faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
501 de 5315
ADERDALLA
2313 26/01/2007ADERDALLA - Modificado em 23/Out/2007 12:06 Modificar
Depois de 9 anos sem pagar dividendos a Light começa com uma nova política de dividendos a partir de agora no mínimo 50 por cento do lucro , quem estiver comprado em 26/10 vai levar os dividendo de arpx...2,60 por lote de mi ações , já fiz as contas dá aprox 8 % na cotação atual...
Segue abaixo o link relativo aos dividendos...
http://www.mzweb.com.br/light/web/arquivos/2007%2009%2028%20Fato%20Relevante%20Dividendos.pdf
502 de 5315
faivel
281 28/11/2006prezado Aberdalla
acredito que,inadvertidamente,entrou em discussão errada. Aqui, só postamos
comentários a respeito da BRKM5 - Braskem.
agradeço a colaboração
sucesso!
503 de 5315
rodrigues3
2051 21/07/2007504 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007505 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007PS: Vc me fez rir ao ler tua "rotina BRKM5"... olhando as variáveis... colocando e cancelando ordens de operação... não tendo tempo para dar mais atenção etc etc... é assim, quase exatamente igual, comigo! Fiquei rindo (nunca de vc) pq a tua maneira de operar descreve perfeitamente a minha. Daqui a pouco Faivel o que vai acontecer é que vc, sem querer, vai pegar INTIMIDADE com a BRKM5, e vc vai ver, a coisa vai virar hábito, e sem pensar vc cada vez mais vai ir operando de maneira mais eficiente/eficaz.
506 de 5315
faivel
281 28/11/2006prezado colega rodrigues3 bom dia
estou desanimada! A publicação do balanço está prevista para 7/11 e dependen
do dos resultados e da evolução das variáveis(oil,macroenomia,ibov.-questões
geopolíticas, etc.,vou decidir,evidentemente,dp.de discutir com meu grupo, o
que fazer.Enqto isso,vou seguindo o modo de operar do nosso lider Belacintra
Não sei se estou agindo corretamente como ele orientou,mas pelo menos, tirei
as ações da gaveta. Ontem,ela não saiu da estreita margem desalentadora. A
bolsa subindo 2,50% e ela timidamente com seus 1%.Aguardemos!
um abraço e bons trades p/ todos!
507 de 5315
faivel
281 28/11/2006olá caro colega Belacintra
que bom vê-lo aqui na discussão.Como vc.costuma postar mais cedo, sincera-
mente,fiquei preocupada com a sua ausência.Tudo não passou de pequeno sus-
to.
Um abração,muito sucesso e novamente,grata por tudo!
voltarei mais tarde,se Deus quiser!
508 de 5315
webloo
66695 26/06/2007Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
509 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007Com esta amplitude ficará dificil trabalhar na calha suporte resistencia. Só voltaria a ter interesse abaixo de 16.40, no mais esperemos.
comprados manter quem sabe com um stop ao redor de 15.90
vendidos não é hora de entrar. Aguardar uma tendencia mais clara do MACD que pode ser por volta de 16.40
webloo não sei porque você utiliza o dow para analisar brkm5.
Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
gerenciando carteira com advfn
510 de 5315
webloo
66695 26/06/2007Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
511 de 5315
JR1960
829 26/04/2007512 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007513 de 5315
Belacintra
409 01/08/20071) Ibov ultimamente esteve MUITO menos atrelada a DJ+S&P.
2) Ibov teve comportamentos polarizados, no sentido de que ou cairam VALE e PETRO e o resto não, ou o contrário, VALE e PETRO subiram e o resto caiu.
3) Os ativos "commodities" (PETRO, VALE, Siderúrgicas etc) foram os que em geral levaram Ibov a 62k, porém, o resto, muitas ainda não acompanharam essa alta e podem "acordar" a qualquer momento.
4) Dadas as últimas notícias em USA, há 100% de probabilidade de queda juros FED.
5) Fora da bolha em China (que vai estourar a qualquer momento), Asia esta super bem. Hj Nikkei caiu, porém, pouco, e todas as outras do sudeste asiático continuam subindo muito forte, incluíndo India. Pode ser um sinal de que o crescimento global está forte.
6) Europa está com variáveis mixtas, porém, nada sinaliza um panorama negativo.
