joaquimcesario
- Dono
- 4899
- 30/04/2007
Estou abrindo esse novo tópico para discussão pois impressiona que uma empresa do porte da Braskem seja assim tão esquecida para discussão. BRKM5 tem significativo potencial de valorização CP (tão logo passada a tempestade atual) quanto MP principalmente. Seus próximos resultados deverão ser bastante positivo, afinal todos sabemos que a mesma, conjuntamente Petro e Ultrapar, em março p.p. comprou a Ipiranga, também aumentando sua participação da Copesul em 60%. Desde então tb se sabe que tal aquisição é de grande importância e estratégica e operacional para a empresa, bem como a pretensão da Braskem em acelerar crescimento (até 2012 pretende dobrar produção). Em termos financeiros é a sétima maior do mundo no setor, sendo a maior petroquímica da América Latina e líder no Brasil (detém mais de 50% do mercado local). Pô, quer mais. vamos lá: a partir do 2T07 os efeitos da compra da Ipiranga deverá impactar positivamente, já tendo sido o último balanço, segundo SLW, considerado bom (discutível, de acordo com outras posições). Negativamente a apreciação do real frente ao dólar prejudica suas exportações.
A Ágora, SLW e a Socopa, por ex., esperam crescimento significativo da Ebtida em 2007. Tudo na Braskem muda a partir do resultado do 2T07, devido a aquisição da Ipiranga.
O banco BES coloca preço-alvo 26,00, assim como BB-Investimentos projeta em torno de 25,00. Geração Futuro (mais conservadora) tem como preço-justo 23,23. Sei que preço-justo e/ou preço-alvo não é certeza de valorização, porém´são bons indicativos de caráter fundamentalista, e todos apontam para crescimento Up + 40% até final do ano. Tá, tudo bem, não é crescimento tão expressivo assim se comparrarmos com as promessas fantásticas dos micos da vez. Todavia BRKM5 né mico não. É ação pra MP/LP, principalmete que a política de redução da Selic deve refletir no crescimento da demanda interna e aquecer o segmento petroquímico (vide a concorrente SLQP4, tb uma boa aposta até final do ano), cujo setor é fortemente marcado pelas condições econômicas do País (boas no momento atual).
E só pra insistir ainda, lembremos que a Braskem usará etanol da cana-de-açúcar para fabricar´polietileno de alta densidade. Dizem que se tudo correr bem até início de 2009 o "plático verde' estará em escala industrial. A produção de polietileno (usado para fabricação de plásticos) diminuirá a dependência da nafta e do gás natural (outra boa, excelente notícia p/MP e LP).
Ufa, por isso tudo, e até pq ontem com a manutenção da tempestade na Bovespa, a BRKM5 teve alta de 0,61% (fechou em 16,35) tendo pico intraday até 17,00. Recentemente seu TH é 18,52 - agora logo no prenuncio do início da tempestade atual.
Decididamente BRKM5 não é ação pra ser esquecida como está acontecendo. E assim, como anteriormente fiz com ETER3 proponho aqui criarmos uma espécie de FAMÍLIA BRKM para centrarmos toda a discussão, dicas, informações, análises, idéias e sugestões sobre BRKM5. Não é espaço - já se viu acima - pra miqueiro não.
Vamos, pois, discutir BRKM5. Ela merece.
Recursos principais








Comentários
21 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200722 de 236
ricape
68 14/11/2006LAME4
GFSA3
BBDC4
BRKM5
DURA4
23 de 236
2vieira
305 06/05/2007dia06/08..bradesco
dia07/08..unipar
dia13/08..b.do brasil ,cmig e ligt
24 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/2007Acho que estamos vivendo o momento da BRKM5 - que estava já até defazado e nos devendo. Bons ventos e boas pespectivas no horizonte - tava na hora, enfim.
25 de 236
genteqfaz
561 26/06/2007Acho interessante o Itau colocá-la entre as TOP 5 e ela disparar depois, exatamente como a ROMI3 e como a TOTS uma vez...
26 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200727 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200728 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200729 de 236
2vieira
305 06/05/2007vai procurar novas sinergias e investir em 2007 cerca de 800 milh~es
no momento está a 19, mas acho que vai alcançar novos patamares
abraços
30 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200731 de 236
2vieira
305 06/05/200732 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200733 de 236
apoloft
2845 03/06/2007Então, desisti de vez de ETER3. Sei que tá barata, mas a parada do amianto vai dar muito o que falr.
