faivel
- Dono
- 281
- 28/11/2006
Olá colegas investidores Braskem,boa noite !
Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..
Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.
sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!
Recursos principais

Comentários
301 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Tendo ontem BRKM5 mostrado falta de força para superar os R$18, e com o pulo de hoje do oil, mais os resultados negativos das varejistas e Nasdaq em USA, mais a necesidade de uma realização depois de BRKM5 ter acumulado quase +7%... acho que a queda de hoje foi bastante normal, estatísticamente previsível nos parámetros Braskem. Abs!
302 de 5315
webloo
66695 26/06/2007Gráficos GRATUITOS na br.advfn.com
303 de 5315
webloo
304 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007305 de 5315
webloo
66695 26/06/2007306 de 5315
lusp
1715 18/08/2007Belacintra, muitissimo obrigado, vc está sendo muito importante!!!
Não sei, mas estou meio pessimista no momento, acho que vou esperar mais um pouco(um mês), depois de ler alguns livros/revistas, ler esse fórum muitooooo, não estou sentindo coisa boa. Acho que estamos, no momento, pisando em ovos. QUANDO TODOS FALAM PARA COMPRAR, TEM ALGUMA COISA ERRADA, MAS SEI QUE NESSAS HORAS APARECEM BOA OPORTUNIDADES.
Sua tática usada neste ativo é muito boa! estou lendo muito, meu tempo para estudar empresas, setores......está escasso.
307 de 5315
abrito1953
118 28/03/2007BelaCintra.: Não vejo necessidade de comprar a 17, e depois a 16. Porque não esperar e comprar tudo a 16?
Waterloo seus gráficos são esclarecedores. Veja os ciclos nos meses anteriores. Uma queda nunca vem sozinha, aguarde sempre dois dia mais.
Hoje em dia com o uso de stops, a volatilidade aumenta. Os tubarões se movem tão rápidos como sardinhas, e nós sardinha temos é que antecipar ou se possível correr atrás dos tubarões. Minha opinião: você está mais preso ao papel do que ao dinheiro. Olhe o dinheiro e deixe as siglas para lá, tanto faz um papel ou outro, desde que dê lucro.
Abraço e boa sorte
a. brito
gerenciando uma carteira de ações com ADVFN
308 de 5315
Belacintra
409 01/08/20071) E se as taxas da sua corretora fossem "satisfatórias"?... vc movimentaria BRKM5? Ou continuaria encarteirado a M/LP? Tenho certeza de que vc percebe a intenção da minha consulta, em sendo que apesar dos posts aqui anunciando que vai "subir/cair", eu que nem formiga, devagar e seguro, vou beliscando sempre nas oscilações, fazendo há dois anos o meu +5% de lucro/mês com a BRKM5. É lógico que sempre posso aprimorar a minha estratégia, porém, a maioria por aqui aposta só na compra ou só na venda da BRKM5, e vc percebeu que quase nunca ninguém acerta uma nessa linha, e ainda acha que é a minha estratégia a que tem que ser aprimorada. Penso que deveríamos colocar um pouco mais de foco nos resultados, sem idolatrar tanto as teorias. Por aqui há muitos gurus teóricos no preju, que sem argumentos consistentes para defender suas próprias opiniões, se dedicam a dar aulas aos outros, e ainda ignorantes da própria ignorância deles e escravos dos seus próprios dogmas, são incapazes de aprender e melhorar alguma coisa.
2) Webloo, concordando/discordando consigo acompanhar os seus gráficos/análises/interpretações, fundamentalmente pq vc, certo ou errado, não fica no "meio do muro" e usa linguagem para não grafistas. Nesse sentido, ainda que vc não movimente BRKM5, insisto em que por favor avalie a possibilidade de compartilhar as suas opiniões de compra/venda/preço quando vc coloca seus gráficos/análises, já que isso será de utilidade... pelo menos para mim. Obrigado.
