maspimentel
- Dono
- 9832
- 05/06/2007
LEIAM ESTA NOTÍCIA QUE COPIEI DA COLEGA MUSA4, EXCELENTE!!!
HÁ TEMPOS ESTOU NA MIRA COM VALE5 OU BRAP4, SENDO QUE BRAP4 PAGA DIVIDENDOS MELHORES QUE VALE5. AGORA, COM BONIFICAÇÃO DE 1 AÇÃO PARA 1 POSSUÍDA SERÁ GUAL A UM "SPLIT".
ESTA É UMA DAS MELHORES NOTÍCIAS AQUI DO FORUM NOS ÚLTIMOS 2 MESES PARA MIM. LEIAM A NOTÍCIA:
B r a d e s p a r Companhia Aberta
CNPJ no 03.847.461/0001-92
Fato Relevante
Aumento do Capital Social com Bonificação de 100% em Ações
O Conselho de Administração da Bradespar S.A., em reunião hoje realizada, deliberou convocar Assembléia Geral Extraordinária dos acionistas da Sociedade, a realizar-se no próximo dia 15 de outubro de 2007, às 16h30, na sede social, Avenida Paulista, 1.450, 9o andar, Cerqueira César, São Paulo, SP, na qual o Conselho de Administração apresentará proposta para deliberação dos acionistas, destacando:
− Aumentar o Capital Social no valor de R$500.000.000,00, elevando-o de R$2.500.000.000,00 para R$3.000.000.000,00, mediante a capitalização de parte do saldo da conta “Reserva de Lucros – Reserva Estatutária”, atribuindo aos acionistas da Sociedade, gratuitamente, a título de bonificação, 1 (uma) ação nova, da mesma espécie, para cada ação possuída na data da Assembléia (15.10.2007).
Simultaneamente à operação no Mercado Brasileiro, e na mesma proporção, serão bonificados os GDRs – Global Depositary Receipts no Mercado Europeu (Latibex – Madri – Espanha e London Stock Exchange - Inglaterra), sendo que os investidores receberão 1 (um) GDR novo para cada GDR possuído, os quais continuarão a ser negociados na proporção de 1 (uma) ação para 1 (um) GDR, no respectivo mercado.
A operação visa a ajustar o valor de cotação no mercado a um patamar mais atrativo para negociação, proporcionando melhor liquidez às ações.
As atuais ações de emissão da Sociedade continuarão a ser negociadas com direito à bonificação até 15.10.2007, inclusive, ficando as novas ações bonificadas livres para negociação a partir de 19.10.2007.
Direito das Ações Bonificadas - As ações terão direito a Dividendos e/ou Juros sobre o Capital Próprio que vierem a ser declarados a partir da aprovação da referida Proposta na Assembléia Geral Extraordinária de 15.10.2007. Farão jus também, de forma integral, a eventuais vantagens atribuídas às demais ações a partir da citada data.
São Paulo, SP, 25 de setembro de 2007
B r a d e s p a r S.A
Recursos principais








Comentários
141 de 243
jucarocha
151 24/07/2007meados do fim de ano reinou esses mesmos boatos com a bbdc4 na epoca ha mais ou menos 80,00 cada.
isso que sao informacoes completas, e afinal alguem ja viu alguma bonificacao de verdade de algum papel recentemente.
142 de 243
maspimentel
9832 05/06/2007143 de 243
mosilva
33660 23/07/2007144 de 243
Daitoryo
7281 13/05/2007Pode comprar ainda. É lucro quase que certo. Nesses 20 dias ninguém lucrou 100%, PODEREMOS lucrar 100% se o desempenho deste ano ( Janeiro a Outubro ) se repetir.
Você poderá entrar ainda e ser feliz.....
145 de 243
tomina
309 17/10/2007146 de 243
fmalx
687 17/07/2007147 de 243
didi12
2470 04/07/2007NOTICIA PRIVILEGIADA,COMPRA TODAS AS ACOES PARA VOÇE
148 de 243
Miolo
144 13/09/2007Pessoal, amanha os papeis "bonificados" vao estar disponiveis para venda certo ? Com isso o papel deve cair ? Ao menos num curto espaco de tempo?
149 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Depois de enviar 2(dois) e-mails à Bradespar o Sr Marcos ligou-me para explicar o que ocorreu.
Para cada explicação eu rebatia com argumentos sólidos e, depois de muito tempo, resolveu desligar dizendo que iria preparar um trabalho para explicar melhor o ocorrido e, então, voltaria a telefonar.
Eu disse que não aceitava porque a conversa telefônica não fica gravada e a pessoa trem o direito de dizer: NÃO FOI ISSO QUE QUIZ DIZER. VC ENTENDEU MAL A EXPLICAÇÃO!!!
Como ele estava de posse de meu E-mail disse-lhe que me eviasse um e-mail porque encima do texto eu poderia concordar ou discordar, resultando um debate honesto entre as duas partes porque tudo estaria escrito. O Sr Marcos aceitou e disse que enviaria o tal e-mail. Como não enviou resolvi enviar-lhe o seguinte E-mail para ele concordar ou discordar.
E-MAIL ENVIADO À BRADESPAR
Sr. MARCOS.
Como V.Sa. não mandou-me a prometida explicação, tomei a liberdade de adiantar-me.,
Desta forma fica mais fácil para V.Sa. contestar ou concordar com aquilo que está escrito, isto é, sobre o texto. Veja como analisei a situação.
Seja este esquema representativo do Capital e do número de ações da Bradespar.
|__Capital após a incorporação das Reservas = 3.000.000.000,00|
|_______________________________|______________________|
2,5 Bi(2.500.000.000,00) 500Mi(500.000.000,00)
O número de ações, antes da bonificação era 174.844.700.
Dividindo 2,5 Bi pelo nr de ações dava um valor de R$14,2984....por ação.
Com o aumento do Capital em 500.000.000,00 e o dobro de ações, o valor de cada ação passou para R$8,57904....( 3,0 Bi / dobro das ações) .
Então o valor escritural da ação diminuiu, como era de se esperar. Nota que ao chamar de escritural é só para facilitar a comprensão da explanação. A ação também pode ser considerada sem valor nominal.
Para que o valor escritural da ação não fosse modificado o número de ações deveria ser aumentado proporcionalmente ao aumento do Capital.
Então como o Capital foi aumentado em 1/5 do valor, cada Acionista deveria receber de Bonificação 1/5 deste valor, em espécie ou em ações.
Tratando-se de Empresa cuja ferramenta básica de trabalho é o dinheiro, não é conveniente para a mesma distribuir recursos e sim, Bonificar em ações.
No caso acima citado a Bonificação seria 1 para 5, ou seja cada Acionista receberia 1 ação para cada 5 possuídas.
Qual a reação do Mercado diante deste tipo de Bonificação?
Em princípio, ninguém pode dizer, mas a tendência seria de alta. Se o valor atingisse um patamar muito elevado, caberia à Empresa observar o comportamento do Mercado.
Ocorrendo esta possibilidade, a ação perderia liquidez. Sendo interêsse da Empresa aumentar a liquidez então poderia decidir em Assembléia o Desdobramento das ações.
Neste caso, como a própria definição contida nos sites da Bovespa e dos Bancos, o Capital ficaria inalterado e nenhum Acionista teria Lucro ou Prejuízo.
O que a Bradespar fez?
Em 1o. lugar, de livre e expontânea vontade, publicou um Fato Relevante, tratando somente, e tão somente, da Bonificação. Em 2o. lugar, no meu entender, exagerou no número de ações a distribuir entre os Acionistas, daí resultando a diminuição do valor escritural da ação (também neste caso a Decisão foi tomada sem qualquer consulta aos minoritários e, portanto, estes não tiveram a mínima participação nesta decisão soberana dos Acionistas Controladores) . Assim, a responsabilidade pelo exagero da emissão de novas ações, também é de exclusiva responsabilidade dos Acionistas Controladores.
