faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
521 de 5315
JR1960
829 26/04/2007522 de 5315
webloo
66695 26/06/2007Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
523 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Obrigado por elevar o nível do debate! Muito bom! Tentarei responder brevemente seguindo sua ordem:
1) Confirmo que inexiste redução de variáveis. Conforme explicado em dias anteriores, as variáveis sempre são mínimo 8 (nunca menos), e o único que acontece é que assumem prioridades diferentes segundo o mercado cada dia/semana. Você pode priorizar uma variável mais do que outra em um dia/semana X, porém, jamais poderá eliminar as 8 variáveis na sua análise (fazer isso aumenta sua margem de erro). Vale agregar que "cruzar" variáveis não é reduzir variáveis.
3) Observações diárias para um ativo que oscila, sim, são absolutamente procedentes. Inexiste necessidade de estabelecer correlações históricas para fazer projeções, já que neste caso (ativo que oscila) o método de análise não é inductivo (grafismo), e sim, deductivo (fundamentos). As premissas e a conclusão do silogismo BRKM5 que utilizamos já foram abordadas em posts anteriores (por estenso). Para você provar que a estratégia esta errada (e pode estar), deverá negar a conclusão desse silogismo (postado dias atrás) e verificar a consistência das premissas com a conclusão negada (pré-definida como falsa). É o único caminho científico de refutação da estratégia. O que não vai funcionar é misturar a estratégia indutiva (grafismo) com a dedutiva (fundamentos). Ambas são complementárias, porém, jamais in/excludentes. Vale lembrar que as projeções/estimativas dedutivas são tão válidas quanto as indutivas, apesar de poderem dispensar de históricos.
4a) Confirmo que não é AB, e sim é (AXB). AB é um par ordenado. "A" costuma ser um elemento do domínio e "B" do codomínio. Há inúmeros problemas com isto: i) Par ordenado não sempre implica função matemática já que não possui operador!; ii) Ainda eu fazendo um esforço para interpretar AB como algúm tipo de função matemática, devo lembrar que não há redução de variáveis, nem união de variáveis, por tanto, nesse suposto caso tb improcede o tal AB pq não é uma entidade e muito menos uma fração (são 2 elemntos e 1 operador); iii) "Mistura de fatores" é um operador, uma função matemática, e por tanto deveria aparecer entre A"@"B de alguma maneira. Resumindo, a expressão mais simples é (AXB) onde "X" claramente implica a função "cruzamento". Tal operador "X" é como qualquer outro, ele não reduz as variáveis, tampouco as mistura nem as unifica, ele apenas as cruza, podendo ou não gerar uma terceira variável. E nunca esquecer que no caso da BRKM5 o modelo aplicado é (AXBXCXDXEXFXGXH)... 8 variáveis cruzadas juntas. Escrito parece complicado, porém, é coisa simples até para criança.
4b) O "sistema" booleano (não é somente uma álgebra) é uma função com infinitas aplicações em todos os campos da vida, desde as ciências exatas, passando pelas humanas, sociais... até incluíndo as interpretações nas análises gráficas de bolsas. Você pode encontrar sistemas booleanos até no seu refrigerador! De fato, todas as funções utilizadas nas análises gráficas estão baseadas no sistema booleano. Isso pq análise gráfica é um simples sistema binário (X/Y), sendo X dominio e Y codominio, e cada par formado na análise gráfica (X"@"Y) só pode ser "função matemática" para ser válido. Daí a importância do sistema booleano neste debate.
4c) Feito o esclarecimento acima, devo agregar: O operador "ou" pode, sim, estabelecer correlação! Porém, conforme expliquei, o problema não é se o operador "ou" é ou não é uma correlação. O que aqui estamos afirmando é que o operador "ou" simplesmente não é o operador utlizado na matriz! O operador utilizado é "X" (cruzamento), ele não é disjuntivo ("ou"), e sim, é aditivo conjuntivo. O sitema booleano conjuntivo é diferente do disjuntivo (e pelo que vc mesmo postou, vc sabe isto).