3) Em relação a usar análise gráfica para aumentar a eficiência/eficácia das minhas compras/vendas... mais do que um "tal vez"... há um "com certeza, devo, sim ou sim" sobrepor e usar tudo aquilo que possa usar para melhorar. Vc está coberto de razão e eu agradeço seu comentário. Inclusive entendo perfeitamente que profissionais da bolsa ou pessoas como você que se dedicam seriamente a bolsa, até possam ter um certo receio quando encontram amadores temerários que nem eu. Acontece, que sem desmerecer aos profissionais, eu não tenho o perfil de vocês, e muito menos tenho os mesmos objetivos/ambições. Não quero me dedicar à bolsa, NÃO ACREDITO NEM PROCURO "PERFEIÇÃO/MAXIMIZAÇÃO", e os objetivos que tenho atingido foram aqueles que calculei/estimei, sempre PRIORIZANDO OS RESULTADOS e jamais as teorias/gurus. Bolsa para mim não passa de um estímulo intelectual, um aprendizado. Ainda assim, por ter formação matemática, e por ter na bolsa um interesse e uma paixão puramente intelectual, sem dúvidas que continuarei me aprimorando, fazendo cursos de análise gráfica e muitos outros. Até lá Webloo, vc pode ter certeza de que a cada segundo aproveito tudo, informalmente, de maneira empírica e pragmática, seja conversando com vcs neste fórum, seja conversando com as corretoras, ou seja tb trocando idéias com muitos outros colegas investidores que conheci nestes últimos 10 anos. Abs!
309 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Seu eu "estou sendo importante" para vc, acredite que vc está 100x mais importante para todos nós. Vc, as pessoas físicas iniciantes, são o objetivo/razão de eu participar nos posts. A maturidade das pessoas físicas investidores pode ser a grande turbinada da Bovespa nos próximos anos. É difícil, porém, jamais impossível!
Em relação a "entrar"... deguste no seu paladar o sabor da incerteza/insegurança... já que o acompanhará ao longo de todos os seus investimentos na bolsa. E lembre que ler e estudar deverá ser uma atividade permanente, porém, jamais uma meta, já que se para começar a investir você espera até "saber tudo" ou "ter segurança/certeza", então, jamais vai entrar na bolsa. Minha dica continua sendo INVISTA JÁ, PORÉM, NÃO COM GRANA, E SIM, VIRTUALMENTE. Vc tem neste post da BRKM5 uma ótima chance de praticar/exercitar seus "músculos investidores". Então, cuidado com ficar só na teoria, e AINDA QUE VIRTUALMENTE E SEM GRANA, comece aqui neste post da BRKM5 a fazer as suas projeções, sempre colocando suas fundamentações. Abs!
PS: E não se preocupe com os gênios/gurus que irão massacrá-lo. Eles geralmente estão no preju, e adoram criticar aos outros... faz parte do circo!
310 de 5315
Belacintra
409 01/08/20071) Me permita o atrevimento de entender na minha ignorância que BRKM5 tem poucas probabilidades matemáticas de chegar a 16. Somente uma variável imprevista poderia causar isso (disparada no oil, terrorismo, catástrofe ecológica etc), e de acontecer isso chutaria o tabuleiro de todas as estratégias e não somente da minha. Pelos fundamentos matemáticos e muitas outras premissas de mercado que anteriormente já registrei aqui neste post, humildemente interpreto que na pior das hipóteses teremos um pouco mais de queda na BRKM5 (comprarei), porém, se IBOV retoma a alta e o oil a queda, BRKM5 vai superar a sua primeira resistência (18) para depois procurar à segunda (aprox 19). Tanto na queda como na baixa, os históricos provam que o ativo oscilará, e como venho fazendo há dois anos, comprarei/venderei nas oscilações procurando meus +5% ao mês.
2) Desculpe, não me ficou claro, gostaria de saber se vc estará abrindo uma posição em 16,5 ou em 16. Obrigado.
