ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Investidores Braskem Vamos Postar S/Aqui (BRKM5)

faivel
  • Dono
  • 281
  • 28/11/2006

Olá colegas investidores Braskem,boa noite !

Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..

Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.

sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!

Comentários

Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Lusp,
Mais uma vez, impecável sua argumentação. Respondo apenas algumas questões:
1) PIB: Eu não espero um PIB acima de +5%. O que acontece Lusp é que na bolsa as ações cotam x acima do PIB + Bovespa + outros. Em relação a BRKM5, se não me equivoco, foi um dos colegas que quantificou essa relação aqui neste post. E também há um artigo aqui neste post que quantifica um pouco essa relação. Pessoalmente tenho uma matriz matemática com todas as relações PIB x BOVESPA x AÇÕES, inclusive comparando tudo com a renda fixa x CDI x Risco país etc (infelizmente, não sei como postar isso aqui). Enfim, com isto quero dizer que para os que estamos acostumados a raquíticos PIBs de +2%, falar em 4 ou 5% é um grande acontecimento para a Bolsa. A tendência de alta do PIB, está longe de solucionar os problemas econômicos do país, porém, inegávelmente tem, sim, um positivo impacto na alta do Bovespa.
2) Em relação a trajetória da Odebrecht, ao quê vc se refere? A BRKM5? Ou à construtora? Se for BRKM5, ela disparou +800% depois da IPO (vc pode ver isso aqui na ADVFN em um gráfico) e apartir de 2004 despencou com a alta do oil +100%, apenas começando a se recuperar agora desde início de 2007. Porém, se vc se refere à construtora, se bem lembro, o código era DBRE, fez IPO lá por 1980, e OPA em 2002 fechando a aprox R$5. Como não sei se houve splits ou mudanças de moeda no caminho, não sei qual é a trajetória. Suponho que qualquer site com histórico de cotações mostrará isso p/vc.
3) Não precisa agradecer nada, pq vc está nos ajudando tb. Gostaria de poder contar com a sua colaboração, fazendo vc projeções suas semanais sobre a BRKM5. Não importa se vc gosta ou não do papel. Tampouco importa se vc vai investir ou não no papel. O objetivo é "praticar o raciocínio/argumentação" de aprender a acompanhar um ativo lucrando nas altas e nas baixas. O aprendizado por ser útil para todo e qualquer ativo. Fica o convite aberto.
Abs
lusp

lusp

1715 18/08/2007
Jr., perdi várias oportunidades de entrar (11 setembro, ...e algumas mais antigas), realmente naquelas oportunidades não estava preparado emocionalmente pa, creio que, talvez, o fator primordial é estar consciente dos riscos e, se nao tiver bom de cuca, nada vai dar certo, imagina se no primeiro investimento vc perder uns 30pp, saber até onde pode chegar...(ao céu ou ao fundo do poço)é o lógico, mas para isso precisa estar preparado($ e kbça).

O meu maior medo não é "perder", isso faz parte, o problema é como vc "perdeu", creio que se um papel cair em decorrência de fatores de mercado, tudo bem, o problema é quando os próprios controladores manipule isso, e pelo que estou vendo é muito difícil descobrir isso.

JR, vc se lembra como foi a trajetória das ações da Odebretch, quando era negociada na Bovespa? principalmente na época do fechamento de capital!

• 29 Set 2007, 12:39
  • 29 Set 2007, 12:41
  • Tweet
lusp

lusp

1715 18/08/2007
Belacintra, vc concorda que se não houvesse essa discrepância na distribuição de renda aqui, os índices de nossa bolsa estaria num patamar superior.

