ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Investidores Braskem Vamos Postar S/Aqui (BRKM5)

faivel
  • Dono
  • 281
  • 28/11/2006

Olá colegas investidores Braskem,boa noite !

Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..

Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.

sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!

Comentários

Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Fanasato, amigo, você não está nem certo e nem errado. Você apenas tem uma estratégia diferente e válida! Você é especulador de curto prazo, e para você os fundamentos da BRKM5 são irrelevantes (em termos). E vc está 101% certo que para um especulador de curto prazo, os suportes e as resistências é o único que importam (e nem tanto as tendências). Se eu fosse daytrade fazia exatamente a mesma que vc! De fato, eu entendo a sua sugestão de 16,5 e dias passados a outra de 17,25! O único que vc tem que entender, é que essa sua estratégia, é ótima, porém, não é uma verdade universal, já que outros colegas tem outras estratégias, melhores ou piores, porém, outras, que funcionam de maneira diferente às suas (por exemplo em função de tendências). Pense nisso, porque quando você posta gráficos, análises, e afirmações, todas são ótimas, porém, somente para sua específica estratégia de especulador curto prazo, e isso não significa que esses gráficos/análises/afirmações seus sejam válidos para outros colegas. Lembro que foi você mesmo quem me ensinou isto! Tal vez no calor do debate as vezes vc se esqueça de que os colegas podem ter outras estratégias, e valeria a pena vc esclarecer que seus critérios não se importam (em termos) tanto com os fundamentos da BRKM5, como sim, exclusivamente para operar nos suportes e resistências. Se estou errado no meu pensamento, esqueça, e nem me responda. Abs!
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Abrito, com o maior dos respeitos me permita um humilde comentário:
1) Você continua errando, e todos os seus erros já foram apontados por extenso nos dias anteriores. Cabe somente a você mesmo, ter auto-crítica e fazer as suas próprias correções.
2) O seu gráfico (post 402/403) tb está feiamente errado. Nos posts anteriores, você poderá achar claras explicações de como funciona a oscilação da BRKM5 em função das suas variáveis (que são mais de 8 e não apenas 3). Somente aponto aqui o fato de que incansavelmente comentamos que BRKM5 não oscilava em função de variáveis isoladas. Outra questão que foi fartamente abordada é que as altas/baixas das variáveis da BRKM5 funcionam em TENDÊNCIA e não pontualmente (como você tentou graficar). Porém, o seu erro mais grave, foi não ter entendido que a baixa do USDXR$ REDUZ o impacto da alta do oil (preço NAFTA melhor absorvido), permitindo a alta da BRKM5 de fim de 2006 até hj. Quando oil cai e usdxR$ cai... é aí que essas duas variáveis impactam na BRKM5 (e não isoladamente). No seu gráfico, claramente podemos ver que a curva do usdXR$ neutraliza a curva do oil, fazendo BRKM5 subir. É mais um exemplo de como você errou ao não entender o comportamento das variáveis da BRKM5 na oscilação do ativo! Fica o convite para o amigo ler com cuidado e atenção os posts anteriores, e quem sabe, corrigir todos os seus outros erros (que não abordarei), e até aprender alguma coisa.
3) Apenas apontando um último erro: A sua sugestão de comprar a 16 foi um errou feio, não porque esse seja um forte suporte, e sim, porque primeiro você perdeu de ganhar +9% na oscilação para cima, e segundo porque qdo você fez a sugestão de 16 você não tinha nenhum fundamento de tendência, BRKM5 podia cair ou subir, vc apenas tinha uma aspiração de comprar abaixo 16,5 (post 310), e se deu bem de pura sorte. Não acho isso que seja bom! Lembro ao amigo que no meu post 310 dexei claro que “BRKM5 tem poucas probabilidades matemáticas de chegar a 16. Somente uma variável imprevista poderia causar isso (disparada no oil, terrorismo, catástrofe ecológica etc)... tanto na queda como na baixa, os históricos provam que o ativo oscilará”... e isso se cumpriu!
4) Gosto, sim, e muito, da sua estratégia de stops, e quem sabe o amigo um dia tenha a paciência de compartilhá-la aqui com os colegas no post.
Por favor, não considere meu presente post uma contestação ao seu. Em geral é apenas um esclarecimento para evitar que os colegas possam errar com gráficos errados/interpretações. Abs!
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Xaw,
Meu objetivo é aprender e lucrar. Fique a vontade de começar a participar neste post da BRKM5 com as suas análises gráficas, as quais certas/erradas serão muito bem-vindas. Apenas avalie, por favor, a possibilidade de: a) Utilizar uma linguagem gráfica e técnica, sim, porém, sem gírias (todos os colegas aqui entendem gráficos! o único que não se entendem são as gírias de vcs), e b) Apresentar projeções/estimativas de comportamento do ativo (caso contrário ficaremos ouvindo coisas que todos já sabemos, qdo o único que realmente importa é a análise... a tendência). Abs!
PS: De maneira amadora estudo os ativos das bolsas com matrizes matemáticas (redes neurais), estratégia que nos últimos anos vem sendo utilizada na bolsa pelos próprios grafistas, para corregir erros e vicios da análise gráfica. Em sendo vc um professional dessa área, achei que poderia se interessar nos seguintes artigos:

