ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Prml3 - Prumo Logística Global (Como Recuperar O Investimento?)

Investidor15
  • Dono
  • 6327
  • 21/05/2014

Após me aventurar pelo mercado de ações durante o final de 2013 e o ano de 2014, acreditei na possibilidade de fazer um investimento para colher polpudos frutos a curto, médio e longo prazo. Como muitos outros investidores, vi meu capital reduzir-se drasticamente. Errei ao não usar stop e segui adquirindo na queda, baixando meu preço médio. Hoje amargamos um valor muito baixo e as perspectivas não são boas. Pelas novas regras da Bovespa, a ação terá que se submeter a um agrupamento para que a cotação volte a valores superiores a R$1,00 para que possa continuar sendo negociada. Há também o fantasma de uma dívida de curto prazo (2015 e 2016) para a qual ainda não há solução. A ocupação da área segue sendo uma promessa e contratos efetivos não tem sido anunciados com a celeridade necessária para dar credibilidade ao empreendimento bem como gerar receita.

Dentro deste contexto criei este espaço no intuito de colher junto as foristas da ADVFN alternativas para a recuperação de prejuízo, no todo ou em parte, causado pela inadvertida forma de operar esta ação, (sem stop). Será um espaço aberto, sem censura, onde todos poderão debater livremente e defender seus pontos de vista. É recomendável que as alternativas sejam fundamentadas sempre pensando no bem comum e crescimento intelectual e financeiro do grupo. É também desejável que as colocações sejam feitas de forma a poderem ser acompanhadas também pelos leigos.

Sejam todos bem vindos! 

ATUALIZANDO:

As dívidas de curto prazo foram sanadas. Aparentemente a empresa segue capitalizada para poder fazer frente às despesas necessárias para seguir operando e atraindo novos parceiros e clientes. O que não muda é a situação dos sócios minoritários, que seguem sem perspectivas de recebimento de dividendos, uma vez que toda receita que se faz é consumida integralmente e tudo indica que continuará assim por muitos anos.

ATUALIZAÇÃO 2:

Parece que a novela Prumo segue. Nova sinalização de OPA. Volume diário fraco. Confesso que não leio nada a respeito há muito tempo. Sei que a Petrobrás já está lá dentro e que a OSX alugou sua área. O porto deve estar funcionando bem. Bom para o município onde está inserido, que recebe polpudos impostos municipais. Boa sorte a quem segue na peleia.

ATUALIZAÇÃO 3:

Reativando o tópico e esperando contribuições de todos para ganharmos dinheiro!

ATUALIZAÇÃO 4:

Dada a relevância da informação, colocarei o gráfico do Trade Feliz no cabeçalho. É educativo.

trader-feliz

1
  • 23 Jan 2015, 09:13
  • 22 Dez 2020, 06:51
  • Tweet

Comentários

Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Boa noite galera!

Hoje rolou uma sessão nostalgia nos chats da ADVFN, com lembranças do Rock In Rio de 1985, Queen, etc.

Permanecendo no clima, para o deleite de todos nós, neste final de noite de Domingo, Imagine...

Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Boa noite esperançosos sócios da Prumo!

Abandonei minha posição já há algumas semanas e venho tentando aprender a operar na Bolsa para ganhar dinheiro e recuperar meu prejuízo com PRML3, que não foi muito pequeno, nem muito grande.

Transitei por PETR4, ganhei um pouco com ITUB4 e agora estou apostando minhas fichas em USIM5.

Hoje fiz uma compra pesada no AM a R$3,22. Posso ter me precipitado, uma vez que há tendência de buscar R$3,02. Não quis esperar e adquiri. Dependendo da evolução de preço, que pode ou não ocorrer, posso nesta operação, voltar ao positivo.

Meu raciocínio, para entrar pesado em USIM5 foi seu comportamento inverso ao de CSNA3. Apesar de atuarem no mesmo segmento, CSNA3 subiu 2,19% hoje e USIM5 caiu 3,6%. É provável um movimento inverso nos próximos dias por conta unicamente de especulação, uma vez que os resultados financeiros de ambas muito provavelmente serão semelhantes.

Ressalto o bom volume de ações movimentado nos pregões, indicando boa liquidez para ambas.

É possível que eu tenha feito esta aquisição muito cedo, mas para quem entende melhor que eu do mercado, talvez seja interessante esperar nos R$3,02 para adquirir um lote ou até mesmo nos R$2,6X, um possível fundo a ser atingido neste momento.

