faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
281 de 5315
webloo
66695 26/06/2007282 de 5315
2tegor
573 09/10/2007283 de 5315
alesl
1633 08/08/2007284 de 5315
alan_bb
59 20/12/2006abraços
285 de 5315
fanasato
1048 25/02/2007286 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007acho válido você quantificar variáveis a partir de dados concretos para determinar um ente quase aleatório, o preço, porém considero exagero.
A análise qualitativo aliada ao bom senso pode fornecer resultados tão bons quanto uma extensa análise quantitativa, que por ser rígida pode gerar equívocos.
O meu stop é simples. Depois de um máximo absoluto, para um dado intervalo, capturar um mínimo aceitável. Sujeito a equívocos, tais como : uma vale5 spread de 5% entre o máximo e o mínimo intraday não é possível ser indentificada, você acaba tomando com um máximo absoluto um máximo local, coisa que aconteceu comigo na VALE5 na segunda feira. Não existe dados, exceto a expectativa de compradores e vendedores no momento, para avaliar que uma empresa com este patrimônio tenha uma volatilidade de 5% intraday.
Não busco otimizar lucros, porém para diminuir eventuais perdas. (chega o que já perdi com RSIP4 e CSAN3 )Não dá para acertar o máximo, porém dá para perceber que o máximo já passou e um vale de queda se aproxima. (MACD >0 e decrescente ou IF >80)
Seus modelos também poderão induzi-la ao mesmo erro: considerar como máximo absoluto um máximo local dentro de um pequeno intervalo de tempo, isto não dá para evitar.
287 de 5315
sgiber
1227 22/05/2007288 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Perfeita a sua explicação sobre os seus "stops simples", e totalmente procedente seu comentário em relação a minha estratégia (eu sou investidor mico, não me dedico a bolsa, e estou aqui para sempre aprender e melhorar). Porém, feito o agradecimento/esclarecimento, tb devo comentar que na verdade a minha estratégia é bem mais complexa e sofisticada do que as singelas 5 linhas que descrevi a vc. Não sempre, porém, há sim, momentos em que refino a estratégia e utilizo os stops da forma que vc menciona. Tb utilizo muitas outras estratégias (alavancagem, mercado derivativos, arbitragem com as adrs etc), e de fato faço questão em ouvir a todo mundo, justamente para sem me escravizar a nenhuma regra, fazer tudo o que posso fazer para atingir os meus objetivos mensais (em considerando que tenho uma vida pessoal e atividades profissionais fora da bolsa). Penso Abrito que não existe "a estratégia perfeita", e que uma estratégia é razoávelmente boa ou ruim somente em função/relação ao seu próprio criador (usuário/investidor). No meu caso particular, depois de 10 anos e +600% acumulados, na visão LP da minha carteira como um todo estou satisfeito. De todas maneiras Abrito, insisto em que vc está certo, a minha estratégia é incompleta e imperfeita, e apesar de acertar 70% das vezes e errar em 30%, estou ciente de que se eu me dedico mais e estudo mais, a margem de erro diminuirá. Nada será mais produtivo para minha estratégia, se vc em algum momento puder mergulhar mais nos detalhes da mesma (vários estão expostos aqui neste post nas semanas passadas). Terei o maior prazer em ouvir seus aportes e debater qualquer outra sugestão! Abs!
PS: Em relação a BRKM5, apartir dos +2% de hoje começarei a vender, porém, se o ativo fica abaixo dos +2% comprarei no after, porque segundo os meus cálculos há um grande espaço com as adrs BAK, e estarei aproveitando a iminente brecha de lucro com a arbitragem.
289 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007bom saber que tem esta brecha de arbitragem com ADR, obrigado pela info.
Para trabalhar neste nível (+\- 2% com after mkt) tem que ter muito capital, senão os R$ 20,00 de corretagem já comem tudo.
Não acredito que exista um método de exaustão, A partir de um certo ponto de informação, e de análise a partir de dados concretos, o que vemos é ruído ou boato de alavancagem (dois grandes hoax, a meu ver, no momento PCAR4 e PINE4., estão se concretizando como fatos).