http://web.infomoney.com.br/templates/news/view.asp?path=/investimentos/&codigo=834615

http://noticias.uol.com.br/economia/ultnot/infomoney/2007/10/17/ult4040u7527.jhtm
abrito1953

abrito1953

118 28/03/2007
  • Premium
Bela Cintra,
Fiz a correlação entre $ oil e BRKM5 por curiosidade, mais um exercício do que é possível fazer com as ferramentas do ADVFN do que uma "análise de correlação de variáveis". Gráficos com dados empíricos não podem estar errados, são apenas gráficos. Você pode julgar : a interpretação está errada. Nada a objetar, já que você afirma que 3 variáveis também não justificam a volatidade, no que respeita à interpretação do gráfico não vejo divergência entre nós.
à primeira vista não vejo correlação com as três variáveis, afinal uma descrece monoticamente (valorização do real) e outra cresce monotonicamente (preço do oil) enquanto BRKM5 flutua no canal suporte-resistência , sem acompanhar o ibov.
Estas duas intepretações "fundamentalistas" não explicam , isoladamente, afirmações do tipo:
(a) Braskem não decola porque projetou oil a $ 65
(b) Braskem não decola porque não consegue exportar com este $
---- perdeu a chance de ganhar quem ainda não comprou a 16 : aguardemos, é cedo--
Evidente que não posso comprar quando não existe a oferta no preço que procuro. Continuo aguardando uma definição mais clara do MACD , crescente e negativo, ou um teste no suporte.
Aparentemente 16.40 esta se solidificando um suporte aceitável. Coloquei uma oferta de 16.39 mas não deu para pegar.
Definitivamente, é um bom papel dentro da flutuação, e limitado a LP.

gerenciando uma carteira com ADVFN
  • 18 Out 2007, 19:55
  • 18 Out 2007, 20:10
  • Tweet
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Abrito, não devo ter sido claro. Por favor, se vc puder releia minha resposta, para vc poder perceber (sem concordar/discordar) que as variáveis da BRKM5 não podem ser analisadas por separado. A correlação existe, não com o ativo, e sim, com as oscilações, porém, não em função de cada variável isolada, e sim, em função de todas variáveis juntas/cruzadas. Um exemplo: Oil isolado não implica nada na oscilação BRKM5. Cotação usdxR$ isolada tampouco. Porém, oil+cot usdxR$ juntos, sim, e impactam na oscilação (oil+usd em alta = baixa BRKM5 / oil+usd em baixa = alta BRKM5). Faça o cruzamento com as outras variáveis, e aos poucos a oscilação BRKM5 começa a ser bastante predecível. Jamais dá para chegar a 100%, porém, eu consigo aprox 70% com 30% de erro (o que já é bom). O seu gráfico tinha um contexto e um título, o que implica um objetivo ou conclusão. Eu apenas tentei colaborar em ajudá-lo a perceber que esse seu gráfico em função do título estava errado. Desculpe a indelicadeza de não me estender, porém, está tudo explicado nos outros posts. Eu sei que é chato ler tudo e ninguém vai ler, porém, acredite, é mais chato ficar repetindo as coisas.
Ainda espero, que em algum momento e de alguma maneira, o amigo tenha a paciência de se dedicar um pouco a ensinar o assunto dos stops... será extremamente útil para minha estratégia. Abs!
rodrigues3

rodrigues3

2051 21/07/2007
Sim Belacintra, adquiri 9k, agora vamos aguardar melhores momentos.
joaquimcesario

