ADVFN ADVFN

Não encontramos resultados para:
Verifique se escreveu corretamente ou tente ampliar sua busca.

Tendências Agora

Rankings

Parece que você não está logado.
Clique no botão abaixo para fazer login e ver seu histórico recente.

Recursos principais

Icon for default Cadastre-se gratuitamente para obter cotações em tempo real, gráficos interativos, fluxo de opções ao vivo e muito mais.

Índice

Criar Discussão

Atualizar

Usuários Filtrados

Usuários Banidos

Meus Alertas

Meu Perfil

Busca

Regras

Investidores Braskem Vamos Postar S/Aqui (BRKM5)

faivel
  • Dono
  • 281
  • 28/11/2006

Olá colegas investidores Braskem,boa noite !

Criei o tópico com o objetivo de reunir,se possível,um grande nú -
mero de investidores, a fim de trocar idéias, informações,gráficos
fundamentos,fatos relevantes, enfim informes que possam adicionar-
elementos para uma possível tomada de posição.Estou a par de tudo-
que diga respeito a empresa e ficarei mais tranquila,se puder dis-
cutir com os colegas que têm interesses comuns..

Por favor,coloquem seu ponto de vista e outros detalhes a respeito
da péssima performance da empresa.Estou nela dd.2004.Estou no limi
da m/paciência,mesmo considerando longo prazo.

sucesso para todos e um abraço.Até logo mais!

Comentários

Souza14

Souza14

221 20/09/2007
CAMPANHA:

"KEPL3 NUNCA MAIS" agora com o slogan "Cansei de ser MARIONETE"

Se você tomou preju também junte-se a campanha.

"KEPL3 NUNCA MAIS" e rumo a R$ 0,15
AJAA

AJAA

590 28/01/2007
Boa noite pessoal. Faz uma hora que cheguei de Maceio onde fiquei lá desde 14/09. Acabei de atualizar minha carteira e reparei que nossa BRKM5 não se recuperou quase nada desde os 18,10 registrados em 31/08. De qquer forma o que eu tinha a comentar é que por 3 ocasiões que fomos para o litoral sul das Alagoas os guias dos onibus sempre comentavam que estavamos passando em frente a maior industria de Alagoas, maior contribuinte de ICMS do estado e uma das melhores (e poucas opções) para trabalhar no estado, etc, etc. Percebi um certo orgulho dos guias ao comentar sobre a Braskem. Realmente as instalações são muito grandes. Mas, o que eu fiquei chateado foi ao encontar ontem na Foz do Rio São Francisco um grupo grande com camisetas azuis e todos com bonés da Braskem. Pedi um a eles e não me deram....rsrsrsrsrs. Claro que não falei que era um acionistas para não parecer pedante, além do que estava lá para relaxar, curtir as bonitas praias e nem jornal eu não lia.

Belacintra, vc comentou sobre o papel do HSBC nas ADR's. Será que eles não deveriam contratar uma instituição para fazer o "market maker" das BRKM5? Ainda hoje PIBB11 tem formador de mercado. Afinal os numeros da BRKM5, como valor patrimonial, lucro deste ano, etc, são melhores que muitos papeis? e o preço da ação não decola. Vou enviar um email para o RI.

Outro dado que tem impactado é o aumento do oil, como vc já disse. Mas, ainda eu me pergunto: se o custo aumenta não há como repassar no preço de venda? Veja só, teve um aumento alto no custo do leite nos ultimos 2 meses e a Nestlé e outros fabricantes de leite em pó já repassaram tudo em seus produtos. Conclusão aumentou o custo mas aumenta o faturamento da empresa. Bons negocios.

Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Ajaa, amigo, bem-vindo das suas férias alagoanas. Respondo:
1) Há anos, sim, Braskem tem formador de mercado. Que eu saiba, todos os ativos tem. Não me lembro quais bancos são os formadores de mercado da Braskem. Acho que RI responderá vc. De todas maneiras, para investidor LP, modestamente entendo que não há melhor formador de mercado que os fundamentos de uma empresa. Pessoalmente invisto há prazos não menores do que 5 anos, e altas/baixas no meio do caminho para mim são ótimas oportunidades de compra/venda.
2) Seguindo esse mesmo raciocínio, e em relação ao "desempenho" dos papéis, desculpe insistir, porém, respeitosamente continuo a discordar com essa lógica de "bom desempenho=alta dos ativos". Para mim, "bom desempenho=alta/baixa previsível dos ativos". Se vc puder dar uma olhada nos nossos posts anteriores, vc poderá perceber que na semana passada houve ótimas oportunidades para melhorar o preço médio das ações. Com 1 única operação mensal sua, por exemplo dedicando 2 horas por mês, seguindo as altas/baixas baixas do oil/subprime/resinas/cot-usd/arbitragem adr/etc, você pode ter uma alta probabilidade de mensalmente fazer pelo menos +5% de melhoria no seu preço médio nos seus papéis BRKM5 (por favor, leia os posts anteriores). A minha teoria é que BRKM5 não é um mico, pq depende dessas variáveis que mencionei acima, e não de variáveis negativas internas da empresa (dívida, alavancagem, falta de governança corporativa etc). BRKM5, ao depender de variáveis externas, longe de ser um mico, é uma ótima oportunidade para comprar/vender qdo essas variáveis sobem ou descem, já que a correlação do ativo com essas variáveis o faz muito previsível!
3) Sou um investidor mico, rei das sardinhas, não tenho sangue de barata, e por isso continuo a simpatizar e empatizar com a frustração de não poder sentar e ver os papéis da BRKM5 eternamente subir e subir. Mais ainda, quando comparo com outros papéis da minha carteira que já subiram +500% no mesmo período. Porém, para mim fica claro que essa é minha visão subjetiva e emocional do assunto, E QUE NADA TEM A VER COM O DESEMPENHO DA "EMPRESA BRASKEM" OU DOS "ATIVOS BRKM5". Um bom investidor não é aquele que ganha com o mercado em alta, e sim, aquele que sabe sobreviver a qualquer mercado! A gente tem que aceitar que todas as empresas têm ciclos, altas e baixas, e NÃO devemos cometer o erro de ESTUPRAR o mercado, vendendo na baixa e comprando na alta. DEVEMOS, sim, aprender a ouvir o mercado, entendê-lo, segui-lo e acompanhá-lo, vendendo na alta e comprando na baixa. Sei que todos sabem disto, porém, parece mentira que a maioria das pessoas ou só fala em vender um papel pq está na baixa, ou só fala em comprar pq está “bombando”. E mais, ainda vemos que um ativo é rotulado de mico, só pq um investidor está no prejuízo, e não pq os fundamentos dessa empresa sejam bons ou ruins. Assim, acho que falar em comprar BRKM5 é um erro, bem como falar em vender tb é um erro. Acho que deveríamos acompanhar o mercado, as variáveis, e deveríamos falar em comprar/vender EM FUNÇÃO das variáveis da semana ou do mês.
4) Já em relação ao “repasse dos custos”, o problema é que não todos os produtos possuem a mesma oferta/demanda. Tomando o seu exemplo do leite, na verdade se vc dá uma olhada, o preço do leite só subiu porque diminuiu a oferta no mundo todo em função das secas (especialmente na Austrália). No caso das resinas, foi o contrário! Houve um aumento da oferta nos últimos anos no mundo todo. Isso impediu o repasse dos custos no caso da BRASKEM. O excesso de oferta fez os preços das resinas despencarem. Só agora estão começando a se recuperar.
5) Por último, e em relação ao petróleo, seguindo a lógica exposta no meu ponto 3 acima, ESTAMOS NA ÉPOCA das altas do preço, seja pq estamos na época dos furacões, ou pq ciclicamente há aumento de consumo no mundo pelo retorno das férias nos USA etc. Então, SE SABEMOS que estamos na época do oil em alta, pq disciplinadamente a gente não se programou para COMPRAR os papéis da BRKM5 na baixa? Pq essa suposta surpresa com a alta do oil, ou com as especulações que alguns postam aqui dizendo “acho que vai subir”, “acho que vai cair”... não é necessário adivinhar. É só olhar os gráficos históricos e ver que o oil se comporta de maneira bastante previsível, e qdo sobe, lógico que BRKM5 baixa! Assim, tb devemos entender que se somos investidores de LP, o que importa é o oil preço médio ano. As análises mostram um preço médio de usd65 (vide posts acima), e isso no meu caso me confirma que a LP vale a pena seguir na BRKM5! E se oil sobe temporariamente, então, eu aproveito e compro BRKM5. Se oil baixa, vendo. Assim, tb com as outras variáveis. ALTAS E BAIXAS NO OIL/SUBPRIME/RESINAS/COT-USD/ARBITRAGEM ADR/ETC, NÃO SÃO MAIS DO QUE ÓTIMAS OPORTUNIDADES PARA COMPRAR/VENDER BRKM5... NEM TODO ATIVO É TÃO PREVISÍVEL!
Abs,
  • 21 Set 2007, 08:50
  • 21 Set 2007, 08:58
  • Tweet
xamcami

