ADVFN Logo

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Hot Features

Registration Strip Icon for discussion Cadastre-se para interagir em nossos fóruns de ativos e discutir com investidores ideias semelhantes.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Bradespar - Urgente (BRAP4)

MUSA4
  • Dono
  • 701
  • 03/04/2007

Enviei e-mails para a Secretaria da Fazenda, para a CVM (dois),para a BOVESPA, para o Presidente do Conselho de Administração da Bradespar e, por fim, ao RI da Bradespar. Os e-mails são semelhantes, diferindo apenas na ação solicitada, conforme a função de cada Órgão.
Segue o e-mail enviado ao RI da Bradespar.

O Fato Relevante emitido pela BRADESPAR, parece-me cumprir todas as NORMAS estabelecidas pela BOVESPA.
O Fato trata de BONIFICAÇÃO.
BONIFICAÇÃO é a maneira correta de aumentar o Capital da Empresa, utilizando o LUCRO ACUMULADO.
V.Sa. conhece muito bem as Normas e Definições, entretanto, vale a pena repetir aqui, por conveniência.

BONIFICAÇÃO - Distribuição gratuita de novas ações aos acionistas, na proporção da quantidade de ações já possuída por cada um destes acionistas. Esta distribuição, em geral, ocorre em virtude da incorporação ao capital da empresa de reservas ou lucros acumulados, ou da reavaliação dos ativos da empresa .

As empresas também podem efetuar bonificação em dinheiro. Neste caso o acionista recebe da empresa um valor monetário relacionado às reservas não incorporadas, sendo que este pagamento é feito além do pagamento de dividendos.


Entretanto as Corretoras estão informando aos seus Clientes que logo após a distribuição das ações o valor de Mercado será dividido por 2.
Ora, este procedimento é próprio de Desdobramento de ações e não de Bonificação em ações. Tanto assim que a Bonificação pode ocorrer em dinheiro (Menos comum), tal qual um Dividendo fosse. Neste caso o valor da Bonificação seria depositado na Conta Corrente do acionista num determinado dia, e o Mercado siquer tomaria conhecimento do valor depositado, continuando as ações a serem negociadas da mesma forma que no dia anterior ao depósito.
Este é o procedimento, também, para Bonificação em ações. A única diferença reside no fato de que a Bonificação em dinheiro é depositada na Conta Bancária do Acionista, diretamente ou por meio de sua Corretora, enquanto a Bonificação em ações é entregue à Corretora. Veja abaixo, também repetida por conveniência, a definição de Desdobramento.


DESDOBRAMENTO - Aumento da quantidade de ações representativas do capital de uma empresa, de forma que isso não implique em qualquer mudança na participação patrimonial dos acionistas ou no valor de mercado agregado da empresa na ocasião do desdobramento.

Um exemplo comum de grupamento ocorre quando o valor nominal de uma ação aumenta para um valor elevado, o que pode levar a empresa a desdobrar uma ação em uma determinada quantidade de ações, de forma que o valor unitário seja reduzido. Deste modo, o aumento na quantidade de ações é compensado pela redução no valor por ação, não afetando o valor de mercado de empresa ou a participação de cada acionista

Sendo Bonificação não haverá divisão do preço de Mercado.
Veja o Desdobramento feito pelo Banco do Brasil recentemente. Foi jogo limpo, claro, transparente.
Não posso entender como uma Empresa como a Bradespar faz um JOGO SUJO como este de publicar um FATO RELEVANTE, dizendo que vai fazer uma coisa e faz outra, completamente diferente.
Por outro lado, todo o LUCRO foi incorporado ao Capital, isto é, ficou com os Acionistas Controladores, enquanto os minoritários nada receberam e nada receberão.
Tudo isso porque dizem que a Bradespar é uma Empresa Transparente. Imagine, então, se não fosse. Agindo nebulosamente como agora, meu conceito alterou-se completamente.
Por certo V.Sa. não poderia fornecer-me qualquer informação sobre este FATO, onde deve-se ler NÃO VALE O QUE ESTÁ ESCRITO.
Perde até para o Jogo de Bicho, que é considerado contravenção.
Poderia V.Sa. dar-me alguma justificativa para este Procedimento?
Atenciosamente

Para bom entendedor foi dito que o Jogo de Bicho (Contravenção) é mais sério que a Bradespar.
Nos EEUU existe uma Associação para defender os Acionistas Minoritários. Aqui desconheço a existência de uma Associação semelhante. Nos EEUU a Associação evita as "Maracutaias" como esta.
Os Controladores ficam com o LUCRO, pagam cerca de 50% do IR devido, nada dão aos Acinistas Minoritários e mandam estes pagarem a outra metade do IR. Como pagar IR sobre ganho zéro ?
Não obtive qualquer resposta até o momento, principalmente dos Órgãos de fiscalização, porque considero que todos estão com o "rabo preso", devido ao grande volume de "grana" distribuido pelos Bancos ao PT durante a Campanha eleitoral.
Por que ninguém responde?
Fiz a minha parte. Se todos os Acionistas Minoritários enviassem e-mails à CVM, BOVESPA, SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL E BRADESPAR, talvez a AGO de 15/10 fosse anulada.
Mas, depois da ERA PT, a corrupção, as "maracutais" e as ações retrógadas, parecem que se banalizaram. É escândalo encima de escândalo e ninguém protesta.
Diz o ditado que UMA ANDORINHA SÓ NÃO FAZ MILAGRE. Eu tentei, sózinho......
Estou cético!!! Os Minoritários entraram e vão continuar entrando pel "cano".
Bons negócios

  • 11 Out 2007, 01:46
  • Tweet
Ativos Discutidos
BOV:BRAP4 20.63 1.1%
Bradespar Sa
Bradespar Sa
Bradespar Sa
Índices Mundiais
Alemanha 0.1%
Austrália 0.8%
Brasil 0.3%
Canadá 0.3%
EUA (Dow Jones) 0.1%
EUA (NASDAQ) -0.1%
França 0.0%
Grécia 0.4%
Holanda 0.3%
Inglaterra 0.3%
Itália 0.0%
Portugal 0.1%
Maiores Altas (%)
BOV:BHIA12 0.02 100.0%
BOV:GFSA1 0.04 33.3%
BOV:XPML12 0.20 33.3%
BOV:GOLL12 0.84 33.3%
BOV:IFCM11 0.10 25.0%
BOV:CGAS3 127 21.6%
BOV:CTKA3 19.99 17.6%
BOV:CGAS5 129 16.5%
BOV:AMER3 0.64 16.4%
BOV:CTKA4 21.49 16.2%