maspimentel
- Dono
- 9832
- 05/06/2007
LEIAM ESTA NOTÍCIA QUE COPIEI DA COLEGA MUSA4, EXCELENTE!!!
HÁ TEMPOS ESTOU NA MIRA COM VALE5 OU BRAP4, SENDO QUE BRAP4 PAGA DIVIDENDOS MELHORES QUE VALE5. AGORA, COM BONIFICAÇÃO DE 1 AÇÃO PARA 1 POSSUÍDA SERÁ GUAL A UM "SPLIT".
ESTA É UMA DAS MELHORES NOTÍCIAS AQUI DO FORUM NOS ÚLTIMOS 2 MESES PARA MIM. LEIAM A NOTÍCIA:
B r a d e s p a r Companhia Aberta
CNPJ no 03.847.461/0001-92
Fato Relevante
Aumento do Capital Social com Bonificação de 100% em Ações
O Conselho de Administração da Bradespar S.A., em reunião hoje realizada, deliberou convocar Assembléia Geral Extraordinária dos acionistas da Sociedade, a realizar-se no próximo dia 15 de outubro de 2007, às 16h30, na sede social, Avenida Paulista, 1.450, 9o andar, Cerqueira César, São Paulo, SP, na qual o Conselho de Administração apresentará proposta para deliberação dos acionistas, destacando:
− Aumentar o Capital Social no valor de R$500.000.000,00, elevando-o de R$2.500.000.000,00 para R$3.000.000.000,00, mediante a capitalização de parte do saldo da conta “Reserva de Lucros – Reserva Estatutária”, atribuindo aos acionistas da Sociedade, gratuitamente, a título de bonificação, 1 (uma) ação nova, da mesma espécie, para cada ação possuída na data da Assembléia (15.10.2007).
Simultaneamente à operação no Mercado Brasileiro, e na mesma proporção, serão bonificados os GDRs – Global Depositary Receipts no Mercado Europeu (Latibex – Madri – Espanha e London Stock Exchange - Inglaterra), sendo que os investidores receberão 1 (um) GDR novo para cada GDR possuído, os quais continuarão a ser negociados na proporção de 1 (uma) ação para 1 (um) GDR, no respectivo mercado.
A operação visa a ajustar o valor de cotação no mercado a um patamar mais atrativo para negociação, proporcionando melhor liquidez às ações.
As atuais ações de emissão da Sociedade continuarão a ser negociadas com direito à bonificação até 15.10.2007, inclusive, ficando as novas ações bonificadas livres para negociação a partir de 19.10.2007.
Direito das Ações Bonificadas - As ações terão direito a Dividendos e/ou Juros sobre o Capital Próprio que vierem a ser declarados a partir da aprovação da referida Proposta na Assembléia Geral Extraordinária de 15.10.2007. Farão jus também, de forma integral, a eventuais vantagens atribuídas às demais ações a partir da citada data.
São Paulo, SP, 25 de setembro de 2007
B r a d e s p a r S.A
Recursos principais








Comentários
81 de 243
eserrano
424 09/06/2007Segue minha opinião acerca do assunto em questão.
Parece que o dia de ontem mostrou que o papel subiu forte muito mais em função da Vale do que pela expectativa de investidores de ganhar uma ação no dia 15/10, conforme mencionado e veementemente reforçado em posts anteriores.
Se no dia 15/10 cada acionista receberia uma ação com o mesmo valor da ação cotada naquele dia, tendo um lucro de 100%, este papel não teria caído quase 8% ontem. Teria subido, disparado, ido para o espaço.
Portanto o movimento de ontem e as informações prestadas até o momento pelo Bradespar confirmam que haverá sim bonificação referente aos R$ 500.000.000 de Capital Excedente mas também que o valor da ação será dividido pela metade e que os acionistas dobrarão o número de ações em seu poder na data referida.
Não haverá lucro de 100% e o Capital Social não será dobrado de valor do dia para a noite. Haverá split com a correção no valor das ações (/2) e na quantidade de ações (x2).
Sugiro cautela com as informações prestadas. Sempre é necessário verificar várias vezes com várias fontes distintas.
Caiu junto com Vale e se Vale cair mais, também vai cair mais. O papel encontra-se, assim como Vale, sobrecomprado e com espaço para novas correções.
Uma coisa pendente na presente discussão é a apresentação concreta e baseada em cálculos de como esta bonificação se reverterá aos acionistas.
Não será 100%.
