faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
161 de 5315
AJAA
590 28/01/2007162 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Hj sim, ou sim, não quero perder as palestras da CSN e da USIMINAS. Tenho uma longa longa longa estória com essas empresas. Para mim a Expomoney sempre foi útil. Ainda quero visitar o boot da Braskem.
Abs!!!!
JR,
Nota 10. Sou bem parecido com o seu perfil. Faço questão em escutar a todos e não dar bola a ninguém. Contra todas as recomendações, sempre estive 99% em renda variável, e na maioria do tempo sempre fiquei super concentrado em máximo 3 papéis. Entrei em épocas durissimas (Bolha Nasdaq, depois o queridinho do Bin Laden), enfim, desculpem as damas, porém, meus testículos subiram e desceram incontáveis vezes. Aprendi muito! De lá prá cá, apartir de 2002 com as bolsas em alta, foi fácil acumular uma gordurinha de +600%... não precisava ser nenhum gênio. Criei um "fundo privado meu", que em 2 anos começa a me render uma mensalidade fixa de por vida... um tipo de salário... um tipo de aposentaduria privada aos meus 40 anos de idade (com redução de IRPF!). Porém, claro, tive que desconcentrar carteira, e hj estou em mais de 20 papéis, muitos são ADRs asiáticos, europa oriental e mercados emergentes em geral... tudo alegria. Que nem vc, superei a etapa de "querer grana na bolsa", estou super tranquilo nesse sentido, e me dedico a bolsa pq me apaixona, me estímula o cérebro, me obriga a pensar, me tira da zona de conforto, me ajuda no meu trabalho... e O MAIS IMPORTANTE me garante em dois anos poder mudar ao litoral, construir uma casa, morar perto da praia, criar os filhos, e me dedicar a atividades de responsabilidade social.
Amigo, não gostaria fogir do post da Faivel da Braskem, porém, gostaria muito (mesmo) saber dessas suas "criações", fundos, estratégias etc. Como mencionei em outros posts, espero uma luz verde da Faível para a gente começar a postar projeções sobre a Braskem (1 vez por semana), e no meio dessas projeções, realmente quero conhecer essas suas estratégias de:
1) Volatilidade X Volume X Liquidez (com certeza há coisa boa nisso).
2) Fundos, estratégias, criatividades etc.
Por favor JR, compartilhe aqui aos poucos seus pensamentos.
Abs
163 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007164 de 5315
AJAA
590 28/01/2007Já li a VEJA que sou assinante. Vou pegar a Exame na banca. Até depois.
165 de 5315
akys
787 27/09/2007Comprei os papeis da Braskem em 16,65, fiquei esperando a oscilação para 18,00.
Essa oscilação já não acontece a mais de 20dd, deverei esperar mais um pouco, ou é melhor realizar nos patamares atuais?
Obrigado.
166 de 5315
JR1960
829 26/04/2007Tambem tenho meu trabalho no setor de previdencia privada , e em off , confesso-lhe uma coisa: Tenho preocupaçao com aqueles que pagam fundos de previdencia , quando eles poderiam ,sem muita dificuldade montar seu proprio fundo. Porem digo a voce que ha pesquisa dizendo que menos do que 4% da poplaçao , independentemente de posiçao social possuem perfil de investidor disciplinado .Entre investir uma quantia religiosamente e por anos mesmo numa caderneta de poupança, nao resistem em ir ao Shopping.
Abraços
167 de 5315
dnainvest
962 07/08/2007Atualmente possuo a seguinte Carteira:Bmto4;Whrl4;Pomo4;Brkm5;Arcz6;Tble3;
Elev3;Avil3;Cpfe3;Ubbr11;Embr3 e Unip6(maior percentagem) sendo que destas pretendo realizar Embr3 com prejuízo (não aguentarei encará-la até entrar no azul);outra que estou no vermelho bonito é Avil3 (esta não vendo no preju).
Belacintra com sua experiência poderia comentar minha carteira atual?
PS:Com a correção e as bobagens que cometi neste período estou com 10% positivo.