Relatei aqui minha opção do momento para tentar reverter o prejuízo com PRML3. Estamos falando de renda variável e nada garante que terei êxito nesta operação, podendo inclusive aumentar meu prejuízo. Aos leitores, gostaria que participassem dando suas sugestões de trades para a semana e opinando sobre o que expus acima.

Boa sorte nas operações desta semana!

Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Boa noite a todos!

Esta semana iniciou promissora com relação ao IBOVESPA, bem como à maioria dos papéis, inclusive PRML3, que experimentou um belo repique.

Há diversas interpretações para este comportamento. Muitos acreditam que seguirá a tendência de alta indefinidamente, mesmo após o grupamento. Outros crêem que é um movimento atípico que logo chegará à exaustão, caindo bruscamente.

Particularmente, creio que para quem está com PM inferior a atual cotação, deve realizar o lucro, seguindo a máxima de que lucro bom é no bolso.

Lembro de uma situação semelhante ocorrida com HRTP3, hoje PRIO3. Quando anunciaram a intenção de grupamento, eu estava posicionado nela e resolvi sair a R$0,7X, que era inferior ao meu custo. Tive prejuízo. A ação seguiu subindo, inexplicavelmente e atingiu R$1,40 (R$14,XX agrupada). Se eu tivesse permanecido, teria conseguido sair com um bom lucro, porém, o fantasma do grupamento me fez abandoná-la. Hoje PRIO3 fecho a R$2,07 (o equivalente a R$0,20 pré-grupamento).

A meu ver, R$0,9X em PRML3 é uma excelente oportunidade para desembarcar, quer com lucro, quer minimizando um eventual prejuízo, porém, a decisão é de quem fez o investimento. Ela pode inclusive se comportar como a HRT se comportou pós grupamento e seguir subindo, dobrando sua cotação. Não é impossível. Torço para que se alguém optar por seguir com seu capital empatado nela, colha bons resultados.

De minha parte, sigo em meu trade em USIM5, tentando voltar ao azul na Bolsa.

Um bom repouso a todos e muita inspiração para sábias decisões no decorrer do pregão desta quinta-feira!
Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Boa noite leitores do ADVFN!

Já não tenho mais ações da PRML3. Saí a R$0,70, um dia antes do anúncio do agrupamento.

O preço tem reagido, dando oportunidade para muitos realizarem lucro e outros, minimizarem o prejuízo.

Sexta-feira tocou em R$1,00. Na situação atual, pós subscrição, R$1,00 por ação em um total de 2.777.474.711 ações equivale ao valor de R$1,56259 pré-subscrição, quando haviam 1.777.474.711 ações. Um valor nada desprezível.

Pode seguir em alta? Pode. Pode cair, pode.

O que eu acho prudente é que cada um que segue neste barco, analise friamente sua situação.

Tem pouco dinheiro empatado e quer correr o risco, apesar de estar no lucro? Tudo bem.

Tem muito dinheiro aqui e já está com um lucro razoável? Vale à pena seguir arriscando ou seria melhor realizar?

Confesso que pessoalmente, estou satisfeito com a decisão que tomei, saindo nos R$0,70 com prejuízo. Aprendi bastante nestas últimas semanas, mesmo errando muito e estou posicionado em um trade com USIM5. Minha intenção é sair quando fechar o GAP dos R$4,26, lá de setembro. Se tiver êxito, ficarei com um belo lucro na bolsa, já descontados todos os prejuízos, inclusive com PRML3 que foi o maior de todos, bem como computando todo o IR pago sobre os rendimentos auferidos desde 2013.

Independente da decisão que cada um tomar a partir desta segunda-feira, desejo a todos que tenham sucesso em suas estratégias.

Bom Domingo!
salcedo1

salcedo1

21783 29/03/2015

Citação: investidor15 - Post #125 - 08/Nov/2015 00:26Boa noite leitores do ADVFN!

Já não tenho mais ações da PRML3. Saí a R$0,70, um dia antes do anúncio do agrupamento.

O preço tem reagido, dando oportunidade para muitos realizarem lucro e outros, minimizarem o prejuízo.

Sexta-feira tocou em R$1,00. Na situação atual, pós subscrição, R$1,00 por ação em um total de 2.777.474.711 ações equivale ao valor de R$1,56259 pré-subscrição, quando haviam 1.777.474.711 ações. Um valor nada desprezível.

