelas empresas que correm em sentido contrário ao Ibovespa, um exemplo muito comum são as empresas exportadoras, como FIBRIA, SUZANO PAPEL E CELULOSE etc...
Uma explicação para isso é porque quando a Bolsa cai, tem fuga de dólares do Brasil, portanto o preço dessa moeda aumenta, a Economia fica ruim( importações ficam mais caras etc... ), porém empresas como a FIBRIA exportam e recebem em Dólar, elas levam vantagem nessa situação e suas ações sobem.
3) Impacto dos acontecimentos
As sessões do Ibovespa terminam em alta ou em baixa, muitas vezes influenciadas pelas notícias. Por exemplo:
- Quando o presidente do Bradesco foi indiciado pela polícia federal, o Ibovespa fechou em queda de -1,01% terminando em 48.471 pontos.
- Quando foram publicados dados melhores que o esperado do Mercado de Trabalho Norte-Americano, fechou em alta de 1,47% a 50.619 pontos.
- Quando iria ter o referendo que poderia levar a Inglaterra a sair da União Europeia, fechou em queda de -1,34% a 50.156 pontos
Podemos perceber que os investidores são como gatos, quando vem uma notícia ruim eles saem correndo como um gato depois de você estourar um balão, mas quando chega uma notícia boa eles vem correndo animados como um gato quando você apresenta um brinquedo interessante.
Dessa forma as notícias geram frequentemente sessões de queda e alta no Ibovespa, e essas sessões influenciam as empresas do grupo 1 e 2.
1° Atitude: Comprar de empresas opostas
Tendo em vista os itens 1 e 2 acima, eu pretendo comprar de empresas opostas, de modo que dependendo se a bolsa subiu ou caiu, as ações de um desses grupos de empresas terão subido e será um bom momento para vender.
Por exemplo, se for um momento bom da sessão do Ibovespa, vou comprar das empresas do item 2 que estão mais baratas no momento e vender das empresas do item 1 que estão mais caras.
2° Atitude: Observar os pontos de resistência e suporte das empresas individualmente.
Para cada empresa dos grupos 1 e 2, no momento de comprar ou vender, pretendo observar os pontos de suporte e resistência, que é a faixa onde os preços daquela ação costumam variar normalmente,
Por exemplo, surgiu uma notícia que abalou o mercado, levando a uma sessão de queda. A TOTS3 caiu para 26,95.
Como o ponto de Resistência atual é 32,92 e o ponto de Suporte é 29,15. Então é o momento de comprar.
Agora se nesse dia de pregão em queda o preço da TOTS3 estiver em 32,00. Não iria comprar pois está próxima da Resistência.
3° Atitude: Observar fundamentos individuais das empresas
É claro que não temos como prever o rumo que a Economia vai tomar.
A estratégia que expliquei se aplica no curto e médio prazo.
Caso em algum momento essa estratégia de errado, o preço da ação vai cair não se recuperando nos pregões seguintes como esperado.
No entanto entre as empresas do grupo 1 e 2, posso buscar comprar aquelas conforme seus fundamentos, principalmente os Balanços.
Comprando de empresas com bons fundamentos, as chances de voltarem a subir são grandes, permitindo que eu possa aguardar até subirem, mesmo que leve um prazo mais longo.
Dessa forma quando a estratégia de curto e médio prazo falhar, devo recuperar o dinheiro a longo prazo.
Alguém gostou dessa ideia? Ou encontrou problemas? As críticas construtivas são bem vindas
Abraços,
Recursos principais








Comentários
1 de 6
Maico2013
495 17/03/2013Tenho 3 das citadas(exceto UPGA3), opero no velho sistema de retorno às medias.
Totus e Suzano comprei e vendi este ano realizando 10 a 20%.
Depois de 6 Junho com o dólar despencando estou no preju, embora tenha conseguido comprar FIBR3 perto do fundo.
ajudou?
2 de 6
Spanta
9 04/07/2016Pelo que você acompanhou pôde constatar que TOTVS geralmente ficava inverso a Suzano e FIBR3? Ou seja, no dia que uma subia a outra caía?
O seu prejuízo foi com relação a FIBR3?
3 de 6
Maico2013
495 17/03/2013Como não opero na base diária, não tinha notado.
Estou evitado exportadoras, aguardando o dólar próximo de R$3.
Tenho ordens para pescar Tots3 novamente próximo ao mínimo.
editado... sim: Fibr3
4 de 6
Spanta
9 04/07/2016A TOTVS eu gosto muito mas estou evitando.
Tem muitos fundamentos bons, atua em 23 países etc...
Por outro lado o Balanço tem piorado, está com dívida líquida negativa, e nas notícias tem demonstrado demissões, perda de market share etc...
Pretendo comprar apenas se estiver no mínimo e após muitas sessões em queda do Ibovespa
Vou deixar reportagens da TOTVs abaixo:
http://computerworld.com.br/entrevista-exclusiva-laercio-cosentino-detalha-rumos-da-totvs
http://computerworld.com.br/node/56858
http://computerworld.com.br/node/57087
5 de 6
Maico2013
495 17/03/201323900 de 323903 - 07/07/2016 14:40 Nível 0 bmachado76 [Comentários] 439 - 04/12/2008
Fórum povo reclamando, brigando, uns com os outros - compra
Fórum bombando, carajo pra todo lado - venda
Fórum parado, as moscas - mercado de lado
So seguir esse termômetro que vc se da bem!
grato pelos links
6 de 6
Spanta
9 04/07/2016Porém o link que você mandou não abre.
Poderia mandar de novo por favor?