ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for tools Aumente o nível de sua negociação com nossas ferramentas poderosas e insights em tempo real, tudo em um só lugar.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Bradespar - Urgente (BRAP4)

MUSA4
  • Dono
  • 701
  • 03/04/2007

Enviei e-mails para a Secretaria da Fazenda, para a CVM (dois),para a BOVESPA, para o Presidente do Conselho de Administração da Bradespar e, por fim, ao RI da Bradespar. Os e-mails são semelhantes, diferindo apenas na ação solicitada, conforme a função de cada Órgão.
Segue o e-mail enviado ao RI da Bradespar.

O Fato Relevante emitido pela BRADESPAR, parece-me cumprir todas as NORMAS estabelecidas pela BOVESPA.
O Fato trata de BONIFICAÇÃO.
BONIFICAÇÃO é a maneira correta de aumentar o Capital da Empresa, utilizando o LUCRO ACUMULADO.
V.Sa. conhece muito bem as Normas e Definições, entretanto, vale a pena repetir aqui, por conveniência.

BONIFICAÇÃO - Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, na proporção da quantidade de ações já possuída por cada um destes acionistas. Esta distribuição, em geral, ocorre em virtude da incorporação ao capital da empresa de reservas ou lucros acumulados, ou da reavaliação dos ativos da empresa .

As empresas também podem efetuar bonificação em dinheiro. Neste caso o acionista recebe da empresa um valor monetário relacionado às reservas não incorporadas, sendo que este pagamento é feito além do pagamento de dividendos.


Entretanto as Corretoras estão informando aos seus Clientes que logo após a distribuição das ações o valor de Mercado será dividido por 2.
Ora, este procedimento é próprio de Desdobramento de ações e não de Bonificação em ações. Tanto assim que a Bonificação pode ocorrer em dinheiro (Menos comum), tal qual um Dividendo fosse. Neste caso o valor da Bonificação seria depositado na Conta Corrente do acionista num determinado dia, e o Mercado siquer tomaria conhecimento do valor depositado, continuando as ações a serem negociadas da mesma forma que no dia anterior ao depósito.
Este é o procedimento, também, para Bonificação em ações. A única diferença reside no fato de que a Bonificação em dinheiro é depositada na Conta Bancária do Acionista, diretamente ou por meio de sua Corretora, enquanto a Bonificação em ações é entregue à Corretora. Veja abaixo, também repetida por conveniência, a definição de Desdobramento.


DESDOBRAMENTO - Aumento da quantidade de ações representativas do capital de uma empresa, de forma que isso não implique em qualquer mudança na participação patrimonial dos acionistas ou no valor de mercado agregado da empresa na ocasião do desdobramento.

Um exemplo comum de grupamento ocorre quando o valor nominal de uma ação aumenta para um valor elevado, o que pode levar a empresa a desdobrar uma ação em uma determinada quantidade de ações, de forma que o valor unitário seja reduzido. Deste modo, o aumento na quantidade de ações é compensado pela redução no valor por ação, não afetando o valor de mercado de empresa ou a participação de cada acionista

Sendo Bonificação não haverá divisão do preço de Mercado.
Veja o Desdobramento feito pelo Banco do Brasil recentemente. Foi jogo limpo, claro, transparente.
Não posso entender como uma Empresa como a Bradespar faz um JOGO SUJO como este de publicar um FATO RELEVANTE, dizendo que vai fazer uma coisa e faz outra, completamente diferente.
Por outro lado, todo o LUCRO foi incorporado ao Capital, isto é, ficou com os Acionistas Controladores, enquanto os minoritários nada receberam e nada receberão.
Tudo isso porque dizem que a Bradespar é uma Empresa Transparente. Imagine, então, se não fosse. Agindo nebulosamente como agora, meu conceito alterou-se completamente.
Por certo V.Sa. não poderia fornecer-me qualquer informação sobre este FATO, onde deve-se ler NÃO VALE O QUE ESTÁ ESCRITO.
Perde até para o Jogo de Bicho, que é considerado contravenção.
Poderia V.Sa. dar-me alguma justificativa para este Procedimento?
Atenciosamente