168 de 5315
akys
787 27/09/2007Alguem poderia me explicar essa queda de segunda feira prá cá?
17,70 para 16,80 atual?
Já chegou no fim do precipício ou tem mais???
169 de 5315
AJAA
590 28/01/2007170 de 5315
akys
787 27/09/2007Obrigado por manifestar-se, aguardo alguma noticia do expomoney.
thks.
171 de 5315
faivel
281 28/11/2006prezado akys
benvindo ao grupo de discussões s/a Braskem. Acredito que a grande maioria
dos investidores,mesmo com a alta do petróleo, não conseguiriam detectar
quais as variáveis,além das conhecidas, seriam responsáveis pela lamentável
perfomance das ações nos últimos dias.Aguardemos!
sucesso para todos e em especial aos colegas do grupo!
172 de 5315
JR1960
829 26/04/2007na segunda,porem ha boa chance de uma saida .Abs.
173 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá caro colega Belacintra
achei excelente sua idéia de postar projeções sobre a Braskem.Neste fim de
semana,se Deus quiser, voltarei a procurá-lo.Colega,estive pensando na pos
sibilidade de uma comunicação via msm ou Skype,que considero muito mais á-
gil e dinâmico. Pense no assunto! Dependendo da s/decisão,pedirei a todos
os colegas que aqui tem postado que continuem participando.Quero agradecer
a todos,embora esteja no mercado dd.2001, venho tendo farto material para
reflexão.
grata e sucesso!
174 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Acabo de voltar da Expomoney. Desculpe, só li agora seu post! Participei das palestras da CSN e da Usiminas. Tb conversei com os RI nos boots. Honestamente... não me empolguei, porém, me trataram super bem... tenho canetinhas, canecas, bonês e camisetas para toda a família! Me surpreendi de não achar boot da Braskem no evento! No ano passado tinha! A boa nova foi que quando voltei ao meu escritório as minhas órdens de compra de BRKM5 tinham se executado!... comprei super bem quase na min de hoje. Agora tenho que ascender as velas para que próxima semana estejam em alta. Abs! PS1: Um barato os artigos na Veja e Exame... não acha? Tá na cara que PF estão entrando com tudo na Bovespa e olha que nas semanas passadas ambas revistas tb publicaram notas sobre ações, bovespa, pessoa física etc... muito, muito bom! PS2: Eu tb não invisto em empresa pública exatamente pelas mesmas razões que vc, porém, petro não tive como não te-la na carteira... não resisti!
Akys,
A minha resposta para você e para os seus 2 posts, é que vc se tome 15 minutos e muita paciência e leia este post desde o inicio. Eu sei que é meio chato ler tudo, porém, acho que vai achar a sua resposta a suas 2 perguntas. Por favor, depois de ler tudo, gostaria de saber qual é a sua decisão. Contamos com a sua opinião! Não deixe de postar! Obrigado! PS: Sim, o post é sobre BRKM5. As vezes saímos um pouco da linha e falamos de outras coisas. Desculpe. Erro nosso. Faz parte.