Pode seguir em alta? Pode. Pode cair, pode.

O que eu acho prudente é que cada um que segue neste barco, analise friamente sua situação.

Tem pouco dinheiro empatado e quer correr o risco, apesar de estar no lucro? Tudo bem.

Tem muito dinheiro aqui e já está com um lucro razoável? Vale à pena seguir arriscando ou seria melhor realizar?

Confesso que pessoalmente, estou satisfeito com a decisão que tomei, saindo nos R$0,70 com prejuízo. Aprendi bastante nestas últimas semanas, mesmo errando muito e estou posicionado em um trade com USIM5. Minha intenção é sair quando fechar o GAP dos R$4,26, lá de setembro. Se tiver êxito, ficarei com um belo lucro na bolsa, já descontados todos os prejuízos, inclusive com PRML3 que foi o maior de todos, bem como computando todo o IR pago sobre os rendimentos auferidos desde 2013.

Independente da decisão que cada um tomar a partir desta segunda-feira, desejo a todos que tenham sucesso em suas estratégias.

Bom Domingo!

Desculpa, respeito mas não entendo como podes estar satisfeito em ter saído a 0,70 e segundo teu relato com grande prejuízo, sabendo que a ação na atualidade teve uma alta de 37% em relação a teu preço, ademais se acreditavas no projeto antes do anúncio do agrupamento, porque deixar de acreditar após agrupar, é verdade que a maioria de empresas que agruparam caíram vertiginosamente, mas existe diferença em agrupar estando em recuperação judicial ou mesmo em uma situação financeira insustentável, que na atual situação da Prumo, não te parece?

Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Grande Salcedo, obrigado pela visita e pelo comentário!

Bem, vamos por partes.

Eu saí exatemente um dia antes do anúncio do grupamento. Foi uma coincidência. O anúncio ainda não havia sido divulgado. Saí por exaustão mesmo. Não acredito que PRML3 poderá se tornar uma empresa lucrativa no médio prazo. Em minha opinião está havendo apenas um movimento especulativo com ela, como costuma ocorrer com diversas ações, periodicamente. Por isto citei a possibilidade de quem está no lucro e com um capital alto, realizar seu lucro de uma vez. Não é um conselho e sim uma ponderação.

Quanto a estar satisfeito, deve-se a estratégia que segui. Já estava preso em PRML3 desde maio do ano passado e emocionalmente, não conseguia fazer os trades de venda que reduziriam meu PM. Ia sempre me iludindo que um dia viria a valorização e perdia boas oportunidades em outros papéis. Tendo me libertado desta situação estou me permitindo estudar melhor a Bolsa e mesmo com meus erros, vou aprendendo a dominar o emocional para poder operar com êxito.

Se PRML3 vai seguir valorizando pós grupamento ou por quanto tempo, eu não sei. Pode dar certo sim, porém, estamos no campo da renda variável, que é de alto risco. Nesta situação, se eu estivesse ainda posicionado em Prumo, certamente sairia imediatamente e compraria por exemplo, USIM5 que atingiu R$2,72 na última sexta-feira. Pelo volume médio movimentado diariamente, é um papel que parece interessante de ser adquirido neste patamar, traçando um retorno de por exemplo, 25%, realizando em R$3,40. Digo isto só para ilustrar uma das oportunidades de lucro ou recuperação de prejuízo com PRML3. Particularmente vou aguardar a região de R$4,26. Só citei este cálculo para ilustrar meu pensamento.

Mas Salcedo, é claro que PRML3 pode continuar subindo. Não quero influenciá-lo nem a ninguém. Meus comentários são sempre no sentido de contribuir de alguma forma com uma tomada de decisão consciente e evitar que outros apostadores incorram nos mesmos erros que eu. Não sou conhecedor do mercado financeiro nem adivinho, tampouco mal intencionado. Não pense que me alegro, como muitos, quando alguém tem prejuízo ou erra num trade. Só tenho satisfação quando todos acertam e lucram em suas operações.

Não sinto ódio, nem raiva, nem lamento não ter segurado mais um pouco minha posição em PRML3. Acredito que pós grupamento vai cair sim. Pode ser que caia antes, mas como lhe disse, não sou adivinho. Posso estar enganado. Pode seguir subindo por alguns meses pós grupamento antes de voltar a cair. Pode não cair por anos. Querer discutir estes pontos de vista não nos levarão a lugar algum, pois não temos como prever o futuro.

