faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais








Comentários
2661 de 5326
Carvajal1
1112 05/07/2009Se fosse UBS , MS , HG tudo bem mas essa ai nada significa.
2662 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Saiu no Valor OnLine de hoje (Caderno Eu&Investimentos - página D9) matéria sobre a Braskem.
Em suma mostra que dos 4,5 bilhões previstos da capitalização, como esperado, os controladores subscreveram integralmente 3,75 bilhões (83% do total), com os minoritários ficando de fora, demonstrando o BAIXO PREÇO DA AÇÃO NO MERCADO. A diretora financeira declarou que isso não afeta em nada os planos de investimentos da empresa, a ponto de estar em vista novas aquisições nos EUA (além da SUNOCO já adquirida em março de 2010) onde o setor petroquimico é mais diversificado que no Brasil e está mais competitivo, trazendo com isso mais diversificação no mix da companhia. Por outro lado as fábricas do Rio e de São Paulo(ABC), que estavam paradas por falta de matéria prima, entrarão em operação nas próximas semanas.
Também informou que no próximo dia 14/04 se encerra o prazo de exercício das sobras da subscrição.
2663 de 5326
beluno
390 07/02/20072664 de 5326
beluno
390 07/02/2007DRI: Carlos Jose Fadigas de Souza Filho
Enviou o seguinte Comunicado ao Mercado:
"BRASKEM S.A. ("Companhia"), dando continuidade as informacoes divulgadas no
Aviso aos Acionistas de 03/03/2010, vem comunicar aos Senhores Acionistas que,
em 05/04/2010, encerrou-se o prazo de exercicio do direito de preferencia para
subscricao de acoes relativas aumento de capital aprovado pelo Conselho de
Administracao da Companhia em 03/03/2010 ("Aumento de Capital").
Durante o periodo de exercicio do direito de preferencia foram subscritas
181.582.269 acoes ordinarias e 16.696.723 acoes preferenciais classe "A", ao
preco de emissao de R$14,40 por acao, totalizando R$ 2.855.217.484,80
correspondendo a 63,45% do Aumento de Capital aprovado.
De acordo com o estabelecido no Aviso de Acionistas de 03/03/2010, as sobras de
acoes nao subscritas, que totalizaram 68.417.731 acoes ordinarias e 45.803.277
acoes preferenciais classe "A", serao oferecidas para rateio.
A BRK Investimentos Petroquimicos S.A. ("BRK"), que nesta data, detem 93,3% do
capital votante e 34,2% do capital total da Companhia (excluindo-se acoes em
tesouraria), subscreveu R$2.612.626.862,40 no exercicio do seu direito de
preferencia e subscrevera, adicionalmente, R$ 887.373.137,60 mediante a
subscricao de sobras. Com isso, ao final do processo, a BRK tera subscrito o
montante de R$3.500.000.000,00, que somado a parcela ja subscrita pelos demais
acionistas no exercicio dos seus direitos de preferencia, garantira uma
subscricao minima no montante de R$3.742.590.622,40, correspondendo a 83,2% do
Aumento de Capital aprovado.
O direito de subscricao das sobras somente podera ser exercido pelos acionistas
que manifestaram o seu interesse na reserva das sobras durante o periodo de
preferencia ("Rateio de Sobras"), nas seguintes condicoes:
1. Preco de Subscricao: R$ 14,40 por acao;
2. Forma de Integralizacao: a vista, em moeda corrente nacional, no ato da
subscricao das sobras;
3. Proporcao do Direito ao Rateio de Sobras:
o 0,2521151050 acao preferencial e 0,3767864086 acao ordinaria para cada 1 acao
ordinaria subscrita.
o 0,6289015136 acao preferencial classe "A" para cada 1 acao preferencial classe
"A" subscrita.