Estou perguntando sobre a Odebretch(construtora) que tinha ações negociadas na bolsa. Estou precisando aprimorar minha escrita, pois não fui claro novamente, vamos lá: Na época do fechamento do capital, segundo um amigo, que perdeu um pouco de $$$ nela, é que houveram alguns problemas no processo, houve manipulação(novidade né), e segundo alguns poderia ter sido dos controladores.
Vc está notando minha preocupação, fico com receio de entrar num papel, que seus controladores em outra época não agiu corretamente.
Veja bem, não estou afirmando nada contra ninguém, pelo contrário, estou somente querendo me informar, para poder aplicar com um pourco de segurança.

Vc tá brincando comigo, não sei nem como funciona a bolsa, seus jargões......, imagina fazer uma projeção de uma ação....... deixa, algum dia posso estar preparado, e com o maior prazer, poder ajudar.

Acredito que somente vou ganhar na bolsa se mais pessoas entrarem, do contrário ninguém cresce, não é verdade.
  • 29 Set 2007, 12:59
  • 29 Set 2007, 13:01
  • Tweet
rodrigues3

rodrigues3

2051 21/07/2007
Petroquímicas integradas: "em 2008, melhor impossível", diz Banif

Por: Fernanda Senra
28/09/07 - 12h55
InfoMoney

SÃO PAULO - Os analistas do Banif reiniciaram a cobertura das ações de Unipar e Braskem com recomendação de compra para ambas. De acordo com a instituição, o retorno potencial é resultado das vantagens advindas da maior integração do setor, perspectivas otimistas para os mercados brasileiro e internacional, bem como ganhos de sinergia em função das aquisições feitas no ano passado.

Em primeiro lugar, cabem considerações sobre o cenário prospectivo para o setor como um todo. De acordo com o Banif, as vendas de resinas termoplásticas mostraram forte recuperação neste ano e sua expectativa é de que este cenário positivo para o setor petroquímico brasileiro continue presente. "Em 2008, melhor impossível", diz o banco.

Cenário positivo
O otimismo tem como base os aumentos adicionais das vendas domésticas, puxadas pelos setores de construção, alimentício e automobilístico, manutenção da forte demanda no mercado internacional e expectativas de menor volatilidade dos preços das matérias-prima em 2008.

Entretanto, os analistas ressaltam o que chamam de "risco Petrobras". De acordo com eles, a aquisição da Suzano Petroquímica pela estatal mudará o setor petroquímico brasileiro. Para os acionistas da Suzano, a aquisição é positiva, já que até o valor do tag along as ações da companhia ainda têm um potencial de valorização interessante.

Já para a Braskem e para a Unipar, a compra possui um viés negativo. Na opinião do Banif, embora a grande expectativa seja de que a Petrobras tenha mais um papel de regulador, "o aumento de sua participação carrega o risco de interferência governamental no setor".

As empresas
Para as ações preferenciais classe B da Unipar, o preço-alvo estimado pelo analistas para o final de 2008 está em R$ 2,85/US$ 1,44 por ação, o que representa um potencial de valorização de mais de 33% em relação ao último preço de fechamento.

Segundo o Banif, além do cenário positivo para o setor, as expectativas são de que a receita da Unipar aumentará devido a ganhos provenientes da aquisição de uma participação da PQU e ao aumento da produção da Riopol. Ademais, há a expectativa de que a Unipar atue junto com a Petrobras na consolidação do complexo petroquímico do Sudeste.

Para as ações preferenciais classe A da Braskem, o preço-alvo estimado para o final do ano que vem está em R$ 22,44 por ação, ou seja, há um espaço para valorização de cerca de 29% até lá, quando considerada a última cotação de fechamento.

