faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
141 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007JORNAL VALOR ECONÔMICO
Braskem lidera mercado "sem paralelo" , diz HSBC
André Vieira
26/09/2007
A Braskem possui um grau maior do que o normal para impor os preços das resinas que produz por causa de seu domínio do mercado doméstico, da base fragmentada de clientes e da proteção da tarifa de importação. É o que conclui um recém-elaborado relatório realizado pela área de análise do HSBC, nos Estados Unidos, sobre a maior petroquímica do país, controlada pela Odebrecht. A Braskem não concorda com a análise.
"A estrutura de mercado do Brasil, seguindo a recente onda de consolidação da indústria química nacional, tem poucos paralelos na indústria química global", diz o relatório. "A Braskem, como produtor dominante da região, é a melhor empresa em condições de liderar essa consolidação."
O relatório, que dá início à cobertura de análise mundial da ação da petroquímica pelo HSBC, avalia que, apesar desta situação favorável, a ação da empresa está subavaliada na bolsa, sendo negociada a 4,7 vezes o lajida quando a média das empresas químicas de commodities gira em 6,4 vezes.
O potencial de retorno da ação da Braskem era de 37% levando em conta o preço-alvo de R$ 23 por papel quando os analistas Hassan Ahmed e Sriharsha Pappu, da corretora do HSBC, em Nova York, escreveram o relatório no último dia 17 (a ação valia R$ 16,70). Ontem, encerrou o dia a R$ 17,44.
Criada em 2002, a Braskem deu início à formação da primeira grande petroquímica do país. Em março, com a Petrobras, ela adquiriu os ativos petroquímicos do grupo Ipiranga. Mais recentemente, a Petrobras comprou a Suzano Petroquímica com intenção de formar com a Unipar uma segunda grande empresa. Contrastando com outras regiões, a produção brasileira de polipropileno (PP) e polietileno (PE) e PVC - matérias-primas plásticas - é dominada por poucos produtores (ver tabela).
Na visão do HSBC, a indústria petroquímica brasileira possui um alto grau de consolidação. "Em termos de capacidade de eteno, Braskem e Copesul juntas possuem mais de 70% da capacidade, e a Braskem, com a Ipiranga, mais de 64% da produção de polietileno", dizem. Além da concentração de mercado, há uma pulverização dos usuários finais de produtos petroquímicos. Segundo o HSBC, a Braskem, que produz 1,6 milhão de resinas de PE e PP, possui 2,5 mil clientes, o que significa uma média de 650 toneladas por cliente.
"A significativa diferença da escala e da consolidação entre os produtores de poliolefinas e clientes no Brasil colocam nas mãos dos produtores de resinas o poder de imposição dos preços." Ao contrário de outros mercados, como os EUA e Europa, essa fragmentação, argumentam, tem impedido a negociação de um programa de contratos de longo prazo.
A Braskem, avalia o HSBC, pratica preços referenciados em cotações internacionais para seus produtos, adicionando tarifas de importação e custos com frete. "Enquanto as tarifas de importação brasileiras caíram 3% nos últimos 10 anos, elas ainda permanecem altas no nível de 14% para as principais resinas plásticas e funcionam como um amortecedor para a Braskem aumentar os preços acima dos níveis internacionais", dizem os analistas.
Eles alegam que os transformadores de matéria-prima plástica são "muito pequenos" para trazer resinas diretas do exterior, sendo sujeitos à cobrança por parte de importadores, "o que dá a Braskem um razoável grau de manobra para fixar preços antes de ser afetada pela importação." Lembram também da limitação logística do mercado brasileiro: "a natureza da mão-única do comércio de resina cria um problema para o retorno de contêineres vazios".
No cálculo do HSBC, o preço da resina de polietileno vendida pela Braskem, nos últimos 10 trimestres, ficou 24% acima do valor comercializado pelos produtores asiáticos. "E bem acima das tarifas de importação de 14%", lembram os analistas, apontando a grande lucratividade obtida pela companhia brasileira. O HSBC afirma ver pouca chance de que esse prêmio vá desaparecer, porque a indústria está mais consolidada que cinco anos atrás e ficou ainda mais depois das vendas da Ipiranga e Suzano nos últimos seis meses.