4. Periodo de Subscricao das Sobras: 08/04/2010 a 12/04/2010, inclusive.
5. Locais de Atendimento: (i) para acionistas que detenham acoes depositadas no
Itau Unibanco S.A. deverao exercer os respectivos direitos nas agencias
especializadas no atendimento a acionistas desta instituicao e (ii) para os
acionistas que detenham acoes custodiadas na Central Depositaria de Ativos
deverao exercer os respectivos direitos por meio de seus agentes de custodia e
de acordo com as regras estipuladas pela propria Central Depositaria de Ativos;
obedecidos os prazos e condicoes deste Aviso.
Uma vez encerrado o periodo de subscricao das sobras mencionado acima, as sobras
nao subscritas serao canceladas.
Outros esclarecimentos poderao ser obtidos com a area de Relacoes com
Investidores da Companhia (www.braskem-ri.com.br), no telefone (11) 3576-9531 (11) 3576-9531 ,
fax: (11) 3576-9532
ou por e-mail: braskem-ri@braskem.com.br."
2665 de 5326
tonicarlovelasco
63 18/08/2006Existe uma variavel a ser analisada que os que conhecem melhor a empresa poderiam comentar (nao eh o meu caso... estou comprado mas nao tenho um profundo conhecimento da empresa). Eh o seguinte:
O fluxo de caixa da BRKM eh atrelado ao dolar... isso que fez com que a empresa tivesse que fazer hedge com dolar e tomasse aquele enorme prejuizo em 2008. Hoje o ministro da economia da China pediu uma reuniao com o secretario de tesouro americano pra conversar sobre Cambio. Eh possivel que a China esteja querendo desvalorizar o Yuan... o que deve ter um impacto na relacao Dolar-Real... Segundo Alvaro Bandeira da Agora Invest o impacto seria de valorizacao do Real em relacao ao dolar... o que poderia ter impacto negativo sobre o fluxo de caixa da Braskem. Esse poderia ser o catalisador para o proximo movimento do papel...
http://news.yahoo.com/s/afp/20100408/pl_afp/uschinadiplomacyeconomyforexyuan
2666 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Alguém tem alguma noticia que mostre que a situação pode mudar em breve ou pelo menos no medio prazo.
Caro aroldoneto, caso não tenha lido os posts das páginas anteriores, talvez lendo tire alguma de suas dúvidas e com isso possa firmar um pensamento quanto ao rumo que você possa tomar quanto ao ativo. Esse ativo têm por hábito fazer uma movimentação "explosiva" no mês em curso. Pode ser que vá para cima como pode ser que vá para baixo, porém, sempre de forma rápida. Ao meu ver a tendência seria de subida podendo chegar entre R$18,00 e R$20,00. Veja os comentários das páginas anteriores. Em caso de dúvida post as mesmas que tentaremos responder.
Existe uma variavel a ser analisada que os que conhecem melhor a empresa poderiam comentar (nao eh o meu caso... estou comprado mas nao tenho um profundo conhecimento da empresa). Eh o seguinte:
O fluxo de caixa da BRKM eh atrelado ao dolar... isso que fez com que a empresa tivesse que fazer hedge com dolar e tomasse aquele enorme prejuizo em 2008. Hoje o ministro da economia da China pediu uma reuniao com o secretario de tesouro americano pra conversar sobre Cambio. Eh possivel que a China esteja querendo desvalorizar o Yuan... o que deve ter um impacto na relacao Dolar-Real... Segundo Alvaro Bandeira da Agora Invest o impacto seria de valorizacao do Real em relacao ao dolar... o que poderia ter impacto negativo sobre o fluxo de caixa da Braskem. Esse poderia ser o catalisador para o proximo movimento do papel...
http://news.yahoo.com/s/afp/20100408/pl_afp/uschinadiplomacyeconomyforexyuan
Caro tonicarlovelasco, acredito que você quiz dizer valorização do Yuan, pois na realidade o referida moeda está mais do que depreciada em relação ao dolar em função do controle estatal sobre a mesma, o que prejudica enormemente os países com relação comercial com a China, pois seus produtos ficam muito mais baratos artificalmente (poucos dólares compram muitas mercadorias inundando o mercado).