No passado, a Braskem pagou um preço alto pela consolidação do complexo no Nordeste, mas os analistas acreditam que com a boa perspectiva da economia brasileira, a companhia está mais apta a apresentar fortes ganhos. Em relação à Unipar, o upside é menor, justificado pelo "extremo risco" associado ao projeto da Braskem na Venezuela.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Caro Lusp,
1) PIB again: Insisto, vc está certo em todas suas colocações "economicamente" falando. Porém, já em termos de "renda variável", discordo (apenas um pouco) da sua percepção. Isso pq como mencionei acima, qdo vc fala em "bolsa" (não em economia) vc não pode ignorar que em termos de PIB a coisa sempre estava por volta de 2,5%. Agora estamos em 4 e fala-se de 5%. De ser confirmado, INDEPENDENDO DA ECONOMIA e da distr de renda, a bolsa, sim ou sim vai subir acompanhando essa alta no PIB. Isso não contradita nem conflitua com a sua afirmação de que melhor distrib de renda fortaleze a economia. Simplesmente estamos falando de duas verdades, e apenas as estou separando. Vale a pena agregar, que se bem há uma correlação quase total entre PIB, economia, e bolsa, essa correlação é "quase" e não "exata". Há casos, sim, e não poucos no mundo, onde bolsas subiram ainda com economias ruins. Sem ir mais longe, veja o atual caso de USA. E encerrando, se a coisa é apontar correlações de longo prazo entre PIB, economia, e Bovespa, humildemente diria que por ordem de importância me preocupo muito mais com: 1) Reforma política 2) Reforma tributária 3) Reforma trabalhista 4) Reforma previdenciaria 5) Reforma educação. O resto, distrib de renda, saúde, segurança etc... é consequencia dessas reformas.
2) ODEBRECHT: Como mencionei acima, se bem lembro, o código era DBRE, fez IPO lá por 1980, e OPA em 2002 fechando a aprox R$5. É só vc procurar um site de cotações, colocar o DBRE, e ver os históricos. Em relação à "manipulação do processo de fechamento de capital e outros podres", e muito bom vc trazer isso a tona, e até linkar com a BRKM5. Porém, sem desmerecer seu raciocinio, como tinhamos comentado, "pepinos e podres" podem acontecer com todas as empresas, em qualquer bolsa do mundo. Não é para fechar os olhos, omitir, nem ignorar nada. Apenas digo que é parte do risco e vc deve ponderá-lo na hora de fazer seu custo/beneficio acima de um ativo. Por exemplo, vc se lembra da YUKOS na rússia? Era uma bomba de tempo e todo dia oscilava +20% -20%... é lógico que eu comprei/vendi, ainda sendo uma bomba... essa oscilação me rendeu uma boa grana. O mesmo fiz com a Varig... vc sabe... qdo compravam/vendiam a empresa todas as semanas... as oscilações eram completamente loucas, não aptas para cardíacos... e eu participei desse joguinho para dar uma mordida nas oscilações. Em geral quase nunca faço isso, e sempre procuro como vc, empresas sólidas, porém, acho que ficou claro que não há garantia de nada, e que ainda achando a empresa perfeita... isso não é sinônimo de lucro.
3) PROJEÇÕES BRKM5: Todas as suas colocações até agora me fizeram MUITO sentido. Não vou obrigá-lo a participar de nada, porém, apenas saiba que vc está se subestimando, e tal vez naturalmente idealizando algumas coisas, já que acho que sua lógica, raciocínio, e questionamento de tudo, pode ser de inestimável ajuda nas nossas projeções semanais sobre a BRKM5. O amigo que sabe.
Abs
lusp

lusp

1715 18/08/2007

Belacintra, quando optar por um papel, com certeza estarei 100% envolvido no dia/dia, pois quanto mais informação, mais resultado a longo prazo. Ainda acredito que nosso sistema, algum dia, ficará próximo aos EUA,em maturidade, riscos........vamos esperar esse dia.

No momento, não tenho embasamento nem conhecimento para avaliar nada, mas, num futuro próximo, quero ter algum conhecimento para poder repartir com todos, só assim o sistema se fortalece e, todos ganham(aplicadores, sociedade, empresas...), nao estou sendo utópico, vamos aguardar.
Entendi seu posicionamento entre PIB/bolsa. Dê um desconto p/mim, estou só começando!! nem sei o que é opção, a termo.........