290 de 5315
pmattosc
1 18/09/2007291 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Assunto aparte: Hoje Alcoa, Monsanto, Boeing, Intl paper e Chevron abriram a temporada de resultados com feios vermelhos, puxando para baixo o DOW, e claro, tb o Bovespa. Estou incorporando a "temporada de resultados" em USA como uma variável a mais na minha matriz, para operar ativos brasileiros. Abs a todos!
Abrito, amigo, imagino que vc saiba, porém, pelas dúvidas caso vc precise, Bradesco cobra mixaria na corretagem de operações pequenas. As vezes por pequenas operações de R$20k eu nem chego a pagar R$5. A corretora é uma porcaria, porém, algumas taxas são bem baixas.
Fanasato: Você abriu hj a posição na BRKM5? Ou ainda vai esperar até o fechamento de amanha para confirmar tendências/volumes da semana?
292 de 5315
daniloalvares
1823 21/04/2007Mas parece que temos uma resistência agora nos 18 reais, né?
293 de 5315
lusp
1715 18/08/2007belacintra, poxa se obtivesse 600pp em 10 anos, acho que já teria aposentado.
Vc que é estudioso, semana passada li numa revista(parece "dinheiro" da istoé), sobre o ártico. estão fazendo estudos para retirar petróleo de lá, inclusive a Russia já está instalando uma base lá. Portanto, acho que num futuro proximo teremos aumento nas reservas mundias.
294 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007PS: Dos 10 anos que invisto, 5 foram de baixa e 5 de alta. Operar na alta é fácil, porém, é na baixa onde se testam os verdadeiros investidores. Apanhei feio com a bolha da Nasdaq, depois com o Bin Laden... foi tudo um grande aprendizado. Chegar aos 600% depois de tudo isso, e em considerando que não me dedico a bolsa... é bom para mim.
295 de 5315
webloo
66695 26/06/2007296 de 5315
lusp
1715 18/08/2007belacintra, vi sim,obrigado, inclusive fiz uma pergunta para vc lá.
estou aprendendo operar, daqui um tempo, começo entrar investindo, estou analizando. só vou entrar depois de dominar o sistema toda, e suas nuances..
inclusive no site da folhaonline, comprei um pouco de brasken e estou ganhando, daqui a pouco vou vender.....
297 de 5315
alan_bb
59 20/12/2006No momento operar vendido ou ficar zerado na posição nao acredito que seja uma boa estrategia.
298 de 5315
Belacintra
409 01/08/20071) Peguei a tua pergunta no outro post... em geral é melhor você contar com alguma plataforma/software para visualizar esses percentuais, contratos, históricos etc. Até lá, dá uma olhada se o link abaixo te quebra um galho:
http://www.cedrofinances.com.br/playersQuote.cedro
É so vc colocar o cód do ativo e pronto!
2) Em relação a Braskem, como tinha te comentado, não é "o meu ativo", nem sequer recomendo comprar, apenas me serve como exemplo neste post para contraditar aqueles que sem fundamentos rotulam bons ativos de "mico", "lixão" criando confusão nos investidores pessoa física iniciantes. Apenas te lembrando, minha recomendação para Braskem é comprar "E" vender (aproveitando as oscilações). As dicas gerais da minha matriz estão aqui neste post, tb os acertos nas minhas operações nas semanas passadas, e seria bom você praticar compras/vendas virtuais da BRKM5 lá no teu folhaonline, porque o exercício da matriz te será útil para qualquer ativo. E para você não ficar limitado a minha estratégia (incompleta e imperfeita), tb te passo a dica do colega Sgiber (curso prático análise grafica na www.wintrade.com.br). Tanto a minha matriz como o curso da wintrade, tudo é genérico e introdutório, porém, útil, pq vai te permitir operar, e ao mesmo tempo vai te abrir a cabeça para vc ir conhecendo estratégias diferentes.
Abs!
PS: Se a temporada de resultados em USA eventualmente resulta negativa e puxa as bolsas para baixo... pode abrir uma boa oportunidade para vc aproveitar e entrar no mercado.
299 de 5315
webloo
66695 26/06/2007Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
300 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007Liquidei posição através do stop automatico da Agora.
MACD>0 decrescente: indica posição de venda
resistencia de 18.00 não foi rompida. Só voltarei a pensar em BRKM5 abaixo de 16.50. è uma ação com uma calha estreita de suporte e resistencia.O stop gain curto funcionou.
gerenciando uma carteira usando o ADVFN