ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Análise Banco Pine (PINE4)

costela20
  • Dono
  • 399
  • 10/04/2007
Alguém poderia analisar esta trajetória ridícula do Banco Pine em seu início na Bolsa?

• 19 Abr 2007, 13:30
  • 04 Jun 2007, 11:05
  • Tweet

Comentários

MARCOSPG

MARCOSPG

5323 18/04/2008
Citação: paulorizziA menos de erros nas contas, relativo a 2007, o Banco Pine distribuiu um total de R$ 0,45586/ação. Isto corresponde a um total de R$ 39,4 milhões. Como o Lucro do exercício foi de R$ 150 milhões, o payout efetivo foi de aprox. 26,3%.

Relativo ao exercício de 2008, o payout necessariamente terá que ser maior. Alguém sabe se o banco divulgou algo neste sentido durante o ano?

A distribuição total relativa ao exercício de 2008 foi de R$ 0,65483/ação, ou seja, um total de R$ 56,6 milhões.

Se a política de payout permanecesse a mesma, o lucro de 2008 teria que ser de R$ 205 milhões. Impossível ... Como o lucro dos 9M08 foi de R$ 113 milhões, o lucro do 4T08 teria que ser de R$ 92 milhões!!!

para 2008 parece bom e vc o que achou?

Se admitirmos que o payout relativo a 2008 tenha sido elevado para algo em torno de 35%, então o lucro de 2008 deveria totalizar aprox. R$ 162 milhões, SUPERIOR AO LUCRO DE 2007. Para tanto, o lucro do 4T08 teria sido de R$ 49 milhões (seria excepcional, dadas as circunstâncias).

Quando o banco decidiu distribuir R$ 0,234/ação em 30 DEZ, no apagar das luzes de 2008, evidentemente tinha uma muito boa estimativa do lucro do exercício. Confesso que me surpreendi com o valor (estava esperando algo bem menor).

De qualquer forma, ao preço de hoje, os proventos distribuídos relativos a 2008 representam um muito bom DY de 12,3%.

caban

caban

1031 08/09/2008
Alguém já recebeu os dividendos na conta?
alexandrebraga

alexandrebraga

561 09/11/2008
Recebi em 13/01, referente a 30/12. O próximo só em 30/03.
2Rath

2Rath

609 06/03/2007
Mesmo com a crise, o lucro líquido anual ficou praticamente o mesmo que o de 2007. Além disso, o lucro líquido do 4º tri foi 5 milhões maior que o do 3º tri, mostrando recuperação. Ou seja, continua um banco bastante rentável e valendo um pouco mais que a metade do próprio patrimônio, baratíssimo. A ação esteve mais de 12 antes da crise, o lucro continua muito bom mas a ação agora custa 5... O jeito é comprar mais e esperar o preço encontrar o valor...
mouradenis

mouradenis

490 17/07/2007
Diogo Afonso e Agressivo2. Não estou brigando com o Paulo Rizzi, apenas ele foi descordial e ríspido diante de um comentário meu e portanto me sentir no direito de fazer o MESMO.
Acompanho o fórum e tb sou grato pelas contribuições dele, porém isso não dá o direito de alguem usar ironia pra responder uma simples pergunta: "Que dia sai o resultado?"
Isso só faz afastar as pessoas que querem participar do fórum e apostam na nossa PINE4.
Estamos juntos nessa caminhada rumo ao 1° objetivo = 7,xx e logo mais no 2° objetivo = na casa dos 9,5x.
Tudo indica que virão bons tempos para nós tanto na análise técnica quanto na fundamentalista. Basta o IBOV e DJ deixarem.

Paz a nós, grande abraço.
paulorizzi

paulorizzi

917 09/12/2007
  • Premium
Citação: MARCOSPG
para 2008 parece bom e vc o que achou?

Citação: paulorizziA menos de erros nas contas, relativo a 2007, o Banco Pine distribuiu um total de R$ 0,45586/ação. Isto corresponde a um total de R$ 39,4 milhões. Como o Lucro do exercício foi de R$ 150 milhões, o payout efetivo foi de aprox. 26,3%.

