joaquimcesario
- Dono
- 4899
- 30/04/2007
Estou abrindo esse novo tópico para discussão pois impressiona que uma empresa do porte da Braskem seja assim tão esquecida para discussão. BRKM5 tem significativo potencial de valorização CP (tão logo passada a tempestade atual) quanto MP principalmente. Seus próximos resultados deverão ser bastante positivo, afinal todos sabemos que a mesma, conjuntamente Petro e Ultrapar, em março p.p. comprou a Ipiranga, também aumentando sua participação da Copesul em 60%. Desde então tb se sabe que tal aquisição é de grande importância e estratégica e operacional para a empresa, bem como a pretensão da Braskem em acelerar crescimento (até 2012 pretende dobrar produção). Em termos financeiros é a sétima maior do mundo no setor, sendo a maior petroquímica da América Latina e líder no Brasil (detém mais de 50% do mercado local). Pô, quer mais. vamos lá: a partir do 2T07 os efeitos da compra da Ipiranga deverá impactar positivamente, já tendo sido o último balanço, segundo SLW, considerado bom (discutível, de acordo com outras posições). Negativamente a apreciação do real frente ao dólar prejudica suas exportações.
A Ágora, SLW e a Socopa, por ex., esperam crescimento significativo da Ebtida em 2007. Tudo na Braskem muda a partir do resultado do 2T07, devido a aquisição da Ipiranga.
O banco BES coloca preço-alvo 26,00, assim como BB-Investimentos projeta em torno de 25,00. Geração Futuro (mais conservadora) tem como preço-justo 23,23. Sei que preço-justo e/ou preço-alvo não é certeza de valorização, porém´são bons indicativos de caráter fundamentalista, e todos apontam para crescimento Up + 40% até final do ano. Tá, tudo bem, não é crescimento tão expressivo assim se comparrarmos com as promessas fantásticas dos micos da vez. Todavia BRKM5 né mico não. É ação pra MP/LP, principalmete que a política de redução da Selic deve refletir no crescimento da demanda interna e aquecer o segmento petroquímico (vide a concorrente SLQP4, tb uma boa aposta até final do ano), cujo setor é fortemente marcado pelas condições econômicas do País (boas no momento atual).
E só pra insistir ainda, lembremos que a Braskem usará etanol da cana-de-açúcar para fabricar´polietileno de alta densidade. Dizem que se tudo correr bem até início de 2009 o "plático verde' estará em escala industrial. A produção de polietileno (usado para fabricação de plásticos) diminuirá a dependência da nafta e do gás natural (outra boa, excelente notícia p/MP e LP).
Ufa, por isso tudo, e até pq ontem com a manutenção da tempestade na Bovespa, a BRKM5 teve alta de 0,61% (fechou em 16,35) tendo pico intraday até 17,00. Recentemente seu TH é 18,52 - agora logo no prenuncio do início da tempestade atual.
Decididamente BRKM5 não é ação pra ser esquecida como está acontecendo. E assim, como anteriormente fiz com ETER3 proponho aqui criarmos uma espécie de FAMÍLIA BRKM para centrarmos toda a discussão, dicas, informações, análises, idéias e sugestões sobre BRKM5. Não é espaço - já se viu acima - pra miqueiro não.
Vamos, pois, discutir BRKM5. Ela merece.
Recursos principais








Comentários
1 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20072 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20073 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20074 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20075 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20076 de 236
dmoraes
9611 29/03/20077 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20078 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/20079 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200710 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200711 de 236
faivel
281 28/11/2006olá joaquim cesário,bom dia
acho excelente o seu tópico,só gostaria de avisar que há mais ou menos 15
dias abri um tópico "Brasquem - postem somente aqui",vários colegas opina-
ram e acredito que devido a turbulência vivida pela bolsa,outros tópicos -
tornaram-se prioritários.
Vamos aos fatos: sou investidora da Brasquem dd.1994,ocasião em que houve
oferta pública,mas antes mesmo já tinha investido na empresa.Pois bem, não
somos nós que esquecemos da empresa,é que suas ações,mesmo após tanta ex-
pansão,aquisições,plastico verde,etc. etc. não conseque nem atingir o pre
çoda época- 90 reais,depois houve split p/4 e ela não consegue decolar.Na
ocasião,troquei ideia com vários colegas e estou realmente preocupada com
o grande investimento que fiz,acreditando na empresa,e mesmo considerando
o LP,já foi tentada a realizar o prejuízo,pois estou cansada de ouvir boas
notícias,não perco entrevista do pres. na Bloomberg,mas crescer que é bom,
já estou descrente.Pior do que ela,só mesmo a Embraer!
colegas,por favor,postem s/posições e vamos trocar idéias para que todos
nós,já investidores e todos que pretendem sê-lo,possam refletir e tomar -
decisões.
sucesso para todos e ótimo fim de semana!