Portanto, ao Mercado restou apenas, e tão somente, a Leitura do Fato Relevante.
Como todos sabem ler, comparam o que está escrito com o que está definido nos sites da Bovespa , dos Bancos e Empresas Financeiras.
Bonificação é diferente de Desdobramento, cada instrumento servindo para atitude diferente e que não têem a mínima relação entre si.
No caso presente a BRADESPAR fez duas coisas diferentes:
a) Bonificação, de acordo com a definição própria deste termo ( sem qualquer contestação por tratar-se de ATO PERFEITO);
b) Desdobramento de ações que:
1) não constava do Fato Relevante;
2) não é instrumento indicado para aumento de Capital e, desta forma, não sendo um Ato Perfeito é motivo de contestação.
Até aqui foi tratado de todos os fatos, ocorridos somente dentro da Empresa. Agora só falta abordar o Mercado. V.Sa. referiu-se ao valor de Mercado.
Eu considero o Mercado tão volúvel quanto uma mulher de vida fácil.
Então, hoje a Empresa vale no Mercado o valor X. Hoje mesmo pode valer, no fim do pregão, 10% a menos e amanhã valer menos ainda. Durante a crise os jornais trouxeram matérias informando que a perda das Empresas chegou a muitos bilhões. Não guardei os valores porque este assunto não me interessa muito. Nos EEUU a perda passou de 1 trilhão de dólares. Passados menos de 1(um) mês voltou tudo ao mesmo patamar de antes da crise.
V.Sa. disse que o valor de Mercado iria subir muito só com a Bonificação o que não ocorreu, ao contrário baixou. Ontem teve uma pequena alta, acompanhando a oscilação da Bolsa. Tudo normal, conforme as variações comuns das Bolsas.
Logo, qual foi o Lucro dos Acionistas Minoritários. Nenhum!!! E quem comprou a ação por R$ 111,00? Ao dividir ficou valendo R$55,00. Mas no 1o. dia fechou em torno de R$51,15. Logo teve um prejuízo de cerca de R$ 4,85 por ação. Como foi desdobrada, sua perda ficou em cerca de R$ 9,70. Até quem comprou a ação por R$ 102,00, um dos preços mais baixos após o anúncio da Bonificaçaõ, ficou no PREJUÍZO.
Então aquela história de bonificação para desconto do IR no valor de R$ 2,......é puro engôdo. A Bradespar misturou tudo para aprontar a maior confusão. Com isso deixou de valer o que está(va) escrito. `Por esta razão é que já afirmei, anteriormente, que os bicheiros (contraventores ) agem com maior clareza e transparência do que a Bradespar.
Este é o meu ponto de vista.
Como os fatos já foram consumados e não se pode mais alterar coisa alguma, resta uma única esperança, a de que no futuro a Bradespar aja com mais transparência e não misture tudo . Faça tudo conforme as Normas e leia tudo que será publicado, com muita atenção, para não fazer uma coisa não prevista no texto.
Atenciosamente
HOJE ENVIEI UM 2o. E-MAIL
Em complemento a meu e-mail de ontem, 17/10/2007, desejo acrescentar o seguinte fato.
Apesar da Bolsa fechar eM acentuada alta, as ações BRAP4 voltaram ao patamar de 16/10/2007.
Mas um detalhe chamou-me a atenção. No site da minha Corretora baixei a lista de ofertas e fiquei estarrecido. Haviam cerca de 4(quatro) vezes mais ofertas de venda do que de compra. Agravando este detalhe, as ofertas de compra eram, na grande maioria, de 100 e 200 ações, havendo algumas maiores, da ordem de 2000 ações. As ofertas de venda, ao contrário, eram, na sua grande maioria, acima de 1000 ações.
Considerando a Lei da Oferta e da Procura, isto significa PREJUÍZO certo para os Acionistas Minoritários.
Tomando com exemplo as ações do BRADESCO, quando no final do ano fez o mesmo tipo de operação nebulosa e enganosa, prevejo que as ações da Bradespar passarão cerca de 5 a 6 meses patinando no mesmo patamar.
Volto a perguntar: Por que o engôdo do tal desconto do IR, de 2,.... se ninguém ganhou nada com esta operação?
Não se paga IR sobre ganhos nulos. Muito menos sobre Prejuízos.
Tal valor foi inserido para tornar as coisas mais nebulosas e encobrir o desastre provocado aos pequenos acionistas.
Atenciosamente
150 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Abram o site de suas Corretoras, acredito que todas ofereçam a LISTA DE OFERTAS. Abram a Lista e constatem que hoje há o dobro de Ofertas de Venda para as de Compra. A Bolsa cai 1,44% e a BRAP4 cai 2,39%. Observem as quantidades nas ordens de Compra e Venda. A soma das quantidades de Vendas deve ser o dobro da quantidade de venda. Isto representa cerca de 4 para 1 na Lei da Oferta e da Procura.
Daí ter dito à Bradespar que as ações BRAP4 deverão patinar por 5 a 6 meses no mesmo patamar, como ocorreu com o Bradesco. (Obs.: NÃO É BOLA DE CRISTAL e sim uma comparação de fatos semelhantes).
151 de 243
didi12
2470 04/07/2007152 de 243
didi12
2470 04/07/2007O PESSOAL O PAPEL E UM DOS MELHORES DA BOLSA,TO COMPRADO,EU VOU COMPRAR MAIS
BOAS COMPRAS
153 de 243
rodrose
895 18/04/2007154 de 243
wdornelas
36 04/10/2007155 de 243
rsparreira
37 19/07/2007Observei o book e a situação não está tão feia assim. Temos praticamente um empate entre OCs e OVs
156 de 243
didi12
2470 04/07/2007157 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Patinou de Dez de 2007 até Jun ou Julho. Eu peguei o desdobrament. Foi um sufoco sair a R$44,00. Quandi consegui apliquei tudo em BB e recuperei meu prejuízo.
wdornelas
NÃO.
rsparreira
Veja a desvalorização hoje da BRAP4 em relação à BOVESPA.
Amanhã com o aumento da quantidade de ações nas mãos da Turma a Oferta vai disparar.
Se vc vai entrar agora, tudo bem. Grande perspectiva de Lucro porque as ações estarão com preço baixo.
Didi12
Não é pessimismo cara. Parece que vc é pior que S.Tomé.Não quer ver a realidade. Veja os números. Veja a lista de ofertas.
Agora, se vc vai entrar agora ou entrou muito antes da publicação do Fato Relevante, com certeza vc vai ganhar.
Eu gosto de negociar com, no máximo, 3 ações.Não compro miquinhos. Só ações com alta liquidez.Suponha que vc tenha 10K de uma ação. Se ela subir R$ 0,50, vc ganha R$ 5.000,00. No ourto dia sobe R$ 1,00 e vc ganha R$ 10.000,00.
Por isso, não estou muito preocupado, portanto, com o prejuízo atual que só vc não está vendo. Pretendo recuperar todo o Prejú até 15/11.
Bons negócios
158 de 243
CARCALOPS
42 06/10/2007159 de 243
jucarocha
151 24/07/2007160 de 243
MUSA4
701 03/04/2007Eles estão certos. Está escrito no Fato Relevante. Amanhã vc já poderá usar as novas ações. Daí eu dizer acima que haverá uma grande quantidade de ações em Oferta. Se a Turma não fizer pé firme pode despencar o valor da ação. Agora está nas mãos dos Acionistas. No meu entender vai oscilar por um tempo razoável entre R$ 50,00 e R$ 55,00.
Bons negócios.