faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
361 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Obrigado pelo seu retorno!
Por favor, sem intenção de polemizar, me permita continuar discordando e praticando o contraditório:
1) Saiba que gosto e respeito das suas análises. Apenas lamento que na sua resposta vc esteja na defensiva, apesar de várias vezes eu ter esclarecido que não foi minha intenção incluir você nas minhas colocações acima, nem ao Webloo, e nem a outros ótimos colegas aqui, e sim, só quis apontar um outro monte de colegas chamados “grafistas”... QUE NÃO ACERTAM NEM UMA PREVISÃO DA BRKM5.
2) Tb lamento Fanasato, que vc não tenha levado em conta que eu não discordo de nenhuma previsão/projeção, e sim, que a minha briga é com a absoluta falta de explicação para determinadas afirmações grafistas sobre a BRKM5. Não sou contra as “predições grafistas” de que BRKM5 vai cair! Apenas sou contra a absoluta falta de argumentação/fundamentação/explicação dos colegas. Tb sou contra a falta de reconhecimento de erros nessas previsões. Todo mundo vive dizendo vai subir, vai cair, a maioria erra... e quase ninguém aparece para reconhecer o erro. Assim é o fórum da ADVFN!... um bingo.
3) Na mesma linha Fanasato, tb lamento sua seletividade ao vc responder apenas parte do meu post 349, e não o todo. Fato é, que se nas semanas passadas tivéssemos seguido as análises grafistas, teríamos perdido feio com a BRKM5. Apenas como exemplo, na semana passada os colegas chamados de grafistas erraram em +-10% nos preços da BRKM5, ou no meu caso, eu consegui lucrar +9% justamente por seguir os fundamentos do ativo e não as análises furadas.
4) Já especificamente sobre o seu comentário do fechamento da semana, não há martelo não, porque vc não pode fechar a semana na quinta-feira, e deve, sim, considerar na sexta-feira o comportamento da BAK adr, e perceber que chegou a pular +4%, definindo um ótimo fechamento de semana! Inclusive na segunda-feira BRKM5 chegou a pular +3%... tudo em absoluta oposição às análises de muitos colegas chamados grafistas. Agora, se depois o ativo caiu, isso foi pura casualidade, porque qdo os colegas grafistas fizeram as suas projeções de queda na quinta-feira, nada sabiam da disparada do oil, das quedas do DJ + S&P + IBOV etc. Chutaram previsões, sem nenhum raciocínio, disfarçados de técnicos grafistas, furando na maioria das previsões, e sem ter um pingo de humildade para aparecer e reconhecer os erros... e qdo acertam alguma coisa... é de pura casualidade!
5) No seu comentário vc escreve: "Ou BRKM5 vai para R$18, ou fica congestionado, ou vai para R$16,4"... Por favor, não se ofenda, porém, assim qualquer um faz projeções! Eu realmente tenho respeito pelas suas colocações, e não me canso de dizer que não são as previsões as que me preocupam, porém, me preocupa, sim, a total falta de argumentação nas colocações. Longe de achar que BRKM5 vai subir ou cair (não estou nem aí), meu objetivo aqui é convidar o amigo/amigos grafistas, a não puxar a sardinha para o prato de vocês, e com humildade, unirmos as cabeças, para tentarmos aprender alguma coisa e fazer uma grana com a BRKM5.
6) Em relação aos seus comentários sobre o oil eu não tenho a bola de cristal para saber o que vai acontecer com a BRKM5 com oil a usd100, porém, tenho certeza de que vc tampouco sabe. Fique a vontade de ler os posts 356 e 359 que provam que enquanto o oil pulou de usd50 a usd88 a BRKM5 teve alta de aprox +40%. Desde fim de 2006 o ativo está em um canal de alta, e caso você entenda o contrário, por favor, me corrija com seus gráficos! De todas maneiras, é uma pena que o amigo coloque o foco na questão errada, porque o din din não está na alta ou na baixa da BRKM5, ou no que vai acontecer com o oil (alta/baixa)... isso é absolutamente irrelevante! O ponto aqui são as oscilações da BRKM5, e a possibilidade de lucrar no mínimo +5% am! Você discorda? Ótimo! Então, vamos juntos debater o assunto, porem, paremos de perder tempo com projeções furadas, com martelos, agulhadas e costuras que não nos estão rendendo grana!!!!!!!! O foco são os resultados meu caro amigo... e jamais as teorias. Me chame de amador, e até de mentiroso, porém, não deixe de discutir minhas acertadas projeções/estimativas para a BRKM5... todas registradas neste post, com linguagem simples (para entendimento de todos), e amplamente fundamentadas/explicadas/debatidas.
