ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Investidores Braskem Vamos Postar S/Aqui (BRKM5)

faivel
  • Dono
  • 281
  • 28/11/2006

Olá colegas investidores Braskem,boa noite !

Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..

Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.

sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!

Comentários

fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
OLHEI POR CIMA O ATIVO GGBR4. ESSES 43,00 REAIS É UM ÓTIMO PREÇO.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Mestre queroz, impecável suas explicações. E me permita perguntar:
1) Entendi "a relatividade" do termo "descontada". Gostaria de conhecer a sua opinião. BRKM5 está ou não está descontada? Em relação ao que?
2) Vc reconfirma que em relação ao seu patrimonio, BRKM5 está no preço justo. Porém, vc de casualidade vc sabe quais são as variáveis que definem o VP x Patrimonio? Pergunto para aprender. Por exemplo, eu sei que no caso das exportadoras com ativos no exterior ou com vendas ao exterior, a simples cotação do dolar faz o VP subir ou descer diariamente. Assim, um ativo que hj era negociado com um VP justo, amanha com uma queda ou subida do dólar a coisa muda. No caso da BRKM5, vc sabe quais são as variavéis que impactam no VP?
3) E no caso do VPA, pergunto como ignorante: No caso de empresa com um valor patrimonial gigante, porém, super alavancada, onde o VP virtualmente vira pó, o VPA mostra isso? Não deveria haver um valor para o VP do ativo e outro para o risco do ativo? Não deveriam ser separados?
Não se desculpe por nada que as suas respostas estão sendo ótimas e muito positivas! Eu tb trabalho "fora da bolsa" e me dedico a outras coisas. Não se preocupe com isso! Responda qdo vc puder e quiser. Obrigado!
queroz

queroz

195 08/06/2007
Belacintra, voce as vezes me parece um pouco perdido com os números, ninguem consegue abraçar o mundo, ou seja não conseguira todos os dados possiveis, nem cruzar todos eles, e mesmo que consiga, alguns vão indicar compra e outros vão indicar venda, concordo com sua preocupação de ter o maior número de elementos possíveis, isso é bom, mas cuidado ao querer usar todos ao mesmo tempo, pois podera ficar maluco. Tipo o cara que se apega a religião e começa a ler a Bíblia sem condições de interpretá-la, o cara acaba ficando louco. Apontem os gráficos para onde quiser, na minha opinião, se as margens da braskem melhorar(mneor preço de petroleo ou elevação de preços dos produtos fabricados), vide post anterior, as açãoes da Braskem vão subir e muito.(mercado sem crise)
abraços e muita calma nessa hora...
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Obrigado queroz pelo seu comentário. Concordo em que não é bom nem sempre necessário "saber e conhecer tudo". Porém, sempre é bom querer "saber e conhecer tudo". São coisas diferentes. Vc esta certo que ainda sabendo não teria capacidade de utilizar todas as informações. Porém, ainda assim quero aprender e sabé-las. Agradeço e entendo o seu comentário!
cavendisch

cavendisch

58 28/03/2007
Belacintra,
gosto de suas indagações....
são bem pertinentes, vamos lá:
1.1) estava caro, pois a ação saiu de 40,00 para 90,00 em 3 meses.
E a empresa n justificava esta alta toda (resultados), ou seja era pura expectativa. E preferi entrar em outros papeis mais baratos, Vale e petr.
E sadia.
1.2)O preço justo? Ora, é o mercado quem paz este preço justo, baseado em expectativas futuras de resultados (multiplos)Não acredito muito em preço justo, para este ramo, pois depende muito do oleo. Ou seja, muda a toda ora!!
1.3) HJ? Como te disse, segundo o próprio presidente me falou, após a reunião, eles trabalham com óleo a U$60,00/ 65,00. Acima disso, fica dificil. Isto no ano passado, em agosto. Com o oleo a 80,00, sem chance.
2.0 Nafta,
estes gráficos, estao no site da abiquim, e depois coloca com os da B5.
A correlação n é perfeita, mas se tem uma boa idéia.
2.1) quadro diario, sem chance, pois o oleo sobe ela (b5) cai. Em outros dias, o oleo cai, ela sobe. O q consigo, é detectar patamares de preço. Ou seja, oleo ficando acima de 70, a B5 patina entre 14 / 17. N vejo motivos para subir, fora a especulação dos players (tubas).
2.3) Resinas.
pois é, o grande problema nosso.
Depende da cotação internacional, balizada pela oferta e demanda.
Quem manda é a ARA (antuérpia, roterda, e o outro a n me recordo)
Mas, o forte das vendas da B5 é o mercado interno. Espero q as margens aumentem para a empresa, com a aquisição de outras plantas.
3.0) Óleo a 80,00 e as ações sobem....Hum, n achei isso.
podem estar subindo no momento, mas abrindo um pouco, o preço das ações era de 19,00, com o oleo a 70,00 Foi para 80,00 e as ações estao a 16.50. Acho q caiu.
N adianta olhar o dia a dia, vai ficar maluco. Tem q abrir um pouco mais.
4.0) Perfeito, estes são nossos problemas.
Mas vejo melhoras, com o aumento do PIB, deve aquecer um pouco o setor e melhorar as margens.
5.0) VP,
como disse, $15,94, segundo o infomoney, para o 2 tri.
Mas, quem manda no preço das ações, é a expectativa de lucros futuros.
A maioria, opera com preços acima de seu VP, é verdade.
Mas, para este setor, tudo é muito complicado.