Para bom entendedor foi dito que o Jogo de Bicho (Contravenção) é mais sério que a Bradespar.
Nos EEUU existe uma Associação para defender os Acionistas Minoritários. Aqui desconheço a existência de uma Associação semelhante. Nos EEUU a Associação evita as "Maracutaias" como esta.
Os Controladores ficam com o LUCRO, pagam cerca de 50% do IR devido, nada dão aos Acinistas Minoritários e mandam estes pagarem a outra metade do IR. Como pagar IR sobre ganho zéro ?
Não obtive qualquer resposta até o momento, principalmente dos Órgãos de fiscalização, porque considero que todos estão com o "rabo preso", devido ao grande volume de "grana" distribuido pelos Bancos ao PT durante a Campanha eleitoral.
Por que ninguém responde?
Fiz a minha parte. Se todos os Acionistas Minoritários enviassem e-mails à CVM, BOVESPA, SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL E BRADESPAR, talvez a AGO de 15/10 fosse anulada.
Mas, depois da ERA PT, a corrupção, as "maracutais" e as ações retrógadas, parecem que se banalizaram. É escândalo encima de escândalo e ninguém protesta.
Diz o ditado que UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ MILAGRE. Eu tentei, sózinho......
Estou cético!!! Os Minoritários entraram e vão continuar entrando pel "cano".
Bons negócios

Comentários

casm46

casm46

97 21/09/2007
Eu gostaria de saber se vc ja foi funcionario do Bradesco ou de alguma coligada. Grato
MUSA4

MUSA4

701 03/04/2007
  • Dono
casm46
Nunca. Absolutamente nunca.
Porém, como Acionista Minoritário entrei pelo cano no final do ano passado e, agora, estou assistindo novo GOLPE.
O pior é que a gente não tem a quem apelar. O Brasil Atual é uma corrupção só. A gente pensa: "OI, ESTE FOI O ÚLTIMO GRANDE ESCÂNDALO PORQUE O MONTANTE FOI ELEVADÍSSIMO"
Ledo engano, 2 a 3 dias depois surge outro, muito maior.
Como dizem : Não há jantar grátis. Então o dinheiro empregado na Campanha Eleitoral é sempre recuperado com Juros, Correção Monetária e Muito LUCRO.
Sds e Bons negócios.
didi12

didi12

2470 04/07/2007
MUSA4 O QUE VAMOS FAZER ESPERAR.......................
NAO E POSSIVEL QUE POSSAM FAVER ISSO CONOSCO,VOU PASSAR O EMAIL E ESPERAR
VAMOS POSTAR TODOS AQUI ATE VER O QUE VAI ACONTECER,SOU MINORITARIO,TRABALHOR E HONESTO,MEU DINHEIRINHO VEM DO MEU TRABALHO E GANHO HONESTAMENTE
VAMIOS NOS AGILIZAR E DESCOBRIR A VERDADE
VAMOS MANTER CONTATO E DESCOBRIR ISSO
ABRAÇO
didi12

didi12

2470 04/07/2007
MUSA4 O QUE VAMOS FAZER ESPERAR.......................
NAO E POSSIVEL QUE POSSAM FAVER ISSO CONOSCO,VOU PASSAR O EMAIL E ESPERAR
VAMOS POSTAR TODOS AQUI ATE VER O QUE VAI ACONTECER,SOU MINORITARIO,TRABALHOR E HONESTO,MEU DINHEIRINHO VEM DO MEU TRABALHO E GANHO HONESTAMENTE
VAMIOS NOS AGILIZAR E DESCOBRIR A VERDADE
VAMOS MANTER CONTATO E DESCOBRIR ISSO
ABRAÇO
didi12

didi12

2470 04/07/2007
MUSA4 O QUE VAMOS FAZER ESPERAR.......................
NAO E POSSIVEL QUE POSSAM FAVER ISSO CONOSCO,VOU PASSAR O EMAIL E ESPERAR
VAMOS POSTAR TODOS AQUI ATE VER O QUE VAI ACONTECER,SOU MINORITARIO,TRABALHOR E HONESTO,MEU DINHEIRINHO VEM DO MEU TRABALHO E GANHO HONESTAMENTE
VAMIOS NOS AGILIZAR E DESCOBRIR A VERDADE
VAMOS MANTER CONTATO E DESCOBRIR ISSO
ABRAÇO
canha