joaquimcesario

4899 30/04/2007
Eu que o diga Belacintra: que bom tê-lo de volta. Não estava eu ausente não, inclusive continuo me movmentando com BRKM5 ao seu estilo quase. Como vc mesmo destaca sempre e alerta aos demais, BRKM5 é ativo excelente para "surfar", ao menos enquanto continuar em canal de alta e ziguezagueando (o que é muito bom e melhor para movimentálo em compras E vendas, ao invés de somente encarteirá-lo). Tenho muito acompanhado o tópico, vez que tenho, como já disse, uma postura muito dinâmica com BRKM5, talvez a mais dinâmica entre minhas aplicações, incluindo aí IDNT3. Gosto particularmente de vê-lo escrever sobre o ativo, suas variáveis determinantes, seus fundmentos, seu cenário e as estratégias que vc emprega. Acontece que tenho ficado meio como que jacaré em rio (sabe como é que é?). Mas tô sempre por aqui, conjuntamente ETER3 (em que tenho um tópico como moderador) este tópico é dos primeiros que abro e leio constantemente. Quanto a Faivel, vai aqui uma especulaçãozinha tipo "interpretação selvagem". Parece-me que ela foi se apagando pq vc é muito expansivo (no bom sentido mesmo) e se obsevarmos a fundo (e nem precisa ser tão afundo assim) vc é o verdadeiro coordenador deste tópico, embora vc humildemente nem queira admitir. Aliás as coisas têem que ser assim mesmo: espontâneas e legítimas. Talvez não tenha essas de coordenador grupal. As lideranças aqui, como na vida em geral, surgem, manifestam-se, assumem-se e democraticamente compartilham momentos e fases. Enfim, talvez isso não tenha nada haver e a Faivel foi buscar outros interesses ou simplesmente esteja por qualquer razão ausente - o que não invalida a minha percepção de sua praticamente inata liderança quando o assunto é BRKM5 e de outros colegas aqui participantes também (a liderança não há de ser saudavelmente una e exclusiva.
Estou por aqui, buscando surfar melhor com BRKM5, ao menos enquanto o canal de alta persistir - que compartilho continuar em 2008. Quando o canal inverter, espero contar com sua experiência e conhecimentos para aprender a surfar em baixa, pois, reconheçamos, é fácil quanto se está em tendência altista. Bom vê-lo por aqui de novo e sempre, Belacintra.
  • 18 Out 2007, 20:38
  • 18 Out 2007, 20:41
  • Tweet
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Rodrigues3, já que vc comprou, me permita apenas o atrevimento de sugerir "não engavetar" o ativo. Pense em alguma estratégia:
1) Fazer daytrades ou swingtrades operando nos suportes/resistências (se apoie nos colegas grafistas)
2) Operar nas oscilações (se apoie nos fundamentos + grafistas)
3) Etc
BRKM5 parada pode dar dor de cabeça. Já movimentada é só alegria!
Abs
PS: Cuidado amanha com o atentado de hj no Pakistão
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Joaquim,
Essa de "jacaré em rio"... nota 10! (me deixou rindo). Eu queria tb fazer que nem vc. Acontece que se a gente não faz o esforço, tudo mundo fica que nem jacaré em rio, ninguém fala, e não aprendemos nada. Fique no rio, porém, na hora de pegar e morder a vaca, fale meu amigo. Esqueça se está certo/errado. Escreva, conte sua operação, e fundamente se puder. Faça isso que nem seja em 3 linhas.
Assunto aparte: Você falou em IDNT3 e ETER3. O Webloo falou em Gafisa. Estou a procura de ativos que nem BRKM5 para estudar a oscilação. Se no seu entendimento há alguma coisa semelhante, por favor, me avise.
Em relação à FAIVEL, ela pode estar sumida por qualquer razão, porém, sim, penso igual a vc, no sentido de que tal vez cometi o erro (sem querer) de intimidá-la. Achei/acho ela inteligente, e não imaginei que poderia se engavetar.
Já em relação a "coordenar". Entendo sua lógica, porém, discordo. Eu apenas provei que Faivel fez com a engavetada da BRKM5 o mesmo que fez neste post. Ela não reagiu a BRKM5 como não está reagindo ao post. Eu estimulo de propósito as pessoas a falar, porém, não coordeno nem quero coordenar nada. Não há coordenação no post, nem organização, nem lideraça, porém, seria sensacional se houver. Passariamos ao seguinte nível. E o fato de eu fazer questão de ouvir a todos, longe de ter a ver com coordenar, TEM A VER COM ME TESTAR, testar os meus conhecimentos. Vcs vivem me agredecendo, porém, ainda não entenderam que sou eu quem agradeço, porque vocês, as perguntas, as dúvidas, os questionamentos etc, para mim são uma oportunidade de testar a minha estratégia com gente fera, inteligente, e de nível. Ao eu ser obrigado a responder, eu ganho e aprendo muito mais do que vcs. Acho que isso se reflete no post, e por isso, em geral acabamos atraíndo gente bem mais qualificada do que há nos outros posts. Faivel esta perdendo isto, e ela tem que entender que melhorando o seu envolvimento com o post, vai melhorar seus lucros com a BRKM5, porque a verdadeira maneira de lucrar, não é chorando, e sim, é correndo atrás e procurando os melhores, questionando, debatendo, aguentando as criticas, aprendendo e sendo pró-ativa (evoluíndo/progredindo).
Se Faivel não aparece por aqui, eu continuarei acompanhando o post, porém, em silêncio (jacaré em rio). Conto com a sua ajuda Joaquim para trazer novamente a Faivel ao post, e ajudá-la a liderar e coordenar. Abs!!!
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Faivel, me desculpa qualquer coisa que possa ter feito! Gostaria que você asumisse a liderança, organização, e coordenação do post. Prometo ajudá-la. Qualquer coisa fico a tua disposição no meu email tahona.tahona@hotmail.com
Abs!
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
BELACINTRA VOCÊ TEM TODA RAZÃO. É MELHOR EU ESPECIFICAR QUANDO POSTAR QUE OS GRÁFICOS OU SUGESTÕES DE COMPRA E VENDA SÃO EXCLUSIVAMENTE PARA O SWING TRADE NÃO IMPORTANDO A SITUAÇÃO MACRO DO ATIVO. ABRAÇO.
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono

olá colegas,boa noite

não tenho o hábito de entrar no Forum a esta hora,mas como estou voltando do
concerto da Sala São Paulo,onde vou todas quintas,decidi entrar,porque real-
mente estou sentindo muita falta dos meus contatos com os meus caros colegas
Há quase 15 dias,por problemas pessoais,felizmente quase todos resolvidos,me
vi impossibilitada de participar das discussões.Entrei algumas vezes,li rapi
damente as postagens,mas sem muita condição de tempo,agravada pela pouca dis
posição emocional,simplesmente me recolhi.Para a felicidade geral rsrsrsrsrs
voltarei dentro de alguns dias,mesmo se não tiver novidades:quero simplesmen
te participar.BELACINTRA,vou lhe agradecer sempre: adotei sua brilhante tá-
tica de aproveitar as oscilações e venho faturando.Já fiz três investidas se
guindo rigorosamente seu esquema.Devo somente a voce(grata,grata,grata) pelo
insight que me fez sair do estado de contemplação,p/ação!

sucesso para todos e um grande abraço!
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
... Olé... olé... olá... Faível... Faível!
Chefa... é bom tê-la novamente no seu post. Porém, não seja "tão sabonete molhado" e de uma vez por todas confirme seu comprometimento comandando o assunto aqui no seu post Braskeniano. A gente não pede a você mais do que 15 minutos seus por dia! E em troca oferecemos submissão e fidelidade a nossa Chefa (a minha proposta está no post 334). Se você assume a liderança e coordenação do post, eu prometo ajudá-la e seguir suas orientações (penso que vários colegas farão o mesmo). E acho que vc tem que assumir a liderança/organização não por uma comodidade minha ou dos colegas, e sim, PORQUE ACHO VC INTELIGENTE E TOTALMENTE CAPAZ de fazer isso.
Porém, Chefa, se vc não assume, desculpe, eu ficarei nessa do "jacaré em rio", acompanhando o post sem me meter muito. Abs!
PS: Minha mãe é violinista, sou devoto da música clássica, tenho uma amiga íntima que trabalha na OSESP, e sempre consigo entradas grátis para alguns eventos na Sala SP. Não preciso teu nome, porém, se vc quiser, algum dia posso te mandar alguns bilhetes a um email anônimo teu. Não vou lá todas as semanas, porém, sim, uma ou duas ao mês. As últimas que estive foi no início de outubro (concerto piano op39 liszt) e domingo passado as quatro estações Vivaldi.
rodrigues3