4d) Uma tautologia implica uma verdade em qualquer caso (por exemplo 1=1). Cometer um erro em lógica jamais pode ser uma tautologia (como vc afirma). Pode ser o que se chama em matemáticas de "absurdo", porém, de um absurdo se infere qualquer coisa, tanto a verdade como a falsidade de uma afirmação... e ainda que vc não acredite, a lógica e a matemática ACEITA os absurdos e não os trata como tautologias. No seu caso indiscutivelmente há erro, porém, jamais um erro tautologico (que por definição é uma contradição). Demais está dizer que esse seu erro lógico não tautologico, pode ser total culpa minha, já que eu não tenho a menor idéia como explicar bem as coisas em um fórum informal e de maneira resumida. Insisto, imagine eu querer aprender análise gráfica apenas através do que se posta no fórum... não dá né?
4e) Cuidado: Vc copiou uma frase minha, porém, incompleta. A minha afirmação foi: "O fato de um ativo não ter correlação com 1 variável, ou com várias variáveis isoladas, não implica que não possa ter correlação com várias variáveis AO MESMO TEMPO", (faltou "ao mesmo tempo"). O esclarecimento é fundamental, já que no caso da BRKM5 a cot usd isolada pode não impactar, porém, cruzada com oil, ibov, pib, e outras váriáveis (7), todas juntas (cruzadas), aí sim, cot usd impacta em BRKM5.
4f) Concordo 100% na questão de que o desafio é achar ativos com variáveis claras, lineares, temporais, indutivas etc. Porém, Abrito, acredite... isso só acontece em momentos muito bons das bolsas e qdo estão em alta. A maior parte do tempo as bolsas são instáveis, oscilantes, a indutividade pifa o tempo todo, e o meu objetivo neste post, justamente foi pegar o "muro dos lamentos" da Braskem para amadurecer os investidores, mostrando que eles têm que evoluir e se adaptar (Darwin) aos ativos. Braskem apenas me serviu de instrumento para provar que fora dos ativos bonitos que sobem o tempo todo, também podemos trabalhar com outros ativos que não sobem o tempo todo, e isso, porque algum dia os ativos que sobem o tempo todo vão começar a cair... e aí vão fazer o quê? Braskem foi só um exemplo para ajudar os investidores a evoluir. Nada mais.
5) Não necessariamente. Não passa pela qtde ou pela complexidade de dados a serem cruzados, e sim, passa pelos seus hábitos e costumes. Você está costumado com uma lógica e o seu cérebro usa uma qtde X de sinopses para elaborar suas conclusões. É a troca de lógica, de uma indutiva para uma dedutiva, que por falta de hábito e costume faz parecer a você que minha estratégia é mais complicada. A verdade que como expliquei, é que no fundo do quintal todas as estratégias são iguais no sentido de que têm o mesmo ponto de origem (matemáticas, sistemas booleanos, funções etc). O único que muda é a interfase. Você usa gráficos, eu uso matrizes. O ideal é COMPLEMENTAR todas as lógicas (dedutivas, indutivas, etc) e tirar o melhor de cada uma. Qto mais o cérebro treine lógicas diferentes, a tendência é a diminuir erros nas conclusões/decisões.
6) Desculpe, pensei que vc era grafista. Valeu seu esclarecimento! De todas maneiras, se me permite, continuo achando que o melhor é aproveitar o bom de cada sistema. O problema é que muita gente rejeita aquilo que nem entende. Acho que deve existir um esforço para entender melhor a análise grafista, assim como a fundamentalista. Em ambas escolas há mais picaretas do que gente preparada, porém, cabe a nós procurar o bom, e não ficar no medíocre.