JR, amigo:
Eu sou bem Socrático!... "QUANTO MAIS SEI MENOS SEI"!!!! Então, me considere o rei das sardinhas, o rei dos investidores micos, e o rei dos ignorantes. Quero, sim, conhecer suas estrategias e aprender de vc. Qdo escrevi que "não dou bola a ninguém" me equivoquei... desculpe. Quiz dizer que eu nem sempre uso tudo o que aprendo. Me expressei errado! Por favor, aos poucos, comece a compartilhar info, e como o post é da BRKM5, quem sabe vc poderia nos dizer se esse ativo se encaixa ou não nos seus planos. Já em relação a sua reflexão sobre poder ter operado nas baixas... amigo... tiro o chapeu... pq a autocritica positiva e racional... na bolsa é caminho de sucesso! Vc deve ser uma pessoa muito inteligente, pq os inteligentes não tem medo, vergonha de admitir qdo erraram, e mais digno no seu caso é que vc tb até entende qual poderia ter sido a solução ao erro... bem-vindo ao clube (dos que erramos) e pode ter certeza que na bolsa eu aprendi errando... campeão dos erros. Assuntos aparte: 1) 101% com vc no assunto fundos prev privada! 2) Fiz bela compra hj da BRKM5. Tava meio que cantado que as probabilidades de queda eram fortes. Vc mesmo confirmou comigo bem cedo que hj "bovespa não escapava". Sem parecer arrogante quero dizer com isto, que não é tão difícil assim estimar qdo BRKM5 pode ter alta ou baixa... não precisa ser gênio. Gosto da BRKM5 por isso, pq consigo acompanhá-la bastante na alta e na baixa. O seu comentário sobre as "gordinhas" foi perfeito! É isso aí! Vai tentar acertar na compra/venda das gordinhas!... é mais fácil com a BRKM5 (opinião pessoal). E olha que esta super defazada! Um drop no oil vai disparar o preço do papel. Concordo tb que ainda caindo na segunda, eu continuo achando que BRKM5 esta procurando seu TH de R$19 com Bovespa a 58k, e só não chegou lá pq oil disparou +10%. Abs
Dnainvest,
Claro que posso comentar sobre a sua carteira, obrigado pela consulta! E tenho certeza de que outros aqui neste post podem fazer o mesmo e melhor do que eu! Acontece colega que o post é da BRKM5 e se na conversa saímos do ativo BRKM5... a nossa querida Chefa Faivel (autora do post) vai nos puxar da orelha (com toda a razão). Se vc me permite, a minha sugestão é que vc consulte seus ativos nos posts de cada ativo. Eu sei, eu sei... é chato, perda de tempo etc, porém, infelizmente não sei se há outra. Acredite, ouvir a todos, faz parte do show... ainda vc tendo que ouvir bobagens e babacas... pq até disso se pode aprender. Assunto aparte: 1) Bela de uma carteira vc tem hein? Tá bem diversificada... demais para o meu estilo, porém, dentro do recomendável. 2) Qdo vc fala de 10% não sei se é pré ou pós FED. Se foi pré FED... parabéns meu amigo! 3) Nos comente as suas opiniões sobre a BRKM5! Fiquei curioso de saber a lógica da sua carteira, e como se encaixa ou não BRKM5 nela! Abs
Faivel amiga,
1) Na questão das projeções, se vc me permite, deveriamos simplificar tipo 3 ou 4 linhas máximo, colocando foco nas RAZÕES pela qual vender/comprar BRKM5 nessa semana. E aqueles que não acertam na projeções da semana depois seria bacana, por exemplo, que eles tentem explicar onde erraram (análise positiva). Espero não estar pedindo muito, porém, se vc consegue administrar isso vai ser ótimo para todos. Penso que precisamos pelo menos no mínimo 10 participantes para que faça sentido. Se vc puder, tente recrutar o Fanasato, o Cave, o Queroz etc. Seria bom.
2) A idéia do skype ou msn é muito boa. Parabéns! Eu pessoalmente não sei se poderei acompanhar. Porém, acho boa e válida sua idéia. Apoio! Abs
PS A TODOS: Desculpem o Português. Eu não presto nenhuma atenção na gramâtica.
175 de 5315
lusp
1715 18/08/2007Belacintra, já li a Veja, o tema foi abordado superficialmente.
Sou muito cético com a imprensa, vc sabe que existe manipulação. Lembra do "boom" artificial da internet, não lembro bem o ano. Era assinante da Exame e,numa reportagem, falaram que o comércio eletrônico iria "bombar", não preciso dizer o desfecho!
Acredito que para o Brasil tornar-se Desenvolvido, precisa incentivar os PFs a investir em renda variável, o problema que o mercado é muito nebuloso e, nós, depois de vários escândalos,estamos escaldados.
Não podemos achar que a Braskem não deu retorno, em um ano deu +- 20%, é pouco, comparando a outros papéis, mas o dobro que deu "renda fixa", às vezes somos ansiosos em ver resultados!
Será que essa ação nao chegou ao seu limite de valorização? se positivo, nao seria a hora de sair do barco!