Relativo ao exercício de 2008, o payout necessariamente terá que ser maior. Alguém sabe se o banco divulgou algo neste sentido durante o ano?

A distribuição total relativa ao exercício de 2008 foi de R$ 0,65483/ação, ou seja, um total de R$ 56,6 milhões.

Se a política de payout permanecesse a mesma, o lucro de 2008 teria que ser de R$ 205 milhões. Impossível ... Como o lucro dos 9M08 foi de R$ 113 milhões, o lucro do 4T08 teria que ser de R$ 92 milhões!!!

Se admitirmos que o payout relativo a 2008 tenha sido elevado para algo em torno de 35%, então o lucro de 2008 deveria totalizar aprox. R$ 162 milhões, SUPERIOR AO LUCRO DE 2007. Para tanto, o lucro do 4T08 teria sido de R$ 49 milhões (seria excepcional, dadas as circunstâncias).

Quando o banco decidiu distribuir R$ 0,234/ação em 30 DEZ, no apagar das luzes de 2008, evidentemente tinha uma muito boa estimativa do lucro do exercício. Confesso que me surpreendi com o valor (estava esperando algo bem menor).

De qualquer forma, ao preço de hoje, os proventos distribuídos relativos a 2008 representam um muito bom DY de 12,3%.

Acho que foi muito bom, especialmente considerando que o lucro líquido foi, de fato, de R$ 39 milhões, maior do que o lucro do 3T08. Ocorre que o banco resolveu "botar as barbas de molho", se precaver, e efetuar uma provisão adicional para créditos duvidosos de R$ 19 milhões (R$ 6,6 milhões para empresas que tiveram uma piora de classificação de crédito e o restante como Provisão Adicional pura e simples, esperando uma maior inadimplência por causa da crise).

No caso do nível de inadimplência ficar menor do que o projetado, quando a situação melhorar, esta provisão para créditos duvidosos pode voltar a engordar o lucro.
  • 13 Fev 2009, 12:35
  • 13 Fev 2009, 12:44
  • Tweet
texmor

texmor

275 30/09/2007
Resultado bom...

Tudo em paz...
Para ficar legal no forum só falta o Paulorizzi e o Mouradennis fazerem as pazes !!!
abrantes_RJ

abrantes_RJ

7459 31/08/2007
Olha ai galera dando uma passada rapida para ver o preço e o balanço,..to trabalhando muuito hehe mas se liga
vamos parar com esta briga ai senão este topico vai virar um lixo igual 90% do ADVFN.
Vamos ser cordiais com todos.
E Dalhe PINE
MARCOSPG

MARCOSPG

5323 18/04/2008
Paulorizzi com este lucro do 4 trim, quantos centavos de dividendos vc acha que vamos receber? Nao tenho como acessar o site do PIne agora, vc saberia se tem alguma outra reserva (de lucros, capital, estatutaria...) que podera ser revertida em dividendos? Sem duvida nenhuma sua contribuicao para este forum é mto importante. Continuo comprado a 5,17. abracos
paulorizzi

paulorizzi

917 09/12/2007
  • Premium
Confesso que fiquei surpreso (agradavelmente) com os números do Banco Pine 4708/2008:

RECEITA DA INTERMEDIAÇÃO FINANCEIRA: R$ 618,3 milhões / R$ 1.492,8 milhões
Resultado do 4T08 é 52% maior do que 3T08 e 124% maior do que 4T07; resultado 2008 é 71% maior do que 2007;

RESULTADO BRUTO DA INTERMEDIÇÃO FINANCEIRA: R$ 94,9 milhões / R$ 451,4 milhões
Resultado do 4T08 é 8% menor do que 3T08 e 41% menor do que 4T07; resultado 2008 é 9% menor do que 2007;

RESULTADO OPERACIONAL: R$ 61,4 milões / R$ 220 milhões
Resultado do 4T08 é 20% maior do que 3T08 e 14% menor do que 4T07; resultado 2008 é 9% menor do que 2007;