Espero ter ajudado um pouco.

Cave.

Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Cave,
Obrigado. Apenas comento:
a) Gráficos: Os dados eu já tinha e de vez enquando acompanho. O que não consigo é colocá-los juntos em um gráfico. Por exemplo: Aqui na ADVFN não dá para cruzar BRKM5 x OIL em uma gráfico diário. Não sei pq. Tampouco dá para colocar preços Nafta, Resinas etc. O que tnho feito é uma correlação a olho.
b) Resinas: Produção oriente medio não ameaça o preço em 2008? Tenho ouvido muito falar em várias fábricas começando no Irã etc, se bem que a abertura dessas fábricas bem sendo anunciado desde 2005.
c) Oil=usd80 e BRKM5 subindo: Aconteceu de terça-feira passada a hj! Aproveitei e vendi ontem um pouco com a alta de +3,5% (só para recompor meu preço médio). Se cair hj, volto a comprar.
d) Fiquei curioso com o seu perfil Cave: A maioria aqui trabalhamos fora da bolsa, e toucamos de ouvido (como eu). Vc se dedica 100% a bolsa? Chegou até acompanhar as reuniões de RI da BRKM5? Nota 10 cara! E hj em relação a BRKM5, vc parou o seu "coaching" pq o petroleo reduziu às margens da BRKM5? Posso inferir nas entrelinhas do seu post, que se o oil baixa a usd60 vc novamente vai mergulhar na BRKM5? Vc vai é mesmo pelas margens? Pergunto até pq acho isso certissimo! Em quais papéis vc hj está comprado/vendido (se posso perguntar)?
e) Esclarecimento aos colegas foristas em geral: Pergunto para saber e aprender. Usar ou não usar uma informação, isso para mim é um segundo passo. Muitas vezes procuro informações e aprendizados que jamais uso. Tenho como hábito perguntar TODO a TODOS, sem isso significar que vou usar as informações, ou que vou concordar/discordar. Em se falando específicamente em bolsa, CONCORDO COM QUEROZ, em que acho perigoso que alguém compre/venda alguma coisa em função das informações que são postadas neste forúm. Porém, acho muito sadio que se discuta, se troquem opiniões, e se tente aprender (sempre e qdo haja nível como o estou achando neste post).
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
MEUS AMIGOS, OS GRÁFICOS DIZEM TUDO. NÃO QUERO ME INTROMETER NA CONVERSA DE VOCÊS MAS BRKM5 FECHANDO A SEMANA EM 16,80 REAIS VAI FAZER UM MARTELO MARAVILHOSO NO GRÁFICO SEMANAL. JÁ ESTOU COMPLETAMENTE ATOLADO DE BRKM5 NOVAMENTE E PRETENDO SER UM POUCO MAIS OUSADO AGORA. TARGET EM 18,00 REAIS NO CURTÍSSIMO PRAZO.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
fanasato... se intrometa onde e qdo vc quiser! É mais do que bem-vindo! Aproveito e comento em relação a GGBR4 que R$43 não há como discordar que é bom e está chegando a isso. Porém, vou esperar até depois do 18/09 (FED). Até lá fico somente nos sobe/desce da BRKM5 pq acho que dia 18 pode ser um divisório de águas para todos os ativos.
joaquimcesario