xamcami

442 19/06/2007
Papel horrível... o petróleo pode cair, subir, ficar de lado que a BRKM5 tá sempre em tendência de baixa... nunca compre um papel em tendência de baixa, a BRKM5 é lixão de papel (apesar da empresa se grande)... caiu na desgraça do mercado... é difícil sair dessa hein...
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Xamcami,
Sem concordar ou discordar de você, respeitosamente pergunto para aprender:
1) Vc está ciente de que BRKM5 desde a IPO até 2004 levava +800% de alta acumulada? (vide acima o post do CAVE). E se vc pega BRKM5 desde 2007 até sua máxima (TH), vc percebeu que acumulou +30% YTD? E se o oil agora cair para usd70, vc ainda duvida que BRKM5 vai subir no minímo +10%? Para qualquer investidor de LP, como eu, em termos matemáticos de lucros médios diluídos ao longo do tempo, a BRKM5 está igual que qualquer outra BLUE CHIP (faça os cálculos com PETR4, VALE etc). Então, pergunto: Ao quê exatamente vc se refere quando fala em "papel em tendência de baixa"? O quê está em baixa... o papel... ou as resinas? Vc sabe o quê é um ciclo em uma indústria? E ainda assim, supondo que vc está certo e que é a "BRKM5 que está em tendência de baixa"... eu acho isso uma "oportunidade para comprar/vender"... por que vc entende isso como algo negativo? Por que todo papel que cai é um "mico" ou um "lixo"? Porque o investidor não sabe operar com mercado ou com ativos em baixa? E vc realmente acha que o ativo BRKM5, por ter caído, é igual a esses papéis que cairam por podres mesmos internos das próprias empresas? (dívidas, alavancagem, falta de governança corporativa etc).
2) De 2004 até hj, BRKM5 oscilou em picos de altas e de baixas. Só há dias passados eu lucrei +5% comprando e vendendo parte dos papéis (vide acima posts anteriores). Então, ao quê "tecnicamente" vc chama de "lixão"? Ao fato de vc ficar olhando os papéis e não comprar e não vender sem fazer nada? Lixão é todo papel que não sobe +100% ao ano enquanto vc fica sentado olhando? E o que seria um investidor "lixão"? Tal vez aquele investidor que acredita que todo papel vai subir eternamente sem parar? E em 2007 PETR4 é um lixão? Pq vc não comprou e vendeu BRKM5 nas altas e nas baixas? Faça as contas, que matemáticamente ter operado nas oscilações da BRKM5 teria rendido a vc +1000% de lucro de 2004 até hj!
3) BRKM5 não "dança" seguindo somente a música do oil, e sim, tb seguindo o ritmo do preço das resinas + notícias subprimes + cot usd + arbitragem BAK (adr) + IBOV + PIB nacional e outros... todas ótimas oportunidades para comprar/vender. Há quadros acima aqui neste post, cruzando essas variavéis, que provam uma fortíssima correlação entre o desempenho dos papéis BRKM5 e essas variáveis. Isso significa que qualquer investidor que acompanhe essas variáveis, terá uma alta probabilidade de fazer bons lucros vendendo na alta e comprando na baixa da BRKM5. Então, o quê significa "desgraça do mercado" ou "difícil sair dessa"?
E já encerrando, esclareço: Não é minha intenção polemizar com vc, e sim, praticar o contraditório, já que SOMENTE através do debate é que aprenderemos alguma coisa (vale para qualquer ativo/investimento).
Leio suas opiniões e percebo, que vc, sim, bem diferencia "a empresa Braskem" dos "ativos BRKM5", e nisto eu concordo. Porém, específicamente falando nos "ativos BRKM5", eu ainda não entendo pq algumas pessoas falam em "péssimo desempenho", "mico", "lixão" e tantos outros adjetivos, quando os ativos BRKM5, justamente por não serem nada disso, sempre oscilaram ao ritmo de variáveis que eram bastante previsíveis! Eu não vejo o "ativo BRKM5" ter tido quedas por problemas de dívidas, falta de produção, falta de faturamento, falta de governança corporativa etc... onde está "o péssimo desempenho"? COMO NÃO QUERO "ESTAR CERTO" EM NADA, GOSTARIA XAMCAMI, QUE VC ME PROVE COM FUNDAMENTOS, RACIONALIDADE, FATOS, EVIDENCIAS E COM NÚMEROS O TAL "PÉSSIMO DESEMPENHO", "LIXÃO", "MICO" ETC.