3) De ser possível e abusando da sua paciência, também gostaria de poder entender que significa "ação com uma calha estreita de suporte e resistência". Acho que entendo a expressão desde o ponto de vista gráfico. O que gostaria de saber é quais as implicâncias desta calha, em base a experiência dos grafistas.
Obrigado e abraço!
311 de 5315
lusp
1715 18/08/2007Belacintra, acredito que para o Brasil alcançar a maturidade do mercado de capitais, primeiramente tem que estimular as PFs a entrar permanentemente, dando transparencia na movimentação. Não vejo muita fiscalização nesse sentido.
Após ler, ler e ler tudo sobre tudo, posso assegurar que estou 70% preparado para aguentar a pressao gananciosa. O medo já equacionei, vou entrar proximamente, mesmo q não consiga dominar todos conceitos.
Ainda não tenho fundamento para dar palpites aqui, com certeza farei minhas projeções, isso leva tempo. Não tenho medo de críticas, com elas vou aprender e crescer.
312 de 5315
webloo
313 de 5315
webloo
314 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Obrigado pelos seus comentários. Especificamente em relação a BRKM5, caso você tenha a paciência de ler meus posts anteriores, você terá uma confirmação de que a minha tese é justamente que isoladamente SÃO IRRELEVANTES as altas "ou" as baixas da BRKM5. O foco, sim, está em determinar uma estratégia com um percentual de assertividade na análise das oscilações (no meu caso 70% de acerto e 30% de erro dividindo o meu ativo em 4 movimentos/mês de 25% cada), para vender nas altas "E" comprar nas baixas. Alguns vão confundir isso com daytrade, ou vão achar que fazer isso é possível com qualquer ativo. Estão equivocados! Tenho mais 20 ativos na carteira e a maioria não apresenta a mesma facilidade que a BRKM5. Alguns vão alegar que os outros ativos têm altas mais consistentes, e isso é verdade, porém, justamente a idéia toda é aprender a operar com todo tipo de ativo, inclusive com aquele como BRKM5 que oscila em função de determinadas variáveis específicas. Fato é que a maioria dos ativos do mundo se parecem mais a BRKM5 do que aos ativos em permanente alta na Bovespa. Fato é que Bovespa não vai subir eternamente, e fato é que tampouco todos ativos vão subir indiscriminadamente como têm subido nos últimos 4 anos. Estamos entrando em novos períodos, onde as altas serão mais seletivas, e devemos evoluir e aprender a operar com vários tipos de ativos diferentes. Voltando a BRKM5, concordo em que teve sua correlação com IBOV, porém Webloo, se vc acrescenta a essa correlação o preço do oil e das resinas, o resultado será uma alta assertividade na probabilidade matemática de entender as oscilações (e aproveitar essas oportunidades). Aqui neste post você encontrará nas semanas anteriores, vários gráficos que coloquei cruzando BRKM5 com oil, resinas e outras variáveis de mercado, para mostrar a fidelidade das oscilações, as oportunidades que criam, sem importar se as variáveis sobem ou descem, já que tanto a baixa como a alta da BRKM5, ambas DÃO LUCRO em função do ativo ao meu ver se encontrar em um canal de alta. E já encerrando, não me canso de insistir em que estou ciente e reconheço que a minha estratégia é incompleta, imperfeita, e deve/pode ser refinada e aprimorada, porém, infelizmente, você percebe que a discussão sobre a BRKM5 sempre teima e persiste em ser acima de se BRKM5 sobe "ou" desce, com pouquíssimos colegas se interessando em entender/debater as oportunidades/vantagens das oscilações. Abs!