Obrigado por ter questionado meu ponto de vista e por favor, sinta-se à vontade para expor sua maneira de pensar. O contraditório é muito bom, pois nos leva a refletir mais um pouco.

Não esqueça a máxima dos traders mais experientes que é:

-Lucro bom é lucro no bolso!
salcedo1

salcedo1

21783 29/03/2015

investidor15, já diz o ditado, gato escaldado tem medo de água fria.

Como disse respeito teu modo de pensar, mas cuidado para não analisar apenas o preço da ação, as siderúrgicas estão em um momento delicado, como argumentastes que a prumo vai demorar para tornar-se lucrativa cuidado, o último resultado da Usiminas foi tenebroso, tremendo prejuízo, falando de memória creio que graficamente continua em tendencia de queda, se é por segurança e oportunidade, me pareceria melhor um Bradesco por exemplo, mas voltando a Prumo, creio que é um risco sim, mas que estão fazendo o dever de casa, o Brasil necessita desesperadamente de infraestrutura, o governo esta com sérias dificuldades para investimentos, ou seja o cenário me parece favorável, principalmente com a abertura que o Açu esta tendo para novos projetos, minha sugestão seria apenas não colocar todos os ovos no mesmo cesto!

Apenas mais um comentário, o dia que esteja gerando lucro, o preço certamente não será este!

• 08 Nov 2015, 01:02
  • 08 Nov 2015, 01:04
  • Tweet
Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Sem dúvida.

Não recomendo USIM5, como disse, informo meus passos e torço para que sirvam de aprendizado para quem me lê.

POMO4 quando andava na casa dos R$1,6X, me despertou a atenção, porém, diante da forte tendência baixista, não entrei nela e hoje teria faturado alto caso tivesse comprado, ou seja, por que subiu?

USIM5 idem. A tendência é de seguir caindo, ninguém quer. Estou apostando no fechamento de GAP. Posso errar e posso acertar. Posso também ir fazendo trades de venda nela, uma vez que tem bastante liquidez e oscila bastante durante a semana.

Agora, particularmente vejo PRML3 como uma ilusão no médio prazo. Muito há a ser gasto lá. Quando me detive nos números de seu balanço e percebi como era tratado o dinheiro da JV com a Anglo, percebi que toda a receita com o minério era consumida dentro dela. Assim será com as demais que forem sendo formadas, pelo menos até a maturação dos empreendimentos que levarão anos ainda.

Daí a importância do contraditório. Desculpe Salcedo, mas você só vê receita e não despesas. Viu alguém comentando os custos para auferir as receitas projetadas? Então, isto não existe. Não existe receita sem custos. Aí que mora o perigo. Neste ponto é que as pessoas se deixam levar pelo emocional e perdem a razão e não raras vezes, suas economias.

Mas insisto, não tenho bola de cristal e posso estar totalmente enganado, mas sinceramente, a este barco eu não retorno. Falo isto de forma serena e consciente. A cotação está transitando, em minha opinião, por um patamar perigosíssimo para quem está dentro. Pior ainda para quem está entrando. Tudo isto, reforço, em minha opinião. E como disse acima, posso estar totalmente enganado.

Sua sugestão para BBDC4 é muito boa. Fiz alguns trades bem sucedidos com ITUB4 também. Há inúmeros outros papéis que valem mais o risco que estes pelos quais nós dois estamos transitando.

Torço para que você tome a decisão acertada e lucre com seu investimento.
Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
E obrigado por me instar a falar.

Caso não tivesse me questionado eu teria esquecido o detalhe das JV.
salcedo1

salcedo1

21783 29/03/2015

Sempre é um prazer trocar idéias, e que melhor que sejam antagônicas, pois assim nos forçam a pensar, mas como dissestes é difícil ou impossível prever o futuro, apenas podemos especular em função de resultados passados e presentes, para tentar projeções em função destes, de obras em execução, contratos para futuro e etc, assim que esperemos o resultado, que tenho entendido sai dia 12 do corrente, para ter mais dados e poder analisar o resultado e as perspectivas para futuro, com mais elementos.

Obrigado pelos bons desejos, faço-os extensivos a ti.

Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Boa tarde Galera!