A minha teoria é que:
1) Em 2004 a indústria petroquímica iniciou um ciclo de baixa e arrastrou todos os seus ativos no mundo, com preço da resinas despencando e oil subindo. Foi o pior cenário que podia se esperar para qualquer petroquímica no mundo.
2) Só apartir de 2004 que BRKM5 teve fortes quedas, e investidores micos e sardinhas como eu, ficamos frustrados por ter entrado no pico da alta. Muitos dos que entramos na alta, até hj confundimos as coisas, e sem objetividade culpamos a Braskem ou ao ativo BRKM5, pela nossa própria imaturidade como investidores, por não termos enxergado a "tormenta a nossa frente" (ciclo de baixa das petroquímicas).
3) Braskem empresa e BRKM5 ativo, não são micos pq de 2004 a hj subiram e desceram seguindo variáveis bastante previsíveis.
4) Muitos investidores micos e sardinhas como eu, não somente ficamos "trancados" com o papel pela alta em 2004, como pior, até hj ficamos sentados, sem não nos mexer, e por não termos acompanhado as variáveis da BRKM5, ficamos sem aproveitar para comprar/vender nas altas/baixas da BRKM5 (podendo ter melhorado nosso preço médio). Infelizmente, ainda muitos desses investidores não perceberam que o erro foi todo deles, e continuam projetando sua ignorância e passividade na BRKM5, rotulando-a de "mico", "lixo", "péssimo desempenho" etc.
5) "Péssimo desempenho" de um ativo ou empresa, é uma expressão ou termo SUBJETIVO e RELATIVO, diretamente proporcional à ignorância e passividade do investidor mico, investidor lixão etc. No caso da BRKM5, para cada investidor no preju, há centenas de outros investidores que lucraram. Não aprender dos erros, significa voltar a repeti-los.
Não costumo participar ativamente dos posts deste fórum, já que os considero de baixa qualidade pq a maioria dos participantes "vomita opiniões" sem fundamentar nada. Porém, participo especícamente neste post da BRKM5, somente pq acho que a criadora deste post, a FAIVEL, está errada, e não somente em relação a chamar a BRKM5 de "mico" etc, e sim, pq combato a lógica de entrar na bolsa, querendo ficar rico sem fazer nada. Sou a favor da maturidade do investidor, do seu envolvimento, da sua pró-atividade, do seu treinamento, capacitação etc em relação a investir na bolsa. O investidor tem que aprender a lucrar/perder na alta e na baixa da bolsa (no sentido de racionalmente entender seus próprios erros/acertos) . O investidor pessoa física no Brasil ainda não descobriu "a bolsa", e no meu entendimento, somente nós e nosso amadurecimento como atuais investidores PF na bolsa é que vai atrair milhares de outras PF... e quanto antes isso aconteça, mais será de benefício para todos... só depende do amadurecimento de nós, eu, a FAIVEL, os atuais investidores PF na bolsa.
Por favor, me corrijam se estiver errado.
  • 23 Set 2007, 10:56
  • 23 Set 2007, 11:13
  • Tweet
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono

olá Belacintra, boa noite

como investidora da Braskem,criei o tópico acima e quero agradecer a todos os
colegas que estão postando suas experiências,procedimentos,expectativas a res
peito do desempenho de suas ações. Colega,opero na bolsa desde 2001,tenho um
respeitável portfolio, sou psicologa de profissão,mas resolvi assumir,por op-
ção,o controle de todas aplicações,inclusive da bolsa,patrimônio que zelo mui
to,pois é fruto de muito trabalho,meu e de m/marido,como profissionais libe-
rais que somos.Estudo,assino valor,exame,the economist,enfim busco sempre a-
primorar m/conhecimentos.Belacintra,quero agradecer especificamente a você,
pois já estou adotando a sua tática,comprar e vender Braskem e assim,enquanto
aguardo dias melhores para as ações,vou me ressarcindo do prejuízo.Por favor,
continue postando.

sucesso a todos !

Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Faivel, bom dia:
Havendo passado um pouco a questão subprimes, penso que sem desmerecer as outras variáveis, o "petróleo" marcará nesta semana as oscilações da BRKM5. Depois de ter subido em setembro +11%, já caiu semana passada -4%, e hj está caindo -1%... de seguir assim, nesta semana teremos altas na BRKM5. Apenas cuidado com petróleo, pq as 24:00 de hj, há uma ameaça dos rebeldes na Nigéria. Outro "perigo" é um relatório da ML dizendo que há probabilidades a curto prazo do oil chegar a usd100 se o inverno em USA for duro. Seja alta ou baixa do oil, "surfe" e acompanhe essas cotações, que são ótimas oportunidades para comprar/vender BRKM5 (sempre aos pouquinhos para não correr grandes riscos). Sem querer dar conselhos, me permita recomendar bem cedo pela manha, um café com 30 minutos de acompanhamento do OIL + dos mercados futuros em USA + do desempenho na noite da Asia/Europa + do Bovespa no dia etc... que em geral isso será suficiente para vc poder comprar/vender BRKM5 aos pouquinhos e sem exagerar. É claro que qtas mais variáveis vc acompanhe, maior será a sua probabilidade de acertar nas suas decisões. O segredo é vc ser objetiva e não se perder nas informações. Eu já peguei o hábito e no meu caso BRKM5 são uns 20 números que acompanho por dia... fácil (não utilizo a mesma estratégia para todos os meus ativos). Alguma que outra operação sua não dará certo, porém, na média vc ficará com lucro, e assim, melhorará seu preço médio da BRKM5. Estou operando a BRKM5 aprox umas 4 vezes por mês, comprando ou vendendo seguindo as altas/baixas das variáveis acima mencionadas. Cada notícia dessas variáveis (alta/baixa) para mim é OURO EM PÓ, uma ótima oportunidade para comprar/vender BRKM5. Em cada operação de compra/venda invisto 25% da minha posição na BRKM5, e se na semana não tenho liquidez para uma compra apelo a alavancagem (nunca deixo passar a oportunidade da semana). Acerto em 70% das operações, e sobre os 25% que opero consigo aprox +5% em média por mês.
Abs
PS1: Antes de começar a comprar/vender BRKM5, para minimizar perdas pratique por 30 dias, e SEM DINHEIRO, brinque de comprar/vender, para auto-avaliar o seu nível de acertos / domínio das variáveis. Qdo vc sinta que mais ou menos acerta bem mais do que erra, só então compre/venda de verdade e com dinheiro. Assim, vc mesma e ninguém mais saberá qdo vc está ou não está pronta para ir na procura de melhorar o seu preço médio da BRKM5.
PS2: Participe mais deste seu post!
  • 24 Set 2007, 08:44
  • 24 Set 2007, 09:29
  • Tweet
JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Belacintra ,vejo que vc e estudioso na BRKM e com as ultimas altas do Ibov ,fiquei vendido aguardando um soluço do mercado para comprar algo e dos ativos que acompanho apenas a BRKM nao andou. Sera que vale uma entrada a 17,00 para tiro curto? Agradeço sua colaboraçao.Bons trades.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
JR, na verdade não sou "um estudioso da BRKM5". Nem sequer recomendo comprar ou vender BRKM5. Acontece que estou na BRKM5 desde 2004, entrei na alta e fiquei trancado nesse preço alto. Não vendo minhas posições BRKM5, não somente pq não realizo preju, e sim, pq sou investidor LP, e a LP acredito em uma forte recuperação do ativo BRKM5 apartir de 2008. Até lá, até a tal forte recuperação, nesse meu caso específico, só me resta comprar "E" vender BRKM5 para melhorar meu preço médio. Logo, essa é uma estratégia particular para minhas posições BRKM5 (só para melhorar meu preço médio até se recuperar), e não utilizo essa minha estratégia com meus outros ativos.
Feito o esclarecimento, respondo seu post:
1) Minha analise de ignorante me indica que nesta semana, se não aparecem ruidos (subprimes, terrorismo, catástrofes ecológicas ou outras pestes), BRKM5 vai andar bem correlacionada com o oil.
2) Minha conclusão para esta semana é que BRKM5 está buscando o seu TH (R$19), até para acompanhar a recuperação do IBOV, já que BRKM5 ficou de-fazada por causa dos +11% de alta no oil em setembro. Foi a única coisa que segurou a alta da BRKM5.
3) Vejo no oil a resposta a sua pergunta, pelo menos para esta semana (toda semana as variáveis mudam, apesar das variáveis serem a mesmas).
4) Eu tive alguns ganhos nos dias passados com a questão subprimes e fed, e agora estou mais folgado para operar. Coloquei órdens de compra/venda seguindo altas/baixas do oil, aprox a cada +-1% no oil = +-2% na BRKM5.
5) Penso que toda operação a "curto prazo" não deve seguir a minha lógica, e sim, deve seguir o intraday. As análises gráficas são sensacionais para isso, e peço a vc consultar o colega FANASATO, gráfista, que segue de perto o comportamento do mercado intraday, e o book (fundamental). Não deixe de consultá-lo!
6) Siga as variáveis (oil, ibov, mercados fut BR/USA/EU/Asia etc, resinas, PIB etc) que BRKM5 é fiel e não o defraudará! Pratique e brinque algumas semanas, sem dinheiro, para avaliar o seu nível de acertividade. Qdo se sinta a vontade, comece a operar. Longe de ser um mico, lixão, etc, BRKM5 é uma "lady", e se vc sabe ouvi-la, entende-la, e acompanhá-la, então, BRKM5 pode render +5% ao mês, com altas ou com baixas, e a baixo risco!
Por favor, continue participando do post, e nos comente suas operações e opiniões! Abs!
JR1960