O vice-presidente de relações institucionais da Braskem, Marcelo Lyra, não vê poder de a empresa impor preços no mercado doméstico. Embora a petroquímica tenha buscado proporcionar produtos diferenciados, Lyra diz que a política da Braskem não foge da linha de seguir as cotações internacionais, formadas pelo equilíbrio mundial da oferta e demanda de resinas.
Quanto ao prêmio na venda de resinas ao mercado doméstico, o executivo apontou que pesam também custos logísticos, fiscais e financeiros sobre as operações realizadas pela empresa. Lyra defende que a consolidação garante escala e dá relevância internacional à companhia, tornando-a mais competitiva. "Se não ganharmos escala, saímos do jogo", disse.
ANEXO O LINK CASO QUEIRAM OLHAR OS QUADROS NO JORNAL
http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/empresasetecnologia/empresas/Braskem+lidera+mercado+sem+paralelo++diz+HSBC,07269,,51,4548229.html
142 de 5315
JR1960
829 26/04/2007143 de 5315
AJAA
590 28/01/2007144 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Não conheço seu perfil JR, vc parece mais curto prazo/intraday, e seguramente os gráficos sejam mais eficientes para você do que "a minha matriz". Porém, continuemos trocando idéias, insisto, seja para comprar/vender, e seja através de gráficos, matrizes, ou qualquer outro sistema que funcione. Abs!
PS: Há um post aqui no ADVFN com os "piores erros cometidos na bolsa". Em mais de 150 post, apenas 1 fez menção a BRKM5 (e não fundamentou nem justificou nada).
145 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007146 de 5315
lusp
1715 18/08/2007Belacintra, Jr,faivel......, estou analisando o mercado acionário, para possível entrada, sou leigo no assunto.
Quero parabenizá-los pela excelentes discussão, realmente altíssimo nível, muito proveitoso para os iniciantes.
Vcs não acham que pode algum problema de governança:
147 de 5315
JR1960
829 26/04/2007para "brincar", desde que caiu a 9,90 ate agora .Compro lotes de 500 açoes
e deu um lucrinho eu vendo. Entre 15 e 18 girei muito esse ativo ,porem nos
ultimos 45 dias caiu liquidez e volatilidade caindo tb meu nr de negocios.
Tb tenho uma boa carteira em UNIP que compro mensalmente ha anos .Com certeza
em certo momento aparecera os frutos desse trabalho. Abraçao a vcs.
148 de 5315
webloo
66695 26/06/2007149 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá colegas Belacintra, - Jr1960,- Ajaa, - lusp e webloo - boa noite
gostaria de agradecer a todos os colegas,pelas informações,opiniões e esclare
cimentos aqui postadas,aliás muito interessantes e informar que devido ao fa
to de estar resolvendo vários problemas familiares inadiáveis,não pude acompa
nhar mais de perto as observações acima.Logo,logo,se Deus quiser,estarei dis-
ponível e gostaria de postar também fatos relevantes.Por favor,não parem de
escrever,Estou achando nosso grupinho excelente.
sucesso a todos,ótimos investimentos(a maré está a nosso favor)-grande abraço
150 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Bom dia, amigo/a! Confesso que 99% da minha razão de participar neste post é pq espero que pessoas como vc estejam lendo. Me lembro qdo comecei na bolsa há 10 anos atrás... estava perdido. Eu espero Lusp que vc leia TODOS os post, e conclua que "na vinha do Senhor" há de tudo, gente fina, inteligente, e gente babaca, superficial, impulsiva etc. Leia tudo, neste e em outros posts, que COMPARANDO diferentes opiniões vc poderá tirar conclusões. Por último, e respondendo sua pergunta... sim, sempre pode haver problema de governaça, porém, isso é inerente a qualquer empresa do mundo, inclusive nos USA (caso ENRON etc). Tudo é uma questão de "probabilidades", e no caso da Braskem a probabilidade é baixa. É a maior petroquimica da América Latina! É uma "blue chip" na bovespa! E não estou dizendo que vc tem que investir na Braskem, e sim, apenas estou respondendo a questão da governança corporativa. Gostaria de vê-lo/a participar ativamente deste post! Abs e bem-vindo/a à renda variável!