rodrigues3

2051 21/07/2007
Belacintra é justamente isso que faço, pois gosto de operar daytrades ou swingtrades, com BRKM5, CYRE3, ALLL11 E LAME3, fico posicionado sempre em uma delas. Mas de todas que acompanho a BRKM5, tem o melhor forum, na minha opinião. um abraço.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
rodrigues3... perfeito!... melhor estraga, porém, não fique nessa do "jacaré em rio" e compartilhe essas operações suas daytrade/swingtrade. Você tá operando, o Joaquim tb, o Neepar tb, a Faivel tb etc... porém, cacete, todos em silêncio e ninguém abre o jogo. Se agente começa a postar duas ou três linhas por dia, apenas com as sugestões de operação, a coisa aqui por aqui vai ficar ótima. Já imaginou entrar no post e se encontrar com 10 projeções diferentes? Vai ser ótimo para a gente comparar e operar o ativo!!!! O objetivo do post deveria ser esse, todos postando sugestões diárias, (operando ou não). Vc está postando notícias, o que é ótimo, porém, compartilhe tb suas operações. Obrigado e abração!
rodrigues3

rodrigues3

2051 21/07/2007
Belacintra retirei em outro post.

"Se dois homens vêm andando por uma estrada,
cada um carregando um pão,
e, ao se encontrarem,
eles trocam os pães,
cada homem vai embora com um ...
...
PORÉM,
se dois homens vêm andando por uma estrada,
cada um carregando uma ideia,
e, ao se encontrarem,
eles trocam as ideias,
cada homem vai embora com duas..."
...
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Fanasato, amigo, então, vc entrou em 16,5. Agora vc fica até a próxima resistência em 17,25? E se hj cai seguramente vc acha que o suporte dos 16,5 vai segurar a queda? A sua lógica é que a coisa vai ficar entre 16,5 e 17,25? Quebrando os 17,25 o caminho volta abrir para 18? Estou tentando ver a coisa desde o seu ponto de vista (daytrade/swingtrade). Me corrija se estiver errado. Abs!
rodrigues3

rodrigues3

2051 21/07/2007
Belacintra

Comprei CYRE3 a 22,06 na sexta feira e sai a 24,24 na quanta feira.
comprei BRKM5 a 16,52 na quinta feira e já estou querendo entra novamente em CYRE3.
  • 19 Out 2007, 09:25
  • 19 Out 2007, 09:26
  • Tweet
fanasato

fanasato

1048 25/02/2007
OLÁ BELACINTRA!

ONTEM COMECEI A VENDER MINHA POSIÇÃO NA BRKM5 FICANDO APENAS COM 1/5 DELA POIS APESAR DE TER FECHADO EXTREMAMENTE BEM NO GRÁFICO DIÁRIO, NÃO GOSTEI DA VENDA DA UBS PACTUAL NOS 17,00 REAIS. MINHA OPERAÇÃO FOI A SEGUINTE: COMPREI NA QUARTA-FEIRA EM 16,49 E VENDI 4/5 DA MINHA POSIÇÃO EM 17,00 REAIS NA QUINTA-FEIRA. VOU FICAR DE OLHO PARA UMA EVENTUAL REENTRADA CASO HOJE ELA VENHA A CAIR. OUTRA COISA, ROMPIMENTO DOS 17 REAIS SUGERE UM TARGET INICIAL ATÉ 17,50 COMO VOCÊ HAVIA MENCIONADO ANTERIORMENTE.

ABRAÇO.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Fanasato, clarissímo como água. Pergunto: As suas saídas independem das oscilações. Vc vai mesmo pelo suporte/resistência/book... certo? Se ontem o book ficava limpo nos 17, vc ficava 100% até os 17,5... é por aí a sua estratégia? Vc tira proveito ao máximo dos suportes/resistências, expremendo o book, quem sinaliza a vc qdo sair e qto... certo?

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRKM5 8.67 -8.1%
Braskem Sa
Braskem Sa
Braskem Sa
Índices Mundiais
Alemanha -0.6%
Austrália -0.9%
Brasil -0.8%
Canadá -2.3%
EUA (Dow Jones) -1.4%
EUA (NASDAQ) -5.4%