joaquimcesario
- Dono
- 4899
- 30/04/2007
Estou abrindo esse novo tópico para discussão pois impressiona que uma empresa do porte da Braskem seja assim tão esquecida para discussão. BRKM5 tem significativo potencial de valorização CP (tão logo passada a tempestade atual) quanto MP principalmente. Seus próximos resultados deverão ser bastante positivo, afinal todos sabemos que a mesma, conjuntamente Petro e Ultrapar, em março p.p. comprou a Ipiranga, também aumentando sua participação da Copesul em 60%. Desde então tb se sabe que tal aquisição é de grande importância e estratégica e operacional para a empresa, bem como a pretensão da Braskem em acelerar crescimento (até 2012 pretende dobrar produção). Em termos financeiros é a sétima maior do mundo no setor, sendo a maior petroquímica da América Latina e líder no Brasil (detém mais de 50% do mercado local). Pô, quer mais. vamos lá: a partir do 2T07 os efeitos da compra da Ipiranga deverá impactar positivamente, já tendo sido o último balanço, segundo SLW, considerado bom (discutível, de acordo com outras posições). Negativamente a apreciação do real frente ao dólar prejudica suas exportações.
A Ágora, SLW e a Socopa, por ex., esperam crescimento significativo da Ebtida em 2007. Tudo na Braskem muda a partir do resultado do 2T07, devido a aquisição da Ipiranga.
O banco BES coloca preço-alvo 26,00, assim como BB-Investimentos projeta em torno de 25,00. Geração Futuro (mais conservadora) tem como preço-justo 23,23. Sei que preço-justo e/ou preço-alvo não é certeza de valorização, porém´são bons indicativos de caráter fundamentalista, e todos apontam para crescimento Up + 40% até final do ano. Tá, tudo bem, não é crescimento tão expressivo assim se comparrarmos com as promessas fantásticas dos micos da vez. Todavia BRKM5 né mico não. É ação pra MP/LP, principalmete que a política de redução da Selic deve refletir no crescimento da demanda interna e aquecer o segmento petroquímico (vide a concorrente SLQP4, tb uma boa aposta até final do ano), cujo setor é fortemente marcado pelas condições econômicas do País (boas no momento atual).
E só pra insistir ainda, lembremos que a Braskem usará etanol da cana-de-açúcar para fabricar´polietileno de alta densidade. Dizem que se tudo correr bem até início de 2009 o "plático verde' estará em escala industrial. A produção de polietileno (usado para fabricação de plásticos) diminuirá a dependência da nafta e do gás natural (outra boa, excelente notícia p/MP e LP).
Ufa, por isso tudo, e até pq ontem com a manutenção da tempestade na Bovespa, a BRKM5 teve alta de 0,61% (fechou em 16,35) tendo pico intraday até 17,00. Recentemente seu TH é 18,52 - agora logo no prenuncio do início da tempestade atual.
Decididamente BRKM5 não é ação pra ser esquecida como está acontecendo. E assim, como anteriormente fiz com ETER3 proponho aqui criarmos uma espécie de FAMÍLIA BRKM para centrarmos toda a discussão, dicas, informações, análises, idéias e sugestões sobre BRKM5. Não é espaço - já se viu acima - pra miqueiro não.
Vamos, pois, discutir BRKM5. Ela merece.
Recursos principais








Comentários
81 de 236
SandroMosque
7212 16/12/201682 de 236
SandroMosque
7212 16/12/201683 de 236
pihaba
35696 07/10/201484 de 236
pihaba
35696 07/10/201485 de 236
pihaba
35696 07/10/201486 de 236
pihaba
35696 07/10/201487 de 236
pihaba
35696 07/10/201488 de 236
pihaba
35696 07/10/201489 de 236
bizu
7843 10/06/2007(Reuters) - A LyondellBasell x Brakem
A LyondellBasell Industries NV ( LYB.N ) está prestes a apresentar uma oferta vinculante para adquirir o controle da petroquímica brasileira Braskem SA ( BRKM5.SA ), disseram duas pessoas com conhecimento do assunto.
A LyondellBasell está discutindo a extensão de um contrato de fornecimento de nafta de longo prazo com a Petróleo Brasileiro SA ( PETR4.SA ) como essencial para a
valorização da Braskem, e as negociações entre as empresas devem terminar nos próximos dias, disseram as fontes, pedindo anonimato. porque as conversas são privadas.