7) A questão geopolitica (Turcos/Curdos) está quente, porém, parece ser administrável. Oil está em alta por causa dos stocks em baixa em USA. Passando esta época de altas cíclicas, só então, saberemos o real preço do oil (agora está inflado).
Com tudo isto quero dizer que no momento há várias razões para sermos bullish em relação a Ibov, e se B5 nos apresenta bons resultados no IIItri e no IV... então aí vc terá seu famoso rolo compressor. É apenas uma opinião de ignorante.
Até lá, eu me conformo com que B5 continue oscilando, para morder nas beiradas. O volume no momento está muito baixo, e isso cria comportamentos esquisitos (em qualquer ativo). Não me preocupo em estimar altas ou baixas. Apenas continuo firme operando tanto na alta como na baixa, a partir de +-2%.
514 de 5315
rodrigues3
2051 21/07/2007Continuo encarteirado com B5 a 16,81, estive olhando o grafico no mesmo periodo do ano passado, e a B5 subiu uns 15% antes do balanço, vamos ver este ano. se temos a mesma sorte.
Gostaria de saber se a recompra anuciada no final ou no inicio deste ano, não me lembre bem de ações pela B5, foi concretizada
515 de 5315
Sanmartin
255 01/02/2007Mas MTIG4 vai ser SINISTRRRRO !!! Viram a Análise técnica favorável ? Sem chance de não lucrar!
516 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007517 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007dou palpites em um papel que já não mais me interessa, (quem quiser ver stop veja ABYA3 e CPFE3 que analiso diariamente).
Indicativos : vai beijar a Resistencia de 16 novamente.
Porque: O movimento está muito baixo da média diária. Fraco o interesse de compra.
MACD: negativo e descrente, indica venda ou manutenção neste ponto
IF9 : 50 , indiferente, papel paralisado. [webloo, uso IF9 e não 14, tal como o Lopes Filho, no bovespa a volatilidade é maior que nas outras bolsas daí a preferência dos analistas locais por um período mais curto].
vendidos: aguardar um start, provavel abaixo de 16.20
comprados: depende da tolerancia a perdas. Em todo caso um stop ao redor de 15.90, porem acho bobagem, já que de há muito BRkm5 não cai da calha de resistencia = 16
antonio brito
BelaCintra:
Caso fizessemos uma análise dos componentes principais PCA, poderíamos buscar uma pista tal como você trabalha. Quem iria tabular umas 10 variáveis ao longo de 12 meses para isto ?
Se o preço não tem correlação com uma variável, digamos dólar ou com outra, preço do oil, então não irei buscar correlação com o preço do óleo em reais.
Se Ynão tem correlação com A nem com B , não adianta buscar correlação com AB.
Se não consigo baixar a febre nem com aspirina nem com tylenol, não vou tomar os dois na esperança que faça efeito. Descartar um sinergismo pode ser um erro, porém é pequeno, pois grande é o esforço que uma análise multivariante séria demanda.
Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
gerenciando carteira com advfn
518 de 5315
Belacintra
409 01/08/20071) A PCA ou transformada de Hotelling Karhunen-Loève é uma técnica de redução do número total de variáveis. Não é o caso que estamos debatendo. Eu trabalho com determinantes (e não com transformadas) e inexiste redução de variáveis.
2) Por uma simples questão de praticidade, apenas há "limitação" na qtde de variáveis, a 5 genéricas a todos os ativos, e 3 específicas a cada ativo. Papéis com mais de 8 variáveis eu não analiso (porém, existem, e são a maioria).
3) As 8 variáveis são triviais, intuitivas, simples, e não demandam mais do que 15 minutos de observação por dia. Inexiste necessidade de tabular 12 meses, já que o objetivo não é procurar correlações históricas, e sim, minimizar erros nas estimativas diárias/semanais (são duas coisas absolutamente diferentes).