RESULTADO LÍQUIDO: R$ 38,8 milhões / R$ 157,5 milhões
Resultado do 4T08 é 16% maior do que 3T08 e 23% menor do que 4T07; resultado 2008 é 5% menor do que 2007;

RESULTADO LÍQUIDO CONTÁBIL: R$ 19,8 milhões / R$ 133 milhões
Resultado do 4T08 é 41% menor do que 3T08 e 57% menor do que 4T07; resultado 2008 é 11% menor do que 2007;

O Resultado Líquido Contábil (igual ao Resultado Líquido - Despesas Extraordinárias) do 4T08 foi fortemente impactado pelo aumento na Provisão para Créditos de Liquidação Duvidosa:
a) Provisão Acelerada: R$ 6,6 milhões (consonante com a política de gerenciamento de riscos do banco, foi instituída devido à deterioração de classificação de risco de empresas clientes;
b) Provisão Adicional: R$ 12,4 milhões (por precaução)

Estes R$ 19,2 milhões que foram subtraídos do Lucro, constituem uma especie de reserva que poderá ser revertida, no futuro, caso seja julgado não mais necessária.

Relativo ao Lucro Líquido Contábil, o payout de proventos relativo ao exercício de 2008 ficou em 42,6%. Se for tomado como base o Lucro Líquido (excetuando eventos extraordinários), o payout relativo a 2008 foi de 34,2%.
paulorizzi

paulorizzi

917 09/12/2007
  • Premium
Citação: MARCOSPGPaulorizzi com este lucro do 4 trim, quantos centavos de dividendos vc acha que vamos receber? Nao tenho como acessar o site do PIne agora, vc saberia se tem alguma outra reserva (de lucros, capital, estatutaria...) que podera ser revertida em dividendos? Sem duvida nenhuma sua contribuicao para este forum é mto importante. Continuo comprado a 5,17. abracos

Os proventos relativos a 2008 (inclusive o 4o. trimestre) já foram pagos. Qualquer provento que será pago daqui em diante, já será relativo a 2009.

O BancoPine tem uma política de pagamento de proventos trimestrais. Portanto, a próxima data "com" deverá ser 30MAR, com efetivo pagamento 2 semanas depois. O meu "chute" é que os juros deverão ser fixados em algo entre R$ 0,13 e 0,15.
MARCOSPG

MARCOSPG

5323 18/04/2008
Citação: paulorizzi
Citação: MARCOSPGPaulorizzi com este lucro do 4 trim, quantos centavos de dividendos vc acha que vamos receber? Nao tenho como acessar o site do PIne agora, vc saberia se tem alguma outra reserva (de lucros, capital, estatutaria...) que podera ser revertida em dividendos? Sem duvida nenhuma sua contribuicao para este forum é mto importante. Continuo comprado a 5,17. abracos

Os proventos relativos a 2008 (inclusive o 4o. trimestre) já foram pagos. Qualquer provento que será pago daqui em diante, já será relativo a 2009.

O BancoPine tem uma política de pagamento de proventos trimestrais. Portanto, a próxima data "com" deverá ser 30MAR, com efetivo pagamento 2 semanas depois. O meu "chute" é que os juros deverão ser fixados em algo entre R$ 0,13 e 0,15.

consegui acessar o pine. confirme uma coisa para mim. no balanco de 2008 , no patrimonio liquido consta 223 milhoes em reserva de capital e 184 milhoes em reserva de lucro. Estes valores estao bem gordos e pelo que me lembro eles nao podem exceder um percentual do capital social devendo/podendo ser pagos como dividendos nao é? cotacao 5,50 alta de 4,76% quanto voce acha que chegara este ativo em 1 semana? para mim deve ficar na casa dos 6 reais.
MARCOSPG

MARCOSPG

5323 18/04/2008

consegui acessar o pine. confirme uma coisa para mim. no balanco de 2008 , no patrimonio liquido consta 223 milhoes em reserva de capital e 184 milhoes em reserva de lucro. Estes valores estao bem gordos e pelo que me lembro eles nao podem exceder um percentual do capital social devendo/podendo ser pagos como dividendos nao é? cotacao 5,50 alta de 4,76% quanto voce acha que chegara este ativo em 1 semana? para mim deve ficar na casa dos 6 reais.
paulorizzi

paulorizzi

917 09/12/2007
  • Premium

Acho que a reserva de lucros não pode ultrapassar 95% do capital social, ou seja, algo próximo de R$ 400 milhões. Por outro lado, acho (não tenho certeza) que tem que haver saldo na reserva de lucros para poder pagar os proventos. Relativo a 2008 foram pagos aprox. R$ 57 milhões, de modo que os R$ 184 milhões de reserva parecem ok (tranqüilo para permitir um pagamento como o deste ano e longe do limite de R$ 400 milhões).