Caro JR,
Entendi! (não tinha entendido). Achei que vc estava "empanturrado" com papéis da BRKM5 na gaveta, sem mexer. Desculpa a minha confusão. Achei muito bom essa de 500 comprando e vendendo. Se vc puder, sem compromisso, na hora de comprar/vender gostaria de ouvir as suas razões. Penso que todos aqui poderiam fazer o mesmo, e 1 vez por semana, colocar projeções para a semana, e fazer investimentos de compra/venda, AINDA QUE VIRTUAIS E SEM DINHEIRO. Poderia ser um post bem objetivo de cada um, com poucas linhas, dizendo a operação (compra/venda), qtdes, valores, e o mais importante: A JUSTIFICATIVA da operação. Quem sabe a nossa querida Patroa Faível concorde em organizar alguma coisa assim? Deixo a idéia no ar para todos opinar! Sem a participação de todos não faz sentido. Abs
PS: JR, tb fiquei curioso em relação a UNIP, e a sua interessante estratégia de olhar a volatilidade/liquidez. Em algúm momento, gostaria de ouvir mais e aprender com você. Acompanho de perto os BETAS das minhas ações, e tenhos algumas perguntas que tal vez vc possa responder. Tb, se vc puder e quiser, tenho interesse em trocar idéias sobre "ganhar com a bolsa em alta" e "ganhar com a bolsa em baixa", já que vc, como eu, tb inviste com horizentes de "anos". Aos poucos, poderiamos ir trocando algunas idéias.
Webloo,
Obrigado pelo seu post!
Concordo com vc na questão de aumentar produção. A dificuldade é que só pode acontecer isso se existe "demanda". E nisso o AJAA e o JR estão certissimos!... O PIB tem que requentar bastante para que aconteça o tal aumento de produção. O JR meteu o dedo na ferida: OIL + USD + PIB... xiiiii... a coisa é por aí mesmo para ver "uma alta" nos papéis da BRKM5. O único que "eu luto" por agregar a todas essas lógicas perfeitas (inclusive a sua Webloo), é o fato DE APRENDER A OPERAR BRASKEM NAS ALTAS "E" NAS BAIXAS. Me refiro a que não importa se há ou não há aumento de produção, alta ou baixa do OIL, PIB etc. Qdo as variáveis estão acima ou abaixo, a gente tem que se mexer e comprar "e" vender, pelo menos 1 vez por semana. Isso vale para todos os ativos. Bovespa esta subindo a 4 anos, e há muita gente que se acha "GURÚ" pq lucrou nesse período. E se bovespa estivesse caindo? Ninguém iria operar? Um bom investidor tem que aprender a lucro com bolsa em alta "E" em baixa. Há um grande percentual de investidores PF na bovespa, que "não se mexe", e não sabe comprar papéis em baixa. Eu acompanho um monte de variáveis da BRKM5, porém, não estou nem aí se essas variáveis sobem ou descem... para mim não passam de ÓTIMAS OPORTUNIDADES para comprar ou vender. Nem toda empresa permite fazer isso, porem, BRASKEM, sim! É firme, sólida, bastante previsível, pelo menos em 70% para mim. Abs
Chefa Faivel,
... O post é seu. Avalie a possibilidade de organizar uma rodada de projeções, 1 vez por semana, 5 minutos de cada participante. Seria bom trazer ao post ao FANASATO e outros caras interessantes do fórum. Abs.
PS A TODOS: Estou a procura de:
1) Um software (pago ou não)
2) Que mostre as cotações em tempo real
3) De todas as bolsas do mundo e dos índices
4) Sem usar NAVEGADOR (Iexplorer etc).
Há 2 dias atrás abrimos um post ("Programas para cotações em tempo real sem uso do internet explorer"). Se vcs souberem de alguma coisa, e se podem participar, agradeço. Obrigado. O link é:
http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&id=658584&bb_id=11
151 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007DEU HOJE NO VALOR ECONÔMICO
... Essa é para o amigo Ajaa e a questão transfêrencia de custos! Vc está certo meu amigo e eu errado (eu não achei que existiria essa possibilidade pq quase nunca consiguem transferir custos ao mercado). E se a notícia "procede" e se confirma... haverá disparada no preço da BRKM5!