4) Como vc afirma, BRKM5 pode não ter correlação com (A) ou com (B), porém, tem sim com (AXB). O termo "ou" em matemáticas é uma variável booleana "disjuntiva", enquanto que "X" é "cruzamento" (aditivo conjuntivo). Inexiste confusão! Exemplo: B5 com oil = 0. B5 com usd = 0. B5 com oil "ou" usd = 0. Porém, B5 com (oilXusd)=1. Eventualmente você poder cometer um grande erro de lógica ao confundir os operadores booleanos. O fato de um ativo não ter correlação com 1 variável, ou com várias variáveis isoladas, não implica que não possa ter correlação com várias variáveis ao mesmo tempo. Não é necessário achar isto "complicado" pq insisto, tudo é intuitivo. No caso do (oilxusd) já comentei que é indiscutível que uma variável anula a outra quando consideradas juntas e cruzadas (oilxusd). Isso vale para B5 como para todos os ativos atrelados a oil (PETRO4). De fato, a queda do usd no mundo é um fator de alta no oil. Essas duas variáveis, cruzadas e juntas, impactam de maneira diferente, que quando isoladamente. Insisto, o comentário pode lhe ser útil não somente para BRKM5, como tb para PETRO4, ou para entender o comportamento de outros metais como o ouro (que subiu 200% em função desta mesma explicação). E saíndo do oil e do usd, até o mercado derivativo funciona com variáveis matriciais e cruzadas.
5) O tal "esforço" que vc menciona para fazer uma "análise multivariante" é exatamente o mesmo esforço que vc faz para qualquer análise. De fato, vc deve saber, que o grafismo nada mais é do que UMA INTERFASE AMIGÁVEL, para apresentar funções e cálculos que na verdade são 100% matemáticos. Por exemplo, Fibonacci, nada mais é do que uma série matemática, que baseada na indução matemática, permite cálculos infinitesimais e funções. A análise gráfica não é outra coisa que o cruzamento de várias variáveis (análise multivariante), apenas amigávelmente ilustradas em duas dimensões (X/Y). É claro que como para vc esse tipo de análise virou um costume/hábito, então, a sua tendência é utilizar esse sistema. Porém, todos os sistemas são válidos, já que no fundo do quintal, todos convergem na mesma origem. A maioria dos seus saudáveis questionamentos em relação a minha estratégia (incompleta/imperfeita), na realidade têm a ver com que é impossível explicar uma estratégia (por mais simples que seja) em um fórum informal. Seria como eu querer aprender grafismo através dos seus posts... concorda? Caso algum dia no futuro vc queira complementar as suas análises gráficas com as fundamentalistas, isso terá que ser feito através de algum caminho formal.
Por último:
Eu tb não tenho muito interesse na BRKM5, porém, é um excelente ativo:
a) Para se operar nas oscilações (fato)
b) Para aprender a operar ativos em baixa (amadurecimento do investidor)
c) Para aplicar os aprendizados a todos os outros ativos
Conclusão: Ainda que não se importe com a BRKM5, sempre será importante e interessante contar com as suas análises.
519 de 5315
fanasato
1048 25/02/2007ABRI UMA POSIÇÃO NA BRKM5 HOJE EM 16,30 REAIS. GRÁFICO DIÁRIO DELA PODE ESTAR FEIO MAS O SEMANAL BATEU NO SUPORTE DA MM50 SEMANAS E RESPEITOU PELA 5ª VEZ. ABRAÇO!
520 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007Abrito, amigo:
1) A PCA ou transformada de Hotelling Karhunen-Loève é uma técnica de redução do número total de variáveis. Não é o caso que estamos debatendo. Eu trabalho com determinantes (e não com transformadas) e inexiste redução de variáveis.
_____
R: sim é o caso. Temos várias variáveis que podem ou não afetar o preço de um ativo. Qual delas afetam significativamente o resultado?. Uma análise de dados multivariados, com redução PCA é uma primeira aproximação.
3) As 8 variáveis são triviais, intuitivas, simples, e não demandam mais do que 15 minutos de observação por dia. Inexiste necessidade de tabular 12 meses, já que o objetivo não é procurar correlações históricas, e sim, minimizar erros nas estimativas diárias/semanais (são duas coisas absolutamente diferentes).
_____
R: Certamente observações diárias não indicam nada. Se existe um modelo de correlação, capaz de ser descrito por matriz, rede neural, etc.., este modelo tem que ser consiste no tempo. A variável temporal é crítica. Prever o que pode acontecer amanhã é a fonte de lucro ou diminuição de prejuízo. Só ganha quem for seja capaz de antever os movimentos futuros, daí nosso desafio aqui, que não tem nada a ver com movimentos aleatórios tipo cassino. Como isto é quase impossível, andamos no escuro, olhando para trás como no retrovisor.