canha

564 13/12/2006
Na verdade acho que tudo depende do mercado. Quando são pagos dividendos os valores são descontados da ação, pq ela deixa de ter esse atrativo.
Se bonificar 1 ação para cada, vc ficaria com 2 com metade do valor, sendo que quem decide isso é o mercado e não as corretoras.
Não entendi muito bem a sua colocação a respeito da parte do capital e do imposto de renda... dá pra tentar me explicar?
Grande abraço
luizluba

luizluba

33 02/03/2007
Eu tenho uma opnião diferente. Assim se tenho um ação e "ganho" outra pela incorporação de lucros pelo capital social, entendo da seguinte forma. Se a ação é a menor parte do capital social de uma empresa e o capital social cresce, logo o preço da ação aumenta. Será que esta correta esta forma de pensar?

Claro que sei q as ações não vão manter o preço em 103.00 mas não acredito que irá baixar pela metade, pelo sim, pelo não já estou comprado e vou manter assim.
didi12

didi12

2470 04/07/2007
PESSOAL TRANQUILIDADE AÇAO DE PRIMEIRA LINHA,OTIMOS GANHOS,DIVIDENDOS,TEM OTIMA LIQUIDES,JA TEM NEEEEEEE,PAPEL VAI SUBIR MUITO RAPIDO
A PARTIR DO DIA 15 COM CERTEZA,COMEÇA UMA NOVA FASE

  • 11 Out 2007, 18:55
  • 11 Out 2007, 18:56
  • Tweet
Danidrops

Danidrops

255 14/08/2007
nossa...nínguém entedeu nada o que ele disse...o Musa4 tem ua certa razão...leiam direito...
O mercado deve ser TRANSPARENTE e nesse caso (outra vez...) não foi...
gibajam

gibajam

756 27/07/2007
musa4

Acho que ate agora ninguem entendeu bem, por gentileza voce poderia explicar melhor.

Eu continuo achando que foi uma boa. O que vai acontecer ?
casm46

casm46

97 21/09/2007
Musa
eu nao queria de maneira alguma te aborrecer. Eu so fiz a pergunta porque voce demonstrou um conhecimento muito grande do assunto. Espero que voce nao tenha se ofendido. Ja temos procupaçoes demais para cuidar. Abraço.
didi12

didi12

2470 04/07/2007
sardinha e foda,se borra todo,acredita em tudo,acordem sardinhas
MUSA4

MUSA4

701 03/04/2007
  • Dono
Solicito a todos que voltem a ler as definições de Bonificação e Desdobramento, incluídas na 1a. mensagem. A definição não é minha e sim da Bovespa e consta, também, nos sites do Bancos, geralmente em GLOSSÁRIO. Infelizmente não foi possível colorir as partes mais importantes. Tentei, mas não conseguí.
gibajam
Se vc reler o que está escrito na msg acima talvez compreenda melhor.
Vc pode achar que foi uma boa. Será que trocar 6 por meia dúzia é tão bom negócio assim?
Lembre-se que os Acionista Controladores ficarão com o dobro das ações, com uma diferença, além das ações ficarão, TAMBÉM, com o LUCRO. E vc, participará deste Lucro? Não. Absolutamente, não.
casm46
Pode acreditar, não fiquei ofendido de forma alguma.
Agora deixo uma SUGESTÃO para todos.
Por que todos vcs não enviam um e-mail à BRADESPAR fazendo uma pergunta sobre o assunto. Na 2a. feira, ao abrirem o e-mail, eles encontrarão uma enxurrada de e-mails fazendo perguntas semelhantes. Vou dar um exemplo:
" Lí e reli o Fato Relevante publicado por essa Empresa. Em nenhum lugar do texto fala em Desdobramento. Aliás, pelas definições da Bovespa e dos sites dos Bancos, Desdobramento não é o instrumento para incorporação de Lucros ao Capital. Então, por que as Corretoras estão informando que haverá desdobramento e não Bonificação? "
Mudem o texto, cada um a seu modo, mantendo a posição de que deve VALER O QUE ESTÁ ESCRITO. Que a Empresa tem que ser transparente. Que as informações das Corretoras torna tudo muito nebuloso. Destaque a transparência usada pelo BB quando fez o Desdobramento de 3 para 1. Perguntem por que as Reservas incorporadas ao Capital ( LUCRO DE TODOS OS ACIONISTAS) só vai beneficiar os Acionistas controladores.
Escolha um bom texto e MANDE VER!!!!
Eles saberão (mesmo que não modifiquem nada) que os Acionistas Minoritários não são tão "trouxas" como estão pensando.
O site da Bradespar é : www.bradespar.com.br
Aberto, entre no link FALE CONOSCO e deixe a sua mensagem.
De hoje até domingo dá para enviar uma Jamanta de e-mails.
Na discussão BRADESPAR VAI A 140,00 há um explicação fajuta da Bradespar. Como provar que vc comprou a R$ 111,00 e teve prejuízo ou a R$ 98,00 e teve lucro?
Vc pode abater 2,... do lucro. Que LUCRO?
São uns "enganadores".
Juntemo-nos, Bom Feriado e Bons negócios.
maspimentel