315 de 5315
webloo
66695 26/06/2007316 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Como vc bem sabe, BRKM5 não sempre teve o mesmo comportamento. Antes de 2004 acumulava +800% desde a IPO. Seduzido pelas altas astronômicas e os fundamentos, entrei pesado em 2004. Quase no mesmo momento que entrei, a imprevista alta de +130% no oil e a queda nos preços das resinas me pegou de calças curtas, mudou o perfil deste ativo, e causou uma violenta queda de quase -50%. Totalmente desorientado, encarterei, e apanhei feio. Não querendo realizar preju, de maneira Darwiniana comecei a “me adaptar” ao ativo, e aos poucos fiquei íntimo com as variáveis de mercado. O oil parou de subir, começou a oscilar em uma faixa de usd50/80 e BRKM5 entrou nessa senóide/sinusoidal de fim 2005 até hoje, recuperando +50% em um canal de alta. Foi quando comecei a operar nas oscilações, matemáticamente estimando as altas/baixas em função das variáveis de mercado da BRKM5. Acho que BRKM5 pode dar uma disparada para cima a qualquer momento (aquilo que o colega JR chama de “rolo compressor”), porém, a probabilidade é que oscile até 2009. Não me desfaço do ativo porque: 1) Como vc mencionou a variável oil esta sendo compensada com aumento preço resinas/produção/sinergias e tenho certeza que veremos isso a partir do IV trim; 2) Pode haver uma disparada do ativo a qualquer momento (por várias razões que já postei semanas passadas); 3) Pode ser alvo de consolidações; 4) Está me rendendo aprox 5% por mês (2007 vai me render mais do que isso, tal vez chegando a +70%).
Acho que o mais inteligente a ser feito neste post, seria unir/complementar as análises gráficas com as fundamentalistas, as qualitativas com as quantitativas, fazendo que todo colega uma vez por semana ou uma vez por dia (tanto faz), resumidamente compartilhe a sua projeção para o ativo, a sua recomendação de compra/venda, o preço, e o mais importante... as suas fundamentações (sejam as que sejam). Fiz a proposta à FAIVEL (autora do post) para organizar o assunto, porém, a idéia não prosperou, e infelizmente continuamos cada um puxando o cobertor para o seu lado, sem nos complementar nas nossas estratégias... é uma pena!
317 de 5315
webloo
66695 26/06/2007318 de 5315
gkal2
938 24/09/2007319 de 5315
neepar
37 03/10/2007Tenho aprendido muito com seus posts aqui. Só não entendi direito como é que você faz quando o ativo BRKM5 está em alta. Você disse que vai vendendo de 25 em 25%. Tem uma hora em que você sai 100% do ativo e então espera para voltar na semana seguinte? Outra pergunta: você sempre emite todas as suas ordens em apenas um dia na semana?
320 de 5315
Belacintra
409 01/08/2007Há neste post um grupo de pessoas muito potáveis e de alta qualidade! Se todos organizamos um pouquinho a nossa participação, no sentido de sincronizá-la e complementá-la, aportando cada um o seu ponto forte na projeção da BRKM5... tal vez isso possa nos render um belo aprendizado e até uma bela grana mensal a todos. Apenas como simples exemplo:
Dentre várias questões, você tal vez poderia tb colaborar com as suas claras análises gráficas... especialmente por exemplo definindo aqueles momentos mais eficientes/eficazes de compra/venda.
Quem sabe o colega Abrito tope o convite, e dentre outros assuntos, por exemplo ele tb aceite colaborar projetando stops.
O colega Fanasato tb tem os seus méritos e a participação dele seria um grande aporte como grafista.
Tudo sem nunca esquecer o JR e o AJAA que sempre estão fazendo importantes avaliações e comentários.
Eu colaboraria com a minha matriz/variáveis ou com aquilo que o grupo queira.
ENFIM, SÃO APENAS SIMPLES EXEMPLOS... CADA UM PARTICIPARIA COM ALGUM PONTO FORTE, UM COMPLEMENTANDO A ESTRATÉGIA DO OUTRO. FICA AQUI MAIS UMA VEZ O CONVITE PARA TODOS!
Faço um último apelo a FAIVEL (autora do post) para se envolver, pró-ativamente recrutar uns 10 colegas, e organizar a participação de todos.
Abs!