Os prejuízos mencionados foram revertidos no balanço de 2009, passando de um prejuízo líquido de 2,5 bilhões para um lucro líquido de quase 1,0 bilhão. A subscrição de novas ações e a ser concluída dia 12/4/2010 injetará na empresa cerca de R$3,75 bilhões, melhorando em muito os índices da braskem. Para você ter uma idéia esse montante corresponde a cerca de 80% do patrimônio líquido informado no balanço de 2009, o que equivaleria a quase dobrar esse índice e diminuindo a relação divida/PL de 2,08 para 1,15 .
Ainda deve-se considerar a iniciativa da empresa em investir no mercado americano com a aquisição de plantas industriais por lá como já aconteceu em março último com a Sunoco.
Previsões de analistas de corretoras são meio complicadas uma vez que as mesmas podem estar escondendo interesses que a corretora têm ou pretende ter em relação à posição vendedora ou compradora. Pessoalmente não levo a sério tais previsões.
2667 de 5326
tonicarlovelasco
63 18/08/2006Obrigado pelas informacoes.
[]s
2668 de 5326
Mario Eduardo
2077 13/12/2008analises tem profundos conhecimentos, abraços
2669 de 5326
vym99
4475 19/12/2009Grato pelos informes.
Enquanto espero pela BRKM5 estive acompanhando as Sid. e entrei nas duas ( CSN/USIM ). Mas, vim para falar da BRKM, como não poderia ser diferente.
Dias atrás coloquei um gráfico dela e está distorcido em função da ampliação que usei. Esse ampliei utilizando o período de 2 meses sem mexer nas configurações verticais/horizontais. Assim, o "simétrico" ainda não foi desconfigurado e acredito que a "explosão" seja para cima, pois, o MACD encontra-se na área sobrevendida. Estocástico não é problema se encostar no teto e ficar rastejando, pois, quando acontece isso ele está nos dizendo " a tendência é de alta" ( palavras do Didi grafista ).
IFR o mesmo usa apenas p/ visualizar divergência, retira os níveis numéricos ( 30 e 70 ) e por fim veja as MM e o preço....
Boa sorte!
Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
2670 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009analises tem profundos conhecimentos, abraços
Atualmente estou 99% comprado em Braskem, porém fico de olho para Embraer,TAM, Bradesco, CCRO, Kepler e MMXM. Dessas as 4 últimas tenho algumas ações, poucas, somente para brincar e ganhar uns poucos reais e não ficar parado esperando por Braskem.
De todas as mencionadas fico de olho em Embraer, uma blue chip onde já estive comprado. Tudo indica que é para longo prazo, pois entrou em canal de alta no semanal desde março de 2009, com um upside de 80% até agora, estando muito atrasada em realação às demais blue chips. É possível vir a recuar um pouco para depois subir definitivamente, com a melhora do mercado mundial. A definição da compra dos caças franceses e a possível interferência política sobre os fundos que têm grande participação atrapalha em muito a movimentação do ativo. É para acompanhar.
2671 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Grato pelos informes.
Enquanto espero pela BRKM5 estive acompanhando as Sid. e entrei nas duas ( CSN/USIM ). Mas, vim para falar da BRKM, como não poderia ser diferente.
Dias atrás coloquei um gráfico dela e está distorcido em função da ampliação que usei. Esse ampliei utilizando o período de 2 meses sem mexer nas configurações verticais/horizontais. Assim, o "simétrico" ainda não foi desconfigurado e acredito que a "explosão" seja para cima, pois, o MACD encontra-se na área sobrevendida. Estocástico não é problema se encostar no teto e ficar rastejando, pois, quando acontece isso ele está nos dizendo " a tendência é de alta" ( palavras do Didi grafista ).
IFR o mesmo usa apenas p/ visualizar divergência, retira os níveis numéricos ( 30 e 70 ) e por fim veja as MM e o preço....