Resinas vão ter reajuste de até 11%
Maurício Capela
27/09/2007
A disparada do preço mundial do barril de petróleo neste mês de setembro está prestes a desembarcar no Brasil. Em meio ao aquecimento da economia global e também brasileira, os fabricantes de resinas plásticas, usadas em brinquedos, utensílios domésticos e automóveis, admitem que um reajuste de preço é iminente.
"Há uma negociação que poderá resultar em aumentos que vão variar entre 5% e 11%. E, dependendo da resina, esse reajuste é maior ou menor", afirma José Ricardo Roriz Coelho, presidente do Sindicato da Indústria de Resinas Plásticas (Siresp) e um dos principais executivos da Suzano Petroquímica, cujo controle acionário está sendo transferido para a estatal Petrobras.
Boa parte deste aumento encontra força nas recentes valorizações do preço do petróleo. Isso, porque os fabricantes de resinas plásticas no país e no mundo são obrigados a conviver com uma estreita relação entre a sua principal matéria-prima, a nafta petroquímica, e a commodity. Até porque a primeira é derivada da segunda. "Em 2006, a tonelada da nafta teve um múltiplo de 8,2 vezes em relação ao preço do petróleo. Já em 2007, essa relação subiu para 10 vezes, ou seja, o multiplicador ficou maior e mais caro com a alta do barril", diz Roriz Coelho.
Dados da consultoria Maxiquim, especializada no setor petroquímico, mostram que a tonelada da nafta foi negociada a US$ 667 em setembro no Brasil. E a previsão é que se aproxime do valor recorde em dólares em outubro, que foi de US$ 707 em junho deste ano. Isso, porque o preço da nafta no país embute o valor do petróleo do mês anterior.
De fato, não resta a menor dúvida que a nafta de outubro será alta. Só para se ter uma idéia, desde o início de setembro deste ano até hoje, o barril de petróleo na Bolsa Mercantil de Nova York registrou um acréscimo de 6,95%, ao passo que na Bolsa Internacional do Petróleo de Londres acumulou alta de 5,48%. Ontem, inclusive, em Nova York, o barril para novembro foi negociado a US$ 80,30, alta de 77 centavos de dólar. E em Londres, a commodity também para novembro foi vendida a US$ 77,43, queda de 19 centavos de dólar.
Agora, não é apenas o presidente do Siresp que antevê aumentos. Otávio Carvalho, diretor da Maxiquim, também já vê reajustes, puxados principalmente pela resina polietileno, que deverá ter seu preço elevado em 11%.
Para piorar ainda mais para os compradores de resina, não há grande sobra do produto na região. Nem mesmo o dólar, que anda desvalorizado no Brasil, ajuda neste momento, já que imaginava-se que as importações de resinas plásticas poderiam ser favorecidas com a baixa da moeda americana, o que equilibraria o jogo de negociação.
"O mercado na América do Sul ficou ainda mais aquecido com alguns entraves recentes, como a falta de gás natural na Argentina que impactou a produção de polietileno da americana Dow na região. E isso também motivou algumas empresas brasileiras a venderem suas toneladas na Argentina, o que apertou ainda mais a relação entre oferta e demanda no país", avalia Carvalho.
Agora, além da pressão sobre a oferta na América do Sul, o diretor da consultoria afirma que mais dois fatores vão dar o tom na mesa de negociação. A saber: pressão de custos, leia-se petróleo, e a sazonalidade de demanda que acontece todo o fim de ano.
O fato é que o impacto na cadeia petroquímica e mesmo os desdobramentos no preço do petróleo dependem da revisão de crescimento do PIB mundial. "Há muita volatilidade e caso haja alguma projeção menor de crescimento da economia mundial em 2008, isso deverá diminuir o preço do petróleo também", afirma Mônica Araújo, analista da Ativa Corretora. A executiva projeta preço médio para o Brent de US$ 75 por barril.
ANEXO O LINK CASO QUEIRAM OLHAR OS QUADROS DO ARTIGO
http://www.valoronline.com.br/valoreconomico/285/empresasetecnologia/empresas/Resinas+vao+ter+reajuste+de+ate+11,07279,,51,4550351.html
152 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Para Citigroup, faltam catalisadores de curto prazo aos papéis de petroquímicas
Por: Conrado Mazzoni Cruz
26/09/07 - 15h40
InfoMoney
SÃO PAULO - Avaliando que a maior parte dos catalisadores para os papéis do setor petroquímico em 2007 já fazem parte do passado, o banco de investimentos Citigroup afirmou nesta quarta-feira (26) que mantém recomendação de "venda" para Braskem e "compra" para Ultrapar.
Para a segunda, os analistas destacam as fortes projeções para o segmento de distribuição de combustíveis. Contudo, a ausência de um novo "impulso", como uma aquisição atraente, deve manter os papéis em tímido desempenho.
Sendo assim, o que vai segurar as ações da Ultrapar no curto prazo é a conclusão da compra do Grupo Ipiranga. "Nós continuamos a prever que o término da operação seja em abril de 2008", diz a instituição financeira.
Braskem
Apesar de ver como favorável a tendência de consolidação do setor, os ganhos em sinergias já estão praticamente incorporados no preço dos papéis da Braskem, segundo o Citigroup. O maior problema está na pressão sobre as margens decorrente de despesas.
"Nós já antecipamos a pressão sobre margens durante o segundo semestre de 2007. Ainda que a demanda doméstica permaneça sólida, as margens devem ser pressionadas pelo alto custo da nafta - principal insumo petroquímico - e a tendência de queda do dólar."
153 de 5315
AJAA
590 28/01/200727/09/2007 - 21h47
Braskem ainda considera construir usina de US$1,5 bi na Bolívia
LA PAZ (Reuters) - A petroquímica Braskem ainda está considerando investir pelo menos 1,5 bilhão de dólares em uma usina na Bolívia, informou um executivo da companhia nesta quinta-feira.
"A Braskem... confirmou hoje ao ministro (de Energia Carlos) Villegas seu interesse de investir em uma ou mais usinas petroquímicas na Bolívia. O investimento seria de pelo menos 1,5 bilhão de dólares", disse Daniel Villar, da Odebrecht, controladora da Braskem, maior companhia do setor na América Latina.
O governo boliviano havia primeiramente anunciado o projeto em fevereiro, mas o presidente da Braskem disse em abril que a companhia tinha decidido voltar atrás porque a Bolívia não tinha bastante gás natural para o projeto e não ofereceu garantias suficientes.
Mas Villar assegurou a repórteres nesta quinta-feira que a Bolívia "tem o gás (natural) e terá ainda mais".
Ele também relatou que a Petrobras vai decidir se entra ou não no projeto. A usina, ou usinas, usaria gás natural para fazer polietileno.
O ministro Villegas disse que a estatal boliviana YPFB também participaria, acrescentando que as companhias estão buscando a construção de uma ou duas fábricas na região de Santa Cruz, perto da fronteira com o Brasil, ou na província de Tarija, rica em gás.
154 de 5315
AJAA
590 28/01/2007Braskem e Odebrecht querem investir no setor energético da Bolívia
La Paz, 27 set (EFE).- As empresas Braskem e Odebrecht anunciaram hoje ao Governo da Bolívia sua intenção de investir nos setores petroquímico e hidroelétrico, respectivamente, informou hoje o Governo boliviano.
Executivos de ambas as empresas visitaram o ministro dos Hidrocarbonetos da Bolívia, Carlos Villegas, para avançar nas conversas que serão avaliadas pelo Executivo.
Segundo o funcionário boliviano, a Braskem ratificou sua intenção de instalar um pólo de desenvolvimento químico no país, embora ainda não tenha definido o local nem o valor dos possíveis investimentos.
"O Governo vai fazer uma análise, e tomará as decisões", disse Villegas.
Por sua parte, os representantes da Odebrecht propuseram investimentos para estudar as reservas hídricas do departamento amazônico de Beni, na fronteira com o Brasil, e instalar usinas hidroelétricas na região.
Segundo o ministro, a Bolívia já havia decidido fazer esses estudos por conta própria, com o apoio financeiro da Corporação Andina de Fomento (CAF), o que ajudará na tomada de uma decisão frente à proposta da empresa brasileira.
155 de 5315
AJAA
590 28/01/2007Belacintra: não sei se eu comentei aqui que tenho um um pequeno comercio. Tenho alguns produtos onde vários fornecedores dependem basicamente do setor de plástico (brinquedos e utilidades domesticas) e de alguns deles já fui avisado que era o ultimo pedido com o preço atual pois iria sair uma nova tabela. A justificativa deles era devido ao aumento da materia prima. Ou seja: a noticia que vc postou procede.
Amanhã estarei meio folgado. Talvez vá na feira que vc comentou. Boa noite a todos.
156 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Aproveitando que fica ao lado do meu trabalho, estou dando alguns pulos na Expomoney aqui em São Paulo. Fico muito pouco tempo, falo com 1000 pessoas, assisto alguma palestra e vou embora. Há de tudo. Coisas boas e outras péssimas. Cruzei com muitos investidores da BRKM5, tb há de tudo, alguns muito otimistas, outros pessimistas, outros "movimentando" as ações tendo bons lucros etc. O denominador comúm a todos é uma relação de "amor/ódio" com a BRKM5 repleta de conclusões conflitivas: 1) Frustrados por não terem +300% VS 2) Ninguém quer vender porque acredita na empresa.
PS: Oil ontem em forte alta + Europa hj em baixa + USA futuros agora em baixa + Provável retomada de lucros hj no Bovespa (pela alta de ontem) = Caso BRKM5 hj tenha uma queda, estou com ordem de compra para aproveitar.
157 de 5315
lusp
1715 18/08/2007Belacintra, para entrarmos em um novo segmento precisamos conhecer, principalmente, a parte oculta das coisas, vi nesse fórum um mecanismo valioso, podemos visualizar como funciona o negócio BOLSA e a suas nuances.
Nunca acompanhei o negócio BOLSA, um tempo atrás um amigo perdeu um bom $$$ numa ação da Odebrecht, segundo ele, houve um movimento estranho dos controladores, diante disso, fico meio inseguro em investir numa empresa dessa.
158 de 5315
JR1960
829 26/04/2007Essa maxima do Prof. Sell e uma "faca de dois gumes" eu ja presenciei cada
situaçao em que se encaixa perfeitamnte e v/v . Um amigo perdia na SZPQ e
vendeu tudo , em quatro dias subiu mais de 100%. Vi com muita tristeza um gde amigo no desespero sair de nosso mercado dia 16/08 vender vale a R$ 62,00 com
prejuizo enorme e algumas horas apos todos sabem o que aconteceu.Falar depois
da chuva e muito facil , rs..
Belacintra ,como coloquei ontem , estou posicionado na BRKM e UNIP6 ha dois anos(em queda).No que tange 'a BRKM , bastou tirar ferias de uma semana e na
volta o papel havia caido + de 15 ou 20% , ou seja, fazem-me companhia até hoje. Caiu até 9,90 , nao foi facil suportar nao mas ajudou-me a repensar minha vida quando um amigo disse-me "esse problema milhoes de pessoas gostariam de ter" .Calculei seu historico ,volatilitade ,oil etc..e com outra verba sempre estou operando BRKM no "entra e sai" , compro 500 açoes a cada R$ 0,50 de queda e saio a 0,60 de alta porem
nos ultimos meses esta dificil pois perdeu liquidez e volatilidade.Fui para ALLL11 sem abandonar a dita cuja. Com toda essa alta do ibov estou fora do mercado, esperando nova entrada porem o unico ativo que compro sem gde receio hoje e BRKM pois os outros ja viu o vai acontecer a qq momento. Com referencia a UNIP minha situaçao e melhor pois utlizei-me de outra estrategia para longuissimo prazo.Tinha um lote X e quando veio ao fundo de 1,20 destinei verba mensal 'a ela e ha 14 meses sigo religiosamente e o resultado hoje ja e muito bom. Nessa fase comecei pagando 1,20 e hohe esta 2,16(ainda houve split de 20%)E considerando ainda que o papel vai muito mal .
O bom de uma operaçao é vc nao lembrar-se quanto pagou por ela, rs.
Estudei muito esses dias e decidi que com o ibov nesse patamar so opero BRKM e ALLL abaixo dos 25 , alem de continuar comprando UNIP mensalmente.
Abraçao.JR
PS : Hoje o mercado nao escapa e tomara que de uma chancezinha de entrar
159 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007JR, amigo:
Concordo em que a máxima tem 2 gumes, porém, se vc me permite, isso deve-se a que como falou Aristóteles, "o homem é a medida de todas as coisas", ouseja, tudo é relativo a cada pessoa. No caso BRKM5 vc pode ver claramente que há aqueles investidores que entraram na alta e ficaram lá, outros entraram na alta e tiveram que pular fora perdendo feio, e outros (como eu) fizeram um pouco de cada coisa (comprar, ficar, vender, sair etc). Cada caso é um caso! Copiei a frase porque neste post tivemos/temos colegas que na BRKM5 "entraram na alta e ficaram lá"... e isso não tem nada de errado, porém, muitos erram, sim, ao fazer do seu próprio caso individual e subjetivo uma regra geral, concluindo por exemplo que BRKM5 teve um desempenho ruim, é um mico, lixão etc. Aí, imagina JR, entra um investidor novo em folha como Lusp, lê uma coisa assim, o quê vai pensar? Lusp não terá como entender que esse cara, pontualmente teve uma experiência individual, e se deu mal nesse seu investimento particular. Lusp vai acreditar que a "culpa" foi da BRKM5 e não do investidor. E isso vale para todos os ativos! Sempre a culpa é da empresa, do ativo... e nunca do investidor... e isso está errado, é falso, e mostra uma Bovespa com investidores PF muito imaturos. A culpa é só nossa, e só há investidores micos, lixão, e sardinhas (como eu). UM INVESTIMENTO É BOM OU RUIM (2 gumes) EXCLUSIVAMENTE EM FUNÇÃO DE CADA INVESTIDOR!. Braskem pode ter sido ótima para mim, e ruim para outro! E desculpe ter me estendido no assunto, acontece que é a única verdadeira motivação que tenho para participar deste post da BRASKEM: ATRAIR INVESTIDORES PF À BOVESPA, E COLABORAR UM POUCO PARA O AMADURECIMENTO DOS INVESTIDORES PF. NO MEU ENTENDIMENTO DE IGNORANTE, QUANTO MAIOR SEJA A BASE DE INVESTIDORES PF NA BOVESPA, E QUANTO MAIOR SEJA O NÍVEL DE AMADURECIMENTO DOS MESMOS... todos nós lucraremos!
Assunto aparte: O seu "entra/sai da BRKM5" me parece perfeito! Eu faço coisa parecida, e as vezes lucro mais e outras menos, porém, sempre é melhor lucrar algo do que nada. Modestamente penso que a sua estratégia está certa, e disciplinadamente deve segui-la, independendo de se seus lucros são pequenos ou grandes... lucro é lucro. Agradeço tb vc ter compartilhado o resto do seu histórico. Acho que se a Faivel concorda, seria muito útil para todos, passarmos a postar 1 vez por semana projeções sobre a BRKM5, insisto, com o mais importante, as razões de cada um para comprar/vender nessa semana. Ainda que ninguém compre/venda nada, isso pode ser um aprendizado e tanto para nós, e para muitos investidores. Abs.
160 de 5315
JR1960
829 26/04/2007Eu tenho gde parte de minha reserva em r.variavel porem nnao aconselho ninguem a fazer o mesmo. $$ da bolsa e $$ da cerveja nunca do leite, rs...
Meu amigo neses dois anos de queda da BRKM eu fiz dezenas ou cetenas de trades curtos peguei IR ,e nao sei onde esta o lucro , nunca desci qq $$ 'a conta corrente , entretanto espero um diz conseguir enxergar onde estao meus lucrinhos , rs..
Bela , eu sou um verdadeiro amante desse mercado, nao opero exclusivamente por $$ e estou sempre inventando alguma . tenho papeis encarteirados , tenho compras mensais de um unico ativo e opero tambem no curtissimo prazo.
No dia 1o agora escolhi 10 ativos para montar meu prorpio "fundo" e inciciarei
as operaçoes no fracionario, pelo HB da Bradesco que e barato para esse tipo de situaçao. Ja deveria ter começado nos 30.000 pontos mas na epoca escolhi outra forma que tb deu certo.Mas nunca e tarde para começar mesmo pq é pequeno o valor mensal. E assim vou criando um leque de operaçoes mas sempre com o $ da cerveja. Um abraço.