Uma oferta vinculativa poderia ser entregue logo no final deste mês, disseram as pessoas.
https://www.reuters.com/article/us-braskem-m-a-lyo...
90 de 236
bizu
7843 10/06/2007A materia abaixo do Valor é de 14/11 mas já pode ter sido superada.
A conferir, pelo comportamento do mercado hoje!!!
https://www.valor.com.br/empresas/5983345/incertezas-e-fraqueza-de-socia-retardam-venda-da-braskem
91 de 236
bizu
7843 10/06/2007Se considerarmos ainda que tudo indica que o Ivan Monteiro está confirmado, parece que o negocio vai sair mesmo:
Técnico habilidoso, CEO da Petrobras firma-se no cargo
Época Negócios · 1 hora atrás
Governo Bolsonaro: Quem são os nomes já anunciados para a ...
https://economia.uol.com.br/.../governo-bolsonaro-quem-sao-os-nomes-ja-anunciados...
20 horas atrás - Ivan Monteiro (Petrobras). Ivan Monteiro é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais, com pós-graduações ...
20 horas atrás - Ivan Monteiro (Petrobras). Ivan Monteiro é engenheiro eletrônico formado pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais, com pós-graduações ...
Paulo Guedes considera Ivan Monteiro "extraordinário" para Petrobras
92 de 236
bizu
7843 10/06/2007Ivan não foi confirmado mas o Castello Branco tb é privativista é vai vender fácil a sua parte da Petorbras na BRKM...
Ele também defendeu que a Petrobras acelerasse seu plano de
"desinvestimento", com a venda de ativos que vão desde campos de
petróleo em terra e em costa à saída de parcerias com outras empresas –
caso da petroquímica Braskem – ou em áreas de exploração de petróleo fora do país."
https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2018/11/novo-presidente-petrobras-defendeu-privatizacao-urgente-da-estatal
93 de 236
SandroMosque
7212 16/12/201694 de 236
SandroMosque
7212 16/12/201695 de 236
SandroMosque
7212 16/12/201696 de 236
SandroMosque
7212 16/12/201697 de 236
bizu
7843 10/06/2007https://www.valor.com.br/empresas/6043519/governo-enquadra-projetos-da-braskem-como-prioritarios#
98 de 236
bizu
7843 10/06/2007PETR4 by Empiricus => PETROBRAS: RECOMEÇANDO TODA A JOGADA
Sabe
quando o seu time está pertinho do gol adversário, mas perde a bola e
precisa recomeçar toda a jogada? É mais ou menos assim que a Petrobras
se sente em relação à venda da Braskem para a LyondellBasell.
Um
dos maiores entraves para que a venda da petroquímica brasileira seja
finalizada é a conclusão do acordo de fornecimento de nafta entre a
Petrobras e a Braskem.
E, depois de muita conversa e um "quase
acordo" ser fechado em dezembro, as negociações foram interrompidas
devido à troca no comando da estatal brasileira e agora terão de ser
refeitas com a nova equipe que assumiu a Petrobras no início do ano. Ou
seja, devemos ter mais alguns meses de negociação pela frente.
Ainda
não sabemos se a Petrobras continuará com as ações da Braskem ou se
aproveitará a oferta da LyondellBasell para colocar alguns bilhões no
bolso. Nos últimos meses, os diretores da PETR se mostraram mais
inclinados a permanecer na sociedade, como estratégia de diversificação.
Sabe
como é, né? Com os combustíveis fósseis perdendo importância na matriz
energética, a indústria petroquímica acaba sendo uma alternativa
interessante para a sua utilização.
Para nós, a decisão dependerá
do preço da oferta. Se a LyondellBasell oferecer um bom prêmio pelas
BRKM, a Petrobras aproveitará o bonde para encher o cofrinho.
Ainda
que não seja essencial em nossa tese de investimentos na Petrobras, uma
oferta generosa pela Braskem seria um ótimo gatilho para PETR4, que
segue entre as sugestões da Carteira Empiricus.
99 de 236
bizu
7843 10/06/2007Paulo Guedes se reúne com presidente do Conselho da LyondellBasell em Davos
O ministro da Economia, Paulo Guedes, se reúne na próxima terça-feira, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, com o...CA da
LyondellBasell
Em dezembro, a Bloomberg noticiou que a gigante americana pretende
fazer uma oferta para participação da Petrobras na Braskem, parceria
entre a
estatal brasileira e o Grupo Odebrecht, depois que o governo Jair Bolsonaro tomasse posse.
100 de 236
SandroMosque
7212 16/12/2016