rcbocardo
- Premium
- 145
- 26/10/2005
| Gráfico Intraday: Dividend Index | Gráfico Longo-Prazo: Dividend Index |
Essa discussão é para os amigos que focam bons papéis que oferecem bom dividendos, além de bons indicadores fundamentalistas. Para efeito de comparação foi criada a CARTEIRA DIVIDENDOS TOP-10, que visa buscar resultados consistentes no longo prazo, com a manutenção de bóas ações em carteira e a reaplicação dos proventos recebidos.
A Carteira Dividendos TOP-10 teórica é composta por 10 ações com melhor DY cruzadas com indicadores fundamentalistas como PL, PVP e ROE, ao final de cada ano cruzado. As ações escolhidas são mantidas durante o ano inteiro e o resultado final apurado em 31 de Dezembro. Essa estratégia é descrita no livro Investindo em Ações no Longo Prazo. Além de ser fácil de se feita, tem mostrado resultado consistentes:
2010: CARTEIRA DIVIDENDOS= +25,3% X +1,0 IBOV
http://imageshack.us/photo/my-images/823/top102010h.jpg/
2011: CARTEIRA DIVIDENDOS= +18,3% X -18,1% IBOV
http://imageshack.us/photo/my-images/94/top102011final.jpg/
2012: CARTEIRA DIVIDENDOS escolhida:
http://imageshack.us/f/408/top102012final.jpg/
Link Útil:
AGENDA DE DIVIDENDOS:
http://dividendobr.com/
PROMESSAS PARA 2022 (VOTAÇÃO FEITA EM 2012):
http://img685.imageshack.us/img685/5131/promessas2022.jpg
SITES PARA ESTUDO:
www.comdinheiro.com.br , www.guiainvest.com.br , www.fundamentus.com.br
O livro INVESTINDO EM AÇÕES NO LONGO PRAZO descreve essa estatégia que seguimos:
http://www.submarino.com.br/produto/1/21498979/investindo+em+acoes+no+longo+prazo
ESTRATÉGIA BUY & HOLD:
http://www.youtube.com/watch?v=sMgmSHgsJiY
Para quem gostar de Análise Técnica vale a pena entar no blog do amigo Andwilson:
http://andersonwilson.com/wordpress/
Saúde e prosperidade a todos os amigos
Rcbocardo

Planilha de Acompanhamento
1
1
Recursos principais








Comentários
21 de 47548
value investing
25807 01/07/2007Ao longo de algumas semana rapidamente a empresa recupera esta margem descontada em seus dividendos.
Value.
22 de 47548
value investing
25807 01/07/2007Value Investing.
23 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/200724 de 47548
value investing
25807 01/07/2007Abraços,
25 de 47548
RobertoZoom
500 02/07/2007é uma pergunta que os 'dividendistas' não me respondem , pois se a lógica for a exposta , estamos todos sendo roubados !!! (se eu fosse um grande aplicador entrava com uma ação judicial com certeza) , pois a empresa não desembolsa nada .
contra o argumento 'o mercado precificou antes' , é furada , temos visto empresas que tem lucro de 20,50,100% melhores este ano , que não sobe quase nada antes da distribuição de dividendos .
26 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007Abçs
Rcbocardo
27 de 47548
value investing
25807 01/07/2007Value Investing.
28 de 47548
RobertoZoom
500 02/07/2007value ,
gosto de suas análises , mas a questão do dividendos é uma 'fumaça' de enganação no mercado , que todo mundo compra sem questionar . A empresa fica com o lucro , e você paga a sí mesmo , da sua própria ação que desvaloriza no 'ex-dividendos' , o valor de dividendos .
a única maneira de ter lucro é vender um dia , SE (condicional) , houver precificação superior para ação , e como vc disse , se a intenção for comprar mais , que pode ser feito no dia 'ex' , final da estória - muito trabalho e controle , muita bateção de lata , e pouca alegria .
Queria até saber se lá fora , a roubalheira é a mesma sobre isto .
29 de 47548
value investing
25807 01/07/2007A regra é mundial, mas continuo não vendo problema nenhuma, isto é uma regra contábil para empresas com capital aberto, afinal a empresa esta repassando lucro dela, ou seja ao invez do lucro ser incorporado ao capital social, ela destina aos acionistas. É lei que isto deve ser descontado do preço da ação. Imagina se não fosse assim......acertar a data de dividendos seria o negócio mais lucrativo da bolsa, e aumentaria muito o vazamento de informações da bovespa.
Value
30 de 47548
value investing
25807 01/07/2007O que vai impactar as ações da telefonia fixa será quando a ANATEL liberar as empresas de televisão a cabo para operar linhas telefonicas.....isso será inevitável, visto que já permitiu o contrário ( telefonia usar cabo). A NET esta babando de vontade de entrar com tudo na região sudeste..... Este é o meu medo do investimento em telefonia com vistas para LP.
Value.
31 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007Vejamos como exemplo o caso da GETI4, que nos últimos 12 meses valorizou 36%, fora os 10% de DY; não é só pensar no dividendos; mais importante que isso´são os fundamentos da empresa.
Abçs
Rcbocardo
32 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007Rcbocardo
33 de 47548
RobertoZoom
500 02/07/2007value ,
desculpe amigo , mas você não está sendo realista , a empresa 'não repassa' nada , ela desconta do que já é seu , vc não dorme mais 'rico' 10% de dividendos , você acorda 'ex-dividendos' com o exato valor que tinha antes , salvo se a ação der um 'upsize' bom nas vésperas .