Seria interessante que outros colegas foristas realizem uma consulta junto ao Bradespar (já fiz uma consulta, publicada em posts anteriores) e publicassem no presente tópico.
Cordiais Saudações.
82 de 243
gibajam
756 27/07/200783 de 243
Quinha
2687 08/06/2007Como será possivelmente dividida por dois, cada ação resultante deverá estar reajustada dia 16/10 em 10% (ou 20 % do capital que você tem hoje). Não fazer muito alarido para não aumentar a especulação.
Quem quiser entrar, aproveite agora. Está barata demais.
84 de 243
maspimentel
9832 05/06/2007COMPREI E PRETENDO MANTER PARA LP, COMO SEMPRE DIGO. BRAP4 E VALE5 SAO VEDETES DA BOVESPA. BOAS EMPRESAS E COM SPLIT, AUMENTA A LIQUIDEZ E O VALOR DELA. DIA 15 QUE NAO CHEGA...
85 de 243
aguilabs
2335 30/06/2007A BRAP4 É JÓIA.
A USIM5 É JÓIA.
A GGBR4 É JÓIA...
O IBOV SUBINDO QUE NEM FOGUETE E A WHRL4 NÃO SOBE NEM COM VIAGRA
86 de 243
macorrea
82 03/03/200787 de 243
JCFRACASSI
782 09/07/2007ENTREI EM CONTATO COM A CORRETORA BRADESCO E ELES AFIRMARAM QUE HAVERIA A BONIFICAÇÃO.
POSTEI EM UMA OUTRA DISCUSSAO E SENTI QUE NINGUEM DEU MUITA IMPORTANCIA, MESMO ANEXANDO A CONVERSA COM A FUNCIONARIA DA CORRETORA, ENTAO RESOLVI LIGAR PARA A BRADESPAR E LÁ FALEI COM O CARLOS QUE ME DISSE O SEGUINTE :
DEPOIS DO DIA 15/10 HAVERÁ BONIFICAÇÃO NO VALOR DE R$ 2,85 PARA CADA AÇÃO EM CARTEIRA, OU SEJA, SE VOCE COMPROU UMA AÇÃO POR R$ 100,00 TERÁ COMO VALOR DE COMPRA O VALOR DE R$ 102,85.
ESSES R$ 2,85 SERVIRAO COMO DEDUÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA NA HORA DA REALIZAÇÃO DO LUCRO OK.
A PARTIR DAI DE DIVIDE O VALOR DE R$ 102,85 POR 2 QUE SERÁ O VALOR DA SUA COMPRA, OU SEJA, R$ 51,42 .
SE CASO POSSUIR 100 AÇÕES COM O VALOR DE COMPRA DE R$ 100,00, A PARTIR DO DIA 16/10 POSSUIRÁ 200 AÇÕES COM O VALOR DE COMPRA DE R$ 51,42 OK, NADA ALEM DISSO !!!!!!!!
PEÇO DESCULPAS, POIS POSTEI EM OUTRA DISCUSSÃO QUE A BONIFICAÇÃO ERA CERTA, POIS FOI O QUE A CORRETORA BRADESCO ME INFORMOU.
QUALQUER DUVIDA LIGUEM PARA A BRADESPAR E FALEM COM O CARLOS ATRAVES DO TELEFONE 2178-6300 .
88 de 243
gustavopoars
31 22/09/200789 de 243
Daitoryo
7281 13/05/2007Valeu a intenção desde o início: A de informar/esclarecer. Não deu para ganhar 100% em poucos dias mas poderia ter sido o contrário.
Agora, realmente deu 1/1 de jan a out/07, é só conferir as cotações, e se continuar com o bom desempenho poderemos ter 1/1 em alguns meses de novo.
Como disse anteriormente: reajuste de preço do minério que está por vir e se a demanda se mantiver....É só termos um pouco de paciência.
Bons negócios a todos!
90 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Suponha a representação abaixo do Capital da Empresa:
CAPITAL DA EMPRESA
_ _______________________________________
NÚMERO DE AÇÕES
_______________________________________
Partindo do pincípio que a Empresa começou a operar hoje ela entrou com um Capital e um nr de ações escriturais.
Por exemplo Capital = R$ 500.000.000,00 e 5.000.000,00 de ações escriturais, mencionando ou não o valor da ação.
É comum a Empresa abrir seu Capital, ficando geralmente com 51% das ações e vendendo os 49%. Como os valores 51%,49% e 50% são próximos e, para melhor entendimento, sem necessidade de fazer contas fracionárias,adotaremos 50%.