7) Você está 100% certo com a questão dos stops. É uma mensagem sua que já incorporei! Quero aprender, treinar, e usar. Daí que várias vezes fiz um convite para você projetar stops com a BRKM5... pelo menos para informalmente poder aproveitar alguma coisa. Em breve farei um curso de análise gráfica, e estudarei mais seriamente a questão dos stops.
Antonio,
Mais uma vez obrigado pela oportunidade de ter tido uma conversa de nível. Você ganhou mais ainda meu respeito e simpatía. Braskem não é uma Brastemp, porém, espero poder continuar contando com as suas análises, pq longe de me interessar na Braskem, o meu foco justamente é o debate, o aprendizado, o contraditório... e o aprendizado.
524 de 5315
pedro9100
45 25/10/2007tenho observado a bolsa com bastante interesse e muito receio
mas muito interessado em tentar pegar um pedacinho desse bolo
andei lendo esse post e acho que ja aprendi bastante com todos
pelo que antecipadamente agradeço
Olhando o grafico da Braskem parece uma grande oportunidade mesmo
mas o que me chamou a atenção nessa empresa foi uma materia que li em uma revista a um tempo atras falando sobre nanotecnologia e que mencionava a Braskem
tenho vontade de começar a operar e sou cliente do banco do brasil
seria uma boa operar pelo banco do brasil??
no caso do daytrade com uma oscilação entre minima e maxima de 3%
qual o capital investido pra valer a pena
agradeço antecipadamente pelo que ja aprendi com vcs
espero em breve poder colaborar com vcs de alguma forma
valeu
525 de 5315
rodrigues3
2051 21/07/2007526 de 5315
alesl
1633 08/08/2007Inicialmente devo dizer que o fórum de vcs é bastante sério e proveitoso, coisa rara entre os fóruns.
Com relação ás táticas para DT que vários comentaram parecem ser muito eficientes, mas infelizmente são raras as oportunidades que tenho para DTs, pois trabalho em horário comercial e tem aquela máxima "quem trabalha bastante não tem tempo pra ganhar $" rssss, mas enfim...
Para LP gostaria de saber quais são as projeções dos senhores e mesmo para LP o preço "ótimo" é 16,50?
valeu!
527 de 5315
dnainvest
962 07/08/2007atualmente opero pelo HB do BB que cobra 20,00 por ordem,porém, só podemos vender no D+3 impedindo fazermos Day Trade e outras operações Diárias.
Eu particularmente estou analisando a Ativa e Wintrade para operar no restante das opções.
SDS
528 de 5315
sergiomilfont
348 20/09/2007529 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007530 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Não precisa fazer DT para operar Braskem. Tudo é uma questão do seu perfil e objetivos. Fazer DT diário na Braskem pode lhe render +10% ao mês. Porém, se você não tem tempo e se conforma com +5% ao mês, então opere nas oscilações da Braskem uma ou duas vezes por semana. E se vc não quer operar duas vezes por semana, então, escolha um outro ativo, "menos volátil", que você possa engavetar/encarteirar, e que renda +X% ao ano sem você ter que pensar/esquentar. Resumindo: Seu perfil de investidor e os seus objetivos definem que tipo de ativo operar e como. Já em relação a Braskem X LP, minha opinião é que 16,5 é um forte suporte, comprar abaixo de 16,5 é bom, e acima é menos bom. Porém, a recente disparada do oil + conflitos políticos ligados ao oil (Turcos x Curdos, USA x Irã, Avião Israel x Líbano etc) pode levar o ativo abaixo dos 16, razão pela qual sugiro que qualquer compra seja parcelada em (4x25%)x1 vez por semana... dessa maneira, nos próximos 30 dias, você poderá ter um preço médio melhor. Fique tb de olho na publicação de resultados (07/11) que pode fazer o ativo disparar ou despencar. Seja bem-vindo ao debate Braskeniano!
PS: Sugue os outros colegas do post, para vc ter opiniões diferentes.