Nada sei sobre eventuais limitações relativas à reserva de capital. Alguém se habilita a nos ensinar?

Quanto ao palpite sobre preço futuro de uma ação ... eu passo! (sou muito ruim :-)
Enquanto perdurar a crise, acho que algo por volta de 0,8 VPA não seria nenhum absurdo. Quando a crise for resolvida, acho que 1,6 VPA também não seria um exagero. Mas não faço a mínima idéia de quando estes patamares possam ser alcançados.
alexandrebraga

alexandrebraga

561 09/11/2008
Complementando:
--------
Art. 193. Do lucro líquido do exercício, 5% (cinco por cento) serão aplicados, antes de qualquer outra destinação, na constituição da reserva legal, que não excederá de 20% (vinte por cento) do capital social.
...
Art. 199. O saldo das reservas de lucros, exceto as para contingências, de incentivos fiscais e de lucros a realizar, não poderá ultrapassar o capital social. Atingindo esse limite, a assembléia deliberará sobre aplicação do excesso na integralização ou no aumento do capital social ou na distribuição de dividendos.
--------
ro7a

ro7a

2 29/08/2008

Acho que a reserva de lucros não pode ultrapassar 95% do capital social, ou seja, algo próximo de R$ 400 milhões. Por outro lado, acho (não tenho certeza) que tem que haver saldo na reserva de lucros para poder pagar os proventos. Relativo a 2008 foram pagos aprox. R$ 57 milhões, de modo que os R$ 184 milhões de reserva parecem ok (tranqüilo para permitir um pagamento como o deste ano e longe do limite de R$ 400 milhões).

Nada sei sobre eventuais limitações relativas à reserva de capital. Alguém se habilita a nos ensinar?

Quanto ao palpite sobre preço futuro de uma ação ... eu passo! (sou muito ruim :-)
Enquanto perdurar a crise, acho que algo por volta de 0,8 VPA não seria nenhum absurdo. Quando a crise for resolvida, acho que 1,6 VPA também não seria um exagero. Mas não faço a mínima idéia de quando estes patamares possam ser alcançados.

Pessoal acho essa análise conervadora. Lembre-se que antes da crise, com Bovespa na casa dos 70 mil pontos, vários bancos eram contados a 3,0 ou 4,0 do VPA. Não é difícil encontrar casos históricos de 5,0 VPA.
O mercado ainda está precificando catástofre, porque não é possível, as premissas estando verdadeiras, uma instituição ter valor de mercado de metade de seu patrimônio líquido ou menos de 1, só se você entender que a coisa tá tão feia que o melhor é guardar ouro no dente, nem dinheiro no colchão.
paulorizzi

paulorizzi

917 09/12/2007
  • Premium
Citação: ro7a

Pessoal acho essa análise conervadora. Lembre-se que antes da crise, com Bovespa na casa dos 70 mil pontos, vários bancos eram contados a 3,0 ou 4,0 do VPA. Não é difícil encontrar casos históricos de 5,0 VPA.
O mercado ainda está precificando catástofre, porque não é possível, as premissas estando verdadeiras, uma instituição ter valor de mercado de metade de seu patrimônio líquido ou menos de 1, só se você entender que a coisa tá tão feia que o melhor é guardar ouro no dente, nem dinheiro no colchão.

Sem dúvida, é conservadora ... mas talvez nem tanto :-)

Se não estou enganado, o maior P/VPA alcançado pela PINE4 foi em 27SET2007, quando o papel fechou em R$ 23,85 e o VPA era de aprox. R$ 831 milhões, dando P/VPA = 2,6.