Então as duas retas acima seriam metade da Empresa e a outra metade de acionistas. A Empresa lança as ações no Mercado por um determinado valor. Suponha R$10,00. Daí pra frente é com o Mercado. Se a Empresa demonstrar possuir boa administração e possibilidade de lucro o valor de Mercado sobe.
No Balanço anual, suponha que a Empresa apresentou lucro de R$ 500.000.000,00.
Se declarar este montante irá pagar 15% de Imposto de Renda (R$ 75.000.000,00).
Para não pagar a Empresa joga nas RESERVAS. Suponha que esta RESERVA cresça até pouco mais de R$ 588.000.000,00.
Acumulando muita grana a Empresa resolve incorporar o valor ao Capital e dar uma BONIFICAÇÃO aos acionistas.
Veja que o Mercado não entra nesta parada. Somente valem os dados da Empresa.
Como deveria ser feito isso? As reservas viraram LUCRO, então passou a ser considerado valor Tributável.
Tirando os 88 mi do IR, seriam incorporados ao Capital 500 mi.
Os 500 mi divididos pelo nr de ações daria a bonificação.
Ora, 500 mi de aumento de Capital significa, então, que cada ação receberá R$ 1,00. Como as ações escriturais valem R$ 1,00, cada acionista recebe a Bonificação, gratuitamente, na quantidade de 1 ação para cada uma possuída.
Desta forma a Empresa não precisa pagar em espécie os acionistas, ficando com os recursos em caixa. Muito comum aos Bancos e Financeiras, cuja Ferramenta de Trabalho é o dinheiro.
Se vc faz o desdobramento de ações todos ficam com o nr de ações em dobro e o valor de Mercado é dividido por 2. Neste caso o Capital da Empresa fica inalterado e o acionista não perde e não ganha.
Mas e a grana da RESERVA, onde foi parar? Ficou somente na Empresa, com aqueles que possuem 50% das ações. Os demais acionistas não ganharam nada.
É isto que a BRADESPAR está querendo fazer. Não vou usar a expressão "roubar", mas apoderar-se indevidamente da grana dos acionistas.
Como a CVM é subordinada ao MINISTÉRIO DA FAZENDA e o PT infiltrou Petistas em todos os lugares e mais, os Bancos financiaram toda a Campanha do PT, fica difícil acreditar na atuação firme da CVM.
Eu já escreví à CVM e relatei este Golpe que a Bradespar está armando, igualmente como fez o Bradesco no final do ano passado.
Mas os petistas têem as seguintes características:
a) corrupção;
b) empreguismo;
c) incompetência.
d) não sabem de nada
e) são retrógrados (Vide a declaração da Dilma que dise não ser necessário técnico para dirigir Empresas, basta um Político).
Como já disseram neste FORUM, petista é igual PARDAL,
Não canta, é feio, tem aos montes e c.... por todo lado.
Somando tudo isso com a Contrbuição para a Campanha do PT, confesso que estou cético. Além da CVM escreví, também, para a BOVESPA. Talvez digam nós não estávamos sabendo de nada, mas vamos corrigir esta situação.
Ou, simplesmente não respondem, por ignorância ou "Rabo Preso".
Abs e bons negócios.
91 de 243
Quinha
2687 08/06/2007Mas acho que a matemática não muda.
Se eles tem 50% do capital, o lucro deve ficar com eles, na metada.
A outra metade fica com o mercado, logicamenete.
Como o capital da BRDESPAR consta 3,5Bi, e se eles vão bonificar 500 milhões, isso dá uns 25% de bonificação no preço atual.
Então, a ação já estaria bonificada hoje em 25%, correto???
Entendo assim. Se estiver errado, favor corrija.
92 de 243
eserrano
424 09/06/2007Foi com o Carlos da Bradespar que eu falei também.
Saudações.
93 de 243
eserrano
424 09/06/2007MUSA4.
Parabéns pela análise, por ter se manifestado à CVM e concordo com o que você escreveu.
Nos contatos que mantive com o Bradespar sempre informaram que será feito desdobramento puro e simples.
E a Reserva, como será revertida para os acionistas ? Esta é a questão que na resposta apresentada por eles não faz sentido.
Quinha, pela explicação apresentada pelo Bradespar a mim e ao JCFRACASSI, não será assim.
Saudações a todos.
94 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Posso concordar com vc que a Bradespar exagerou na dose. Talvez tivesse que bonificar os Acionistas Minoritários com 4(quatro) ações para cada uma possuída, ou mesmo 5(cinco). O importante a lembrar é que a Bonificação seria para todos Controladores e Minoritários. Sendo que os Minoritários estariam recebendo sua parte do LUCRO em ações para não descapitalizar a Empresa.
