ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Investidores Braskem Vamos Postar S/Aqui (BRKM5)

faivel
  • Dono
  • 281
  • 28/11/2006

Olá colegas investidores Braskem,boa noite !

Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..

Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.

sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!

Comentários

Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
joaquimc e queroz: Por favor, falem se estiver errado, porém, entendo que indiretamente vcs separam 3 coisas:
1) BRKM5 empresa
2) Contexto global das petroquimicas (preço petróleo / resinas)
3) Momento de compra/venda de cada investidor (profit/loss)
E pelas colocações feitas vcs acham que o desempenho da BRKM5 depende mais do ponto 2. Então, pergunto, em não havendo nenhuma crise:
a) Qual é vossa estimativa média do preço do petróleo até 2007 e durante 2008?
b) Idem para PIB nacional.
c) Idem para preço das resinas.
E se vcs puderem citar as fontes, seria ótimo. Obrigado.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
BRASKEM ESTÁ NUM PREÇO BEM INTERESSANTE PARA COMPRA.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
fanasato: Concordo. Porém, por favor, vc teria como fundamentar sua afirmaçaõ? Obrigado.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
SOU GRAFISTA E VEJO UM BELO SUPORTE NESSA FAIXA DE PREÇO. NESSE MOMENTO O ATIVO ACABOU DE ROMPER OS 16,40 QUE ERA UMA RESISTÊNCIA IMPORTANTE E DEVE SEGUIR PARA PATAMARES MAIORES NO DECORRER DO DIA. OBJETIVO INICIAL EM 17,00 REAIS.
queroz

queroz

195 08/06/2007
Belacintra, voce esta correto sobre os 3 pontos, pois em relação a empresa não temos muito com o que se preocupar, sobre entrada e saida do mercado o momento aponta para compra visto pelo valor patrimonial da ação, embora ja esteve melhor, pois o VPA principalmente no cas da Braskem é o que vai garantir que o seu capital não va vira pó. Agora em relação a volorização essa só vira com lucros futuros e isso depende do aumento das margens de venda, ou seja menor preço do petroleo e aumento dos produtos vendidos. Falar com fundamentos sobre o que vai acontecer com o preço do petroleo é o mesmo que falar baseando nos jogos de búzios. Neste mundo dos negócios ninguem sabe de (com o perdão da palavra) porra nenhuma, todo mundo vai arrumando os números conforme as coisas vão acontecendo, ( vide PIB, Inflação, Taxa de juros,Bolsa de valores) e com o petroleo é a mesma coisa. Hoje por exemplo saiu o relatorio das reservas dos USA, baixo, logo o preço aumentou. Dei uma olhada num relatorio da Agora sobre as petroquimicas, e de 12/2006 , la diz preço alvo ações da Braskem 21,80 para dez/2007. com preço de petroleo médio de US$66 - 2006, US$57 - 2007 e 52 - 2008, e assim sucessivamente caindo até US$43,00 em 2011. Daí da pra tirar uma idéia, ningém sabe nada, os caras simplesmente a partir de hoje traçam uma perpectiva futura, baseado em que? Fatos futuros que podem nunca acontecer. Mas voltando a pergunta, eu acredito (achismo mesmo) que o preço do petroleo vai ficar nesse patamar de 60 a 70, as margens das petroquimicas vão melhorar aos poucos ( veja que nesse ano ja melhorou), pois é básico se o petroleo ta caro para um, ta caro para todos, e uma hora todos terão de realinhar preços.
Pra finalizar: Ação Braskem (achismo) preço de fundo de poço 10 a 14, (crises etc e tal) preço de marasmo com leve recuperação de mercado 17 a 23, preço com ótimos lucros e boa recuperação do mercado 25 a 50. ( para 06/2008).
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
fanasato:
Obrigado! Muito bom, mesmo! Por favor, me permita abusar da sua amabilidade e conhecimento: Vc poderia aprofundar mais nas suas valiosas análises gráficas? De ser possível, por gentileza, quando vc puder, vc poderia nos fazer algum resumo do comportamento da BRKM5 desde 2004? Por exemplo: Vc saberia dizer se nesse período houve alguma correlação direta entre os gráficos e as altas/baixas no preço do petróleo/resinas? Há alguma conclusão nos seus gráficos, que permita confirmar a afirmação do FAIVEL (autor do post) que "a empresa teve uma péssima performance" e por isso os papéis cairam? E em função da sua análise gráfica desse período (2004 a hj), há alguma conclusão em relação próximo trimestre até fim 2007? Dá para projetar alguma coisa para 2008? Enfim, por favor, se vc puder, coloque suas análises gráficas da BRKM5. Pelo menos para mim serão valiosissimas. Muito obrigado!
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
OLÁ BELACINTRA,