JR1960

829 26/04/2007
Belacintra , o que observo é que esse ativo trabalha sem qq tipo de logica .
As vezes o oleo e o ibov cai e o ativo cai mais ainda , as vezes o oleo sobe e
o ativo sobe e vice/versa . Eu gosto de operar com ativos de alta liquidez e
volatilidade para tiro curto e esse ativo era excelente (+ de 1000 neg/dia) porem hoje esta meio esquecido por todas aquelas razoes que sabemos.Nessa faixa de preço entre 16 e 18 nao ha gde risco pois o potencial do ativo e muito bom.
Belacintra

Belacintra

409 01/08/2007
Caro JR,
... nada é 100% lógico ou 100% certo (menos na bolsa de valores). Seu comentário se aplica a qualquer ativo. Se existisse a "tal lógica" que vc procura, então, todos estariam milhonários. Sou Engenheiro e Físico por profissão, acostumado a falar em "probabilidades". Para operar a LP (5 anos) o ativo BRKM5 possui, sim, uma alta correlação/probabilidade matemática atrelada a uma matriz de variavéis, basicamente composta dos seguintes elementos:
1) Preço do petróleo (oil)
2) Preço das resinas
3) DOW e S&P
4) IBOV / Cot usdxR$ / Arbitragem com BAK (adr)
5) Bolsas Asia e Europa / Peers BRKM5
6) PIB mundo / Brasil
7) Fundamentos Braskem (Balanços / VPA etc)
8) Notícias do dia (catástrofes ecológicas, terrorismo, política, etc)
O conjunto das 8 variavés acima forma uma matriz que eu acompanho on-line por excel. A "determinante" matemática dessa matriz, define COM ALTA PROBABILIDADE as altas e baixas da BRKM5. Já há um tempão venho tendo 70% de acertos (e 30% de erros) nas minhas compras/vendas, com um rendimento médio de +5% mês, independendo das altas/baixas da BRKM5 no mês. A cada semana invisto 25% do ativo (compro/vendo) em 1 única operação, resultando em aprox 4 operações/mês = 100% do ativo movido por mês.
O que acontece nessa matriz, é que a cada semana, as variáveis adquirem pesos diferentes. Por exemplo: Na semana passada a variável 3 (DOW e S&P) era número 1 por causa dos subprimes e FED. Houve outras semanas em que a variável 2 (preço resinas) foi número 1. Resumindo, a cada semana, as 8 variáveis são sempre as mesmas, porém, o nível de peso/importância de cada uma muda. Isso pode explicar o seu comentário em relação a algúm dia em particular! Ao todo, são mais ou menos 20 números que acostumo olhar todos os dias, bem cedo, antes de abrirem os mercados por aqui. Como a maioria dessas 8 variáveis tb impactam no resto da minha carteira (20 ações diferentes), de uma só vez olho a matriz e tiro conclusões para toda minha carteira. São 30 minutos por dia e um café para programar minhas órdens de compra/venda para toda minha carteira. Simples!