Positivado caro vym99, realmente temos que ficar no aguardo. Está faltando volume para sairmos do marasmo imposto por algumas corretoras que ficam fazendo DT. Quando o volume entrar, eles perderão o controle e aí é só acompanhar. Caso suba como imaginamos, é ficar de olho na MM9 e aguardar ela virar para baixo para fazer a realização quase no topo.
2672 de 5326
hugopontocom
124 22/09/20092673 de 5326
Mario Eduardo
2077 13/12/20082674 de 5326
CinthiaW
24 09/04/2010continuo com a brasken, não largo, de jeito nenhum! mas tb estou investindo na Renar (rnar3), uma empresa seria com um papel barato e um histórico de gráfico lindo e uma reversao que começou ontem!
brasken: hora de comprar!! |Renar: hora de comprar!
será que devo ter outro papel além desses?
2675 de 5326
webloo
66695 26/06/2007em formação de triangulo simetrico
se mantiver o suporte dos 12,8 rompendo para cima continuara escalando os alvos do ocoi com objetivo em ~19
caso contrario deverá visitar os 11,20 com mme200 no caminho devendo ser retestada
perdendo a lta e consolidando a correção da perna de alta
dizem que os triangulos simetricos são rompidos na direção a tendencia que o precedeu
2676 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009O CANAL DE ALTA PRIMÁRIA que se formou a partir do eixo de simetria em 01/03/2009, está obedecendo rigorosamente, de forma espelhada, o canal de baixa ocorrido entre set/2007 e mar/2009.
É um perfeito Ombro-Cabeça-Ombro invertido.
2677 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Como é possível observar, o saldo da semana mostra uma venda de 1.126.000 ações pelos vendidos contra uma compra de 340.800 ações pelos comprados.
Como sinal positivo, temos:
1) No mesmo período, foi observado um aumento de empréstimos registrados de 1.198.809 ações, o que pode significar que os vendidos estão recorrendo ao mercado para tentar evitar a valorização do ativo. Quando não conseguirem mais empréstimos é a hora de começar a valorização da ação.
2) A diferença de 785.200 ações vendidas foram compradas por corretoras fora do time apontado, o que é um bom sinal já que mais jogadores estão entrando no jogo.
3) A queda de apenas R$0,10 no valor da ação no fechamento mostra que apesar do esforço dos vendidos em baixar o valor da ação, estes não conseguiram fazer com que a mesma perdesse o canal primário de alta, mantendo-se, no curto prazo, laterizada, apontando para uma provável acumulação, tese apoiada pelo indicador MACD no gráfico semanal, que mostra atividade compradora.
4) Se na semana que entra o esforço de baixa for perdido conforme é esperado, a tendência será de alta "explosiva" e poderá ocorrer a qualquer tempo.
2678 de 5326
webloo
66695 26/06/2007tecnica conhecida como Kamikaze
se aparecer algum player pesado na compra
começa o short-selling recovery
dando a explosão
resta saber se os vendidos terão ações disponiveis para alugar para pressionar ao máximo o ativo para um preço inferior,ganhando tempo
para então dar inicio a recompra
2679 de 5326
flylaa
4498 17/09/2009Caro webloo, concordo plenamente com você, pois:
a) Os controladores injetaram R$3,75 bilhões e não devem ver com bons olhos as ações derreterem devido a uns poucos players vendidos;
b) Com um pequeno capital e possível fazer um enxugamento das ações para empréstimo que estão na CBLC, travando a intenção dos vendidos;
c) Quando encerrar dia 12/4 a subscrição das sobras, a qualquer momento e com um pequeno esforço, os principais interessados na Braskem podem entrar comprando;
d) A partir daí, meu caro, a corrida para a recompra...... Quem comprou, comprou. Quem não comprou, terá que pagar o preço e aí o mercado é quem manda.
É lógico que não se trata de nenhuma recomendação de compra .... Pode ocorrer, inclusive, de outra maneira, contrariando o esperado, já que é apenas uma previsão com base nas análises gráficas existentes e em possíveis estratégias de comprados e vendidos.
2680 de 5326
luiz36
219 11/03/2008