maspimentel

9832 05/06/2007
musa4,

ACHO QUE VC TEM RAZÃO. TE PEÇO UM FAVOR, SE POSSÍVEL. FAÇA UM TEXTO PADRÃO E COLOQUE AQUI PARA TODOS COPIAREM E SER ENVIADO PARA A BRADESPAR. MEU PC NAO TÁ MUITO LEGAL. UM ABRAÇO,
MASPIMENTEL

OBS: MESMO ASSIM, BRAP4 É UMA GRANDE OPÇÃO DE INVESTIMENTO.
MUSA4

MUSA4

701 03/04/2007
  • Dono
maspimentel
Não acho uma boa o texto único.
O melhor é dar a impressão que um grande número de Acionistas Minoritários não está caindo na "esparrela" montada por eles. Penso que o melhor é enviar textos semelhantes mas diferentes.
Quanto à ação está variando muito de preço (mesmo com o preço elevado), permitindo que se compre por um preço baixo e venda com lucro. Com a diferença acaba-se podendo comprar mais ações. Depois do dia 19 vc terá o dobro de ações e com o preço mais baixo, mais sardinhas entram na dança, vc então poderá fazer a mesma operação e ganhar o dobro ou mais.
Como tem bastante liquidez vale a pena mantê-la em Carteira.
Até o dia do recebimento das novas ações eu recomendo não vendê-las. Quatro dias a uma semana em Bolsa não é nada. Vc pode esperar tranquilamente.
Certa vez uma pessoa disse-me que:
Quem investe em ações quer papel. Quanto mais, melhor. Preferem papel ao dinheiro.
No início eu achei que isto não estava muito correto. Agora tenho pensado da mesma forma. Quanto mais papel, melhor para se ganhar dinheiro.
Mas não se deixe influenciar. Faça o que achar melhor.
Bom feriado e bons negócios (no momento, o melhor negócio é não se desfazer das ações)


Quinha

Quinha

2687 08/06/2007
Vou esperar os resultados. Se eles vão incorporar as reservas de lucros, devem remunerar os acionistas, sejam eles minoritários ou não. Como os minoritário são a minoria, devem ficar com uma parte menor, é lógico.
A questão de desmembramento é outra coisa, que seria efetivada com bonificações ou mão.
Acho que as corretoras nao estão sendo transparentes para não despertar correria e especulações descontroladas em cima desse ativo.
Na segunda creio que quem não entrar vai se arrepender. Aí já será tarde.
Comprem enquanto ainda é tempo. É um excelente ativo, que oscila conforme oscila a VALE (eles são investidores da VALE).
Pollon

Pollon

536 04/09/2007
Muito desespero para nada. Se voces verificarem, a bradespar tem + ou - 174 milhões de ações, e no edital deixa bem claro que a binificação servirá para aumentar a liquidez do papel, formando + ou - 349 milhões de ações, que é exatamente o dobro. Está tudo lá. Só não vê quem não sabe ler (ou quem não sabe procurar).
MUSA4