4) Como vc afirma, BRKM5 pode não ter correlação com (A) ou com (B), porém, tem sim com (AXB). O termo "ou" em matemáticas é uma variável booleana "disjuntiva", enquanto que "X" é "cruzamento" (aditivo conjuntivo).
R: Epa, erro conceitual aqui. Não é AxB, é AB outra entidade, uma mistura de fatores. Teria que fazer várias estimativas, com proporções diversas de A(fração).B(1-fração) para conseguir uma correlação.
Inexiste confusão! Exemplo: B5 com oil = 0. B5 com usd = 0. B5 com oil "ou" usd = 0. Porém, B5 com (oilXusd)=1.
________
R: Existe sim confusão. Se usar o OU boleano, estou pressupondo de que não existe correlação entre as variáveis (A é verdade , B é falso e A(ou)B é verdade)não tem correlação alguma, nem sei o que álgebra de boole está fazendo aqui, não estamos falando de entes algebráicos, mas de variáveis.
Eventualmente você poder cometer um grande erro de lógica ao confundir os operadores booleanos. O fato de um ativo não ter correlação com 1 variável, ou com várias variáveis isoladas, não implica que não possa ter correlação com várias variáveis ao mesmo tempo.
Certo quando diz: se não tem relação com uma ou duas variáveis isoladamente, pode ter com outras, assim é usualmente. Posso estar perdendo tempo observando variáveis sem significado algum e deixando outras importantes de lado. O desafio de qualquer papel é que tem variáveis importantes que desconhecemos completamente, quando uma informação é postada aqui já é inútil. Por outro lado existe milhares de compradores e vendedores avulsos com estratégias diferentes, o jogo pode mudar de lado a qualquer tempo.
O que eu digo é: Se não tiver relação com A, nem com B, pode ter com AB, porém é um efeito residual, muito difícil de ser distinguido de um ruído qualquer,não vale a pena gastar energia analisando efeito sinérgico neste caso.
5) O tal "esforço" que vc menciona para fazer uma "análise multivariante" é exatamente o mesmo esforço que vc faz para qualquer análise.
________
R: não é bem assim. Para uma análise multivariante séria tenho que ter vários dados empíricos coletados de modo comparáveis e confiáveis.
De fato, vc deve saber, que o grafismo nada mais é do que UMA INTERFASE AMIGÁVEL, para apresentar funções e cálculos que na verdade são 100% matemáticos. .....A maioria dos seus saudáveis questionamentos em relação a minha estratégia (incompleta/imperfeita), na realidade têm a ver com que é impossível explicar uma estratégia (por mais simples que seja) em um fórum informal. Seria como eu querer aprender grafismo através dos seus posts... concorda?
________
R : De fato não sou um grafista, porém um mero observador, com régua e compasso e com (ou sem) bom senso. O Webloo é um grafista muito superior.
Quem não acredita em ondas de Elliot, Fibonacci, target, martelos, W , etc.., como eu, não é um gráfista típico. Tudo que sei aprendi no investopedia, não iria nem tomar um cafézinho grátis nestes cursos que enchem a cabeça dos outros e cobram R$ 500,00. Quase dormi numa apresentação do guru da Ágora, o Márcio Noronha.
Confio no MACD, porque se eu colocar, no tempo 200 gráficos com MACD pedir para alguém apontar quais seriam os pontos de compra e venda que escolheria, 9 em 10 situações mostrarão que os pontos de start e stop funcionam.
Acredito no Indice de Força, pois os papeis não sobem o tempo todo nem caem o tempo todo e IF é um indicativo de movimentos bruscos.
No suporte porque o patrimonio de uma empresa não pode desaparecer, uma hora os principais acionistas passarão a comprar o próprio papel ou usarão o Tesouro da empresa para comprá-los, logo existe um ponto de resistência (não foi bem o meu caso com NET4 que quase virou pó e os proprietários venderam o mico).
Na resistência, porque chega uma hora da subida que desconfia-se que os lucros futuros não serão tão atraentes assim e o papel não vale mais o que estão ofertando.
Uma coisa eu garanto:
quem não trabalhar com stop num mercado volátil como o de hoje perderá dinheiro.
Não é o caso dos investidores deste forum, que já conhecem bem o movimento oscilante do canal resistencia-suporte do BRKM5.Acho que aqui ninguém é grafista fanático a ponto de acreditar em "target" coisa que BRKM5 sempre negou ao longo destes dois anos.
antonio brito....