Então para vc receber sua parte a BONIFICAÇÃO é gratuita e o valor de Mercado nada tem a ver com isso. No momento que fazem o Desdobramento o Acionista Minoritário não recebe nada. Apenas está trocando 6 por meia dúzia.
Quanto ao valor para desconto do IR é outro engôdo. Como vão saber se vc pagou R$110,00 por uma ação ou R$98,00. Ademais qualquer valor que vc tenha pago poderá resultar em LUCRO ou PREJUÍZO. Sobre o LUCRO vc pagará IR e não pode descontar nada. Se der prejuízo vc não pagará nada de IR porque o IR é calculado sobre os ganhos. Então esta "besteira " de R$2,.... é uma cortina de fumaça, para não dizer "maracutaia ou bandalheira", tentando disfarçar os "trouxas" (nós).
Adote a solução preconizada em outras discussões da BRAP4. Envie um e-mail à Bradespar perguntando o que vai ocorrer, já que o FATO RELEVANTE fala em BONIFICAÇÃO e em nenhum momento toca na palavra Desdobramento, a qual, aliás, não é um instrumento apropriado para fara fazer incorporação de Lucros ao Capital, conforme a definição constante no site da BOVESPA e dos Bancos. Entretanto as Corretoras estão dizendo que se trata de Desdobramento. Afinal, Vale ou Não Vale o que está escrito.
Se todos os frequentadores do site ADVFN enviarem e-mails, eles na 2a. feira vão estar diante de uma Jamanta de perguntas e vão perceber que nos fazem de "trouxas" mas que não somos idiotas.
Bons negócios
95 de 243
Quinha
2687 08/06/2007Veja o texto abaixo.
Senhor Diretor de RI,
Adiquiri ações da BRDESPAR, devido à confiabilidade e
transparência com os ativos vêm sendo negociados na bolsa de
valores e em função da bonificação informada no fato relevante
publicado por essa Empresa.
Ocorre que o valor que está sendo previsto, conforme o site da
BRDESPAR, é de apenas R$2,85 por ação, ou seja, como está sendo
cotada a R$ 102,00 passaria a ser 104,85.
Falam nos fóruns que depois dessa bonificação, a ação ainda será
desmembrada, ou seja, dividiva por dois, o que não ficou bem
claro no fato relavante e nads propostas de aumento de capital
mencionadas no site dessa Empresa, para 15/10/2007.
Conforme conceitos acadêmicos, bonificação é a distribuição
gratuita de novas ações aos acionistas, na proporção da
quantidade de ações já possuída por cada um destes acionistas,
que, em geral, ocorre em virtude da incorporação ao capital da
empresa de reservas ou lucros acumulados, ou da reavaliação dos
ativos da empresa.
AS coisas parecem não estar claras, podendo gerar descrédito e
desinteresse de investidores (mesmo os minoritários), os quais
são sensíveis a aspectos como esses, carecendo de bastante
transparência no que vai ou no que está sendo feito.
Considerando esses dados e a baixíssima bonificação de apenas R$
2,85 por ação, gostaria que esclarecesse melhor o que realmente
está ocorrendo e como foi calculada essa bonificação, COM A
MÁXIMA URGÊNCIA.
Antecipadamente grato pela atenção.
96 de 243
maspimentel
9832 05/06/2007VC ESTÁ COBERTO DE RAZÃO: PAU É PAU, PEDRA É PEDRA. ESTÃO "DESDOBRANDO" MAS FALAM EM "BONIFICAÇÃO" DE 1 PARA 1 AÇÃO. BRASIL, UM PAÍS DE ALGUNS...
97 de 243
maspimentel
9832 05/06/2007ACABEI DE FAZER MINHA PARTE. EIS MEU E-MAIL, COM BOA PARTE COPIADA DO COLEGA QUINHA:
A/C do Senhor Diretor de Relação com Investidores (BRADESPAR),
Adquiri recentemente ações da BRADESPAR devido à confiabilidade e
transparência com que os ativos de vossa empresa vêm sendo negociados
na bolsa de valores de São Paulo (BOVESPA), como também em função da
bonificação anunciada no "fato relevante" publicado no site da Empresa.
Ocorre que o valor que está sendo previsto, conforme o site da
BRADESPAR, é de apenas R$2,85 por ação, ou seja, como está sendo
cotada a R$ 102,00 passaria a ser 104,85.