531 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá colegas - bom dia
Há dias que venho só observando as minúsculas oscilações da ação.Desde o dia
22 que comprei a 16,20 não venho encontrando qualquer condição de venda do a
tivo,pois as margens têm sido diminutas. Fundamentos todos conhecemos,mas as
condições externas desfavoráveis ainda persistindo,baixíssimo volume, o que
me resta fazer é aguardar. Neste momento,petróleo a RS$ 91,36. Reitero meu
agradecimento ao nosso lider,colega Belacintra, que vem me orientando na a-
plicação de sua brilhante técnica.Já fiz algumas felizes investidas, depois
de desengavetar o ativo.Como investidora há varios anos e possuindo um port-
folio respeitável, é imperdoável que eu ficasse aguardando a ação sair do co
ma profundo.Quero agradecer a todos os colegas que aqui postam,pois qualquer
que seja minha decisão dp. de 7/11, o que aprendi e assimilei através da nos
sa Discussão, agregou inestimável valor à minha experiência.
um grande abraço e muito sucesso sempre! A bolsa hoje está colorida.Que bom!
532 de 5315
pedro9100
45 25/10/2007estava me cadastrando no BB e vi os seguintes valores
acima de 3000 reais 25 reais fixos mais 0,5%
fora o que paga pra bovespa e soma (que devem ser o mesmo pra qualquer corretora)
esse valores desestimulam
na bloomberg tem uma corretora que paga 10 reais por ordem
Belacintra, eu tenho tempo pra acompanhar o dia inteiro por isso me interessei pelo DT
não tenho experiencia, mas sem operar acho que nunca vou ter
acompanhei o post
vc poderia listar pra mim as oito variáveis que influenciam diretamente as açoes da Braskem
o preço do petroleo
valor do dolar americano
demanda de resina
até ai eu captei
valeu
533 de 5315
webloo
66695 26/06/2007534 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007535 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007PS: Para baixos volumes de operação, Bradesco Corretora cobra mixaria. Acho que é a mais barata. Depende dos volumes operados.
536 de 5315
JR1960
829 26/04/2007Voces poderiam explicar-me essa tecnica que utilizam utilizando-se os lotes de B5 comprados ha tempo? Perdoem-me mas nao captei ainda. Apenas digo-lhes que tb sou portador de um bom lote antigo que despencou exatamente ha dois anos quando tiri uma semana de ferias . Naquela epoca dedicava-me mais 'a minha profissao e "esqueci" do ativo.Ocorre que pel que entendo esse ativo é o paraiso ou inferno. temo vender meu lote antigo e de repente perca o bonde novamente indo para cima o ativo. Hoje estou no mesmo diariamente mas utilizando-me de outro capital. Abs. e desde ja , agradeço-lhes.
537 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá Belacintra
Tenho acompanhado o intraday e o Meta.Acontece que opero via corretora,pago
comissão de(depois de muito brigar c/meu corretor) 0,5 comisssão,mais 25,21
fixo e daí tenho 33% de desconto.Se eu operar com a oscilação de apenas 2%
não estarei quase só trocando dinheiro.É por essa razão,que fico aguardan -
um ótimo preço de compra de venda. Talvez aí esteja meu êrro! Sem abusar de
sua gentileza,dê uma orientada,por favor.
Posso concordar em não chamá-lo mais de lider,mas foi você que me alertou,
e continuarei a agradecer sempre. Só tive insight,depois de ler suas inteli
gentes ponderações.
Faturou com Ipo da Bovespa.Acho que vou vender uma parte,50% de lucro!
um forte abraço,merci e bastante sucesso em toda sua vida!
538 de 5315
alesl
1633 08/08/2007abraço
539 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007PS: Parabéns pelo teu dia espetacular com a IPO Bovespa!!!!! ;-)
Vc não vai acreditar, porém, NÃO comprei!!! :-(
Acontece que quero concentrar minha carteira e ficar com menos de 10 ativos. O resto quero diversificar em ADRs dos BRICs que há 3 anos estão rendendo em média +100% aa.
540 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007