Depois da concessão de grau de investimento (quando o Ibovespa atingiu o seu máximo), o maior P/VPA da PINE4 deve ter ocorrido em 26MAI2008, quando a cotação de fechamento foi R$ 13,90 para um VPA de aprox. R$ 820 milhões, dando P/VPA = 1,54. A menos que o Pine seja objeto da cobiça de bancos maiores, não visualizo o preço voltando aos patamares pós IPO. Se voltar aos patamares pós concessão de grau de investimento já estarei muito satisfeito.

É preciso considerar que a crise bancária modificará totalmente o status quo anterior. Os tempos de ganhar dinheiro na moleza vão ficando para trás, mesmo no Brasil. A tendência é ter um spread declinante, daqui para frente.

De uma maneira geral, num P/VPA acima de 3,5, eu só apostaria no Itaú/Unibanco, especialmente levando em consideração ser o que está em melhores condições para expandir, especialmente fora do Brasil, e talvez no Bradesco (com probabilidade menor). Tenho lá as minhas dúvidas de que o BB/Nossa Caixa possa alcançar este patamar.

Excetuando os grandes bancos mencionados, banco que tem P/VPA maior do que 1 é objeto de especulação de que será comprado: BAZA3(1,00), BEES3(2,45), BMIN4(1,1), BNBR4(1,89) e BSCT6(2,04). Aliás é interessante observar que vários destes, inclusive o BNCA3 (2,31) têm P/VPA maior do que o próprio BB (1,31)!!!

• 14 Fev 2009, 15:59
  • 14 Fev 2009, 16:00
  • Tweet
MARCOSPG

MARCOSPG

5323 18/04/2008
segundo o manual das sociedades por acoes diz que a respeito do limite da reserva de lucros. " a soma dos saldos da reserv legal, estatutaria, retencao de lucros e lucros acumulados nao podera ultrapassar o capital social. Se isto ocorrer a assembleia de acionistas devera deliberar sobre a aplicacao do execsso na integralizacao ou aumento de capital ou na distribuicao de dividendos" quanto a destinacao da reserva de capital "... podem ser utilizadas para E) pagamento de dividendo a acoes preferenciais quando esta vantagem for assegurada. fonte: manual da socied. por acoes FIPECAFI ED ATLAS 1990 (salvo engano essa parte continua valendo ate hoje)

bom o mais interessante è a conta reserva de lucros que somada ao lucro acumulado nao pode ultrapassar o capital social que pelas minhas contas foi contabilizado como 5,00 por acao *(duvida) . hoje, o percentual da reserva de lucros e de 45% do capital social. o banco tem uma posicao extremamente confortavel financeiramente. Sem falar de especulacao, acho que este banco tem fundamentos solidos para chegar no final de 2009 tranquilamente a 12,00 caso a economia encontre seu rumo novamente.] Vejo um grande potencial pela frente. Daqui para frente cada um deve traçar sua estratégia a curto, medio e longo prazo.
Quanto a outros bancos acho que os menores tem maiores chances de terem percentuais maiores com rela~çao ao VPA. BEES em 2007, antes da agregacao de 10 para 1 valia 6 vezes seu VPA (tive em custodia). Claro que com a compra por um banco maior a acao vira alvo de especulacao.

* alguem pode confirmar se o valor das acoes do capital social é no momento em que o banco lancou sua IPO ou se atualiza a cada ano com o valor de mercado?
texmor

texmor

275 30/09/2007
Senhores,
Quanto maior o ROE maior geralmente o P/VPA.
Por isso eu gosto de analizar o ROE / (P/VPA).

A FFTL4 uma das campeãs em ROE mas apresenta um P/VPA muito alto..
Sds,

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:PINE4 13.27 2.1%
Banco Pine SA
Banco Pine SA
Banco Pine SA
Índices Mundiais
Alemanha 1.8%
Austrália 2.0%
Brasil -0.1%
Canadá 0.9%
EUA (Dow Jones) 0.8%
EUA (NASDAQ) 0.8%