N.B.: Muito obrigado pela disposição. As pessoas precisam entender, que para buscar parceiro, precisam ser o mais transparente possível, e isso estou vendo em vcs....é por aí.
176 de 5315
AJAA
590 28/01/2007Entrei tbém na palestra da Usiminas. Realmente enchi uma sacolona da CPFL com tanto material, brindes, CD's de corretoras, etc. Qto a nossa Braskem andei conversando com algumas corretoras. A opinião deles é que ainda não "chegou a vez" da BRKM5. Alguns comentaram do alto endividamento, resultados baixos de 2005/06, Bolivia, etc. Por outro foi dito dos ptos positivos como recuperação das margens e incorporação da Ipiranga. Resumindo: acho que vale aguardar o próximo trimestre a ser divulgado em outubro.
Akys: tbém foi só o que consegui saber, mas no fechamento de hoje a BRKM5 não foi tão ruim qto parecia que ia acontecer né? Só pequena baixa. Segunda ela sobe ...rsrsrs
Creio que o Dnainvest tem o nosso mesmo respeito e educação para com os demais, dai a sua colocação. É triste vermos em outros posts algumas agressividades e palavras inapropriadas. Bom fim de semana a todos.
177 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Impossível discordar de vc em relação à superficialidade e manipulação da Veja/e outras publicações... essa não foi a minha intenção, e sim, foi mostrar que se os artigos estão aparecendo, ainda que superficiais e manipuladores, não é por nada que aparecem. É lógico que com Bovespa em alta há 4 anos e juros em queda... nunca houve tanto interesse como agora da PF entrar na Bovespa. A minha única intenção foi chamar a sua atenção para isso, e para o fato de que todos os seus saudáveis medos, são naturais e necessários, compartilhados por um monte de pessoas que tb estão entrando na bolsa. Esse fato independende da bolsa ser ou não ser transparente, até reflete-se no boom de corretoras HB proliferando por todo canto, e vc deve aproveitar essa tendência ao seu favor (e ao nosso). De todas maneiras confesso que me sobre-agrada o seu tom cauto, precavido, e até desconfiado... acho perfeito! Vc tem um ótimo perfil para investir... a coisa é por aí, nunca acreditar em nada e tirar as suas próprias conclusões! E em relação a se BRKM5 vai subir... veja Lusp, ninguém tem a bola de cristal, porém, estou na bolsa há 10 anos, e há 10 anos que escuto que no próximo ano a bolsa vai cair/subir. O mesmo com os ativos. Faça um exercício divertido: Pegue o relátorio das corretoras publicados no fim de dezembro de 2006 com as projeções para 2007... vc vai rir meu amigo! A maioria não acerta uma! Eu, modestamente, acho que Bovespa sem ataques terroristas ou catástrofes ecológicas... VAI SEGUIR EM ALTA. Há inúmeras razões (PIB etc), porém, a principal é que 2008 será o ano de UPGRADE do risco país. O atual movimento de alta na Bovespa que vc observa agora, é principalmente gringo se adiantando a esse upgrade e a mais quedas de juros no FED. A coisa não é como era há 4 anos (festa e alegria total), e é tempo de ser mais seletivo, porém, acredito que Bovespa vai continuar subindo, e com ela, vai continuar subindo BRKM5. Longe de vc comprar ou vender BRKM5, minha única intenção é compartilhar com vc a minha lógica:
1) Entre na bolsa! Não duvide em entrar! E qto antes melhor! Se vc puder entrar em uma baixa tipo a dos subprimes... melhor ainda.
2) Não acredite em nada e em ninguém.
3) Estude, leia, pergunte, questione, procure contradições.
4) Defina seu perfil/objetivos.
5) Pratique: Tome decisões virtuais, sem dinheiro. Avalie seu grau de acertividade. Se a coisa vai bem, entre com dinheiro. Nunca entre com o dinheiro do mês, e sim, só com o que sobra.