Achei esta figura muito interessante desde a primeira vez que a vi. Apesar de ser velha conhecida de todos, sempre é bom relembrá-la:

Trade%20Feliz.jpg
OmarTrader

OmarTrader

2192 05/11/2009
Investidor15, boa tarde.

Você acompanha Jbss3? Saí de minha parte móvel da Prumo pois acho que esticou demais num movimento manipulado e entrei para trades na Friboi.

Hoje sai o balanço do 3o. trimestre e segundo análises, vem com lucro 3 vezes maior que o trimestre anterior. Judiaram muito do papel de uns 10/15 dias para cá.

Sabe de algo?

Grato.
Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Boa tarde Omar!

Obrigado pela visita e pelo comentário.

JBSS3 é um dos papéis tidos como "quentes" pelo mercado. Se a expectativa se confirmar com a divulgação dos resultados, obrigatoriamente abrirá em alta amanhã.

Pessoalmente, não tenho nenhuma informação ou expectativa, pois apesar do setor exportador, onde se encaixam os grandes frigoríficos, estar em alta, nunca trabalhei com estes papéis, talvez por minha atividade principal ser o setor primário e historicamente os frigoríficos enfrentarem períodos de vacas magras. Para você ter uma idéia, dos que operavam por aqui até a década passada, nenhum mais está em atividade. E eram plantas fortes e com atividade exportadora também.

Agora, o JBS bem como o Marfrig estão dominando o mercado. Marfrig inclusive tem atividades na minha região enquanto o JBS atua mais para cima, apesar de enviar carne embalada a vácuo para as principais revendas do sul.

Desculpe não poder ajuda-lo neste caso.

Com relação à PRML3, partilho sua opinião. Não dá para adivinhar até quando este movimento altista se sustentará e para quem está no lucro, o ideal é realiza-lo mesmo.
OmarTrader

OmarTrader

2192 05/11/2009
Citação: investidor15 - Post #135 - 11/Nov/2015 19:12Boa tarde Omar!

Obrigado pela visita e pelo comentário.

JBSS3 é um dos papéis tidos como "quentes" pelo mercado. Se a expectativa se confirmar com a divulgação dos resultados, obrigatoriamente abrirá em alta amanhã.

Pessoalmente, não tenho nenhuma informação ou expectativa, pois apesar do setor exportador, onde se encaixam os grandes frigoríficos, estar em alta, nunca trabalhei com estes papéis, talvez por minha atividade principal ser o setor primário e historicamente os frigoríficos enfrentarem períodos de vacas magras. Para você ter uma idéia, dos que operavam por aqui até a década passada, nenhum mais está em atividade. E eram plantas fortes e com atividade exportadora também.

Agora, o JBS bem como o Marfrig estão dominando o mercado. Marfrig inclusive tem atividades na minha região enquanto o JBS atua mais para cima, apesar de enviar carne embalada a vácuo para as principais revendas do sul.

Desculpe não poder ajuda-lo neste caso.

Com relação à PRML3, partilho sua opinião. Não dá para adivinhar até quando este movimento altista se sustentará e para quem está no lucro, o ideal é realiza-lo mesmo.

Obrigado, Investidor15.

Vamos ver o que o balanço mostra (nas duas). E vamos ver também como os papéis da Prumo se comportarão, agrupados.

Abçs.
Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Bom dia!

Omar, segue o resultado do 3T2015 da JBS. Este pessoal tem dinheiro hein? Balanço sensacional! Parabéns pelo feeling e obrigado por compartilhar sua expectativa!

http://jbss.infoinvest.com.br/ptb/3531/DF%20JBS%20300915%20Portugues_ComParecer.pdf
fernando noronha

fernando noronha

38977 06/12/2010
PRML3 - Resultado do 3º Trimestre de 2015 A empresa divulgou prejuízo líquido de R$ 41,5M no 3T15, ante um lucro líquido de R$ 1,1M no 3T14. No trimestre ligeiramente anterior, o resultado havia sido negativo em R$ 23,6M. Os ativos totais registraram o saldo de R$ 2,9B, crescimento de 31,9% em relação ao saldo no mesmo trimestre do ano anterior. O patrimônio líquido atingiu a soma de R$ 2,7B no 3° trimestre de 2015, o que representou uma variação de 23,8% em relação ao saldo no 3° trimestre de 2014.
Investidor15

Investidor15

6327 21/05/2014
  • Dono
Bom dia Fernando!

Obrigado pela visita e pelo comentário!

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Dado por: