faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais








Comentários
2581 de 5326
flylaa
4498 17/09/200901/02/2010 - 18h25
Após aquisição da Sunoco, Braskem estuda outras compras nos EUA
Publicidade
GIULIANA VALLONE
da Folha Online
A Braskem anunciou nesta segunda-feira a compra de 100% da divisão de polipropileno da norte-americana Sunoco, dando início ao plano de operar nos Estados Unidos. A operação, de acordo com o presidente da companhia, Bernardo Gradin, é a primeira a ser concretizada, entre diversas negociações em andamento.
Em entrevista com jornalistas, Gradin afirmou que a Braskem está negociando com pelo menos outras cinco empresas norte-americanas para estender as operações no país. "A negociação com a Sunoco foi a que se concretizou primeiro, mas não paramos por aqui", afirmou.
A aquisição deve ser concluída nos próximos 60 dias e terá valor de US$ 350 milhões, a serem pagos à vista. De acordo com o vice-presidente de Finanças da Braskem, Carlos Fadigas, a quantia virá da geração interna de caixa da companhia, que estava em US$ 1,7 bilhão --considerando saldo em caixa mais aplicações em dólares-- ao final do terceiro trimestre de 2009. O resultado consolidado do ano passado será divulgado em março.
Bradin afirmou que a Braskem pretende manter o quadro de funcionários da Sunoco nos Estados Unidos. A divisão de polipropileno da companhia norte-americana conta com 380 empregados diretos.
O presidente da companhia nos Estados Unidos, que também passará a ter o nome de Braskem, será o atual CEO da Sunoco, Bruce Rubin. De acordo com Bradin, por acordo, os principais executivos da Sunoco permanecem no cargo até pelo menos o fim deste ano. Ele afirmou, porém, que o acordo deve ser prorrogado.
Internacionalização
A operação anunciada hoje faz parte da estratégia de internacionalização da Braskem, que tem projetos em andamento no México, Peru e Venezuela. Com a aquisição das três plantas de produção de polipropileno da Sunoco, a Braskem terá agora 29 instalações --as outras 26 estão no Brasil.
A companhia é a maior produtora de resinas das Américas, e a oitava do mundo. No último dia 22, a Braskem anunciou a aquisição da Quattor Petroquímica. Como parte do processo de incorporação, a Braskem vai realizar uma operação de aumento de capital entre R$ 4,5 bilhões e R$ 5 bilhões.
A operação se dará mediante à emissão de 80% de ações ordinárias e 20% de ações preferenciais classe A, pelo preço de R$ 14,40 para cada ação. Os atuais acionistas da Braskem terão direito de preferência para subscrição das ações emitidas.
Pelo menos R$ 3,5 bilhões dessa emissão serão subscritas por uma nova holding, a BRK Investimentos Petroquímicos S.A, formada por Odebrecht e Petroquisa (Petrobras), que vai deter 93,3% do capital votante da Braskem.
Nesta segunda, Gradin afirmou que o terceiro maior acionista da Braskem, o BNDES (Banco de Desenvolvimento Econômico e Social) fará uma subscrição de pelo menos R$ 280 milhões, para manter sua participação no capital da companhia. Ele estimou que o aumento de capital deve ficar em cerca de R$ 4,5 bilhões.
2582 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009"... a Braskem terá em caixa, após o aumento de capital e a incorporação da Quattor, dinheiro suficiente para quitar as dívidas do grupo com vencimento nos próximos dois a três anos."
ISTO REFLETE O QUE A DIRETORIA DA BRASKEM, PETROBRAS E ODEBRECHT ESPERAM PARA A NOVA HOLDING. A VISÃO É EXTREMAMENTE OTIMISTA E COM CERTEZA GERARÁ SINERGIAS PARA AUMENTAR O GANHO E FORTALECIMENTO DA EMPRESA E CONSEQUENTE AUMENTO DO VALOR DAS AÇÕES.
Abaixo o trecho final da entrevista no link :
http://www.gazetadopovo.com.br/economia/conteudo.phtml?tl=1&id=966314&tit=Com-Quattor-Braskem-vira-8-petroquimica-do-mundo
Gestão de dívida
O vice-presidente financeiro da Braskem afirmou que atualmente a dívida líquida de Braskem e Quattor juntas é de cerca de 13 bilhões de reais.
Se o aumento de capital atingir o máximo previsto, a dívida líquida cairá para ao redor de 8 bilhões de reais, o que implicaria em uma alavancagem inferior a três vezes a geração de caixa medida pelo Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, amortização e depreciação).
Conforme Fadigas, a Braskem terá em caixa, após o aumento de capital e a incorporação da Quattor, dinheiro suficiente para quitar as dívidas do grupo com vencimento nos próximos dois a três anos.
2583 de 5326
Mario Eduardo
2077 13/12/20082584 de 5326
flylaa
4498 17/09/20092586 de 5326
vym99
4475 19/12/2009Se mais alguns "pés frios" deixarem o ativo a chance para subir aumentará ... rsrs! ( é bricandeira, hein? não fiquem "brabos" )
Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
2588 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Como pelo segundo gráfico, a soma desses participantes são da ordem de 88% do movimento da bolsa, isto revela uma possível melhora do IBOV, podendo retomar subida no CP.
2589 de 5326
flylaa
4498 17/09/20092590 de 5326
vym99
4475 19/12/2009Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
2591 de 5326
vym99
4475 19/12/20092592 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009O prazo para exercício do direito de preferência será de 04/03/2010 a 05/04/2010, inclusive.
2593 de 5326
Carvajal1
1112 05/07/2009RECOMENDACAO É DE VENDA.
2594 de 5326
Carvajal1
1112 05/07/2009RECOMENDACAO É DE VENDA.
2595 de 5326
vym99
4475 19/12/20092596 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Caro vym99, realmente a possibilidade existe, principalmente se o IBOV desandar. Porém, se pensarmos um pouco, uma empresa com subscrição para aumento de capital em andamento (4,5 bilhões de reais), cujos controladores, ao que tudo indica, deverão passar a deter cerca de 77% das ações totais (ordinarias e preferenciais), com intuito de expansão internacional e que adquiriu recentemente uma empresa americana SUNOCO, tem todo o suporte para ter suas ações valorizadas. Não consigo imaginar, que subscrevendo a R$14,40 a totalidade das ações de aumento de capital, os controladores permitiriam uma queda nos preços das ações abaixo dos patamares que vêm sendo praticados desde janeiro. Acredito que os controladores estão impedindo claramente o deslanche do preço do papel até o encerramento dessas subscrições, quando a partir daí o interesse será o de subida do valor da ação para eventualmente desovar (não sei se eles podem fazer isso) as ações não subscristas pelos demais investidores (sobras que claramente eles terão interesse) e recuperar pelo menos em parte o tremendo capital investido. Vamos esperar para ver o que vai dar.
Além do mais deve-se observar no seu gráfico abaixo, que pela LTA (em preto) que se iniciou em março de 2009, a tendência ainda é de alta e que, pela laterização que o papel vem fazendo, a tendfência é de tocá-la e somente após tal fato, teremos o verdadeiro movimento a ser seguido e que acredito ser o de continuação da alta.
2597 de 5326
flylaa
4498 17/09/20092598 de 5326
Carvajal1
1112 05/07/2009Empresas como Unipar nao valem nada para pessoas mesmo de QI mínimo.
Mas continuem mesmo pois apenas assim continuaremos a receber de voces nosso pedagio.
2599 de 5326
vym99
4475 19/12/2009Grato pelos fundamentos, que deve ser a causa da lataralização "momentânea" e pode ser que a LTA Principal nem venha a ser tocada. E quem sabe? Com o fim do evento subscrição a barreira nos 13,6x caia de vez? Agora estamos um degrau acima....
BRKM5 60'
2600 de 5326
vym99
4475 19/12/2009Parece que não irá cumprir o objetivo da figura....Era? ou é uma possibilidade...