joaquimcesario

4899 30/04/2007
Entendo como fanasato que 18,00 em curtissimo prazo é bastante viável principalmente caso haja a queda esperada nos juros americanos dia 18 e a Bovespa tenha, consequentemente, boa resposta a provavel queda. Tb não é improvavel, caso o cenário de alta na Bovesa a leve para perto de 57/58mil BRKM5 atingir seu TH recente em torno de 19,xx.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
CORTEM OU NÃO O MERCADO JÁ SE AJUSTOU PARA UMA POSSÍVEL MANUTENÇÃO. DOW JONES ROMPEU RECENTEMENTE UMA LTB IMPORTANTÍSSIMA.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
fanasato:
1) Vs sabe que mercado espera corte de 0,25 e alguns até 0,5. Honestamente, não sei se o mercado já se ajustou a uma manutenção. Acho que houve ajustes (para cima/baixo) em função das notícias dos subprimes, e acho que o mercado ainda espera corte. Tomara vc esteja certo!
2) Como grafista, e com o seu perfil CP, vc só vai pelos gráficos? Que % das suas decisões é gráfico e quanto % é fundamentalista ou fora dos gráficos? Há quanto tempo vc opera como grafista CP? Que percentual de acerto teve nas suas interpretações gráficas?
3) Alguns cursos aqui em SP para recomedar? Alguma leitura para iniciantes?
Responda se quiser, sem compromisso.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
100% DAS MINHAS DECISÕES SÃO ANÁLISE GRÁFICA. NÃO TENHO REFERÊNCIA A CURSOS. E ESTOU NO MERCADO A UNS 3 ANOS PELO MENOS.
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
ISSO É RELATIVO. MAS TENTO MANTER UMA MÉDIA MENSAL EM 4%
cavendisch

cavendisch

58 28/03/2007
Belacintra,
A)Gráficos:
Crio os meus, no excell mesmo.
Basta apenas montar uma tabela, e o excell faz o resto.
N olho o curto, mas sim o medio e LP. Claro q se deu chance de lucro, enfio.
pq posso recomprar mais abaixo. N precisa colocar o dia a dia, mas sim uma correlação de 10 anos, com preços mensais. Já terá uma boa base.
E pode montar outro, com 2 anos, colocando semanalmente.
B)As plantas no setor petroquimico, demoram em media, 5 anos. Entre a aprovação do projeto e seu inicio operacional efetivo.
O q manda no preço, é a relação oferta demanda. Se estão construindo, pode ser q impacte no curto, mas no medio longo prazo (3, 5 anos) começam a dar resultados. A expectativa é de crescimento de demanda puxada pela china e leste europeu.
C) oil a 80,00 e B5 subindo, sim ocorre. Mas n me arrisco muito com oleo nestes patamares, e temporada de furacões no golfo, o q pode afetar algumas plantas por lá, e puxar mais ainda o preço de oleo.
D)Como disse, opero e giro P4.
As B5 estão apenas por erro estrategico meu, estou salvando as posições de 24,00.
Mas na primeira chance de lucro (cdi + risk) caio fora.
Prefiro o papai mamae de petr, do q o risco de ficar com posições em B5.

Qto as reunioes, vou em todas das empresas q opero.
Vale, sadia, all, petr, braskem, ggbr, bradesco.
Com enfase sempre em P4.
Sou contra diversificar, opero 5 ou 7 empresas apenas.
Percebi q a bolsa sobe e desce em bloco. Uns mais outros menos, mas funciona bem assim.
Estou nisso aki desde 81.
Já trabalhei em corretoras, bancos, e empresas privadas.
Sou agressivo e n tenho medo do mercado. Aproveito as chances de entrar e sair.
Bom, isto n importa muito...

Cave
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Parabéns fanasato! E me permite perguntar, deixando de lado a rentabilidade/mês, como vc definiria o seu % de acerto de "conclusões gráficas" independendo das suas rentabilidades/mês? Não sou grafista, e me custa assimilar a idéia de tomar decisões 100% pelos gráficos. Sou Engenheiro Físico, tb sou piloto de avião, estou acostumado a voar a cegas 100% por instrumentos, porém, jamais o faria tendo outros recursos (visual / rádio etc). O que te levou fanasato a ficar 100% em gráficos? Sem querer te atrapalhar, responde qdo vc quiser.