VOU PROVIDENCIAR ISSO PRA VOCÊ HOJE A NOITE MAS JÁ POSSO ADIANTAR QUE SE O ATIVO CONSEGUIR FECHAR O DIA ACIMA DOS 16,50 REAIS É BEM PROVÁVEL QUE TENHAMOS UM MOVIMENTO PELO MENOS DE CURTO PRAZO ATÉ PATAMARES PRÓXIMOS AOS 17,00 REAIS. FECHANDO ABAIXO DOS 16,40 TALVEZ DEMORE UM POUCO MAIS PARA DEFINIR.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Queroz, amigo:
Impecável seu comentário. Obrigado. Abusando da sua amabilidade, me permita consultar:
1) Vc pode citar as fontes dos seus relatórios?
2) De casualidade vc tem alguma informação em relação específicamente às resinas? Preços próximo trimestre? Preços 2008? Fonte das informações?
3) De casualidade vc tem alguma info específica do ciclo das petroquimicas? Fonte?
4) Alguma comparação com os peers da BRKM5?
5) Em função dessas suas infos/projeções, ainda que sejam "chutes", quais são as suas conclusões OBJETIVAS em relação à BRKM5? Por favor esqueça que vc está comprado, esqueça suas recomedações como investidor subjetivo, e esqueça o fórum. Por favor, opine mesmo em base aos 4 pontos acima. Objetivamente, o que vc faria específicamente com a BRKM5? Comprar? Manter? Vender?
Abs
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Fanasato, quem agradece sou eu! Poder contar com as suas análises gráficas será um luxo. Faça isso quando puder, sem pressa e sem compromisso. Fique a vontade não de me responder, e sim, de abordar as análises gráficas que vc queira. Se vc puder, procure análises NEGATIVAS que indiquem momentos DE VENDA, ou "podres" do BRKM5 (se é que existem essas análises). A lógica será nas suas análises calcular probabilidades de VENDER, MANTER, ou COMPRAR. Acontece que 99% do fórum faz defesa de papéis para que outros comprem/vendam (não é o meu caso). Logo, na medida das suas possibilidades e tempo, tente por favor aportar análises objetivas e inquestionáveis, que indiquem se a BRKM5 foi um mico, é um mico, ou se será um mico. Ficarei mais do que agradecido!
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
BRKM5 NÃO É UM MICO E NUNCA SERÁ. O FATO DELA ESTAR CAINDO DEVE-SE PRINCIPALMENTE A FORTE PRECIFICAÇÃO DO PETRÓLEO NESSES ÚLTIMOS DIAS.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Petróleo acaba de tocar a casa dos USD80 (máxima do ano), e ambas, BRKM5 e BAK em New York, as duas estão exatamente a +1,5%. Pode ser uma confirmação de que os papéis estão com desconto.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
TÁ ENTRANDO UMA COMPRA PESADA NO ATIVO. ACABOU DE ROMPER A RESISTÊNCIA MAIS IMPORTANTE QUE ERA OS 16,50 REAIS. CAMINHO LIVRE PARA NOVAS ALTAS.
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono

olá colegas,boa tarde

acho muito bom que mais colegas estejam opinando a respeito da Braskem,li ra-
pidamente as considerações acima postadas,(estou repleta de compromissos ho
je) mas até amanhã devo ler e assimilar tudo o que foi dito e voltar ao assun
to.Faço questão absoluta de continuar ligada ao grupo,pois,tenho certeza que
chegaremos a um consenso.Concordo também,que embora esteja no mercado há seis
anos,faltou-me agilidade para movimentar minhas ações(Braskem).Por tudo, agra
deço aos colegas que apresentaram pontos de vista super importantes.