Pessoalmente espero poder continuar contando com as suas análises gráficas, já que acredito no grafismo. Apenas sou contra os chamados grafistas de turno, e apesar da minha infinita ignorância, com o maior dos respeitos, me acho no direito de discordar de algumas irracionalidades. Grande abraço!
362 de 5315
webloo
66695 26/06/2007363 de 5315
webloo
66695 26/06/2007Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
364 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Vc já sabe que sou a favor das análises gráficas. Porém, há momentos/ativos em que as mesmas não servem para nada. As análises gráficas nestes momentos/ativos de volatilidade, não passam de simples "fotografias da situação", e só falam coisas OBVIAS que todo mundo já sabe. Neste momento não há força de projeção/estimativa nas análises gráficas da BRKM5. Isso pq como postei semana passada, a tendência do ativo, inclusive nos gráficos, era de alta, e o ÚNICO que melou a alta foram OS FUNDAMENTOS DE MERCADO (oil e DJ super vermelhos). Nenhuma análise gráfica contava com isso semana passada, e falar em "queda", "suporte", "R$16,4" etc... não passa de um mero oportunismo. Não há nenhuma racionalidade por trás dessas análises. Sequer há interpretação! É totalmente falso afirmar que "hj BRKM5 está em queda e vai chegar a R$16,5 pq as análises gráficas já apontavam isso semana passada"... a presente semana nada tem a ver com a semana passada! As análises gráficas furaram na semana passada, e nesta só estão acertando de pura casualidade a queda da BRKM5. Ao falar em "R$16,5" ou "R$16"... só estão se aproveitando de uma queda absolutamente imprevista e inesperada.
Peço mil desculpas, porém, acho que estamos em uma semana onde não há "suportes" ou "resistências", nem "martelos", nem "agulhadas" nem etc. Nos próximos dias, BRKM5 simplesmente vai dançar conforme oil+DJ+ibov... sem mistérios, e as probabilidades das altas/baixas são diretamente proporcionais ao que vai acontecer com oil+DJ+ibov. Se oil cai -5% e DJ/ibov sobem +2%, vc vai ver BRKM5 disparar. Se acontece o contrário, BRKM5 vai cair abaixo de R$16... e não se precisa de análises gráficas para entender isso. Para que complicar uma coisa que é tão simples e obvia? Com o maior dos respeitos e humildade, saiba descupar a minha transparência e sinceridade, e se na minha ignorância eu estou errando, então, tenha a paciência e a tolerância de me provar isso.
A minha opinião não muda: Hj comprei na baixa, e amanha voltarei a comprar de seguir caindo. Caso contrário, de subir acima de +2% começarei a vender.
Um cara por aqui no post escreveu:
1)Compre quando ninguem quer e venda quando todos quiserem.
2)Compre no boato e venda no fato.
3)Use a analise fundamentalista para escolher um papel e a analise grafista para ver a melhor hora de entrar no papel escolhido.
4)Mude de mulher e de time de futebol, mas não mude suas estratégias por meras ansiedades, irracionalidades, achismos ou por falta de paciência.
Abs!
365 de 5315
carlinhos2312
349 30/06/2007366 de 5315
rodrigues3
2051 21/07/2007Acompanho os seus posts. de perto e gosto muito da BRKM5,. e faço de suas palavras as minhas. quanto a subida do oleo, fica por conta da TURQUIA, após solução deste embate ( conflito ) o petroleo volta na casa de 70,00 dolares.