Imagine se nossos governantes, tivessem investido, como deveria, em infra, educação, ciência e tecnologia.........

JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Belacintra , boa noite , tanto voce quanto eu entendemos que no ultimo pregao valia uma entrada na BRKM e a compra foi confirmada , alias ultimamente ao planejar comprar esse ativo , dificilment vai deixar de concretiza-lo , rs...
Responda-me uma coisa , qual a margem que vc utilizara para venda ? Costumo,em regra , comprar a cada 0,50 e vender a cada 0,50 ou 0,60 dependendo de toda aquela leitura que fazemos logo pela manha. Muito dificilmente saio desse patamar .Abraço.
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono

caro colega Belacintra - boa noite

A respeito da Rodada de Projeções,gostaria de convocar todos os colegas que
estão participando de nossa discussão.Mestre,por favor, faça um Modelo que
servirá como Padrão,para a próxima semana e outras subsequentes. Tão logo te
nha a resposta,providenciarei a chamada,lembrando de todos,inclusive do Fa
nasato,Cave,Queroz, que estão meio desaparecidos.

Enquanto isto,vou consultar mãe Dinah, runas, astrologia rsrsrsrsrs e final-
mente o Metastock !

grata e um grande abraço
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
JR,
Como tinha comentado, para todos os meus ativos, ESPECIALMENTE BRKM5, todas as manhas bem cedo, checo a minha "matriz", e antes do pregão coloco às ordens de operações. A "matriz" nesse dia basicamente pode me indicar 3 situações: Compra/Venda/Compra ou-e Venda (no mesmo dia). Pela sua vez, cada uma dessas 3 alternativas pode ser Forte/Moderado/Forte ou-e Moderado. Somente opero na opção "Forte", sendo que no meu caso significa oscilações acima de +-2% no dia, e as vezes sobre uma mesma operação (muito importante).
O cálculo da oscilação na ordem de operação, basicamente depende do dia, da "matriz", da variável que mais pesa na matriz nesse dia, e se já realizei ou não alguma operação na semana com sucesso/erro. Como “check point” sempre mantenho uma forte correlação matemática na quantificação da oscilação nas operações, seguindo cálculos de arbitragem com os índices (PIB, IBOV, Peers, USD, Risco País, VPA, etc), que não passa de um simples “equilíbrio nas equações” guiado pela lei das proporções.
Vejamos alguns simples exemplos no caso da BRKM5:
1) Qdo os subprimes eram mais relevantes do que oil, e qdo estávamos na semana do FED, eu tinha colocado ordens de compra a -3,5% e ordens de venda a +3,5% para o mesmo dia... just in case... um tipo de hedge para o caso do FED subir/manter/ou abaixar as taxas... conclusão, sem ser nenhum gênio fiz uma operação de compra a -2% e uma de venda a +3,5% e nessa semana lucrei +5% com a BRKM5. As duas operações que realizei foram relatadas quase que "ao vivo" neste post, o que seria muito difícil de ter sido uma mentira da minha parte. E ainda sendo todo mentira o que eu digo, o que único que aqui deveria ser avaliado é a estratégia.
2) Já na semana passada, vc viu, estava na cara que teríamos uma realização de lucros na sexta-feira! Nós dois postamos a primeira hora da manha que todo estava vermelho. Na sexta conclui que isso iria ser mais predominante na matriz do que o próprio comportamento do oil. E como não conclui que iria ser mirabolante a oscilação, coloquei ordens de +-2%. Deu certo! Comprei quase na mínima do dia. E ainda que na próxima semana continue caindo, não estou preocupado, comprarei mais, pq acho que o ativo está oscilando em um canal de alta, na busca do seu TH (R$19 = IBOV a 58k = Oil usd75). A queda do oil a médio prazo vai manter esse canal de alta. Até lá, vou mordendo nas oscilações do canal de alta. Assim, se a minha compra da sexta-feira não se recupera na próxima semana, na minha estratégia se recuperará na outra. E se na minha "matriz" o canal de ascensão se reverte (imaginemos um oil=usd100), então, reverto a estratégia e pronto... simples! Sempre lucro alguma coisa em qualquer situação.
Aplico essa estratégia para todos os meus ativos, com uma visão de 5 anos, 50% alavancado, e sempre trabalhando com um stop de -10% (emergency break), caso o fofo do Bin Laden ou alguma inesperada catástrofe apareça me chutando a minha "matriz".
Várias coisas tento dizer com minha explicação acima:
a) Não espero que ninguém faça o que eu faço, e sim, ao expor a minha estratégia, espero ser "testado" por vcs. A minha idéia é que se sobrevivo às críticas do fórum... já é um bom sinal. Logo, escrevo para ser criticado, questionado, metralhado e testado.
b) A "matriz" não é perfeita, acerta em média 70% das vezes e pisa na bola em 30%. Nunca opero mais de 25% do ativo na semana, para caso pise na bola, ainda tenho 75% do ativo para minimizar o erro até fim do mês.
c) A "matriz" tem que virar "um hábito". Eu uso ela "sem pensar" quase que intuitivamente. Caso contrário, a "matriz" é como dar um laptop ao meu bisavô... complica mais do que ajuda.
Tentemos juntos achar furos nesta estratégia, e tentemos melhorá-la!
Bons trades JR!