MUSA4

701 03/04/2007
  • Dono
Quinha
Seja o CAPITAL C.
Seja o nr de ações A.
Suponha que o LUCRO acumulado seja igual a 1/2C.
Ao incorporar o valor 1/2 C, O CAPITAL passa a ser igual a C + 1/2C = 1,5 C.
Como a Empresa não pretende dividir este LUCRO entre os Acionistas, preferindo incorporá-lo ao CAPITAL, deveria dar uma BONIFICAÇÂO em ações de 1/2 C, dividido pelo nr de ações A. Com 1/2A incorporado ao Capital, o certo seria Bonificar todos com 1 ação para cada 2(duas) possuídas. E ponto final. Sem qualquer Desdobramento. Não interessa que o Acionista seja Minoritário ou Controlador. Todos têem o mesmo direito. Do modo como farão o LUCRO vai todo para os Controladores. A distribuição é proporcional ao nr de ações, é claro.
Pollon
Todo mundo sabe ler e entender. Eu me orgulho muito disso, apesar de ser de origem muito pobre. O esforço foi enorme para fazer o Curso Superior de uma das melhores Faculdades do Brasil.
O que vc explicou acima foi um Desdobramento. Desdobramento não é instrumento adequado para incorporar LUCRO.
Na 1a. mensagem que deixei nesta discussão(vide acima)estão as definições de BONIFICAÇÃO E DESDOBRAMENTO que foram transcritas do site da BOVESPA e que estão, também, em todos os sites de Bancos.
Não foram inventads por mim. Minha intenção foi transportá-la para esta discussão com cores assinalando os pontos importantes. Não consegui. O site da ADVFN não aceitou negrito e cores (ou eu não soube fazer esta operação).
O Fato Relevante trata de BONIFICAÇÃO e em nenhum lugar do texto refere-se a Desdobramento. Mas é claro que, se todos os Acionistas recebem mais ação aumenta a oferta, não siginificando aumento de liquidez. Dada a Bonificação, sem alteração do valor de Mercado, o preço das ações estouraria. Ia para as alturas.
Aí sim, seria o caso de fazer um Desdobramento. O BB fez isso, recentemente, com todo o Mercado sabendo, com muita antecedência o que iria acontecer. Transparência... O BB não falou em IR, em aumento de Capital, em incorporação de LUCROS ao Capital. Simplesmente porque isso não é permitido. Veja a definição de Desdobramento acima.
Finalizo dizendo a vc que, na realidade, ninguém está desesperado.
Eu não estou!!! Entretanto, estou revoltado porque não gosto de ser roubado, porque sou incapaz de fazer isso. Não por medo, mas por formação. Se me apoderar de uma agulha de alguém vou sofrer muito. Minha consciência não vai deixar-me dormir. Vai ser uma briga diuturna. Entre brigar com minha consciência ou dormir tranquilo, prefiro mil vezes a 2a. hipótese.
Mas, este País mudou muito, principalmente na ERA PT, onde não só há corruptos como gente apoiando abertamente os corruptos. Diante deste quadro parece que todo mundo está considerando normal a atual situação. Houve uma banalização geral da corrupção. Parece que a aceitação das "maracutais" é geral.
Desculpem-me. Não gosto deste tipo de discussão, mas nã pude evitar.
Não me levem a mal e ótimos negócios na proxima 2a. feira.
maspimentel

maspimentel

9832 05/06/2007
A BRADESPAR É DONA DE 30% DA CVRD, SE NÃO ME ENGANO.... É MUIIIIIIIITA COISA AMIGOS. BRAP4 E VALE5 SÃO IRMÃS GÊMEAS, SÓ QUE BRAP4 PAGA DIVIDENDOS MELHORES.

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRAP4 22.55 -0.8%
Bradespar Sa
Bradespar Sa
Bradespar Sa
Índices Mundiais
Alemanha -1.0%
Austrália 0.2%
Brasil 0.6%
Canadá -0.3%
EUA (Dow Jones) 0.0%
EUA (NASDAQ) -3.3%
França -0.7%
Grécia 0.0%
Holanda -1.6%
Inglaterra -0.1%
Itália -1.2%
Portugal -0.3%
Maiores Altas (%)
BOV:AZEV11 0.06 20.0%
BOV:GSHP3 3.30 19.1%
BOV:AZUL18 9.00 12.5%
BOV:EQPA3 6.45 11.6%
BOV:ESPA3 6.44 7.7%
BOV:GFSA3 1.30 7.4%
BOV:MBRF3 16.41 7.3%
BOV:NORD3 2.27 7.1%
BOV:TTEN3 15.26 6.8%
BOV:CTAX3 0.49 6.5%

Dado por: