overday
- Dono
- 38
- 23/10/2007
Acredito que, assim como eu, algumas pessoas aqui participem do Fundo de Ações da Vale de algum banco, e é para essas (ou quem souber ajudar) que eu gostaria de tentar esclarecer algumas dúvidas com as perguntas a seguir.
1) Nos sites dos bancos diz-se que aos Fundos de Ações aplicam-se as mesmas regras de IR das negociações diretas em ações na Bolsa, resumidamente, dizem que é 15% do lucro no momento do resgate. Já vi em alguns fóruns, porém, que existe algo a respeito de lucro menor que R$ 20.000,00 ser isento, e que apenas acima disso paga-se os 15%. Isso existe ou não? Somente lucro acima de R$ 20.000,00 será taxado mesmo que eu resgate quando tiver com um lucro acumulado de 1 real, terei que pagar 15 centavos?
2) Taxa de administração. Isso sim é ponto pouco esclarecido. No fundo da Vale no BB, por exemplo, diz-se apenas "taxa de administração: 2% aa". Mas2% sobre o quê? Sobre o meu saldo total no investimento (valor aplicado + rendimento)? Sobre o valor aplicado somente? Sobre o rendimento somente? Isso não é bem explicado. E ainda, quando isso é cobrado? No último dia do ano, sobre o saldo que estiver lá? Se no dia 30/12 eu resgatar o dinheiro todo e no dia 31/12 não tiver nada lá, não vai ter taxa (hehe)? Enfim, esse é um ponto bem confuso.
Se alguém puder esclarecer estas dúvidas iniciais, ficaria bem agradecido. E á medida em que eu for lembrando de eventuais dúvidas, ou tendo novas a partir das respostas, vou postando aqui também.
Abraços