Chefa Faivel,
Obrigado por me consultar e acho que todos devem opinar no modelo. Da minha parte penso que poderia ser minimalista tipo:
1) Definir operação (Compra/Venda/Compra e ou venda)
2) Valor/es
3) Razões da projeção
4) Índice de acerto acumulado
Entendo que não precisa muito mais do que isso. O ponto 3 será o mais importante! No ponto 4 cada participante poderia calcular seu próprio índice de acertos acumulado e postar para que todo mundo conheça. Tb, depois durante a semana, cada um poderia fazer comentários sobre seus próprios acertos/erros da semana. Acho que isso poderia levar nosso post “ao próximo nível”, fazendo-o bem funcional, objetivo e útil. Porém, penso que com menos de 10 participantes vai ficar sem graça. Abs!
PS: Vc que é Psicóloga tal vez saiba que foi Daniel Kahneman, um Psicólogo, o Prêmio Nobel Economia 2002, que junto com Amos Tversky criaram a teoria de moda... Finanças Comportamentais. Se bem sou meio Einsteniano, e acho que nada se perde e tudo se transforma, admito que ainda simpatizo mais com as Escolas Lacanianas.
  • 30 Set 2007, 09:26
  • 30 Set 2007, 09:33
  • Tweet
JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Belacintra, bom dia !!!
Gostaria de saber sua opniao para o ativo, e obvio considerando o mercado nesse momento . Os mercados da Asia fecharam com leve alta e tanto
europa e o tut. das americanas encontra-se na estabilidade.O oil esta com
ligeira queda .Considerando a arrancada do ativo no final do ultimo pregao
e a defasagem em relaçao 'a Bak acredito numa alta do ativo.Abs.
JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Belacintra, bom dia !!!
Gostaria de saber sua opniao para o ativo, e obvio considerando o mercado nesse momento . Os mercados da Asia fecharam com leve alta e tanto
europa e o tut. das americanas encontra-se na estabilidade.O oil esta com
ligeira queda .Considerando a arrancada do ativo no final do ultimo pregao
e a defasagem em relaçao 'a Bak acredito numa alta do ativo.Abs.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Mestre JR, obrigado pela consulta. Me permita perguntar se vc não acha melhor a gente NÃO postar projeções até a Faivel organizar um grupo de 10 participantes? Acho que vai ficar sem graça ficar fazendo isso entre poucos. Deixo ao seu critério! Por enquanto para não fogir da resposta, comento:
1) Impecável o seu acompanhamento da Asia/EU/USA fut/Oil. É isso que eu faço todas manhas... simples! Foi um prazer ler alguém que faz exatamente a mesma trivial avaliação que eu faço pela manha. Estamos falando a mesma língua.
2) Impecável também sua correlação com BAK/Últ pregão... perfeito... melhor estraga. Certo ou errado eu faço o mesmo que vc!
3) Eu apenas checo tb 3 ou 4 coisinhas mais (resina/nafta (muito importante e diferente a oil)/peers na Asia e EU/book etc) que sería ótimo vc tb acompanhar.
Enfim, se mantemos as premissas atuais, a minha conclusão às 08:30 da manha É A MESMA QUE A SUA: Provável alta da BRKM5 recuperando a queda de sexta.
Abs
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono

olá colegas Belacintra e JR1960

não sei se oc colegas seguem análise técnica,eu opero por fundamentos,sit.ma-
cro economica e o no caso específico preço do petróleo,notícias dos States,a-
final são eles que determinam o rumo dos negócios do mundo e também deu uma o
lhada no Metastock, dp.reflito e resolvo como proceder.

No meta,a não ser que as variáveis sejam muito,muito otimistas,a tendência in
felizmente é de Baixa
Aguardemos.
um grande abraço e sucesso!
JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Pelo menos por enquanto a queda é pontual ,pois a Brascan de cara derramou um lote 'a mercado de 17.000 açoes , vamos acompanhar.
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono
PETROQUÍMICA - Quinta, 04 Outubro 2007
11:10 Fabricantes adequam resinas ao setor alimentício

SÃO PAULO, 1 de outubro de 2007 - As petroquímicas brasileiras têm ampliado os investimentos na área de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para encontrar resinas cada vez mais apropriadas à produção de embalagens usadas pela indústria alimentícia. Esta preocupação, destaca o gerente de marketing da Suzano Petroquímica, Sinclair Fittipaldi, deve-se justamente às exigências do mercado, tanto pelo cuidado para que a embalagem não contagie o alimento, como pelo fato de ainda estar em desenvolvimento a legislação brasileira de embalagens para alimentos.
O reflexo disso é a crescente busca das empresas em aperfeiçoar a barreira e as propriedades organolépticas do produto, assim como garantir a eles uma maior transparência. ´A prioridade é encontrar embalagens mais leves com propriedades mecânicas mais acentuadas´, resume o diretor comercial da área de Plásticos da Dow, Alberto Ulriksen.

A busca pela chamada sustentabilidade das embalagens também é uma prioridade das petroquímicas. Isso porque, ao desenvolverem resinas mais avançadas, elas reduzem o volume necessário para a produção de transformados plásticos, aumentando a competitividade de seus produtos e constribuindo para a redução do desperdício e para a reciclagem do plástico. ´Além disso, usamos menor quantidade de energia para desenvolver estas embalagens´, diz Ulriksen.

O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (Abief), Rogério Mani, destaca que o peso menor das embalagens é um dos fatores que levará este segmento a crescer apenas 5% a 6% este ano, e não 10% como previsto anteriormente. ´Certamente a redução da gramatura prejudicou o resultado do setor, mas ainda assim ampliaremos em cerca de 10% nossas vendas à indústria alimentícia´.

(André Magnabosco - InvestNews

abraços,bons investimentos a todos os colegas da discussão!
akys

akys

787 27/09/2007
Boa tarde,

Agradeço a todos que postaram suas opniões, estatísticas e projeções.
Mas apelando para o "feeling" de todos, vcs acham que neste mês de outubro, papel alavanca para pelo menos R$18,00?
Perdi a chance de vendê-la à R$ 17,70 esperando que fosse para os 18,00, porém isso não aconteceu na semana passada.
Particularmente investi nesse papel por achar "mais" seguro além de tê-la adquirido na casa dos 16,65 e sonhando que fosse bater nos 18,00 rapidinho...rs.
Porém, como a Bovespa é cheia de "surpresinhas",vcs que deveria passar esse papel pra frente e se contentar vendendo na casa dos 17,10-(20), ou esperar mais um pouco?