Sucesso a todos e um abraço
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Faivel,
Eu acho que falta de consenso é muito saúdavel e necessário na hora de analisar uma ação na bolsa. Nesse sentido, não há nada mais inteligente do que sempre "discordarmos" em tudo. Então, concordando ou discordando (irrelevante), seria interessante que, vc autora do post, objetivamente aponte os fatos e fundamentos que a levaram a afirmar que "BRKM5 é um mico" e que a empresa teve uma "péssima performance". Eu até entendo perfeitamente que vc escreveu isso como um desabafo e relativo às suas ações (e não à empresa). Porém, o fórum está cheio de lixo, e seria bacana falar "com maior exatidão". Se no seu pleno direito vc acha que a BRKM5 é um mico com uma péssima performance, então, por favor, fundamente isso aqui no seu post. E se vc errou nas suas colocações, então, por favor, tenha a grandeza de avaliar a possibilidade de "modificar" o seu post original, especialmente em considerando que no título vc está chamando a todos para postar sobre a BRKM5, o que significa que todos vão ler a sua mensagem original. Insisto, a questão é que o seu post inicial é o post que será lido por todos, não espero que ninguém escreva bem ou favor da BRKM5, e sim, só espero que as pessoas escrevam as coisas certas e que FUNDAMENTEM as suas colocações. Grato e desculpe qualquer coisa.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
MEUS AMIGOS, GOSTARIA DE PODER COMPARTILHAR O QUE EU ESTOU VENDO HOJE NA BRKM5. SIMPLESMENTE A MERRIL LYNCH RESOLVEU ENTRAR PESADO NA BRKM5 (NO MOMENTO COM 500K COMPRADOS). ESTÁ SEGURANDO FORTE OS 16,40 REAIS. TEM GRANDES CHANCES DE VIR UM MOVIMENTO FORTE PELA FRENTE NOS PRÓXIMOS DIAS. FIQUEM ATENTOS.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
... O report da Merril Lynch recomeda "sell" da BRKM5! Deve ser alguém comprando através da ML. Você está na frente do book nacional ou adrs? De todas maneiras fanasato, vc está certo que hj, com o pico anual de alta do petróleo, ter alta nos papéis da BRKM5, no mínimo é curioso. Não deixe de postar às suas análises gráficas quando vc puder! Obrigado.
queroz

queroz

195 08/06/2007
Belacintra, infelizmente não tenho os dados solicitados acima, pois somente acompanho as noticias superficiais sobre melhora ou piora de preços das resinas, e outros, portanto o que sei é que vem melhorando, o correto seria realmente se aprofundar no assunto e ter uma grande base de dados, ai sim, a decisão pode ser mais acertada, sobre comprar ou vender. Caso vc esteja querendo montar uma base de dados, sugiro procurar na internet, com certeza ira encontrar tudo, ou quase tudo, ou mesmo entrar em contato com a Braskem. em relação a minha opinião pessoal, se tivesse mais grana para aplicar a mp ou lp com uma boa margem de segurança eu aplicaria em BRKM, essas ações podem não estar baratas, mas atualmente estão num preço pelo menos justo. veja abaixo um quadro tirado da infomoney, e verificando hoje na economatica o Valor patrimonial da ação é 16,44, ela esta cotada a 16,48 com essa subida de hoje, ou seja ta no preço. Olhe os resultados de 2006 e 2007, houve uma boa melhora, sem falar no gigantismo da empresa.A ação não é mico, tem fundamento e tudo para subir, e pouco pra cair, e se cair volta mais facil a esse patamar. Estou comprado, não é muito, e só vendo sem lucro se o preço do petroleo disparar do ja atual preço( tipo 90 , 100 us$)mesmo assim ainda cabe uma reavaliação.