Vamos pagar para ver, em seguida o ropimento da BRKM5.
Abraço.
367 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007368 de 5315
fanasato
1048 25/02/2007369 de 5315
rodrigues3
2051 21/07/2007Por: Equipe InfoMoney
15/10/07 - 16h25
InfoMoney
SÃO PAULO - A corretora SLW divulgou a sua carteira recomendada para a terceira semana de outubro. O portfólio conta com cinco sugestões de investimentos em ações e sofreu alterações com relação à carteira da última semana.
Os analistas atualizaram suas projeções e decidiram trocar os papéis de Brascan, Embraer e Itaú pelas ações de Petrobras, CSU CardSystem e Vale do Rio Doce.
Na última semana de setembro, o Ibovespa teve performance positiva e registrou valorização de 0,20%. Em meio a este quadro, a carteira da corretora registrou alta superior, de 0,53%.
Acompanhe a carteira da corretora para a semana:
Empresa Código Preço-justo Upside*
Braskem BRKM5 R$ 20,00 25%
Vale do Rio Doce VALE5 R$ 65,00 22%
Petrobras PETR4 R$ 72,00 7%
CSU CardSystem CADR3 - -
Unibanco UBBR11 R$ 30,00 19%
*Potencial de valorização com base nas cotações do pregão da segunda-feira (15)
Por que essas sugestões?
Braskem
A SLW aponta que, dentro de 15 dias, a Braskem deve fechar o capital da Copesul, integrar os ativos com a sócia Petrobras e aumentar as sinergias, beneficiando as ações no curto prazo.
Vale do Rio Doce
Para os analistas, o anúncio do novo programa de investimentos da empresa, na ordem de US$ 59 bilhões até 2012, deverá contribuir para a valorização das ações. Esse será o maior projeto de expansão já feito por uma mineradora.
Cardsystem
A empresa comunicou que atingiu o break even das operações de cartão de crédito, com elevação de margens na unidade de Telesystem no terceiro trimeste, recuperando-se do nível negativo atingido no trimestre anterior.
Petrobras
Para a SLW, a iniciativa da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) de reduzir a produção mundial de petróleo, enquanto a demanda se mantém, e turbulências geopolíticas no Iraque sustentam a alta na cotação da commodity.
Unibanco
Os analistas da SLW acreditam que as units do Unibanco ganham momento com o processo de consolidação do setor de volta, após a venda do ABN para o Santander. Também foi ressaltado que o Unibanco sempre foi um alvo interessante para o Itaú e o Bradesco.
370 de 5315
cavendisch
58 28/03/2007Belacintra, em seu post anterior, comentou q :
"Se oil cai -5% e DJ/ibov sobem +2%, vc vai ver BRKM5 disparar. Se acontece o contrário, BRKM5 vai cair abaixo de R$16... e não se precisa de análises gráficas para entender isso..."
No q concordo plenamente !!!
Mas, o mercado é soberano, e, vejamos:
P4, V5 e ibov, nas máximas, ou perto delas...
Se oil cai, puxa para bxo as p4, v5 vem na cola (neste momento q estão gordas)
e com isso ibov negativa, puxando e abrindo realizações mais fortes, em outros papéis tbém...o q dificulta uma reação da B5.
Claro q tudo pode, mas dificulta, ou segura muito o ativo, terá q ir contra uma realizada forte...
O melhor, será uma queda mais suave do oil (softlanding)o q dará tempo de realizar em p4 e nada forte, e com isso as b5 subir..
Neste meio tempo, é aproveitar e girar o q podemos em b5.
Acredito muito neste ativo, bela empresa, mas q esta dificil, isto esta.
E n por culpa da empresa, mas sim do oleo...q esta mais para 90,00 de q para 70,00.....infelizmente !!!
Faço uma espécie de hedge forçado... giro p4 direto, assim se o oleo sobe,
sobe a p4 e deve cair a b5, e vice-verso.
Boa sorte !!!
Cave
371 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Suplico que não leve no pessoal a minha discordância, e espero ter o prazer de poder seguir o interessante e importante debate com o amigo, a quem pessoalmente considero um sério e respeitável grafista. Abs!