6) Seja crítico, e se vc quiser, até seja pesimista ou negativo. E se nas suas conclusões vc acha que vai cair tudo por falta de transparência ou gov corp, então, compre "OPÇÕES" na queda (derivativos). Caso contrário, compre apostando na alta. A bolsa permite TUDO, que vc ganhe com a alta e com a baixa. A bolsa e os seus resultados, nada mais serão que um espelho do seu próprio perfil Lusp. Não tenha medo da bolsa, e sim, de você mesmo. A bolsa não é nem ruim nem boa... nada mais é do que um meio, uma ferramenta, jamais um fim.
Seja sempre bem-vindo para postar aqui as suas dúvidas, usando BRKM5 como exemplo para outros ativos seus. Abs.
Ajaa,
... beleza o comentário das corretoras em relação a BRKM5. Sem desmerecer, que tal se cada um de nós começa a postar aqui 1 vez por semana, justificando as suas projeções para alta/baixa da BRKM5 nessa semana? Eu acho que ainda a gente fazendo isso de maneira virtual e sem grana, acho que podemos aprender muito, e tal vez tb até vamos provar que as corretoras podem estar erradas em relação a BRKM5, no sentido de que pode-se lucrar mais com um ativo que oscila de maneira previsível, do que com um outro ativo que não é tão previsível. Precisamos mínimo 10 partipantes para que fique interessante o debate. O que acha?
PS: Xiiiii... então, me perdi o CD da CPFL? Fazer o quê... eu estava na fila da canequinha da Usiminas onde as meninas eram mais bonitas. E camisetas vc não pegou? Troco uma tamanho X por um XXL. Vc não troca o CD por 6 canetas paraguaias da NET e um mousepad boliviano da SPINELLI? Tá me sobrando bonês descartáveis da PETROBRÁS, isqueiros da CVRD e chaveiros pagodeiros da BANIF... chirque no urtimo... o quê vc tem pá negociar nessa sua sacolona?
178 de 5315
lusp
1715 18/08/2007Com a baixa dos juros, aqui e fora, nossas opções de investimento(com ganhos substanciosos) estão escassos, portanto a bola da vez é a bolsa, mesmo correndo grandes riscos.
Só discordo de vc com relação ao aumento do PIB, acho que, devido à concentração de renda aqui, não podemos afirmar que 5% de aumento vai impulsionar o consumo no mesmo patamar, veja, a renda do trabalhador está caindo, é um paradoxo.
Depois de ler bastante sobre aplicação de risco, nunca aprendi tanto como aqui nesse fórum, já vi de tudo:
"sardinhas" querendo comer "tuba":
http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&cb=1191067710&id=654170&bb_id=11&symbol=BOV%5EINET3
Informações distorcidas:
http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&bb_id=11&id=684972
Formação de clube de "sardinhas":
http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&id=678043&bb_id=11
Acho muito salutar essa imensa gama dd informações, até mesmo para aprofundar os conhecimentos, não podemos somente ouvir os certinhos, as coisas não são assim, estamos num meio onde é cada um para si e Deus para mim, infelizmente.
Considerações sobre sua lógica:
1) Já decidi, vou entrar, estou aprendendo o mecanismo, jargões, instrumentos. Mas vou esperar, aguardar uma crise!! não podemos ter pressa.
2) Vc tem razão, aqui é muito difícil acreditar em tudo, mas acho que selecionando e ratificando as informações dá para acreditar.
3) O que estou mais fazendo é isso que vc colocou, lendo, perguntando, indo em corretoras, procurando contradições e, acima de tudo, vendo o lado obscuro do negócio.
4) Quando vc sempre opera em renda fixa, seu horizonte é restrito, o medo do desconhecido é muito grande, aliado ao desconhecimento total dos meandros do sistema(bolsa). Mas meus objetivos estão clareando, vou assumir um perfil conservador no início, mas acredito que para ganhar $$$ precisamos arriscar, portanto devo assumir no LP um perfil mais agressivo, mas sempre dentro dos objetivos de ganhos e perdas pré=estabalecios.
5) Descobri um sistema virtual de investimento na folhaonline, estou aprendendo,tenho que ter algum embasamento para somente depois entrar com o $$$ vivo, esse sim, nao vou poder brincar. Por isso não posso ser afoito.