2tr/06 3tr/06 4tr/06 1tr/07 2tr/07
Indicadores
Dados por ação (R$)
Valor patrimonial por ação (VPA) 12,52 12,03 12,01 12,33 15,94
Vendas líquidas por ação (VLPA) 28,72 29,51 29,51 30,39 31,55
Resultado operacional por ação (ROPA) -0,15 -0,58 -0,08 -0,13 1,07
Lucro líquido por ação (LPA) 0,32 0,02 0,21 0,18 1,06
Dividendos por ação ON 0,15 0,00 0,00 0,00 0,00
Dividendos por ação PN 0,15 0,00 0,00 0,32 0,00

Dados por ação (R$) 3tr/06 2tr06 1tr/07 2tr/07 Último
P/VPA (x) 1,06 1,08 1,25 n/d 1,02
P/LPA (x) 40,99 41,73 787,98 72,46 15,38
P/ROPA (x) neg neg neg neg 15,29
VE/Vendas (x) 0,92 0,97 1,05 1,05 0,89
Dividend yield% 4,92 4,92 4,92 2,03 1,03

Rentabilidade 2T06 3T06 4T06 1T07 2T07
Margem bruta (%) 13,72 14,06 14,89 16,09 17,64
Margem operacional (%) -0,52 -1,95 -0,27 -0,42 3,38
Margem líquida (%) 1,13 0,06 0,71 0,60 3,36
Ret. ativo (%) 0,79 0,05 0,51 0,44 2,56
Ret. patrimônio (%) 2,59 0,16 1,71 1,45 7,46
Ret. cap. investido (%) 2,15 0,12 0,74 0,65 3,58

fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
BOA NOITE!

A PEDIDOS ESTOU POSTANDO UMA ANÁLISE GRÁFICA DO ATIVO BRKM5. REQUER UM CONHECIMENTO BÁSICO SOBRE O ASSUNTO.

ESSE É UM GRÁFICO DIÁRIO DE INTERVALO DE MAIS OU MENOS 1 ANO. OBSERVANDO O GRÁFICO NOTA-SE QUE HÁ UMA FORTE VOLATILIDADE NESSE ATIVO. VAMOS ANALISAR A PARTIR DO FINAL DE ABR-07 QUANDO O ATIVO CONSEGUIU ROMPER O PATAMAR DOS 16,00-16,40 REAIS (LINHA AZUL). ANTES DISSO, HOUVE 3 TENTATIVAS SEM SUCESSO (NOV-06, JAN-07 E MAR-07).

APÓS O ROMPIMENTO, O PATAMAR DOS 16,00-16,40 REAIS PASSOU A SER UM IMPORTANTÍSSIMO SUPORTE. O ATIVO TRABALHOU POR UM LONGO PERÍODO ACIMA DESSE PATAMAR E APENAS ALGUMAS VEZES VOLTOU A TESTAR ESSA FAIXA DE PREÇO. NO MOMENTO ESTAMOS NOVAMENTE EM CIMA DESSE SUPORTE ONDE JUNTAMENTE COM ESSE PREÇO TEMOS HOJE UMA MÉDIA MÓVEL ARITMÉTICA DE 180 DIAS. NOTA-SE TAMBÉM QUE HÁ UMA LTA (LINHA DE TENDÊNCIA DE ALTA) QUE ESTÁ PASSANDO BEM PRÓXIMO DA SITUAÇÃO ATUAL.

VAMOS AGORA AOS FATOS:

1) SE O ATIVO PERDER OS 16,00-16,40 REAIS:

- A PERDA DESSE PATAMAR PODE TRAZER O ATIVO PARA NOVAS FAIXAS INFERIORES DE PREÇO ENTRE ELAS AS QUE MAIS SE DESTACAM SÃO: 15,50 E 15,00 REAIS. SE EVENTUALMENTE VIER A PERDER ESSES DOIS SUPORTES, TERÍAMOS UMA CORREÇÃO UM POUCO MAIOR, TALVEZ ATÉ PRÓXIMO DOS 13,00 REAIS.