372 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Antes de responder quero dizer que me identifiquei com aquele seu perfil de "agressivo" e concentrado em poucos ativos. Me ficou na memória pq é exatamente onde quero chegar o antes possível. Vc está certíssimo... nos últimos 4 anos ibov nas blue chips caminharam quase igual lado a lado. Bancos subiram o mesmo, siderúrgicas subiram o mesmo, etc, e fora das volatilidades, as tendências e os peers ficaram iguais. Me parece que pelo menos por mais 1 ano a coisa vai ficar igual, por isso acho melhor concentrar ativos.
Falando da BRKM5:
1) Eu acho que V5 está em um momento de ouro, quase imune a qualquer coisa. Não acho V5 vai cair pelo oil. Humildemente penso que a bolha V5 só pode explodir se o fluxo de capital gringo pára de entrar (adversão risco), ou se aparece alguma ameaça ao preço do minério. Por enquanto, o ativo está com a bola toda.
2) P4 caindo com alta do oil? Não entendi meu amigo! Vc é bem mais experiente do que eu, porém, humildemente, acho que oil em alta... então, P4 em alta. Lembre que P4 "apanhou" em 2007 por questões "públicas/estatais", porém, comparada aos seus peers, a desfasagem da P4 é grande e tem muito lastro para subir. É minha opinião de ignorante. Se o ar de "estatizada" se afasta, P4 vai disparar. Não subiu tudo o que os fundamentos permitiam.
3) Porém, Cave, sim acho que houve uma fortíssima alta nos mercados emergentes, e se bem ainda não há bolha... estamos perto, e pode sim, haver uma forte correção nos mercados emergentes, somados a uma adversão ao risco (subprimes em USA e temporada resultados negativa), o que pode puxar para baixo ibov, e pela sua vez, lógico, tb a BRKM5. Por aqui posso ver uma baixa do ativo. Veja por exemplo ontem e hj: O oil disparou, porém, BRKM5 oscilou muito mais com IBOV e DJ do que com o oil. Acho que está mais colada aos mercados, e em segundo lugar ao oil. Nessa ordem BRKM5 vai oscilar.
4) Ainda acho que o cenário mais provável é o do "softlanding" global... CONCORDO COM VC MESTRE!... e até lá teremos quedas, altas, porradas, disparadas e oscilações... faz parte. O oil, vc tb está certo! Está na época da menstruação... cíclicamente disparando, e logo logo, acabando o circo na Turquia/Kurdos teremos uma bela despencada.
5) Na questão "Neste meio tempo, é aproveitar e girar o q podemos em b5"... o que dizer Cave?... não poderia concordar mais com vc!... estou careca de dizer que é esse o negócio da BRKM5, e são poucos os que me escutam. A maioria dos postadores por aqui só fala da alta, ou chora pela baixa (consultório terapia psicólogo). Cave, suplico avalie a possibilidade de vc se envolver mais com o post! Participe Cave! Vc tem uma experiência, que acho que ninguém aqui tem. Fale cacete! Explique porque movimentar a BRKM5 é negócio, seja que esteja em alta ou em baixa. Enquanto BRKM5 pra cima/baixo... dará muito mais lucro do que engavetar o ativo.
Abs Cave!
373 de 5315
AJAA
590 28/01/20071. Se o Oil sobe, a Petr4 sobe sob a alegação de que vai propiciar um maior faturamento para a Petro. E se a empresa/governo não subir seus derivados por questões até politicas?
2. Se o oil sobe, a BRKM5 cai sob a alegação de aumento de custos. E se a Braskem e outras repassarem aos seus preços finais? Não vai aumentar o faturamento da Braskem e das outras concorrentes?
Claro que tudo depende do mercado, é tal da oferta x demanda x concorrência.
Mas não concordo que sempre que o petroleo sobe a Petro seja favorecida e a Braskem seja prejudicada. Além disso, como já comentei aqui tenho uma loja onde uma boa parte de meus fornecedores é do setor de plasticos. E, quase todos estão vindo com novas listas de preços devido a aumento na materia prima.!!? De qquer maneira vamos aguardar os resultados do 3tr que é o mais importante.