Cave: Thks! Agora vou ler teu post.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
AMIGA FAIVEL AUTORA DESTE POST:
SÓ DE ACOMPANHAR AS ALTAS/BAIXAS DAS BOLSAS COM OS SUBPRIMES, ONTEM VENDI BRKM5 NA ALTA A +3,5% E HJ RE-COMPREI NA BAIXA A -1,5% = FAZENDO ASSIM UMA MELHORA DO MEU PREÇO MÉDIO NA BRKM5 DE APROX +5% EM DOIS DIAS! SEI QUE VC NÃO DEVE ACOMPANHAR AS OPORTUNIDADES, PORÉM, ACREDITE, EU TB TRABALHO FORA DA BOLSA, SÓ INVISTO A LP, E MERGULHO UM POUCO NA BOLSA QDO TENHO QUE COMPRAR/VENDER (COMO ACONTECEU NESTES ÚLTIMOS DIAS). O RESTO DO TEMPO É SÓ VC ACOMPANHAR AS INFORMAÇÕES GERAIS... QUE EM SE ABRINDO UMA JANELA COMO ACONTECEU COM OS SUBPRIMES... VC DEVE DEDICAR UM POUCO DE TEMPO AOS SEUS PAPÉIS DA BRKM5... QUE AOS POUQUINHOS VC PODERÁ MELHORAR O SEU PREÇO MÉDIO. NÃO EXISTEM MILAGRES NEM PAPÉIS QUE VC COMPRA E ETERNAMENTE VÃO SUBIR (INVESTIDOR MICO). EU SINCERAMENTE ESPERO QUE ESTE POST HA TENHA AJUDADO A RE-PENSAR SUA FORMA DE INVESTIR PARA TODO E QUALQUER ATIVO. EM 3 DIAS FIZEMOS UNS 100 POSTS, E VC PODE VER QUE NO FÓRUM HÁ GENTE MUITO BACANA E DE NÍVEL, PORÉM, DEPENDERÁ DE VC SABER ATRAIR OS FORISTAS CERTOS, JÁ QUE ALGUMAS COLOCAÇÕES SUAS, SEM QUERER, PODEM ACABAR ATRAINDO IDIOTAS QUE FALAM SOBRE “MICOS”, “BOMBAR” ETC. FIQUE DE OLHO NO DIA 18/09 ONDE VC TERÁ MAIS UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA COMPRAR/VENDER BRKM5. ESTÁ LONGE DE SER UM MICO, É UMA SRA EMPRESA, ELA DEVAGAR, PORÉM, SEGURO VAI ATRÁS DOS SEUS R$30, E NESSE CAMINHO VC PODERÁ TER ALGUMAS ALEGRIAS. MAIS DO QUE LHE DESEJAR "SORTE", LHE DESEJO UM POUCO MAIS DE ENVOLVIMENTO E PRÓ-ATIVIDADE COM OS SEUS PAPÉIS DA BRKM5. GRANDE ABRAÇO FAIVEL!
Guarini

Guarini

2 14/09/2007
Caros colegas
Obrigado pelas fartas informações que pude ler neste forum.
Após fazer algumas análises, e ver uma reportagem sobre a Brasken numa revista de Produtos Quimicos, decidi que este papel faria parte de minha carteira, e venho ha uma semana adquirindo-o.
Tenho certeza que reagirá e compensará a todos nós.
webloo

webloo

66695 26/06/2007
http://br.invertia.com/noticias/noticia.aspx?idNoticia=200709141849_EFE_44259431&idtel=
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Annual average refiner acquisition cost of crude oil for 2007 is $64 per barrel and nearly $69 per barrel in 2008.
The Energy Information Administration (EIA)
(Created by Congress in 1977, is a statistical agency of the U.S. Department of Energy. Our mission is to provide policy-independent data, forecasts, and analyses to promote sound policy making, efficient markets, and public understanding regarding energy and its interaction with the economy and the environment).
www.eia.doe.gov/emeu/steo/pub/contents.html

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRKM5 9.36 -6.5%
Braskem Sa
Braskem Sa
Braskem Sa
Índices Mundiais
Alemanha 0.5%
Austrália 0.0%
Brasil -2.2%
Canadá 1.2%
EUA (Dow Jones) 1.7%
EUA (NASDAQ) -1.0%