Quanto a 'imagine senão for assim' , não teria problema nenhum , seria igualzinho quando ficamos na expectativa do novo balanço , e nossa ação é precificada de acordo com o resultado dele , a diferença é que ninguém desconta nada dela , só o mercado (se quiser) .
A exemplo : sadia depois dos ótimos resultados não para de crescer , mesmo com ibovespa negativo . Já imaginou se alguém chegasse e dissesse : me devolve o lucro de suas ações porque tem que ser descontado de você a melhoria dos resultados ??
abraço e desculpe ir contra a corrente ,
se tiver algo que não entendi , sou ouvidos .
34 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007matéria interessante.
Abçs
Rcbocardo
Fator Corretora lista cinco sugestões para investidores interessados em dividendos
Por: Equipe InfoMoney
03/08/07 - 19h30
InfoMoney
SÃO PAULO - A Fator Corretora divulgou sua carteira recomendada de dividendos para agosto, que tem por objetivo listar as melhores opções de investimento dentre as ações listadas na Bovespa, segundo o critério da distribuição de proventos.
Na escolha das ações que fazem parte desta seleção, os analistas direcionam suas avaliações em yields atrativos e, de preferência, pouco voláteis. Focar as aplicações em papéis de empresas que possuam estas características pode ser uma boa pedida em períodos de maior turbulência do mercado.
Desta forma, as recomendações se baseiam em empresas que ofereçam uma maior previsibilidade de fluxo de caixa, resultados e, conseqüentemente, dividendos.
Confira as recomendações para agosto:
Empresa Código Preço Alvo* Upside** Yield Peso
Telesp fixa TLPP4 R$ 77,85 34% 10,1% 35%
AES Tietê GETI4 R$ 73,00 8% 9,2% 25%
Comgás CGAS5 Em revisão - 7,7% 15%
CPFL Energia CPFE3 R$ 39,00 11% 6,4% 15%
Eletropaulo ELPL6 R$ 125,00 7% 6,3% 10%
*Para dezembro de 2007
**Potencial de valorização, segundo cotações do fechamento do pregão de 3/8/07
35 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007Tive estudando a Copesul (CPSL3). Vejam os fundamentos, me parecem muito bons:
PL= 8,2
DY= 8,4
Bons lucros nos últimos semestres.
Gostaria de opiniões dos colegas.
Abçs
Rcbocardo.
36 de 47548
felippebf
4006 10/03/2007Pesquise sobre o segmento petroquímico além da empresa.
A Copesul é excelente mas lembre-se que agora ela é Braskem...overhead alto e péssima administração se comparada com a gauchada anterior.
Se estiver a CP, pesquise se essa aquisição não afetará negativamento o resultado do próximo trimestre.
A LP é execelente pois só vai sobrar a Braskem e Petrobrás...aí é brigar com produtos importador que com esse dólar também está dureza...a ~ultima das moicas "Unipar" vai ter que vender ou amargar perda de market share pois na Rio Polímeros agora a Petrobrás é majoritária.
valeu investing,
O segmento de TI vive a era da convergência.
A TV digital já será parte disso, ou seja, internet (com seviço de voz = telefone & dados = internet + TV). Para isso, tem que ter infraestrutura para transmissão de dados, ou seja, novas fusões serão inevitáveis mas, sinceramente quem é a NET se comparada com uma Telmex ou Telefônica? Particularmente não gosto do setor de telefonia pois a competitividade é muito acirrada com forte oscilação e investimentos pesados em tecnologia e espionagem industrial. Se vc pensa a LP para 5 anos neste segmento de tecnologia (telefonia+informática), aposte em uma empresa como a Submarino pois no futuro próximo você estará vendo um jogo de futebol, clicará na chuteira do jogador e de lá mesmo verá a melhor opção/preço de compra daquela chuteira e ordenará a compra...acrescida da nossa classe C & D do nosso Brasilzão. Pode parecer loucura mas converse com quem é da área e verá que a convergência é a sobrevivência das operadoras.
37 de 47548
New Investor
447 01/08/2007não entendi direito o que ocorre com o desconto do preço da ação com relação aos dividendos. Vc poderia exemplificar ??
Por exemplo, se eu tivesse 200 ações da cpfe3 a 35,00 e a distribuição de dividendos ficasse em 1,50/ação, como eu receberia esse dividendo ? Ao invés de 35,00, meu preço médio de compra passaria a ser de 33,5, é isso ??
Obrigado.
38 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007Por falar em CPFL, tem uma discussão que fala sobre seus dividendos; a informação diz que 07-08-07 é o dia ´´ex´´ para o papel, que tem a previsão de pagamento em torno de 1,50 por ação, sem contar que depois da atual correção se encontra com um bom desconto para quem pensa em LP.
Abraços
Rcbocardo
39 de 47548
rcbocardo
7957 07/06/2007Se algum colega tiver uma opinião por gentileza postar nessa discussão.
Abçs
Rcbocardo
40 de 47548
value investing
25807 01/07/2007É exatamente como vc disse....está certo.
Rcbocardo,
Acho que a empresa é nota 10 em termos de administração, alem de estar com desconto.
Estou querendo comprar quando o IBOV bater na casa dos 49 mil pontos.
Abraços,
Value.