374 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007... "A próxima publicação de resultados III tri vai sinalizar alguma coisa, e a IV vai confirmar tendência. As sinergias com as incorporações dos novos ativos vai aparecer forte... é a minha humilde opinião. O colega Ajaa é inteligente, e por isso perguntou qdo eram publicados os resultados. Ele sabe que aí pode mudar o destino da BRKM5"...
Abs Ajaa!
375 de 5315
AJAA
590 28/01/2007Além disso o produto da Braskem não pode ser substituido instantaneamente. Quem precisa dele vai ter de pagar o preço. Claro que fica a questão da concorrência mas, fica tbém o aspecto que todas as industrias teem de manter sua lucratividade. Não há como sobreviver se forem só absorvendo aumento de custos e não repassarem nos preços.
376 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá colegas,bom dia
O resultado do Balanço Trimestral da Braskem,será divulgado dia
7/11/07
um grande abraço a todos e sucesso nos investimentos!
377 de 5315
cavendisch
58 28/03/20072. Respondendo...Cave escreveu:
"Se oil cai, puxa para bxo as p4, v5 vem na cola (neste momento q estão gordas)
e com isso ibov negativa, puxando e abrindo realizações mais fortes, em outros papéis tbém...o q dificulta uma reação da B5."
Hehe, oil cai, cai P4;
5. "Girar o q der em B5".
esta oscilando bem entre 15.50 e 19.00
é entrar com ordens de compra e venda neste intervalo, mas sabendo q pode cair mais... se subir acima de 19.00 melhor, pega em cheio nossas posições de 3 anos atrás...entre 22.00 e 24,00 de compras.
O juninho (jr1960) esta deitando e rolando neste intervalo !!!
Não gosto muito de escrever, apenas de operar mesmo !!! e forte !!!
Mas, sempre estou lendo este post.. acho o mais interessante, aliás
reunião com a B5 agora em novembro !!! Presidente estara lá...
cave e jr tbém !!!
Bons trades !!
Cave
378 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Desculpe, erro meu a dúvida "oil down->P4 down"... vc está 100% certo (não prestei atenção). Tb concordo com a questão "oscilação 15.5/X/19"... nos últimos 2 anos pessoalmente acho que é a faixa mais previsível e confortável para operar buy/sell... estou fazendo isso acima/abaixo de +-2%, sem ambição, lucrando aprox +5%am... estou satisfeito. Ainda quebrando as cotas desse intervalo, duvido que BRKM5 saia do canal de alta, e por isso operar nas oscilações do ativo continua sendo a melhor opção. Atingindo 22/24 eu tal vez saia do ativo, apenas pq quero concentrar a minha carteira em menos ativos.
Assunto aparte, não tinha a menor idéia da sua amizade com o Mestre JR... ele sempre tem comentários interessantes/oportunos. Então vcs vão mesmo ao conference? Vai ser importante ouvir suas (vc + JR) opiniões. Entendo que vc não escreva (pq eu só escrevo aqui e olha lá, já quase desistindo), porém, vc tem uma longa experiência em bolsa, e duas linhas suas de vez enquando pode ser uma grande contribuição para o post/fórum. Eu tenho muito respeito pela sua experiência. Abs!
379 de 5315
cavendisch
58 28/03/2007sempre vamos a apresentação da B5, e outras tbém. Afinal, bolsa é coisa séria e participamos de tudo q achamos pertinente. Aulas de AT, AF, cursos rápidos em corretoras, curso de imersão em finanças, balanços, correlações, Matem financ, etc, tudo mesmo, e sempre se aprende mais e mais !!!
Qto a B5, fui nas últimas 10 apresentações, a cada 3 meses tem uma.
Se estiver em sampa, vá !! É sempre no inter, aki na al Santos.
Boa sorte !!!
Cave
380 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007PS: Turcos acabam de aprovar ação militar no N do Iraque (Kurdos). Oil disparando novamente.