Abraço à todos, espero que cada vez mais enriqueçam esse tópico.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Olá Faivel,
Vc pode estar certa em todas as suas afirmações. Porém, de ser possível, gostaria que em algúm momento vc explicasse mais em detalhe a sua estrátegia de operação... jamais para criticá-la, e sim, para entendé-la e aprender de vc. Nesse sentido, se vc puder e quiser explicar a sua estratégia "passo a passo"... ficarei muito agradecido. Assim, por exemplo, gostaria entender pq uma pessoa tão inteligente como vc, e que é bem sucedida nos investimentos, ficou com BRKM5 engavetada sem operar, e repetidamente fala em "péssima peformance" etc... apesar de vc acompanhar um monte de análises e técnicas. E se vc me permite, também gostaria de entender qual é o seu perfil... Vc opera no intraday? Ao quê vc se refere com "tendência em baixa"? Hj? Semana? Mês? Não é cutucada! Por favor, não me leve a mal! É vontade de aprender mesmo! Apenas não consigo "processar" os seus comentários. Vc pode estar certa em tudo, e infelizmente por uma limitação minha não estou conseguindo assimilar os seus posts. Qdo vc puder e quiser, por favor, explique um pouco mais sua estrátegia, seu perfil, e a consistência das suas análises e das suas operações em função dos seus raciocínios. Obrigado.