6) Tudo é planejamento, se vc, deixar bem claro seus objetivos C, M e LP, com metas flexíveis e coerentes, tudo ficará bem, desde que não perca dinheiro ..heheh
Belacintra, vc se lembra como foi a trajetória das ações da Odebretch, quando era negociada na Bovespa?
Muito obrigado pela disposição em ajudar.
179 de 5315
JR1960
829 26/04/2007Quando entrei na BOLSA (e com sede) ,nao fazem muitos anos ,comecei com trades curtos ganhei algum $$$ mas logo em seguida caiu quase 30% ,pegou-me desprevenido sem saber o que fazer e a unica consciencia que tinha era que esse $$ nao iria utilizar e que as empresas eram bastante solidas .Foi um vestibular de fogo amigo , deu muita vontade de desistir e nunca mais voltar , como muitos. Depois de uns 4 meses o mercado recuperou-se e nao parou de subir ate agora . Mas mesmo assim enquanto todos fazem festa eu estou corrigindo rumos dos erros iniciais .Nao fui feliz com com ativos como a BRKM .Mas nem mesmo assim desanimo, uma hora chegara minha vez.Com essas liçoes tornei-me um ser um pouco mais desprendido do $$ .Como diz um amigo ,"o problema nao e ter papeis de boas empresas desvalorizados ou defasados , o problema é nao ter papel algum" .Costumo dizer que aprendi a nao lamentar quedas e nao vibrar na alta. Vc esta fazendo certo , pensando, estudando , trocando ideias para depois tomar partido. Aguarde , fique tranquilo , antes eu nao podia ver $$ parado na conta da corretora que em qq quedinha sai as compras. Estou parado ha + ou - 7 pregoes , $$ parado ,apenas comprei ontem um lotinho de BRKM ,
a qualquer momento criarao um fato para o indice despencar. Abraço.
180 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá colegas - bom dia
BES destaca recuperação das vendas domésticas de resinas em agosto
Por: Equipe InfoMoney
28/09/07 - 16h55
InfoMoney
SÃO PAULO - Em relatório divulgado nesta sexta-feira (28), o Banco Espírito Santo avaliou os dados preliminares da Abiquim (Associação Brasileira de Indústria Química) sobre o desempenho do setor no mês de agosto.
No período, o índice geral de ocupação da capacidade da indústria química alcançou 88%, ficando estável em relação ao mês anterior, mas abaixo do verificado em agosto do ano passado, quando o índice foi de 91%.
Para o BES, os problemas operacionais da Copesul acabaram sendo o destaque negativo do mês, pois afetaram de maneira significativa o nível de utilização de capacidade do segmento de petroquímicos básicos.
Vendas domésticas crescem
Em relação às vendas domésticas, agosto mostrou uma forte recuperação das vendas internas de resinas termoplásticas, com aumento de 16% sobre o mês anterior. No entanto, no acumulado do trimestre o crescimento é modesto em relação ao trimestre anterior.
Desta forma, os analistas do BES acreditam que a definição do resultado do terceiro trimestre só ocorrerá quando o mercado tiver conhecimento dos dados de setembro, avaliando se as vendas deste mês serão suficientes para garantir um bom trimestre para o setor.
Preços esboçam recuperação
Já os preços apresentaram uma pequena recuperação em relação ao mês anterior, garantindo um crescimento da média do trimestre em relação ao segundo trimestre de 2007.
De acordo com os analistas, as empresas ainda encontram dificuldade para repassar aumento de custos para os preços finais, o que deve resultar em alguma pressão nas margens.
Aguardando dados de setembro
Segundo o BES, a recuperação do volume de vendas em agosto é uma boa notícia, porém compensou o fraco desempenho de julho. A leve recuperação nos preços também agradou, mas ainda há dúvidas se será suficiente para anular aumento de custos.
Acreditando que os dados não devem impactar as ações das empresas petroquímicas, os analistas destacam que setembro será um mês decisivo para a formação dos resultados do trimestre e do exercício como um todo.
um grande abraço,ótimo fim de semana e sucesso!