Falam nos fóruns que depois dessa bonificação, a ação ainda será
desdobrada, ou seja, dividiva por dois, o que não ficou bem
claro no fato relavante e nas propostas de aumento de capital
mencionadas no site dessa empresa para o dia 15/10/2007.
Conforme conceitos acadêmicos, bonificação é a distribuição
gratuita de novas ações aos acionistas, na proporção da
quantidade de ações já possuída por cada um destes acionistas,
que, em geral, ocorre em virtude da incorporação ao capital da
empresa de reservas ou lucros acumulados, ou da reavaliação dos
ativos da empresa.
As coisas parecem não estar claras, podendo gerar descrédito e
desinteresse de investidores (mesmo os minoritários), os quais
são sensíveis a aspectos como esses, carecendo de bastante
transparência no que vai ser ou no que está sendo feito.
Considerando esses dados e a baixíssima bonificação de apenas R$
2,85 por ação, gostaria que o senhor me esclarecesse melhor o que
realmente está ocorrendo e como foi calculada essa bonificação, COM A
MÁXIMA URGÊNCIA, para evitar que medidas legais cabíveis sejam
tomadas contra vossa empresa.
Grato pela atenção e ciente da transparência do grupo BRADESCO,
MASPIMENTEL
"Não me incomodam os gritos dos corruptos, mas o silêncio dos honestos."
98 de 243
gibajam
756 27/07/200799 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Tenho a certeza que não ganharemos nada.
Mas seremos capazes de mostrar que não somos idiotas.
Estaremos mostrando que a nebulosidade que paira sobre este Fato Relevante não consegue nos enganar. Não caímos no "engôdo" e nas "maracutaias". Eles estão nos enganando ao publicarem uma coisa e fazerem outra. Os bicheiros são mais transparentes do que eles. Para os bicheiros(contraventores) VALE O QUE ESTÁ ESCRITO.
Mandem e-mails. Não custa nada. Façam a pergunta se Vale ou não Vale o que está escrito. Amanhã, ao abrirem a Empresa vão se deparar com uma enxurrada de e-mails.
Bom fim de semana e, amanhã, Bons negócios.
100 de 243
maspimentel
9832 05/06/2007ENVIEI AGORA TBM PARA A CVM:
"A/C do Senhor Diretor de Relação com Investidores do BRADESPAR e C.V.M.
Adquiri recentemente ações da BRADESPAR devido à confiabilidade e
transparência com que os ativos desta empresa vêm sendo negociados
na bolsa de valores de São Paulo (BOVESPA), como também em função da
bonificação anunciada no "fato relevante" publicado no site da Empresa
recentemente - "bonificação de ações em 15/10/2007".
Ocorre que o valor que está sendo previsto, conforme o site da
BRADESPAR, é de apenas R$2,85 por ação, ou seja, como está sendo
cotada a R$ 102,00 passaria a ser 104,85. Está anunciado no fato
relevante a bonificaçãode uma ação para outra igual. Como poderia
isto ocorrer com tais valores?
Fala-se nos fóruns de investimentos que depois dessa bonificação,
a ação ainda será desdobrada, ou seja, dividiva por dois, o que não ficou bem
claro no fato relavante e nas propostas de aumento de capital
mencionadas no site dessa empresa para o dia 15/10/2007.
Conforme conceitos acadêmicos, bonificação é a distribuição
gratuita de novas ações aos acionistas, na proporção da
quantidade de ações já possuída por cada um destes acionistas,
que, em geral, ocorre em virtude da incorporação ao capital da
empresa de reservas ou lucros acumulados, ou da reavaliação dos
ativos da empresa. Não é a mesma coisa que desdobramento.
As coisas parecem não estar claras, podendo gerar descrédito e
desinteresse de investidores (mesmo os minoritários), os quais
são sensíveis a aspectos como estes, carecendo de bastante
transparência no que vai ser ou no que está sendo feito.
Considerando esses dados e a baixíssima bonificação de apenas R$
2,85 por ação, gostaria que o senhores me esclarecessem melhor o que
realmente está ocorrendo e como foi calculada essa bonificação, COM A
MÁXIMA URGÊNCIA, para evitar que medidas legais cabíveis sejam
tomadas contra a empresa BRADESPAR.
Grato pela atenção e ciente da transparência do grupo BRADESCO e da
idoneidade e serieadade da C.V.M. brasileira,
Maspimentel
"Não me incomodam os gritos dos corruptos, mas o silêncio dos honestos."