Esta Braskem parece ser muito boa. Amanha se a Bolsa continuar em alta, eu compro alguns lotes, ja que pelo gráfico ele superou a resistencia. Usando a analise fundamentalista, por tudo o que vc expos fica claro que ela é otima para ML/LP.
Veja a seguir uma ótima notícia:
Análise técnica: se Ibovespa fechar acima dos 55 mil pontos, pode mirar os 58 mil
Por: Fernanda Senra
08/08/07 - 14h30
InfoMoney
SÃO PAULO - Depois de vários dias marcados por forte volatilidade, nesta quarta-feira o Ibovespa acompanha o melhor humor dos mercados e opera em forte alta, superando o patamar dos 55 mil pontos. O momento traz à tona a seguinte questão: é chegada a hora de comprar? Segundo a análise técnica, pode até ser, mas ainda é muito arriscado apostar nisso.
Segundo Rogerio Kirschbaum, da Trading Educators, o mercado ainda está indefinido no curto prazo e marcou na zona compreendida entre os 53 mil e os 53.500 pontos um importante suporte, que se perdido leva o índice de volta aos 50 mil pontos e, em uma prazo maior, 46.700 pontos.
Por outro lado, a resistência do patamar dos 55 mil pontos também é forte e seu rompimento pode abrir espaço para o Índice escalar até algo em torno dos 58 mil pontos e provável teste do topo histórico.
O pior já passou? Depende
Na opinião de Theodoro Fleury, há uma certa chance de o pior já ter passado, de a correção ter sido finalizada, porém, para confirmar esta hipótese o Ibovespa precisa se manter acima do patamar dos 56 mil pontos.
Se conseguir, é grande a chance de a Bolsa voltar às máximas históricas, cujo rompimento abriria espaço para, finalmente, o índice atingir o patamar próximo aos 61 mil pontos. Caso contrário, Fleury vê na faixa dos 51 mil pontos um suporte importantíssimo que não deve ser rompido de forma alguma.
Atenção aos pivot de baixa
Por sua vez, Leandro Ruschel, da Leandro.Stormer, lembra que o Ibovespa apresentou uma correção forte nas últimas semanas, depois de ter atingido um objetivo importante de longo prazo em torno dos 58 mil pontos, região que se tornou uma importante resistência consolidada.
A partir deste patamar, a correção do Ibovespa tem espaço até os 47 mil pontos e, no caso de um movimento mais amplo, 41.000 pontos. Mas, para este cenário se materializar, o mercado precisa confirmar um pivot de baixa no gráfico diário, o que aconteceria caso o índice fechasse abaixo dos 52.900 pontos.
O patamar dos 52.900 pontos até chegou a ser testado no início da semana, mas o mercado se recuperou e fechou acima desta zona, dando continuidade ao movimento lateral de curtíssimo prazo. Agora, as resistências imediatas ficam na zona entre 55 e 56 mil pontos e seu rompimento aumenta a chance de uma retomada da tendência de alta mais longa.
O que dá para comprar?
Dentro deste cenário de indefinição, Ruschel acredita ser um tanto complicado abrir novas posições de compra, especialmente naqueles ativos que saíram da tendência de alta no gráfico diário ou que estão de lado. O interessante seria concentrar esforços em ativos que continuaram em tendência de alta ou que montarem novos pivots de alta.
Segundo Ruschel, o setor petroquímico está interessante, com as ações preferenciais classe B da Unipar em forte tendência de alta e os papéis preferenciais classe A da Braskem chamando a atenção, caso confirmado o rompimento dos R$ 18,40.
Também chamaram a atenção as ações ordinárias da CSN, que, durante a forte queda do mercado, apresentou pequena correção. Se tais ações confirmarem o rompimento do patamar dos R$ 110,70, pode ser um indicativo de novas altas pela frente.
Por sua vez, Fleury vês nas ações ordinárias da Brasil Ecodiesel e da Lojas Renner opções interessantes para o curto prazo com objetivos em R$ 16,00 e R$ 41,00, respectivamente. Para um prazo mais longo e, menos populares, as ações preferenciais de Mangels e Wetzel podem ser interessantes, com alvos em R$ 36,00 e R$ 34,00, respectivamente.