Mestre JR,
1) Para os que operam intraday, seguindo gráficos, book, volume dia, operações dia, forças etc, é lógico que hj às 14:00 neste momento a tendência da BRKM5 é de baixa. Tb é lógico para esse perfil intraday concluir que hj com IBOV a +2% e oil a -2%, BRKM5 está tendo um péssimo desempenho, é um mico, lixão etc... isso está claro.
Se eu pudesse, eu seria intraday e até gráfista. Falo sério! Eu gosto desse perfil. Infelizmente, esse não é o meu perfil, e nem tenho tempo para isso. Por isso te confesso que não estou grudado na tela e NÃO participo dessa estrátegia e suas conclusões. Em geral, justamente por operar 99% com fundamentos técnicos, costumo mínimo esperar uma semana e tento tirar conclusões sobre tendências acima de períodos nunca menores há 5 pregões.
2) Se hj BRKM5 fecha negativo, "no problem", ficará na minha margem dos 30% de erros da nossa/minha projeção de hj pela manha. Porém, o que eu realmente me auto-avalio, JAMAIS é se acertei uma queda ou uma alta isolada, e sim, o grau de acertividade das minhas projeções em um determinado período X, seja para altas ou para baixas. Penso que muita gente ainda não percebeu isto.
3) Seguindo a minha estratégia de operar NAS OSCILAÇÕES (altas "E" baixas), já comprei hj a -2%. Ainda não apareceu nada que me faça mudar a premissa de que o ativo não está em um canal de alta buscando R$19=IBOV 58k=Oil USD75. Tomara algúm colega me prove o contrário. Por enquanto, RELIGIOSAMENTE continuo comprando "E" vendendo nas oscilações maiores a +-2%. Qdo o ativo pule a +2% ou +3%... recolherei os meus benefícios e os meus +5% mensais.
4) Para meu perfil, LP 5 anos, e em considerando que certo ou errado não mudou a premissa do canal de alta, o que hj eu estou olhando são os PEERS da BRKM5, e pode acreditar, não vejo um pingo de "péssima performance" ou "tendência em baixa" hj na BRKM5. Depois checarei resinas e outros para entender mais.
5) Por enquanto posso não ter todas as informações (nunca tenho todas), porém, consigo processar as oscilações da BRKM5 (ainda que 1 ou otra projeção esteja errada no início do dia), e para me preocupar ou falar em "tendência em baixa / péssima performance", como venho comprando/vendendo em toda oscilação de +-2% eu teria que perder o suporte de R$15,5 para rever a minha atual estratégia. Como entendo que há baixíssima probabilidade disso acontecer, não tenho receio de ver as quedas como oportunidades de compras. Compro pq entendo que vai subir, e na subida venderei todas minhas atuais compras. Sem mistério!
Perfís diferentes temos estratégias diferentes, cada caso é um caso, tudo é relativo a cada investidor, e no meu caso, na maior humildade, ainda não tenho FATOS e EVIDÊNCIAS para concluir que BRKM5 está com tendência em baixa ou com péssima performance.
Abs
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono
prezado colega Belacintra,boa noite
por escassez de espaço,vou resumir:a tendência indicada acima,foi analise Metas
tock que examino diariamente,apontava queda.Opero com 2 corretoras, ordens de
compra e venda.Sou de perfil agressivo,mas cautelosa!Comprei Braskem Ipo e já
tinha algumas ações antes.Pq.fiquei contemplando a queda das ações e nada fiz ?
já tive várias e várias ações paradas e repentinamente despertavam,galopavam e
eu vendia com lucros.Já errei comprando ação que vinha de valorização excepcio-
nal.Ignorância,falta de informação,possìvelmente!ação que depende de n varia
veis,não me perdoo!Dd 2001,os fundamentos,informações,acompanhamento de Wall -
Street e principamente muito estudo norteavam m/invest.Qdo. ingressei na ADFVN
em maio,só aí é que descobri análise técnica.Pode?.Estou fazendo curso,on line
excelente.Estou muito bem posicionada em todas as Blues,tenho small caps varia
dos e me considero bem sucedida.Vc a de convir que p/ter Blues,não é preciso -
ser nenhum gênio!Tropeços,quem não os deu?Gostaria muito de trocar e-mail,msn -
Skype.Abraços e grata a todos pela contribuição na discussão.Belacintra, será-
que agora me expressei com mais clareza?
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Faivel, não é que vc "se expressa sem clareza", é que vc "não se expressa", e é muito bom qdo vc o faz!. Infelizmente, apesar das tuas explicações (que agradeço), ainda vejo nas tuas colocações contradições que não entendo. Não é que concordo ou discordo de vc, é que apenas não te entendo. Fica para uma próxima. Abs!
PS: Fora do vermelhão de hj da BRKM5, parabéns a todos pelo fantástico green day! Estou fortemente posicionado nas siderúrgicas e mineração... e hj foi alegrias das alegrias... espero que para todos vcs tb!
JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Belacintra , essa mariposa , deu-nos um baile novamente .Nada surpreende-me em se tratando dessa moça BRKM5 .IBOV disparando, oil caindo forte ,BAK subindo mesmo de leve, sexta e hoje , e aqui nossa amiga ta brincando conosco.Respeito bastante os colegas grafistas mas como vc tenho outras atividades e nao posso dedicar-me por completo , mas num curso que fiz o prof. brincou criando com a maxima de que BRKM graficamente ou é ceu ou inferno. Belacintra ha dois anos
uma simples semana de ferias desligado de tudo fez-me grudar no papel e nao conseguir sair mais , queda de 25% em 5 pregoes.Nao sei nao , meu feeling esta
dizendo que tem algo ai pela frente , esse ativo vai como um rolo compressor .

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRKM5 8.67 -8.1%
Braskem Sa
Braskem Sa
Braskem Sa
Índices Mundiais
Alemanha -0.6%
Austrália -0.9%
Brasil -0.8%
Canadá -2.3%
EUA (Dow Jones) -1.4%
EUA (NASDAQ) -5.4%