2) MANUTENÇÃO DO PREÇO ACIMA DOS 16,00-16,40 REAIS:

- O ATIVO PODE IR BUSCAR NOVAS MÁXIMAS ENTRE ELAS: 18,00 E 19,00 REAIS. OBSERVE QUE AMBOS OS PREÇOS SÃO TOPOS ONDE PASSA UMA LINHA ASCENDENTE (PRETA) DE UM PEQUENO CANAL DE ALTA.

OPINIÃO: PARTICULARMENTE ACREDITO NUMA RETOMADA DA ALTA POIS SEMPRE QUE HOUVE UMA CRISE (PETRÓLEO) COM ESSE ATIVO ELE RESPEITOU FIELMENTE ESSA FAIXA DE PREÇO.

SOBRE O PREGÃO DO DIA 12/09/07: TERMINANOS O DIA COM UM CANDLE DE INDECISÃO COM FORTE VOLUME NOS INDICANDO QUE TALVEZ UM MOVIMENTO GRANDE ESTÁ POR VIR. IFR EM 22,58 (SUPORTE) NOS INDICANDO UMA POSSÍVEL COMPRA.

GRÁFICO SEMANAL: SE FECHARMOS A SEMANA ACIMA DOS 16,50 REAIS FORMAMOS UM MARTELO (CANDLE DE REVERSÃO) QUE CONFIRMA A RETOMADA DA ALTA PARA AS PRÓXIMAS SEMANAS.

BASICAMENTE É ISSO. SE TIVEREM ALGUMA DÚVIDA POSTEM UMA MENSAGEM.

ABRAÇO E BONS NEGÓCIOS.
brkm5qv7.gif
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Boa, queroz. Obrigado. Eu estou na mesma que vc, me refiro a que além da minha vida pessoal e profissional fora da bolsa, tb tenho que acompanhar decenas de ações na minha carteira, então "leio por cima" tudo o que posso, e não teria como montar a base de dados (apesar de vc estar certo que essa é a maneira correta de fazer as coisas). Sem chegar ao perfecionismo, a minha humilde intenção era verificar com vcs tendências de preços nas fontes oficiais. Confesso que durante uma época fiz isso através da RI, porém, é o mesmo que colocar a cabeça na boca do jacaré, já que para RI tudo sempre está ótimo e sensacional. Hj utilizo relatórios dos "tubas" formadores de mercado (Merril Lynch, Morgan Stanley, Goldman etc) e segundo eles: a) Preço do petróleo vai ficar por volta de USD65, b) Preço das resinas melhorou comparado a anos anteriores e vai continuar melhorando, e c) Ano 2008 será o re-inicio do ciclo das petroquimicas estimando-se um pico por volta de 2009/2010. Como tudo é super relativo, queria com os colegas cruzar essas informações com a maior qtde de fontes possíveis, já que a resposta para comprar/vender/manter BRKM5 em grande parte depende de a+b+c. Deixo o convite em aberto para quem possa aportar info e fontes.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
fanasato... vc é de tirar o chapeu, meu amigo. Valeu mesmo! Obrigado! Amanha vou imprimir e ler com calma. Cada um tirará as suas conclusões, porém, que debater assim é um luxo... isso é. Vc renova minhas esperanças neste fórum. Vc se incomoda se eu pergunto em quais outros ativos vc está comprado ou com intenções de comprar/vender? E encerrando, de casualidade há alguma chance de cruzar no seu gráfico as cotações do petróleo + preços das resinas? Eu fiz isso aqui no site da ADVFN, porém, tenho muita curiosidade de ouvir as suas interpretações gráficas.
  • 12 Set 2007, 20:54
  • 12 Set 2007, 21:28
  • Tweet

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRKM5 9.36 -6.5%
Braskem Sa
Braskem Sa
Braskem Sa
Índices Mundiais
Alemanha 0.5%
Austrália -1.0%
Brasil -2.2%
Canadá 1.2%
EUA (Dow Jones) 1.7%
EUA (NASDAQ) -1.2%