Abraços e vamos agora à familia Braskem!!!
34 de 236
AJAA
590 28/01/2007SÃO PAULO, 8 de agosto de 2007 - A crise de energia que resultou em constantes racionamentos elétricos na Argentina desde o início do mês passado terá reflexos no balanço da Braskem já a partir do terceiro trimestre de 2007. De acordo com o vice-presidente de relações institucionais da Braskem, Marcelo Lyra, os dados divulgados pela companhia hoje, referentes ao primeiro semestre deste ano, ainda não foram impulsionados pelas vendas à Argentina.
Com a capacidade da indústria local afetada pela falta de energia, a Braskem pretende contar com a equipe comercial da Ipiranga para ampliar seus negócios no país vizinho. ´Esses funcionários têm amplo conhecimento do mercado argentino e com certeza isso refletirá nas vendas àquele país´, destaca Lyra, referindo-se à companhia recém-adquirira pela pela Braskem, em parceria com a Petrobras e o Grupo Ultra. No trimestre passado, as vendas consolidadas da Braskem para a América do Sul responderam por 34% dos US$ 675 milhões negociados com o mercado externo, percentual idêntico ao registrado pela companhia entre janeiro e março.
Outro mercado importante para a Braskem é a Europa, que no trimestre passado respondeu por 32% do total exportado pela companhia. O resultado do mês passado representa uma alta de 14 pontos percentuais em relação à participação do mercado europeu nas exportações totais da companhia durante o primeiro trimestre deste ano.
De acordo com o executivo, os resultados da Europa sinalizam o crescimento dos negócios da companhia ocasionados pela abertura de um escritório comercial em Rotterdam, na Holanda. Já o mercado asiático, que passará a ser atendido ainda este ano por um escritório a ser instalado em Xangai (China), continua com uma participação discreta nas exportações da Braskem, mas já dá sinais de aceleração. No trimestre passado, a divisão Outros (que exclui os mercados das Américas do Norte e do Sul e a Europa) somou 8% das exportações, contra os 4% registrados no primeiro trimestre deste ano, quando as vendas externas foram de US$ 506 milhões.
As exportações acumuladas da companhia no primeiro semestre somam US$ 1,1 bilhão, uma expansão de 33% em relação a igual período do ano passado, principalmente em decorrência da incorporação dos ativos da Ipiranga Petroquímica, da Ipiranga Química e da Copesul em seu balanço. No acumulado de 12 meses, as exportações da Braskem somam US$ 2,4 bilhões.
(André Magnabosco - InvestNews)
[ 17:04 ] 08/08/2007
35 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200736 de 236
daviddu
6 17/05/2007Pelo que vejo em AT, ontem houve um belo rompimento da resistência de R$18,30 com volume cerca de 50% maior que a média. Se a bovespa continuar em alta, este papel checa aos 21 no curto prazo.
Já para MP/LP as análisesfundamentalistas expostas e o balanço anunciado pela empresa além do crescimento na exportação e previsivel aumento dos lucros,e, em AT aliado ao histórico do papel parece um belo investimento para position.
eu acredito hoje que a Braskem opere em mais uma forte alta (Se o Ibov nao corrigir), e ainda é um bom momento de entrada para os investidores mais agressivos (como eu)
Para os mais conservadores, pelo menos em AT seria recomendável esperar um pull-back (recuo após esta alta que estou prevendo dos próximos dias), e entrar no papel quando ele voltar aos R$19,00 (que deve passar disso hoje).
O problema dos conservadores é se esse pull-back não ocorrer, perdendo o ponto de entrada.
ABraços!
37 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/200738 de 236
fanasato
1048 25/02/200739 de 236
joaquimcesario
4899 30/04/2007BRKM5 tem bom preço alvo para dez e boas perspectivas de próximos resultados. POr isso continuo afirmando o que coloquei na abertura do tópico: BRKM5 TAMBÉM MERECE ATENÇÃO.
40 de 236
daviddu
6 17/05/2007se subir nos próximos dias, confirma o pivot de alta, .. aí sim...
R$21,00 no curto prazo....
Senão, pode cair.. mas...
acredito em alta... por toda análise...