Caso vc tenha dúvidas, pegue um quadro aqui na ADVFN, e cruze BRKM5 com OIL. Há no início deste post um quadro com os últimos 2 anos. A correlação resulta em uma inequívoca asimetria de picos e tendências (quando um está em alta, o outro está em baixa e vice-versa). Cruze os mesmos quadros com as resinas, e mais uma vez vc terá fortes correlações (neste caso simétricas: alta de um é a alta do outro). Idem com subprimes, arbitragem BAK e o resto das variáveis acima. Não se esqueça! Não análise um único dia! Olhe "nas tendências semanais" e nunca no "intraday". Utilizo a mesma análise da matriz para toda minha carteira, apenas agregando variáveis diferentes para ativos diferentes. Por exemplo, estou fortemente comprado em siderúrgicas, e nesse caso, mudo as variáveis 1 e 2 acima, por preço do aço, minério de ferro, produção global aço, China etc.
Há empresas ou ativos onde essa matriz demanda no mínimo 15 variáveis. Eu acho esses ativos "complicados demais para mim" (falta de tempo para acompanhar). Assim, tento ficar na minha carteira com ativos que não me demandem mais do que 6 variáveis genéricas (de 3 a 8 acima) e 2 variáveis particulares (1 e 2 acima). Como BRKM5 vem sendo fiel a essa matriz, o desempenho da BRKM5 no meu caso tem sido razoável, em considerando que o papel chegou a acumular quedas de -50% desde o seu TH. Insisto, não é um ativo 100% lógico, porém, longe de ser um mico ou lixão, no meu caso tem sido muito, muito, muito simples de acompanhar, me permitindo comprar/vender com 70% de acerto.
Por favor, continue compartilhando aqui as suas opiniões, que quanto mais diferentes... melhor!
luciomalta

luciomalta

846 30/07/2007
Entrei neste forum só para dar uma olhada, verifiquei que esta faltando muro para lamentações. Tambem pudera, o petróleo nos pincaros, logo o custo de produção da braskem tem rumo incerto o da unipar também só podia dar noque esta. As duas não evoluem dejeito nenhum. Ae rapaziada se o barril for a 100 dolares ai é que vai faltar muro de verdade hehehehehehe. Sujestão vão chorar na cama que é lugar quente.
feliperiba

feliperiba

210 04/04/2007
Concordo com o colega Belacintra, vou começar a acompanhar esse papel mais de perto. Já venho querendo fazer isso há um tempo, ganhei um incentivo.
faivel

faivel

281 28/11/2006
  • Dono

prezado luciomalta

criei a discussão acima,visando troca de informações,modos de operar etc.com
os investidores da Braskem. O resultado me surpreendeu: encontrei colegas in
teligentes, sérios ,estudiosos e que realmente pretendem fazer um intercâm
bio saudável.´

Como aplicadora bem sucedida,informo que dispenso comentários jocosos e va
zios!

Sucesso nos s/investimentos

Login Necessário Por favor efetue o login para escrever um comentário.

Ativos Discutidos
BOV:BRKM5 9.36 -6.5%
Braskem Sa
Braskem Sa
Braskem Sa
Índices Mundiais
Alemanha 0.5%
Austrália -0.9%
Brasil -2.2%
Canadá 1.2%
EUA (Dow Jones) 1.7%
EUA (NASDAQ) -1.2%