12 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/2007Vou transitar tb pelo tópico citado.
Abraços
13 de 236
cropier
2334 06/06/200714 de 236
faivel
281 28/11/2006olá pessoal
corrigindo: sou investidora desde 2.004,erro e digitação.Perdoem-me!
um abraço a todos!
15 de 236
cropier
2334 06/06/200716 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200717 de 236
2vieira
305 06/05/2007Então resolvi contar a minha historia(DE VERDADE) com a BRASKEM, que concordo e reafirmo é uma das maiores empresas so sector no mundo,bem estruturada,supoer bem admistrada,que com certeza passada a turbolencia,ainda vai dar muita satisfação aos investidores;aos especuladores ,como sempre uns conseguem ganhar uns trocadinhos ,outros nem isso.A BRASKEM SUBSTITUIU A ANTIGA COPENE,ESTATAl privatizada,mais ou menos em 2001,herdou a maior parte das antigas empresas do grupo privatizado ou extinto.em 2000 a COPENE ATIMJIU COTAÇÃO DE MAIS DE 800 reais,depois em crise caiu a cerca de 300,isto em 2001.Quando começou em 2002 a BRASKEM ERA COTADA A 220 REAIS, SUBIU VIRTIGINOSAMENTE E EM OUTUBRO DE 2003 JÁ VALIA CERCA DE 800 reais;ANUNCIOU UM grupamentode 20x1, o que foi efectivado em 18/11/2003,ficando sua cotação ao redor de 40 reais.
Nessa altura eu operava na antiga EGIDE,HOJE AGORA,e em 16/11/2003 ,fis um termo da braskem 5 a 799,99,dias depois,já ex ,caiu a 38 reais e fis novos termos até em braskem 3 e braskem 6, que custavam menos da metade fui chamado de maluco,por comprar ações de uma empresa que havia subido muito, mais quew dobrado (*esqueceram que tambem a copene havia caido de 800 para 300 ou menos),dos que haviam ,influenciados feito termos ou comprado comigo, só um prosseguiu,os outros encerraram com pequeno prejuizo,MAS EU QUE TINHA ESTUDADO A EMPRESA EM PROFUNDIDADE NÃO ME ABALEI,PELO CONTRARIO,já em novembro encerrei o primeiro termo (venceu) a 46, mas refis ,em DEZEMBRO ENCERREI A 60,E OS ULTIMOS ,NOS PRIMEIROS MESES DE 2004 A 80 REAIS. AI OS QUE MME HAVIAM CHAMADO DE MALUCO,ME CHAMAVAM DE ILUMINADO, FOI A AÇÃO QUE ATÉ HOJE ME DEU MAIS DIUNHEIRO.
A seguir veio a crise do petroleo que subiu muito e fes disparar A NAFTA,PRINCIPAL MATERIA PRIMA QUE USA A BRASKEM, A ELETRICIDADE TAMBEM DISPAROU tornando impossivel a rentabilidade de todo o sector. BEM ADMISTRADA COMO É A BRASKEM JÁ SE ADAPTOU AOS NOVOS TEMPOS,INVENTOU NOVAS TECNOLOGIAS DO CONHECIMENTO DE TODOS SE INTERNACIONALIZOU E OS RESULTADOS JÁ COMEÇARAM A APARECER NO TRIMESTRE PASSADO E MUITO MAIS VÃO APARECER NOS TRIMESTRES FUTUROS
Continuo na BRASKEM,a´um ano estou sem rentabilidade, mas continuo,algo me diz que logo , logo bem a recompensa.
ESSA É A MINHA HISTORIA , COM CERTEZA VERDADEIRA ,A DOS OUTROS PERTENÇE A ELES A MIM ELA NÃO INTERESSA
Boa sorte a todos
18 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/2007Abraço
19 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200720 de 236
nancideoli
15476 18/06/2007to comprada,nao entendendo nada a bolsa caindo e ela subindo alguem sabe o motivo?